Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

92

• --------

64

• ABCD

57

Top Posters In This Topic

Popular Posts

sim, tens razão, esse cartão é pago embora um pouco mais barato, aliás o artigo diz isso. Parece que na Caixa não há borlas para ninguém, devem achar que não estão num mercado concorrencial, ainda por

Não posso estar mais de acordo com o seu comentário...simplesmente a realidade para quem a quiser ver...brilhante.... Não fosse a década de 90 em que todos os dias à mesa lá em casa tinha 8 prato

a diferença entre a Caixa e os outros bancos é que a Caixa OBRIGA os clientes a pagar mesmo que tenham património e salário ou pensão domiciliado : em qualquer dos outros bancos normalmente existe o p

Posted Images

Mouro Emprestado

Para quem fala das taxas baixas, têm de ter atenção que o importante é a taxa real!

Cenário 1:

Suponhamos que a inflação está a 2,5% e uma CGD oferece-vos um DP à taxa de 3%.

Cenário 2:

Agora, suponhamos que a inflação actual está nos 0% (ou mesmo negativo) e a CGD oferece-vos um DP à taxa de 0,8%.

Questão:

Vocês ficam a ganhar mais em qual cenário?  ;D

PS: Não estou a defender a CGD, bem longe disso, até porque não tenho conta nesse banco, nunca tive e questiono-me se alguma vez terei. O que estou a tentar alertar-vos é que não comparem taxas de juro brutas quando fazem comparações com o passado.

PPS: Prefiro o Cenário 3, inflação a 0% e um DP a render 2,9% a 2 anos ah ah!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem fala das taxas baixas, têm de ter atenção que o importante é a taxa real!

Cenário 1:

Suponhamos que a inflação está a 2,5% e uma CGD oferece-vos um DP à taxa de 3%.

Cenário 2:

Agora, suponhamos que a inflação actual está nos 0% (ou mesmo negativo) e a CGD oferece-vos um DP à taxa de 0,8%.

Questão:

Vocês ficam a ganhar mais em qual cenário?  ;D

PS: Não estou a defender a CGD, bem longe disso, até porque não tenho conta nesse banco, nunca tive e questiono-me se alguma vez terei. O que estou a tentar alertar-vos é que não comparem taxas de juro brutas quando fazem comparações com o passado.

PPS: Prefiro o Cenário 3, inflação a 0% e um DP a render 2,9% a 2 anos ah ah!

E para alêm disso temos a taxa euribor do periodo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

se os clientes da caixa tivessem coragem de levantar os DPs que estão nessas miseráveis condições podem ter a certeza que a CGD subia muito a parada!

Agora assim, se o canário come tremoços para lhe damos lagosta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se os clientes da caixa tivessem coragem de levantar os DPs que estão nessas miseráveis condições podem ter a certeza que a CGD subia muito a parada!

Agora assim, se o canário come tremoços para lhe damos lagosta?

Tive a coragem e tirei tudo de lá! O próprio gerente do Balcão quis saber o porque de eu tirar tudo e fechar a conta

No fim de tudo ele estava a cativar para eu permanecer na CGD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Tive a coragem e tirei tudo de lá! O próprio gerente do Balcão quis saber o porque de eu tirar tudo e fechar a conta

Coragem? Tiveste foi inteligência isso sim!

O gestor até devia ter ficado pasmado porque essa atitude é rara: há-de pensar o homem: Isto é um banco do estado o que está a falhar para este senhor levantar tudo?

LOL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Na CGD para não se ter custos de manutenção basta ter um DP de 3500€, correcto?

No preçário parecem-me ser 3500€...

exatamente.

Mas até nesse aspecto os clientes deveriam evoluir e nem sequer pensarem que comissões de gestão sejam admissíveis em pleno 2014!

há 30 anos, quando as pessoas pouco dinheiro colocavam nos bancos, estes pagavam juros de 3 e 4% na conta à ordem e uns 20% por contas a prazo.

Hoje em dia conseguiram o que queriam toda a gente mete o dinheiro no banco e por isso não tem necessidade de pagar muito por isso porque o cliente já está domesticado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

há 30 anos, quando as pessoas pouco dinheiro colocavam nos bancos, estes pagavam juros de 3 e 4% na conta à ordem e uns 20% por contas a prazo.

E nessa altura a inflação estava em quanto, 30% ?

Olha que eles agora estão melhor, por esta ordem de ideias!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

E nessa altura a inflação estava em quanto, 30% ?

Olha que eles agora estão melhor, por esta ordem de ideias!

Claro que a inflacção era bem mais alta mas não era por isso que davam os 30%. Mesmo assim podemos comparar:

em 1980 a inflacção era cerca de 16%, ou seja remuneravam acima da inflacção mais de 10% seguramente!

Agora compara com as taxas de 2% que hoje dão e vê se claramente que não era a inflacção o principal factor para darem 20 e tal% ou 30% de juro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Eu alertei para o facto de darem 20% a prazo quando a inflação era superior a isso.

Houve naturalmente alturas onde as taxas activas eram mais baixas que a inflação, nem que seja pelo facto que na altura havia menos concorrência na banca (tinha sido tudo nacionalizado após 74). Assim, dizer que no passado era melhor é claramente errado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Eu alertei para o facto de darem 20% a prazo quando a inflação era superior a isso.

Houve naturalmente alturas onde as taxas activas eram mais baixas que a inflação, nem que seja pelo facto que na altura havia menos concorrência na banca (tinha sido tudo nacionalizado após 74). Assim, dizer que no passado era melhor é claramente errado.

Concerteza tens razão! Agora com taxas de 1 e 2% é muito melhor. Então as comissões bancárias e nomeadamente as comissões de gestão também é bem melhor existirem!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu gestor de conta ficou pasmado quando disse que exigia tirar tudo de lá, chamou logo o gerente e começou a dizer que é um Banco estável etc...

E eu disse Estável? Disseram-me agora ao balcão que 0,80 é para estabilidade do Banco.

O que teve mais piada foi o desespero do Gestor e do Gerente.  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

O meu gestor de conta ficou pasmado quando disse que exigia tirar tudo de lá, chamou logo o gerente e começou a dizer que é um Banco estável etc...

E eu disse Estável? Disseram-me agora ao balcão que 0,80 é para estabilidade do Banco.

O que teve mais piada foi o desespero do Gestor e do Gerente.  :laugh:

lol é sempre essa a história é do estado e portanto imune a tudo! lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A CGD está para os bancos como a divida Alemã está para o resto das dívidas, há quem prefira pagar para emprestar á Alemanha, e há quem prefira também quase pagar para ter o € na CGD ( banco do estado )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já não tenho DPs na CGD desde que desceram dos 2% (e mesmo assim aguentei muito!), depois em Dezembro de 2013 quando soube que iam cobrar as transferências interbancárias retirei todo o dinheiro...

Ainda me ligaram a perguntar porquê mas eu não tive para os aturar "as vossas taxas não são atractivas e o vosso atendimento ao cliente é simplesmente horrível", iam começar com a conversa da solidez e bla bla mas disse logo que já tinha dito essa conversa quando tirei todos os DPs e que não estava disponível para ouvir a mesma lenga-lenga. Ficou por aí a chamada, nunca mais ligaram.

Entretanto tenho a conta ainda aberta porque tenho conta estudante durante uns meses (também aproveitei e passei para lá algum dinheiro quando o BES parecia que o estoirar para todos), mas assim que terminar faço questão de ir à agência da minha faculdade fechar a conta e ainda lhes vou dizer que nunca tinha trabalhado com o banco tão mau como a CGD e com um balcão tão incompetente como aquele.

Só para verem, o meu cartão expira este mês e não o iam renovar porque tinha as propinas em atraso (quem as paga é a Fundação para a Ciência e Tecnologia, era uma questão burocrática à qual sou alheia)... vá lá que descobri a tempo porque o cartão deixou de fazer pagamentos em terminais MB e fui a um agência tratar do assunto (mas recusaram dar-me um cartão provisório logo não posso usar a conta a não ser num multibanco para levantamentos). Pura incompetência, no  mínimo era obrigação deles avisarem que havia uma problema com a renovação do cartão.

Para mim, CGD nunca mais!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há por aqui algum cliente CGD que tenha recebido um "Extracto Global" mensal, correspondente ao mês de Julho?

Conheço pessoas que receberam estas cartas sem sequer terem solicitado o dito papel, ou mesmo aderido à "Conta Extracto" que leva à emissão deste documento. Ao que parece, neste documento é descrito toda a informação de contas à ordem e aplicações financeiras nas quais o cliente é o primeiro titular.

No mínimo estranho...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por imposição do Banco de Portugal existe uma coisa chamada "dever de informação". Assim, todos os bancos passaram a ser obrigado a enviar comunicações para todos os clientes. Por forma a uniformizar e não bombardear a clientela, a CGD emite um extrato global com toda a intervenção do cliente.

Clientes com  serviço Cx Directa recebem em PDF.

Simples. Se o vosso banco não emite extracto então não cumpre os requesitos legais impostos pelo BdP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa tarde, alguém me sabe informar se é possível agendar transferências programadas de valores de uma conta à ordem na CGD, para outro banco?

E já agora, se essas transferências têm custos?

Sei que transferências pontuais via internet têm custo de €.50, mas de resto não tenho qualquer informação.

Desde já obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas! Tinha um depósito na CGD que retirei devido às "fantásticas" taxas de juro oferecidas por esta instituição. Como ainda era algum dinheiro e o limite diário para transferências pela net é de salvo erro 7000€ para clientes da CGD tive de fazer várias transferências. Acontece que na ultima transferência retirei todo o dinheiro remanescente e nem me lembrei de deixar ficar o dinheiro correspondente ao custo da transferência (1,04€). Recebi agora uma carta da CGD a solicitar o pagamento urgente do montante em divida 1,04€ sob pena de comunicação ao Banco de Portugal no ambito da Central de responsabilidades de Crédito em situação de incumprimento.

Algum conselho em relação a isto?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico