Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

1º de tudo faz muito bem em diversificar, não caia no erro de ir colocar todo o € em Certificados como já ouvi algumas pessoas dizerem que o fizeram :)

Olhando para as médias da Euribor actuais e não prespectivando umas subidas significativas nos próximos anos, então diria que a taxa média dessa aplicação a 5 anos ronda os 1,75%/1,85% Tanb.

Sou da opinião que não existe actualmente nem taxas boas nem taxas más, existem as taxas possiveis atendendo ás Euribor actuais, no entanto pergunto se está disponivel para ter o seu capital imobilizado durante 5 anos que lhe rende 1,85% anuais ou menos...

A mim parece-me pouco para tanto tempo sem poder mexer no capital...

A questão é mesmo essa: cinco anos parece-me um período considerável de tempo, mesmo acreditando que as taxas de juro não irão subir nos próximos anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

92

• --------

64

• ABCD

57

Top Posters In This Topic

Popular Posts

sim, tens razão, esse cartão é pago embora um pouco mais barato, aliás o artigo diz isso. Parece que na Caixa não há borlas para ninguém, devem achar que não estão num mercado concorrencial, ainda por

Não posso estar mais de acordo com o seu comentário...simplesmente a realidade para quem a quiser ver...brilhante.... Não fosse a década de 90 em que todos os dias à mesa lá em casa tinha 8 prato

a diferença entre a Caixa e os outros bancos é que a Caixa OBRIGA os clientes a pagar mesmo que tenham património e salário ou pensão domiciliado : em qualquer dos outros bancos normalmente existe o p

Posted Images

Vou pedir-lhes o vosso conselho para o seguinte produto da CGD. Tendo em conta as baixíssimas taxas de juro foi-me proposto um produto financeiro a lançar em fevereiro:

Depósito a cinco anos (não mobilizável antecipadamente) com uma taxa fixa de 1% no primeiro ano.

Variável igual à Euribor a 6 meses com um mínimo de 1,10% e um máximo de 1,85% no segundo ano.

Variável igual à Euribor a 6 meses com um mínimo de 1,20% e um máximo de 1,95% no terceiro ano.

Variável igual à Euribor a 6 meses com um mínimo de 1,35% e um máximo de 2,10% no quarto ano.

Variável igual à Euribor a 6 meses com um mínimo de 1,50% e um máximo de 2,25% no quinto ano.

Qual é a vossa opinião? (Já investi algum dinheiro em Certificados do Tesouro Poupa Mais) agora quero diversificar o restante capital disponível.

Obrigado.

É "não mobilizável" o que não é nada bom caso o dinheiro faça falta ou entretanto surjam alternativas melhores.

É "um produto financeiro". Se fosse depósito prazo teria a pprotecção do FGD. Sendo "produto financeiro" não deve ter protecção de coisa nenhuma.

Com essas taxas tão fraquinhas, mesmo nos dias de hoje facilmente se encontra algo melhor (sem ser CA ou CTPM) e principalmente se não for depósito prazo.

Apenas com essas razões que apresentei já dá para ver que é algo que não interessa à partida. Ja procuraste alternativas em outros bancos começando pelos depósitos a prazo que têm vantagens em relação a esse "produto financeiro"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que livro de reclamações é este sem ser para controlo de qualidade?

Acho que vou precisar dele!

O que quis dizer é que por vezes os "funcionários", quando se lhes pede o dito livro, trazem uns documentos a fazer de conta que se trata do indicado para a reclamação. Estes documentos, em triplicado, servem, apenas para o "controlo de qualidade" do serviço de atendimento e pouco mais.

O livro de reclamações a que me referia é o livro "vermelho" onde se regista a reclamação em triplicado. Uma cópia fica para o banco (no próprio livro), outra é entregue ao "reclamante" e, neste caso, o original segue para o banco de portugal!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1º de tudo faz muito bem em diversificar, não caia no erro de ir colocar todo o € em Certificados como já ouvi algumas pessoas dizerem que o fizeram :)

Olhando para as médias da Euribor actuais e não prespectivando umas subidas significativas nos próximos anos, então diria que a taxa média dessa aplicação a 5 anos ronda os 1,75%/1,85% Tanb.

Sou da opinião que não existe actualmente nem taxas boas nem taxas más, existem as taxas possiveis atendendo ás Euribor actuais, no entanto pergunto se está disponivel para ter o seu capital imobilizado durante 5 anos que lhe rende 1,85% anuais ou menos...

A mim parece-me pouco para tanto tempo sem poder mexer no capital...

Mais vale investir em depósitos promocionais e/ou nos depósitos a prazo com taxas razoáveis noutras instituições (por exemplo, até o montepio tem melhores taxas, a 183 dias - 1,00% - ou a um ano - 1,40%)!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos os meses existem produtos em campanha, nomeadamente os chamados estruturados. Não têm risco de perda de capital e têm rendimento variável que tem uma taxa máxima e uma mínima que pode ser 0% mas neste caso são aqueles a 1 ano onde o cliente "aposta" numa versão ou noutra do produto. Basta ler as FIN's que são disponibilizadas no site da CGD ou então visitar a página do BdP e CMVM.

Isso de mandar a pessoa ir pedir o livro de reclamações não é resposta perante a situação em questão. Das vezes que visito as agências da CGD e questiono por produtos, explicam-me o que está na FIN e se tenho dúvidas pergunto, o que acredito que as pessoas não façam apesar de não estarem a perceber nada do que lhes estão a dizer.

As pessoas fazem uma confusão enorme entre o "poder mexer" no dinheiro, o "não poder mexer" para não perder juros e o "não poder mexer" porque é não mobilizável.

Muitas vezes as pessoas pensam que quando se lhes diz que o produto é não mobilizável, quer dizer que pode mexer mas perde os juros na totalidade. Basta estar atento à conversa para se aperceber-mos disso.

As pessoas assinam o documento que tem toda a informação sobre o produto, levam a FIN e depois a seguir vão dizer que querem o livro de reclamações!!! Se querem um motivo para um cliente deixar de ser Cx Azul este pode servir de exemplo.

Pode haver algum aproveitamento, e isso há em todo o lado, de um ou outro funcionário uma vez que há pressão no cumprimento de objectivos, mas na CGD uma coisa é certa, ao contrário de outras instituições bancárias, como o tal BES: todos os produtos têm uma FIN. Não há nada oculto nem truques. Se o cliente lê o documento e aceita as condições, não é pedindo o livro de reclamações que vai ficar mais rico.

Conheço quem lá trabalhe e como estou mais dentro do assunto, pode parecer que estou numa de defesa, mas há temas que não hesito em minimamente clarificar.

Quanto às contas à ordem, basta analisar o preçário em 2014 e agora em 2015.

As contas DO ficavam isentas das despesas de manutenção se tivessem o Limite Descoberto Negociado carregado. Muitas vezes nem recebiam vencimento mas como tinham 50eur de plafond na conta pq faziam dep mensais, a coisa passava. Agora tem de se receber uma transferência como Vencimento.

SAntes o SM da conta à Ordem servia para isentar se fosse superior a 3500eur, agora ja não serve.

A única forma de isentar é receber vencimento/pensão ou ter aplicação financeira associada a essa conta à ordem totalizando os 3500eur.

Exemplo: Duas contas à ordem com saldo na ordem dos 300eur. Uma não tem aplicações associadas, a outra tem aplicaçao associada de 3500eur. A primeira paga despesas, a segunda não.

Se a primeira receber vencimento mas n tiver aplicações, não paga despesas. A segunda tem aplicação, não paga. Pode até estar sempre a zeros.

A CGD também está a enviar aos clientes que têm contas Jovem pq na altura da escola abriram a conta. Se não usarem, convém liquidar na agência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

agora pergunto eu: para o banco, qual a diferença se entrar o ordenado diretamente da entidade patronal ou se entrar por uma simples transferência bancária?

É que é tão rídiculo que chegam ao ponto de não considerarem um cliente que faça uma transferência ordem permanente de 1000€ e preferem um ordenado de 500€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esses "clientes" são a alegria dos funcionários / "gestores" de um banco...

Se não passaram mais de 24 horas, ainda tem tempo de voltar atrás... Ele deve fazer exatamente como disse. Caso tenha possibilidade de o acompanhar seria melhor, pois é natural que o funcionário lhe tente dar a volta (o capital já foi. Agora deve "aguardar" para reverter a ordem...). Solicite de imediato o livro de reclamações - atenção que não deverá ser um documento para controlo de qualidade - para expor que estava absolutamente convencido ter aderido a um depósito a prazo com garantia de capital a 100%!...

Fez-me lembrar o caso de uma reformada, sem grande literacia financeira, que "confiou" as economias de uma vida de trabalho nas mãos de um gestor. Este disse-lhe que o capital, 100 mil euros, ia ser investido num produto com taxa garantida. Apesar dos avisos de uma pessoa amiga, que a alertou para ela ver se o produto era um depósito a prazo, ela decidiu confiar na palavra do gestor... e perdeu tudo, pois o seu capital foi para o chamado banco "mau"...

Isto não serve de lição, mas se puder evitar algo semelhante com o seu familiar tente-o convencer a inverter o caminho... ou então a reduzir para o valor minimo desse produto e a investir o restante num depósito a prazo na CGD ou noutro banco que remunere melhor as suas poupanças...

Boa noite

O meu familiar conseguiu la deslocar-se e reverter a ordem felizmente.

Todos os meses existem produtos em campanha, nomeadamente os chamados estruturados. Não têm risco de perda de capital e têm rendimento variável que tem uma taxa máxima e uma mínima que pode ser 0% mas neste caso são aqueles a 1 ano onde o cliente "aposta" numa versão ou noutra do produto. Basta ler as FIN's que são disponibilizadas no site da CGD ou então visitar a página do BdP e CMVM.

Isso de mandar a pessoa ir pedir o livro de reclamações não é resposta perante a situação em questão.

É resposta á situação por duas razões:

por isto:

Cabe ao intermediário financeiro aferir qual o produto que melhor se adequa a um determinado investidor. Para tal, o intermediário financeiro deve, previamente à subscrição, assegurar-se que aquele produto é adequado ao perfil do investidor em presença, através da realização de um questionário de adequação.

e por isto:

Se, após a realização do teste de adequação, o cliente pretenda, ainda assim, subscrever um produto ou serviço considerado não adequado ao seu perfil de risco, pode fazê-lo. O intermediário financeiro terá, contudo, que adverti-lo por escrito quanto à desadequação dessa aplicação.

Nada disto foi tido em conta.

fonte

Estamos a falar e uma pessoa com:

-a 4ª classe

-de um produto financeiro complexo, classificaçao cmvm

-produto indexado a acções

-pessoa que nunca teve nada alem de deposito a prazo tradicional

-pessoa com perto do zero de literacia financeira, imediatamente percebivel após falar com ela

Mediante isto, vou ajudá-la a avançar com uma queixa junto do banco de portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

para terem ideia do que é a CGD,

a minha primeira conta foi lá em 1993 depois aos 18 anos, ou seja em 2001 o meu primeiro ato oficial foi fechar a conta. No ano passado tive de abrir novamente para ser titular com a minha esposa. Pedimos cheques e diz lá: Cliente desde 1993

lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu perguntei o que sugeriu, entrada todos os meses de 550€ e movimentação mensal de 550€, como se de um vencimento se tratasse.

Disse que não, que antes era possivel fazer isso, agora não é, que só aceitam a entrada de 550€, se for mesmo com a designação de vencimento, se não, nada feito.

Não sei o que vou fazer mas tenho de agir rápido!

Fui ler as "novas" condições e vem logo na primeira página: 

1.3 ...

- Cliente com contrato de Mesada Certa - Limite de Descoberto Negociado (LDN) - Gratuito (mantem-se)...

...

- Contas nas restantes situações (4) - 4,95€ mensal (acrescido do IS).

(4) Contas constituídas nos últimos 3 meses a que respeita o período de cobrança da comissão de manutenção, estão isentas.

Deixo o link para que possa ler com atenção e a partir dai averiguar se consegue realmente obter a isenção de despesas de manutenção: https://ws.cgd.pt/Precario/Comunicacao-Alteracoes-Precario.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não há hipótese de receber transferência como Vencimento/Pensão/Salários, nem há a possibilidade de ter uma poupança de €3500, a última alternativa será eles fazerem o LDN na mesma, mas classificarem-te como Cliente Mais, e para tal é necessário ter o serviço CaixaDirecta que n tem custo, ter cartão MB que pode ser o Caixa IU se fores estudante universitário e não tem anuidade, e ter também um cartão de crédito que pode ser o Caixa IN

No preçário também diz:

"Contas de jovens até 25 anos, uni-tituladas, ou de alunos associadas aos cartões Caixa IU-Institutos e Universidades e Caixa Académica Estudante"

A última parte é interessante "OU", assim pode-se interpretar que se tiverem classificados como Estudante na profissão, e tiverem um cartão sem anuidade Caixa IU, não pagam manutenção independentemente da idade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha dúvida é saber porque razão tanta gente se mantem cliente da CGD.

Por exemplo, para quem não sabe, o cartão de débito custa 15euros/ano!!! (o valor mais alto que eu tenho conhecimento)

Taxas de juros nos depósitos a prazo são uma autêntica desgraça.

Já foi dito que não é obrigatório os funcionários publicos e reformados receberem ordenado/pensao pela CGD por isso podem mudar livremente de banco.

Mesmo assim não descolam.

Alguém consegue explicar esse fenómeno?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

A minha dúvida é saber porque razão tanta gente se mantem cliente da CGD.

Por exemplo, para quem não sabe, o cartão de débito custa 15euros/ano!!! (o valor mais alto que eu tenho conhecimento)

Taxas de juros nos depósitos a prazo são uma autêntica desgraça.

Já foi dito que não é obrigatório os funcionários publicos e reformados receberem ordenado/pensao pela CGD por isso podem mudar livremente de banco.

Mesmo assim não descolam.

Alguém consegue explicar esse fenómeno?

É uma questão de mentalidade TRINA! nada mais do que isso. E isso não se muda assim, eles podem carregar como tem carregado que o pessoal aceita!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma questão de mentalidade TRINA! nada mais do que isso. E isso não se muda assim, eles podem carregar como tem carregado que o pessoal aceita!

É muito fácil aos meus amigos falar de cor. Eu tenho conta na Caixa porque tenho lá um crédito à habitação. Era o banco que me dava a melhor taxa na altura. Obviamente que as minhas poupanças não estão lá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como já foi dito @TRINA é questão de mentalidade. O português na generalidade é desconfiado, averso à mudança mesmo que seja para melhor. O que não falta aí por exemplo são pessoas a pagar imenso de seguro automóvel, televisão por cabo, etc, porque simplesmente não mudam.

Com os bancos passa-se o mesmo. Há quem tenha na CGD todas as poupanças de uma vida, e não muda de banco nem à lei da bala. Normalmente são pessoas mais idosas, mas o que não falta por aí são jovens de 30 anos com mentalidades idênticas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Como já foi dito @TRINA é questão de mentalidade. O português na generalidade é desconfiado, averso à mudança mesmo que seja para melhor. O que não falta aí por exemplo são pessoas a pagar imenso de seguro automóvel, televisão por cabo, etc, porque simplesmente não mudam.

Com os bancos passa-se o mesmo. Há quem tenha na CGD todas as poupanças de uma vida, e não muda de banco nem à lei da bala. Normalmente são pessoas mais idosas, mas o que não falta por aí são jovens de 30 anos com mentalidades idênticas.

Sim é um facto e a CGD aproveita muito e bem essa mentalidade. Aliás ajuda a manter essa mentalidade pois é a sua forma mais lucrativa. Um bom exemplo é o recurso à caderneta. Nos dias de hoje com extratos de conta por email por correio, no multibanco não há necessidade alguma de ter cadernetas considero um "crime" ambiental o papel que se gasta.

Mas a CGD incute isso quer nos idosos quer nos jovens!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim é um facto e a CGD aproveita muito e bem essa mentalidade. Aliás ajuda a manter essa mentalidade pois é a sua forma mais lucrativa. Um bom exemplo é o recurso à caderneta. Nos dias de hoje com extratos de conta por email por correio, no multibanco não há necessidade alguma de ter cadernetas considero um "crime" ambiental o papel que se gasta.

Mas a CGD incute isso quer nos idosos quer nos jovens!

As cadernetas sao um gasto mas sao uma alternativa inteligente ao cartao de multibanco.

Se tiveres conta na caixa por causa do credito a habitacao , podes deixar de pagar 15€ por ano e ficares

com a caderneta para identificaçao, depositar e levantar dinheiro nas caixas da CGD... alem disso, é de borla.

Prefiro ter caderneta de borla e nao pagar 15€ de cartao por ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As cadernetas sao um gasto mas sao uma alternativa inteligente ao cartao de multibanco.

Se tiveres conta na caixa por causa do credito a habitacao , podes deixar de pagar 15€ por ano e ficares

com a caderneta para identificaçao, depositar e levantar dinheiro nas caixas da CGD... alem disso, é de borla.

Prefiro ter caderneta de borla e nao pagar 15€ de cartao por ano.

Pago menos de 15 euros pelo cartão, mas sou obrigado a ter cartões de débito e crédito, domiciliar vencimento e ter seguros comercializados pela Caixa para a habitação.

Foi o preço a pagar para ter uma taxa melhor no crédito à habitação.

Por isso perguntei lá atrás se alguém tinha o cartão de débito Caixa Essencial. Só funciona na rede da Caixa, mas custa apenas 7,50 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

mas sabes para tu poupares 15€ muita gente pensa o mesmo.... E sabes quem paga milhares e milhares de cadernetas emitidas todos os dias?

Nós todos! É por estas e por outras que estou contra bancos estatais. QUando é preciso lá vai o ze povinho injetar dinheiro neles para pagar tanta coisa incluindo as cadernetas.

Só neste país!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contas com contrato de Mesada Certa - Limite de Descoberto Negociado (LDN

Tirem-me esta dúvida:

Um cliente que faça transferências regulares conta como mesada? QUal o valor mínimo?

Isso gostava eu de saber já que na agencia onde fui disseram que se não entrar como Ordenado não dá para isentar das comissões de manutenção de conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Isso gostava eu de saber já que na agencia onde fui disseram que se não entrar como Ordenado não dá para isentar das comissões de manutenção de conta.

Imprima a primeira página, do link que deixei umas mensagens atrás, onde estão as condições do novo tarifário e solicite esclarecimento exato ao que lá consta. Não aceite respostas do tipo, "na minha opinião, issso não devia ai estar... trata-se de um lapso..."

Sendo transferência "regular", o que importa registar é que o valor certo entre todos os meses. Essa deverá ser outra questão a esclarecer devidamente junto da instituição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico