Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

92

• --------

64

• ABCD

57

Top Posters In This Topic

Popular Posts

sim, tens razão, esse cartão é pago embora um pouco mais barato, aliás o artigo diz isso. Parece que na Caixa não há borlas para ninguém, devem achar que não estão num mercado concorrencial, ainda por

Não posso estar mais de acordo com o seu comentário...simplesmente a realidade para quem a quiser ver...brilhante.... Não fosse a década de 90 em que todos os dias à mesa lá em casa tinha 8 prato

a diferença entre a Caixa e os outros bancos é que a Caixa OBRIGA os clientes a pagar mesmo que tenham património e salário ou pensão domiciliado : em qualquer dos outros bancos normalmente existe o p

Posted Images

acho que essas Obrigações Subordinadas Perpétuas CGD, anunciadas na comunicação social, só estão disponíveis para investidores institucionais ( fundos de pensões, fundos de investimento, etc ) e não para o público em geral.

seja como fôr a mim não me parece bom negócio para um particular : é divida perpétua e subordinada , ou seja a pessoa aplica o dinheiro e na realidade fica sem ele, passa apenas a receber os juros anualmente pois sendo perpétua nunca mais é devolvida...  e se supostamente a CGD abrisse falência, dado que a divida é subordinada, iria para o fim da lista de credores...mas esta é a minha opinião apenas, nem sei se mais tarde a CGD não colocará isso aos balcões para vender ao público, mas penso que não, mas eu mesmo a 10% não a compraria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Não concordo consigo.

A uma taxa de 10% consegue reaver o capital investido em menos de 15 anos logo ficamos sim sem o dinheiro aplicado durante esse período mas depois é lucro.

Acredita que a CGD vai desaparecer nos próximos 15 anos? Eu não acredito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recordo-me que há uns anos o BES também emitiu dívida perpétua. Penso que 1 ou 2 anos mais tarde pressionou os titulares para trocarem os títulos por ações. Pouco depois, foi como todos sabemos.

Verifique também nas condições se os juros serão sempre pagos. É que no caso do BES estava previsto em anos "menos bons" não pagar, mesmo com o produto a continuar.

23 minutes ago, Mr_Burns said:

A uma taxa de 10% consegue reaver o capital investido em menos de 15 anos logo ficamos sim sem o dinheiro aplicado durante esse período mas depois é lucro.

A taxa de 10% é bruta (TANB) certo? Portanto tirando impostos e comissões bancárias sobre os juros serão uns 7% líquidos, sem contar com a eventual comissão de gestão de títulos que passe a pagar (por exemplo no Best seriam cerca de 24€/ano no mínimo). 

Nessa lógica vai demorar até ser um bom negócio.

• Até 15 anos, está a "perder dinheiro"
    • Após o 15º ano, teve uma rentabilidade média anual de 7% / 15 = 0,47%
    • Após o 16º ano, teve uma rentabilidade média anual de 14% / 16 = 0,88%
    • ...
    • Após o 20º ano, teve uma rentabilidade média anual de 42% / 16 = 2,10%

20 anos de investimento, num produto sem garantia de capital (nem de pagamento de juros, se fôr como o do BES), para se tudo correr bem obter 2,10% liquidos anuais não me parece muito aliciante.

Se conseguir comprar as obrigações em mercado secundário com um bom desconto e vender depois com mais valias, aí já poderá ser mais interessante.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A minha mãe, algo insatisfeita com os quase 0% de juros da CGD (Braga), dirigiu-se ao Banco Invest para mais informações. De seguida, e perante a diferença grande de juros, decidiu partilhar isso com a sua gestora de CGD. A gestora achou por bem ir falar com a (diretora?) da CGD de Braga ao que ela respondeu para a gestora dizer à minha mãe, e passo a citar "Banco Invest? E logo que banco, esse daqui a 4 anos fecha".

Mas que raio de comentário e falta de profissionalismo é esta? Agora vale tudo até tirar olhos? "Bota-abaixo" e siga? Isto quase que merecia uma queixa no Banco de Portugal!

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

isso é um "desabafo" que pode não ser muito elegante ( e não é...) mas tolera-se como "aviso de cautelas" se olharmos para a parte positiva: há umas semanas atrás fui ao ortopedista pois andava com uma dor no cotovelo direito que me apareceu e nunca mais passava, e ele lá me deu um medicamento e receitou-me 6 sessões de fisioterapia, e disse-me " pode ir fazer a fisioterapia onde quiser, mas eu acho que lhe devo dizer para não ir ao centro tal...a esse não vá pois vem de lá pior, digo-lhe isto pois se fosse eu o doente também gostava que me dissessem"...é deselegante, não cai muito bem,  mas é eficaz...

quanto ao Invest estive a ver na tabela de taxas de juro depósitos a prazo e também são quase zero, não se afasta muito da CGD, mas no que diz respeito à tua mãe se ela acha que lhe convém mais desde que sejam menos de 100 mil euros acho que pode estar descansada, se o banco fechar o Fundo de Garantia devolve-lhe o dinheiro. Se forem mais de 100 mil euros ela que desdobre por dois ou mais bancos dependendo da quantia...!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Abutre

realmente não acredito que a solução seja o bota abaixo dos outros bancos!!!

Mas tambem quem é que em 2017 ainda têm dinheiro em bancos tipo CGD? Pagar ao banco para guardar o meu dinheiro? Já foi o  tempo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

neste momento em Portugal paga-se a qualquer banco para ter lá o dinheiro: a solução é não ter dinheiro a prazo mas ter outro tipo de aplicações financeiras : Fundos, PPR's , Obrigações, etc. , não vejo outra solução seja qual for o banco pois todos pagam juros miseráveis, abaixo da inflação, para os d/p´s e todos cobram comissões pelos cartões, pelas transferências , seja pelo que fôr, e nisso a CGD não é diferente. Talvez os bancos online sejam melhores, mas mesmo esses apenas nas menores comissões...pois nos juros também não pagam quase nada.  Note-se que eu não tenho qualquer interesse com a CGD, coloquei todo o dinheiro que lá tenho em PPR's e fundos de investimento, apenas deixando algum, mal remunerado, para alguma necessidade urgente !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, carlos2008 said:

neste momento em Portugal paga-se a qualquer banco para ter lá o dinheiro

Ainda não estamos tão mal. Activobank, Banco CTT, Best, BiG, BNI Europa e provavelmente alguns outros ainda disponibilizam contas (não ordenado) sem custos. E sem exigência de saldo mínimo ou subscrição de produtos.

todos pagam juros miseráveis, abaixo da inflação, para os d/p´s

2.50%, abaixo da inflação?   http://economiafinancas.com/2017/melhores-taxas-juro-marco-2017/

todos cobram comissões pelos cartões, pelas transferências , seja pelo que fôr, e nisso a CGD não é diferente. Talvez os bancos online sejam melhores, mas mesmo esses apenas nas menores comissões...

Dos bancos que indiquei acima, pelo menos o Banco CTT oferece cartões (débito e crédito) e transferências gratuitas.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom...excepto às 4ª feiras em que tenho um almoço semanal com amigos ( todos reformados ) e ao fim de semana em que dedico exclusivamente à família...ou seja, diariamente quer dizer 4 dias / semana na realidade: apenas procuro afastar-me da farmácia e olhar para a paisagem sem pagar imposto sobre produtos petrolíferos !

abç 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui o meu ainda nao me cobrou

- "se quisesse um cartão pagava 7,50 €"

- " transferência em homebanking terei que pagá-la"

- "d/p pagam-me uma miséria de 0,2%" aqui talvez seja similar, nao fui ver quanto pagam

Portanto... existem outros sitios que não se pagam para termos o "nosso" dinheiro depositado, só para que fique claro para quem visita o forum.

Mar. 22 15.16.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As opções de facto rareiam, mas de momento ainda se pode ter

- uma conta com cartões de débito e crédito e transferências gratuitas (e até uma conta poupança 1% TANB), no Banco CTT

- uma conta no BNI Europa com transferências gratuitas e um DP 2.50% TANB a 5 anos

Percebo que o BNI Europa mete medo a alguns (muitos). Faz-me lembrar o PrivatBank em Portugal, do qual também tantos fugiram, e quem aproveitou teve durante alguns anos as taxas mais altas do mercado. São opções. Locais como este fórum ajudam a andar informado, depois cabe a cada um decidir.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sim, de acordo, o banco CTT é uma boa aposta ( no meu modesto entender ) para o dia-a-dia de uma boa parte da população , mas relativamente a custos também não é tudo de borla como parece : p.ex. um 2º cartão de débito ( indispensável a um casal..) custa 12,00€ , e depois poderão haver outras pequenas despesas dependendo do canal utilizado - admito que muitos potenciais clientes deste banco possam necessitar de utilizar o balcão devido a iliteracia informática - conheço velhotes que nem uma transferência ou pagamento no multibanco sabem fazer... - e isso teria custos associados até no CTT : não há almoços grátis....!! 

o BNI Europa por enquanto pelo menos não acho que seja alternativa para nada - funciona num 3º andar da Praça Marquês de Pombal e quanto a confiança eu não tenho nada contra, mas saíram uns artigos nos jornais que levantam algumas dúvidas, embora eu desconheça se são fundamentadas. Seja como fôr acho que dada a dimensão / instalações desse banco ele ainda não pode servir de referência para a grande maioria das pessoas, trata-se de um banco vocacionado mais para os negócios / homens de negócios Portugal-Angola, ou não ? 

O artigo de que falei é este, no Expresso:

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-01-23-Banco-angolano-escondeu-donos-as-autoridades

mas reitero que se trata de um banco do sistema bancário português, reconhecido pelo BdP , abrangido pelo Fundo de Garantia de Depósitos , e portanto isso deverá ser suficiente para quem queira lá depositar dinheiro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

excelentes noticias, o Zé paga a calote ...

somos clientes da Caixa há uns 40 anos, mais ou menos, a minha mulher sempre lá recebeu o vencimento ( ainda somos do tempo em que os funcionários públicos eram obrigados a isso...) e agora recebe lá a pensão. Gosto muita Caixa, nunca me causou problema nenhum nem me deu nenhum calote, ao contrário de outros bancos...

temos lá domiciliados todos os pagamentos de despesas fixas com companhias de seguros ( carros, casas, saúde, etc ) , as outras ( consumíveis domésticos ) tenho noutro banco

o nosso dia-a-dia é praticamente todo feito noutro banco, onde eu recebia o vencimento e, agora, a pensão

neste momento não pago comissões de manutenção, os cartões de débito ( nunca quis de cartão de crédito na Caixa ) são gratuitos pois têm 600€ / ano de despesa

NÃO TENCIONO vir a pagar comissões nenhumas, nem mensalidades nenhumas, nem abonos nenhuns, à Caixa: eles é que terão que escolher aquilo que querem e não eu . É tão simples como isto. Quando chegar o débito eu falo com eles e eles vão perceber...tenho a certeza que vão perceber !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não tenciona PAGAR só tem uma solução mudar de banco. A solução mais económica está no link que coloquei.

Eu também nunca paguei e não pago noutros bancos, só que "estou preso ao CaixaInvest" por isso vou aguentar mais uns tempos até fechar a conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso, parece-me que para me livrar da comissão só tenho que começar a usar o cartão de crédito, pelo menos 1 compra de 3 em 3 meses. Os malandrecos com esta exigência só pretendem incentivar o "vicio" nos cartões de crédito.:angry:

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sim , eu acho que eles pretendem o que todos os bancos hoje pretendem: encharcar os clientes com custos fixos ( cliente frequente, cliente prestige, cliente gold, etc, etc etc. ) mensais - mensalidades que somadas são milhões - a troco de um cartão de débito , e de crédito ( que no meu caso e na CGD não quero pura e simplesmente, não estou para gerir mais do que um cartão de crédito cá em casa e já temos um totalmente de borla no BPI, com um excelente seguro de viagem incluído ) .

mas passa pela cabeça de alguém estar a pagar 4, 6 ou 8 euros a um banco para lá receber a pensão, ter pagamentos domiciliados, utilizar um cartão de débito para pagamentos e levantamentos e fazer algumas aplicações financeiras ( ainda por cima...) ?   pela minha não passa...!!   Se eles não conseguem ser rentáveis com o dinheiro que lá colocamos então puxem pela cabeça, não puxem pelo meu porta-moedas !    

Não me importo de pagar certos serviços  : p.ex., quando a Caixa começou a debitar as transferências na internet eu tinha várias lá domiciliadas / agendadas - passei-as todas para o BPI onde são gratuitas , evidentemente !   Sei que se requisito cheques tenho que os pagar, mas isso quase já não se usa, tive que deitar fora alguns por perda de validade...

Seja como fôr quando a questão se colocar eu falarei com o meu balcão e eles terão que me apresentar uma solução de "isenção de custos" - se não existir essa solução é good-bye Maria Albertina e estamos falados....eu ainda posso tolerar que me digam que tenho que ter e utilizar trimestralmente com uma ou duas compras um cartão de crédito - desde que me dêem o cartão de borla, porque se tiver que o pagar nem pensar nisso !   Porque raio há alguém de pagar uma coisa que existe por aí no mercado às pazadas totalmente gratuito ?   O que não falta aí são cartões de crédito gratuitos !! 

Bom, vamos aguardar, eles hão-de ter uma solução, hão-de ser criativos para quem lá fôr protestar...se não tiverem, da minha parte,  o problema vai ser deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sendo que o dinheiro que lá depositamos serve para os bancos usarem nas suas operações tendentes a obterem lucros, não deixa de ser caricato que cobrem comissões de manutenção aos clientes que "emprestam" (muitas vezes gratuitamente) dinheiro aos bancos. O emprestador é que têm que pagar pelo empréstimo que faz...:rolleyes: 

Infelizmente não são só os franceses...

le mougeon

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites