Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

presidentedajunta

sabem se a CGD migra automaticamente as contas normail para as contas BASE?

Estas contas Base que agora os iluminados do Banco de Portugal entendem que se deva colocar aos clientes já existe no BCP e no BES há muitos anos! Só que no caso do Novo Banco há sempre a possibilidadde de ela custar zero. O cliente também pode optar por pretender esta conta ou não, sendo por isso facultativo.

Esta é uma forma excelente de ir mais ao bolso dos portugueses pois pelo que li não há forma de isentar e pelo que sei são 5€ por mês!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

92

• --------

64

• ABCD

57

Top Posters In This Topic

Popular Posts

sim, tens razão, esse cartão é pago embora um pouco mais barato, aliás o artigo diz isso. Parece que na Caixa não há borlas para ninguém, devem achar que não estão num mercado concorrencial, ainda por

Não posso estar mais de acordo com o seu comentário...simplesmente a realidade para quem a quiser ver...brilhante.... Não fosse a década de 90 em que todos os dias à mesa lá em casa tinha 8 prato

a diferença entre a Caixa e os outros bancos é que a Caixa OBRIGA os clientes a pagar mesmo que tenham património e salário ou pensão domiciliado : em qualquer dos outros bancos normalmente existe o p

Posted Images

presidentedajunta

Eu nao percebo uma coisa, esta conta base, o que difere das contas de serviços minimos? A serviços minimos nao tem tambem o cartao de multibanco?

Difere em tudo desde logo porque as contas de serviço bancário mínimo tem uma comissão anual de 5€ e esta tem 5€ mensais. As contas serviço bancarios mínimos só podem existir para clientes que não tenham mais contas bancárias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem não tem:

- Dinheiro investido em aplicações a prazo (mínimo 3500€) que pode ser PPR, Depósitos a Prazo, Fundos...

- Uma conta ordenado na caixa

- Menos que 26 anos

Vai pagar 5€ por mês para a manutenção da conta à ordem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Para quem não tem:

- Dinheiro investido em aplicações a prazo (mínimo 3500€) que pode ser PPR, Depósitos a Prazo, Fundos...

- Uma conta ordenado na caixa

- Menos que 26 anos

Vai pagar 5€ por mês para a manutenção da conta à ordem.

Vamos lá ver se nos entendemos porque há aqui algo muito mal contado.

Essa conta base existe mas as contas anteriores não deixaram de existir. E portanto a adesão deverá ser facultativa porque supondo que uma pessoa tem uma conta que paga despesas manutenção trimestral e não tem lá saldo nada é cobrado pois não vai ficar o cliente com saldo negativo. No entanto o cliente poderá querer ter a conta aberta para receber um determinado movimento ou depósito e transferir nesse dia não pagando assim as despesas manutenção.

No BCP e no BES os primeiros bancos a terem contas serviço, esta é facultativa pois existe sempre a conta à ordem Normal caso o cliente não pretenda esses serviços extra que a conta serviço oferece. Vou dar um exemplo.

Uma pessoa que esteja desempregada e faça apenas uns trocos numas horas que trabalhe - Não tem ordenado domiciliado, também não terá 3500€, não precisa de cartão de débito nem de fazer transferências CGD CGD, usa apenas a caderneta, este cliente que vantagem tem em ter uma conta base e pagar 5€ por mês por serviços que não usa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Até deviam pagar mais, que é para ver se abrem a pestana...

E o que é abrir a pestana?

É migrarem para os bancos online e não terem atendimento presencial? É migragrem para os bancos online e não terem as máquinas de depósitos à mão?

Amigo nem tudo se resume a custos. Acredito que muitos clientes e não têm de ser apenas os idosos, pois conheço muita gente que gosta de esclarecer os seus assuntos cara a cara em que considera que assuntos tão importantes como o dinheiro devam ser tratados presencialmente!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Pode passar simplesmente por mudar de banco, mesmo dentro da banca tradicional existem preços inferiores.

Existirão preços inferiores mas que ofereçam o mesmo número de agências? O mesmo número de máquinas de depósito automáticos? O mesmo número de ATM próprias com dispensa de cheques?

Pá eu também não gosto da CGD mas vamos lá pensar um bocadinho: Isto dos bancos online são muito bonitos mas no meu entender ainda não servem muito para Portugal: Não devemos esquecer que os bancos online essencialmente são bancos de investimento e pelos dados sociais que todos os dias nos entram pela televisão, são uma fatia muito pequena os portugueses que tem capital para investir. A grossa fatia da população portuguesa vive com 500€ ou 600€ no máximo 1000€ com filhos e são pessoas que essencialmente procuram num banco estar perto, ser prático e ter gente para os atender.

Ontem como estive de férias fui a 4 bancos tratar de assuntos: Montepio; Totta; CGD e BIG. No Montepio e Totta não havia uma pessoa fui atendido de imediato! No BIG tinha uma pessoa a ser atendida aguardei 5m ou nem tanto. Na CGD sem exagerar tinha umas 18 pessoas, tirei senha, sentei-me e observei:

1) Tinha ideia que era um banco essencialmente idoso. Posso garantir que mais de metade das pessoas era malta nova até aos 35 anos!

2) As ATM próprias deles fazem bastante trabalho em conjunto com o funcionário que está naquela ilha ao entrar. Este funcionário alivia muito a carga aos restantes atendimentos.

3) Nunca pensei que em 2015 se fizesse tanto movimento de caixa, levantamentos e depósitos, tinha a ideia errada que era quase tudo por transferências

4) Tanta gente que requisitou cheques, coisa que no Invest por exemplo nem existe!

5) Achei particularmente interessante que a malta jovem e adulta até aos 35 anos espera pacientemente para poder falar e tratar presencialmente das suas contas: Tinha ideia que nem iam ao balcão quanto mais mostrarem esta preferência pelo atendimento presencial.

6) Vi 4 pessoas jovens e perguntarem por financiamento no âmbito do proder - Não sei onde é que os bancos online fazem este tipo de apoios aos jovens agricultores.

Ou seja na CGD esperei 48m mas ainda bem porque deu para perceber que o banco que todos nós criticamos afinal tem uma razão de existir e que os jovens e pessoal novo adere com naturalidade e operações de tesouraria e máquinas automáticas de depósitos e por outro lado a vertente de financiamentos de criação ao próprio emprego são muito daquilo que os clientes procuraram que que é impossível terem num banco online ou mesmo noutros bancos de retalho.

Por exemplo um banco como o BPI - Este banco é de todos os bancos de retalho tradicionais aquele que investe em caixas automáticas de depósito de notas e dispensa de cheques. Por exemplo em Coimbra, Condeixa não tem um balcão com estas características, se um cliente quiser fazer um depósito em numerário automático só em Coimbra e em apenas três agências. Já a CGD tem a sua agência de Condeixa equipada com máquina de depósitos.

Se formos ver os Bancos com máquinas de depósito automático - quando me refiro a estas máquinas refiro-me às que contam o numerário e fica o valor creditado e disponível no imediato.

Novo Banco - 3 agências em Coimbra (Sá da Bandeira, Solum, e Ferão magalhães)

BPI - 2 Agências em Coimbra (Eiras, Portagem)

Montepio: 5 agências (fernão magalhães, Portagem, Sá da Bandeira, Solum e Celas)

CGD: Não vou precisar mas todas têm, Na baixa temos 3, em celas temos 2, no continente temos 1, em eiras temos 1 em são Martinho 1 em Santa Clara 1...enfim só aqui enumerei 9 mas há mais!

BCP - 3 (Continente, Portagem e Perto do Estádio)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

os dados que apresentei poderão estar desatualizados pois não foram confirmados é daquilo que me lembro de quando lá ía, esqueci-me de algumas zonas como os olivais e pedrulha mas o essencial que quis mostrar é que a CGD está equipada e investe nas suas agências muito mais que qualquer outro banco para servir os seus clientes fora do horário de atendimento.

Pelo que tenho visto a CGD tem sempre pelo menos o dobro ou muitas vezes o triplo dos balcões equipados com máquinas automáticas de depósitos, relativamente a qualquer outro concorrente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existirão preços inferiores mas que ofereçam o mesmo número de agências? O mesmo número de máquinas de depósito automáticos? O mesmo número de ATM próprias com dispensa de cheques?

Falou em clientes idosos, e esses não depositam numerário ou cheques em máquinas, simplesmente não confiam. São clientes de balcão hardcore, tem de ser tudo presencial, e com muita desconfiança.

A grossa fatia da população portuguesa vive com 500€ ou 600€ no máximo 1000€ com filhos e são pessoas que essencialmente procuram num banco estar perto, ser prático e ter gente para os atender.

Aí está, são famílias que vivem com pouco, e ainda se dão ao luxo de gastar o pouco que têm em comissões e cartões. Os ricos, esses sim podem pagar as comissões, e ainda se riem.

3) Nunca pensei que em 2015 se fizesse tanto movimento de caixa, levantamentos e depósitos, tinha a ideia errada que era quase tudo por transferências

Lá está, o típico cliente da CGD é o cliente que só quer fazer operações ao balcão, não confia em máquinas, nem em tecnologias, e é extremamente desconfiado de tudo e averso à mudança.

5) Achei particularmente interessante que a malta jovem e adulta até aos 35 anos espera pacientemente para poder falar e tratar presencialmente das suas contas: Tinha ideia que nem iam ao balcão quanto mais mostrarem esta preferência pelo atendimento presencial.

Mais uma vez, o perfil do cliente da CGD é mesmo esse, seja de que idade fôr. Existe muito jovem com mentalidade mais retrógada do que velhos de 80, e a CGD aproveita esse factor em seu proveito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Falou em clientes idosos, e esses não depositam numerário ou cheques em máquinas, simplesmente não confiam. São clientes de balcão hardcore, tem de ser tudo presencial, e com muita desconfiança.

Aí está, são famílias que vivem com pouco, e ainda se dão ao luxo de gastar o pouco que têm em comissões e cartões. Os ricos, esses sim podem pagar as comissões, e ainda se riem.

Lá está, o típico cliente da CGD é o cliente que só quer fazer operações ao balcão, não confia em máquinas, nem em tecnologias, e é extremamente desconfiado de tudo e averso à mudança.

Mais uma vez, o perfil do cliente da CGD é mesmo esse, seja de que idade fôr. Existe muito jovem com mentalidade mais retrógada do que velhos de 80, e a CGD aproveita esse factor em seu proveito.

A forma como os nossos olhos vêm o mundo é fantástica!

Resumindo e concluíndo, tu achas que os clientes da CGD, os velhos deviam-se arrumar ou mesmo desaparecer, os novos são desconfiados de tudo e os de meia idade tem uma mentalidade retrograda!

Só para que saibas que os clientes que ganham 500 ou 600 ou 1000€ por mês não pagam comissão de gestão!

Mesmo os clientes que pagam 60€ por ano em despesas de manutenção, muitos deles preferem pagar isso mas terem a agência por perto e terem alguém com quem falar presencialmente e lhe resolvam os problemas.

Agora fala-se mais em Bancos Online muito por causa dos créditos habitação esterem "parados" porque quando voltarem é vermos os clientes no Porto e em Lisboa às portas do BEST e do Activo Bank, do BIG e do Invest a pedirem financiamento para comprarem ou construirem a sua casa e aí sim como estes bancos lhe aprovam o CH já "obrigam" o cliente a ter domiciliação de rendimento, cartões de crédito, Débitos directos, poupanças, PPRS...etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

eu acho que não devemos comparar o incomparável: Um banco de retalho não deve ser comparado com um banco online! São bancos com propósitos diferentes e porque não pode um cliente ter uma CGD ou BPI ou BCP para banco do dia a dia e um banco de investimento para o investimento?

Vou trocar por mais simples: Eu gosto dos Porshes e dos Ferraris, acho que são os melhores carros mas não vou para o meu trabalho todos os dias com o Ferrari! Para isso uso um seat ibiza económico! Ou seja o Ferrari não é o melhor carro para muito tipo de utilização e um simples seat ibiza poderá ser bem melhor!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Havendo uma adesão maior a bancos online, o leque de serviços prestados também aumentaria. Dado que a adesão é residual, nem existe grande incentivo por parte da banca para alargar a oferta.

Então se assim é, tem toda a lógica os bancos online permanecerem como bancos de investimento e os bancos de retalho como bancos para o dia a dia.

Quem tem empresas deve sempre ter em conta o que o mercado "pede" e não tentar mudar o mercado!

outra realidade é que se achas que o A7, BIG BEST e Invest com o tempo vão diversificar a sua oferta, como por exemplo CH, Financiamentos Proder, CI...etc também terão de aumentar a sua rede de agências, e em poucos anos ficam tão caros como os bancos de retalho!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Neste momento em Portugal temos da melhor banca que existe em termos de oferta e alta tecnologia.

Se os clientes souberem não ser fanboys e dizer que tem de ter um banco para tudo porque é o melhor e os outros são lixo, poderão aproveitar o melhor de cada um. Neste momento um cliente que tenha um banco de retalho para o dia a dia e financiamentos e um banco online para investimentos fica extremamente bem servido!

Claro que ninguém vai fazer Dps na CGD ou BPI falo destes dois porque sao há anos para esta parte do mais miserável que há, os que ainda os fazem é porque têm "medo" não vejo outra hipótese, agora não queiram que um cliente com necessidades do dia a dia vá querer usar um BIG ou um Invest, então nem sequer estou a falar no tecido empresarial!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Para fazer crédito à habitação não é necessário abrir mais agências, pode ser tudo feito online e pelo correio.

LOL, Lvsitano tu sabes o que estás a dizer? Estamos a falar de créditos convém no mínimo recolheres as assinaturas presencialmente amigo!

Havia de ser giro um banco começar a fazer CH por telefone :) E depois tb atender as reclamações e resolver os problemas por telefone :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Lvsitano não me leves a mal a pergunta:

Mas tu achas que os bancos de retalho são alguns parvos e que preferem ter despesas de milhões e milhões de euros com uma vasta rede de agências?

Fazes deles tão parvos ao ponto de não equacionarem trocar grande parte dos balcões por atendimento telefónico? Já pensaste os largos milhões que deviam poupar e em quanto aumentavam as suas receitas?

Pois ou são mesmo parvinhos ou então devem saber que há coisas que por telefone não resultam!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Para fazer crédito à habitação não é necessário abrir mais agências, pode ser tudo feito online e pelo correio.

Devia ser engraçado andar a enviar a documentação toda por correio, depois o banco pedia por telefone fiadores, e entravam para o telefone os fiadores, faziam-lhe todas e mais algumas perguntas e pediam os rendimentos, o património e manda tudo por correio.

Lvsitano, se nas agências em que falas com as pessoas em tempo real, em que muitos dos gestores até vão com os clientes às conservatórias e agilizam todo o processo, por vezes demora 1mês, por correio e telefone demorava quanto 3 meses?

Vamos lá ser realistas, não é por acaso que os bancos online não fazem crédito habitação e quando fazem tem balcões a ajudar como é o caso do Banco BEST e ActivoBank

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lvsitano não me leves a mal a pergunta:

Mas tu achas que os bancos de retalho são alguns parvos e que preferem ter despesas de milhões e milhões de euros com uma vasta rede de agências?

Fazes deles tão parvos ao ponto de não equacionarem trocar grande parte dos balcões por atendimento telefónico? Já pensaste os largos milhões que deviam poupar e em quanto aumentavam as suas receitas?

Pois ou são mesmo parvinhos ou então devem saber que há coisas que por telefone não resultam!

Não disse que são parvos. A questão das agências deve-se ao facto do tipo de cliente no nosso país, e à desconfiança generalizada com empresas sem uma porta aberta. É um pouco como esses comercializadores de energia, sem lojas, a grande maioria dos portugueses continua na EDP. Porque são aversos à mudança, porque têm receio de ser uma aldrabice, porque a EDP tem ali um balcão para poderem ir gritar à vontade.

A realidade portuguesa é esta. Até aquele esquema de pirâmide do Banners Brokers abriu um escritório em Portugal, tudo para dar a imagem de ser algo sólido, quando no fim era tudo uma vigarice.

Vejamos o caso das seguradoras online, eu vou na rua e os dísticos do seguro dos automóveis são quase todos de seguradoras tradicionais, tudo porque possuem agências.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Não disse que são parvos. A questão das agências deve-se ao facto do tipo de cliente no nosso país, e à desconfiança generalizada com empresas sem uma porta aberta. É um pouco como esses comercializadores de energia, sem lojas, a grande maioria dos portugueses continua na EDP. Porque são aversos à mudança, porque têm receio de ser uma aldrabice, porque a EDP tem ali um balcão para poderem ir gritar à vontade.

A realidade portuguesa é esta. Até aquele esquema de pirâmide do Banners Brokers abriu um escritório em Portugal, tudo para dar a imagem de ser algo sólido, quando no fim era tudo uma vigarice.

Vejamos o caso das seguradoras online, eu vou na rua e os dísticos do seguro dos automóveis são quase todos de seguradoras tradicionais, tudo porque possuem agências.

Oh amigo LVsitano essa é a tua visão redutora das coisas.

Olha lanço-te um desafio: Muda da EDP por exemplo para a Fenosa ou Endesa e depois diz-me se mudaste para melhor ok?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tem acções na CGD (sem ser Caixa Invest).

Os valores das mais valias das acções que são mostradas na Caixa Directa representam mesmo a mais valia (valor actual - valor compra)?

É que tenho umas 200 e poucas acções da PT a valer 154€, mas o valor da mais-valia lá reportado é de 1040€.

Dá para ver qual foi o valor/data de compra das acções?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico