Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

92

• --------

64

• ABCD

57

Top Posters In This Topic

Popular Posts

sim, tens razão, esse cartão é pago embora um pouco mais barato, aliás o artigo diz isso. Parece que na Caixa não há borlas para ninguém, devem achar que não estão num mercado concorrencial, ainda por

Não posso estar mais de acordo com o seu comentário...simplesmente a realidade para quem a quiser ver...brilhante.... Não fosse a década de 90 em que todos os dias à mesa lá em casa tinha 8 prato

a diferença entre a Caixa e os outros bancos é que a Caixa OBRIGA os clientes a pagar mesmo que tenham património e salário ou pensão domiciliado : em qualquer dos outros bancos normalmente existe o p

Posted Images

Já agora, alguém já fez transferência de acções da CGD para o Invest?

Fiz hoje uma transferência via telefone para activar a conta no Invest e a assistente indicou-me que a operação não ia ter custos. Segundo o preçário da caixa (secção 3) a transferência para outras instituições fica por 27,56€ + IVA, será que ela se enganou?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não existem contas "estudante". Existem contas jovem e contas à ordem normais.

Como funciona o critério da isenção? Até aos 25 anos inclusive.

Se estudar na universidade/politécnico e tiver essa indicação na profissão, o cartão IU não tem anuidade. Caso contrário terá.

A partir dos 26 anos passa a pagar despesas de manutenção.

Quanto a cartões de débito, NUNCA ficar com os cartões na gaveta. Quando menos se espera lá vão as anuidades e depois vão para os balcões berrar que não têm os cartões, etc etc, e o resto do pessoal à espera de ser atendido.

Cartões, não pretende usar? Deve cancelar no balcão, e confirmar se a conta-cartão foi cancelada.

Contas à Ordem, não usar? Então deve liquidara a conta.

A preguiça por vezes custa uns euritos... e são cobrados na hora de liquidar contas que não foram encerradas porque o pai do tio do sobrinho do afilhado do primo afastado que é emigrante à 40 anos na China disse que a conta fechava automaticamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    é possível de associar o nome de um familiar (irmã), no caso da morte do titular das contas?
    É possível meter mais um titular na conta, sim. Essa pessoa poderá movimentar a conta tal como o primeiro titular.

Agora, convém explicares melhor a tua ideia... é que, para mim, isso só dá chatices:

* existe sempre o risco de a outra pessoa um dia que precise de dinheiro vi-lo buscar à nossa conta. Hoje podemos ser os melhores amigos, amanhã, quem sabe?

* em caso de falecimento do titular da conta, assume-se que o dinheiro é dos dois titulares. Ou seja, metade fica  guardado para ela mesmo que não seja herdeira.

* a metade que é suposto ser tua fica automaticamente bloqueada assim que o banco souber do falecimento. Ou seja, só o cabeça de casal, que pode administrar a herança, vai poder movimentar o dinheiro.

* os demais herdeiros podem sempre suspeitar de movimentações indevidas. O que não falta aqui pelo fórum são relatos de pessoas que querem saber como podem ver os movimentos da conta do falecido para levantar as suspeitas de que o irmão / filho / etc do falecido teria desviado grande parte do dinheiro para si.

* mesmo que ninguém saiba da existência dessa conta, os herdeiros podem sempre fazer um pedido ao Banco de Portugal para obter a relação das contas todas do falecido. E essa conta viria a ser descoberta.

Mas pode haver cenários em que isso faça efetivamente sentido... Qual é o teu medo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

* mesmo que ninguém saiba da existência dessa conta, os herdeiros podem sempre fazer um pedido ao Banco de Portugal para obter a relação das contas todas do falecido. E essa conta viria a ser descoberta.

Paulo, em relação a este ponto: não é só o cabeça de casal que pode pedir a informação das contas bancárias de uma pessoa falecida? Por exemplo, no caso da morte de um pai (com dois filhos). Se um for o cabeça de casal, o outro pode na mesma solicitar essa informação ao banco de Portugal sem o consentimento do cabeça de casal?

Faço-lhe esta pergunta porque sempre pensei que só o cabeça de casal é que podia recorrer ao BP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Paulo, em relação a este ponto: não é só o cabeça de casal que pode pedir a informação das contas bancárias de uma pessoa falecida? Por exemplo, no caso da morte de um pai (com dois filhos). Se um for o cabeça de casal, o outro pode na mesma solicitar essa informação ao banco de Portugal sem o consentimento do cabeça de casal?

Faço-lhe esta pergunta porque sempre pensei que só o cabeça de casal é que podia recorrer ao BP.

O Portal do Cliente Bancário fala em herdeiros: https://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/BasedeDadosdeContasBancarias/Paginas/BasedeDadosdeContasBancarias.aspx

De qualquer forma, uma coisa é saber quais são as contas, outra bem diferente é poder movimentá-las.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banco do está agora tem uma nova cara nas interwebs. https://www.cgd.pt

Alguém pode adiantar se o homebanking também foi alvo de um makeover?

Editado por pauloaguia para corrigir o tamanho do texto - tenham atenção à forma como ficam as mensagens depois de as escreverem...

Não, a caixa direta continua o mesmo visual (horroroso) de sempre...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Portal do Cliente Bancário fala em herdeiros: https://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/BasedeDadosdeContasBancarias/Paginas/BasedeDadosdeContasBancarias.aspx

De qualquer forma, uma coisa é saber quais são as contas, outra bem diferente é poder movimentá-las.

Sim, é evidente de que identificar e movimentar contas bancárias são situações claramente distintas.

De facto fala em herdeiros.

Por acaso estava convencido de que só o representante (ou cabeça de casal) podia requerer o acesso à base de dados de contas, especialmente nos casos em que a pessoa falecida nunca efectuou o registo no portal das finanças.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, a caixa direta continua o mesmo visual (horroroso) de sempre...

Temos de admitir que melhorou um bocadinho. Pelo menos aparenta modernidade. Quanto à funcionalidade, bom isso é algo de que não tenho razões de queixa (para já).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está disponível a nova versão da funcionalidade Beneficiários de confiança.

O que é:

A certificação do destinatário de um pagamento ou transferência considera que esse destinatário é da sua confiança. Nas próximas operações que executar, não lhe será solicitado qualquer mecanismo de autenticação (Matriz ou SMS Token), tornando a utilização do Caixadirecta ainda mais simples, rápida e cómoda.

Novidades:

1. Possibilidade de certificar Entidades de Pagamento de Serviços, para além das contas e telemóveis;

2. Após a execução de um pagamento ou transferência, o Caixadirecta validará a existência do seu histórico de pagamentos para o mesmo destinatário. Se houver histórico suficiente convidamo-lo a certificar esse beneficiário.

Também poderá certificar a qualquer momento os beneficiários com histórico de pagamentos e transferências na respetiva opção do Caixadirecta on-line, no menu lateral em Personalização >> Serviço Caixadirecta >> Operações e beneficiários ou no Caixadirecta telefone.

As contas, telemóveis ou entidades de pagamentos de serviços que não estejam disponíveis para certificação no Caixadirecta, via web, poderão ser definidas como Beneficiários de confiança no Serviço Caixautomática, no menu Outras Operações >> Caixadirecta >> Beneficiários de Confiança ou  em qualquer Agência da Caixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está disponível a nova versão da funcionalidade Beneficiários de confiança.

Não consegui identificar a diferença (melhoria?!) em relação à versão anterior.

Posso dizer que através do serviço Caixautomática (menu Outras Operações>> Caixadirecta), muitas vezes não existe a opção "Beneficiários de Confiança"! Talvez com este "upgrade" esta opção esteja agora mais disponível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não consegui identificar a diferença (melhoria?!) em relação à versão anterior.

Posso dizer que através do serviço Caixautomática (menu Outras Operações>> Caixadirecta), muitas vezes não existe a opção "Beneficiários de Confiança"!

Talvez com este "upgrade" esta opção esteja agora mais disponível.

Exato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Tenho 90.000€ em seguros fidelidade que terminam em 2018. Era por um prazo de  8 anos. Como os seguros fidelidade foram adquiridos  pelos chineses estou preocupada porque ouvi um politico, que não me lembro o nome, referir que poderá haver problemas semelhantes aos do BES uma vez que há uma bolha especulativa, os chineses enviaram este dinheiro para ofshores.....etc.... agradeço a quem tiver alguma informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho 90.000€ em seguros fidelidade que terminam em 2018. Era por um prazo de  8 anos. Como os seguros fidelidade foram adquiridos  pelos chineses estou preocupada porque ouvi um politico, que não me lembro o nome, referir que poderá haver problemas semelhantes aos do BES uma vez que há uma bolha especulativa, os chineses enviaram este dinheiro para ofshores.....etc.... agradeço a quem tiver alguma informação.

Os seguros e as seguradoras, têm uma supervisão bastante apertada e têm rácios de solvabilidade muito superiores aos bancos, só para se ter uma ideia nenhuma seguradora do mundo até hoje abriu falência.

Esse político é mesmo isso, politico, por isso dar ouvidos a políticos é das piores coisas que se pode fazer :)

Mas como costumo dizer, o melhor que podemos fazer é nos deitar na cama tranquilos :) os seguros mesmo sendo para 8 anos pode-se resgatar antes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado D@vid. Para já vou deixar estar e vou estando atenta...às vezes penso se não seria melhor "torrar" tudo, pelo menos não me roubariam o meu suor....mas penso na velhice...lar...e depois? Bem vou tentar pensar menos e mais positivo, é o que me resta...... :)

Editado por pauloaguia: por favor revejam as mensagens depois de as escreverem e certifiquem-se que ficam num tamanho de letra legível...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    • 2 weeks later...

Se eu fizer uma transferência através de uma ATM para outro banco tenho algum custo?

Existe algum limite máximo para transferências em ATM?

Se eu fizer a transferência através do serviço CaixaDirecta cobram-me... por isso é que coloco a questão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu fizer uma transferência através de uma ATM para outro banco tenho algum custo?

Existe algum limite máximo para transferências em ATM?

Se eu fizer a transferência através do serviço CaixaDirecta cobram-me... por isso é que coloco a questão.

1 - Não (pelo menos por enquanto)

2 - Limite diário de € 2.500 / dia.

Podes ver esses detalhes no preçário da CGD: https://ws.cgd.pt/Precario/Precario.pdf (secção 5.1, quadro 2).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fizer transferências da caixadirecta para outro banco paga 0.50€. Agora não sei se depende da quantia - no caso de valores mais avultados. Qd preciso fazer transferências para outros bancos faço através do ATM. Neste caso não cobram nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se a transferência for para outra conta do mesmo banco, a operação mantém-se gratuita.

Se a transferência for para outra conta de outro banco, a operação será gratuita, com o limite diário de 2500€, através da ATM.

Editado por ABCD
    correção de uma palavra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante MDESK (visitante)

O que pretendo é mesmo transferir para um banco diferente sem ser CGD...

Obrigado

No serviço CaixaDirecta pode transferir até 10.000eur para OIC (Outra Instituição de Crédito)

No entanto alerto que quando atinge os 500eur diários para fora do património, necessita de validar com o SMS Token. Caso não o tenha ativo, basta activar numa agência, mesmo na ilha. É mais rápido do que aguardar cartas e enviar cartas.

A comissão das transferências OIC são sempre de 0.50eur + IS (4%). No entanto para a CGD não têm custo.

Nas ATS podem transferir o valor que pretenderem, desde que Internas.

Nas ATM será os 2.500eur diários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico