Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

Cuidado com contas antigas que estavam a zero sem movimentadas há muito tempo, telefonaram-me da CGD a dizer para ir lá pagar as comissões, ainda argumentei que já não tinha nada com eles há muito tempo, responderam que se não pagasse enviavam para o Banco de Portugal e ficava com cadastro, lá tive de fechar a conta e pagar 3 meses de comissões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

92

• --------

64

• ABCD

57

Top Posters In This Topic

Popular Posts

sim, tens razão, esse cartão é pago embora um pouco mais barato, aliás o artigo diz isso. Parece que na Caixa não há borlas para ninguém, devem achar que não estão num mercado concorrencial, ainda por

Não posso estar mais de acordo com o seu comentário...simplesmente a realidade para quem a quiser ver...brilhante.... Não fosse a década de 90 em que todos os dias à mesa lá em casa tinha 8 prato

a diferença entre a Caixa e os outros bancos é que a Caixa OBRIGA os clientes a pagar mesmo que tenham património e salário ou pensão domiciliado : em qualquer dos outros bancos normalmente existe o p

Posted Images

Cuidado com contas antigas que estavam a zero sem movimentadas há muito tempo, telefonaram-me da CGD a dizer para ir lá pagar as comissões, ainda argumentei que já não tinha nada com eles há muito tempo, responderam que se não pagasse enviavam para o Banco de Portugal e ficava com cadastro, lá tive de fechar a conta e pagar 3 meses de comissões.

Já por aqui foi falado, mas para quem queira confirmar as contas que possa ter por aí perdidas, o BdP presta esse serviço online: https://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/BasedeDadosdeContasBancarias/Paginas/ObterMapa.aspx

Já agora, foste informado dessa alteração no preçário? Se não (por exemplo, porque a informação foi enviada no extrato mas não te enviam os extratos porque a conta não tem movimentos) então podes reclamar da cobrança das mesmas.

É que o encerramento da conta é suposto não ter comissões a pagar (o cancelamento dos produtos associados pode).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente não fui informado de nada, até a morada lá existente já não era a mesma e não recebia extratos, por acaso o telemóvel é que se mantinha e daí eles darem comigo, mas agora já paguei, não há nada a fazer, mas aqui ficou o aviso para outros, obrigado na mesma pela sua informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por curiosidade, quanto pagou?

Foi de Janeiro, Fevereiro e Março?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tem de dar avisado. Existe um precário geral no site e em todos os balcoes

Mas as alterações ao preçário têm de ser comunicadas. Os clientes não têm obrigação de o andar a consultar todos os dias para saber se mudou alguma coisa ou não...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Para quem atualiza/ou a caderneta da conta á ordem verifica que eles tem efetuado os comunicados por essa via, chega mesmo a ter duas paginas escritas de informação, agora se é referente aos precários ou não isso é outra história e cabe a cada um ver se foi informado.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta
    Mas as alterações ao preçário têm de ser comunicadas. Os clientes não têm obrigação de o andar a consultar todos os dias para saber se mudou alguma coisa ou não...

entao tb nao tem de ler o diario da republica nem saber o irs nem as leis.

o precario do banco e publicado e atualizado e esta disponivel em todos os formatos e acessivel a todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

entao tb nao tem de ler o diario da republica nem saber o irs nem as leis.

o precario do banco e publicado e atualizado e esta disponivel em todos os formatos e acessivel a todos

Não percebeste - os bancos são obrigados a comunicar as alterações ao preçário. Se o não fizerem, os clientes podem reclamar e já tem acontecido de os bancos devolverem as comissões que cobraram sem notificar os clientes de que o iam passar a fazer.

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/DireitosdosClientes/DireitoInformacao/Precarios/Paginas/default.aspx

Caso esteja previsto contratualmente que podem ser modificadas as condições contratuais quando se verifique a alteração dos valores apresentados no Preçário, as instituições de crédito devem comunicar aos clientes o teor dessas alterações, com uma antecedência mínima de trinta [30] dias relativamente à data da sua aplicação. Sobre esta norma prevalecem, no entanto, regras específicas que tenham sido definidas em diplomas do Banco de Portugal, como seja o caso do disposto no Aviso n.º 4/2009, sobre depósitos e contas.

Quando as instituições de crédito se relacionam com os seus clientes através de meios de comunicação à distância, a informação do Preçário deve ser disponibilizada a esses clientes, em tempo útil e previamente à sua vinculação a uma proposta ou a um contrato.

Já agora, pegando na tua comparação, tem de se saber o IRS e as leis porque são publicados em diário da república - que publica as alterações às mesmas. Quem quiser pode ler o diário da república para estar a par da evolução da legislação.

Tu bem sabes o tamanho dos preçários dos bancos, achas mesmo razoável que só porque estão acessíveis, isso quer dizer que as pessoas têm acesso ao que muda de um mês para o outro? Por isso é que os bancos são obrigados a comunicar as alterações ao preçário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

essa obrigacao vale o que vale. os bancos enviam as alteracoes nos extratos. mas agora supoem que um cliente diz que nao recebia os extratos e o banco prova que os enviou mas o cliente nao atualizou a morada. este e um dever do cliente e por isso o cliente e que e responsavel.

por isso essa da obrigacao e nao saber nao cola assim sem mais nem menos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

essa obrigacao vale o que vale. os bancos enviam as alteracoes nos extratos. mas agora supoem que um cliente diz que nao recebia os extratos e o banco prova que os enviou mas o cliente nao atualizou a morada. este e um dever do cliente e por isso o cliente e que e responsavel.

por isso essa da obrigacao e nao saber nao cola assim sem mais nem menos

Nisso estamos de acordo. Mas é importante chamar a atenção para que os bancos têm essa obrigação - às vezes há quem se deixe ir na conversa...

De qualquer forma, este é um tópico da CGD e creio que sobre esse banco não há grandes queixas a este nível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

nao estamos de acordo?

entao ve se quando abres uma conta nao tem la nas condicoes gerais que o cliente se obriga e responsabiliza por comunicar ao banco alteracoes de dados nomeadamente morada e contactos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

A Caixa vai atualizar em baixa, a partir de 06/07/2015, as taxas de juro dos Depósitos a Prazo, Depósitos de Poupança e outras modalidades de Depósitos. Na mesma data irá alterar, para os Depósitos a Prazo com renovação, a taxa de remuneração a aplicar aquando da renovação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Para quem tinha conta de estudante na CGD (no meu caso é conta CaixaJovem), eles avisam antes de começarem a cobrar despesas de manutenção?

Eu já recebi um cartão de débito de substituição que tem anuidade, mas que não pretendo activar já que o cartão universitário grátis tem validade até Outubro de 2016. Similarmente, também só faço 26 anos em Agosto do próximo ano.

A minha questão é: enquanto não "notificar" que já não sou estudante mantenho os benefícios até estes prazos (Agosto/16 para a conta sem manutenção, Outubro/16 para o cartão sem anuidade), ou no ínicio do ano lectivo a universidade actualiza os dados e eu perco logo os benefícios?

Já agora, esta questão não se verificou o ano passado pois eu só terminei o Mestrado em Dezembro, logo no início do ano lectivo ainda era oficialmente estudante (assumindo que a informação é passada à CGD em Setembro/Outubro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na carta que vinha com o cartão indicava que não estava activo, e só começaria a pagar anuidade quando fizesse a activação. De qualquer forma, como não o pretendo usa-lo (vou mudar para o ActivoBank quando se acabarem os benefícios de estudante) vou fazer a devolução.

O que precisava mesmo era de saber, através de alguém que já tenha passado pelo mesmo, se eles actualizam o estatuto de estudante no início do ano lectivo, ou se tenho direito enquanto a validade não acabar. Tenho algum receio de se perguntar a alguém da CGD lhes esteja a "passar" a informação de que já não sou estudante e perca o estatuto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na carta que vinha com o cartão indicava que não estava activo, e só começaria a pagar anuidade quando fizesse a activação. De qualquer forma, como não o pretendo usa-lo (vou mudar para o ActivoBank quando se acabarem os benefícios de estudante) vou fazer a devolução.

O que precisava mesmo era de saber, através de alguém que já tenha passado pelo mesmo, se eles actualizam o estatuto de estudante no início do ano lectivo, ou se tenho direito enquanto a validade não acabar. Tenho algum receio de se perguntar a alguém da CGD lhes esteja a "passar" a informação de que já não sou estudante e perca o estatuto.

Mais vale prevenir do que remediar. Foi o conselho que me deram na agência quando recebi um cartão desses. Até agora continuei sempre a beneficiar do estatuto de estudante, mesmo quando estive um ano e meio sem ser estudante (antes de iniciar o doutoramento). Nunca comuniquei nada para eles. Diz-se por aí que eles deixam estar mais um ano ou dois depois de deixarmos de ser estudantes antes de passar a uma conta normal. A avaliar pelo que me aconteceu, é capaz de ser assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico