Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Quarto alugado sem recibo: Denuncia

obsidian

Recommended Posts

Tem tudo do seu lado! Não deve preocupar-se e fazer queixa

imediata nas Finanças da àrea.O senhorio levará uma "talhada"

bem merecida.

Não hesite

1º Para se arrendar um quarto tem que se fazer um contrato de arrendamento.

2º Não há contrato, não há recibos, não existe arrendamento. É a lei.

3º Algum estudante está disponível para fazer um contrato de arrendamento?

4º Eu gostava de alugar quartos e de forma legal. Para isso tenho de encontrar potenciais inquilinios que estejam disponíveis a cumprir a lei. Que estejam dispostos a assinar um contrato, a arranjar fiador, a cumprir esse contrato. Alguém quer alugar um quarto de forma legal? Eu alugo.

5º Já agora... um exemplo... se eu alugar um quarto por 200€, pagar 35% de irs (fico com130€), pagar 600€ de IMI (fico com 80€) e o estudante gastar muita electricidade com o aquecedor, gastar água, desgastar os móveis fico com quê?

Vamos lá legalizar isto e pagar o valor justo das coisas. Quartos alugados com contrato a valores justos (o meu quarto de 200€ deveria ser alugado por 300€ para não dar prejuizo)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    • Respostas 53
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• master-chief

6

• ABCD

5

• TiagoF

4

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho muito bem. Denunciem os senhorios que não passem recibos. Quem não deve, não teme.   Eu sou senhorio. E sempre os passei. 

Ola ja que estamos nesse assunto sera que eu consigo denuciar uma pessoa que nao esta a passar recibo de arrendamento , sendo ue nao estou num quarto ? Ou seja. Eative com o meu namorDo no quarto que

É só valentões contra os senhorios depois admiram-se que cada vez existam menos casas para arrendamento tradicional. Leiam o ultimo post e reflictam bem   

Olá a todos! Antes de mais parabéns pelos tópicos em debate e por este espaço de partilha muito útil

Queria colocar uma questão a alguém que me possa orientar: tenho uma casa da qual estou a pagar empréstimo. Será mais vantajoso alugar por quarto ou arrendar a casa? Como se processa legalmente em cada um dos casos? Será que há alguma vantagem em alugar por quarto?

Desde já obrigada pela disponibilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

na minha modesta opinao é:

- encontras pessoas que estejam viradas para a partilha da casa com estranhos?

- encontras pessoas que queiram arrendar totalmente a casa?

Vantagens, é alugares e ponto final :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos! Antes de mais parabéns pelos tópicos em debate e por este espaço de partilha muito útil

Queria colocar uma questão a alguém que me possa orientar: tenho uma casa da qual estou a pagar empréstimo. Será mais vantajoso alugar por quarto ou arrendar a casa? Como se processa legalmente em cada um dos casos? Será que há alguma vantagem em alugar por quarto?

Desde já obrigada pela disponibilidade.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/fisco_investiga_proprietarios_com_mais_do_que_uma_casa.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou filha da senhoria de um apartamento com 4 estudantes. Vivi até ao ano passado com 2 das miudas que ainda lá vivem. No mês passado saiu uma das minhas colegas de casa. Entretanto essa ex-colega de casa ameaçou a minha integridade fisica e pedi às 2 miúdas que ainda lá estão para não deixarem entrar a ex-colega porque os comportamentos dela deixa a desejar e para além da minha integridade fisica, ainda tenho algum receio que estrague alguma coisa no apartamento. Como elas não respeitam o que pedi (ou seja, uma regra que criei), estou a pensar expulsa-las/pedir que saiam do apartamento. O meu problema prende-se com as ameaças deixada com a antiga residente e que se pode prender com uma denúncia às finanças porque afinal não estou a passar recibos (a maior parte do pessoal que lá passa é erasmus e ela foi a 2ª portuguesa que por sinal disse que não precisava de recibo). Ela não é considerada cúmplice por estar a viver/pagar algo que é ilegal? Sendo da área de direito, ela não pode ser prejudicada? E sendo as outras duas miúdas brasileiras, elas não poderão também ter problemas?

Já agora, sabem o tipo de multas aplicadas a quartos arrendados sem recibo? De notar que nunca houve pagamentos por transferência ou cheque e que foram sempre em dinheiro vivo.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/fisco_investiga_proprietarios_com_mais_do_que_uma_casa.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante manuel pinto

Eu gostaria de saber, se alguem me pudesse esclarecer o seguinte.Apartir de setembro 2014 tenciono alugar apartamento a 3  jovens estudantes, a  renda sera a cada um 105x3 =405 € mes. Por ano eu recebo 4.050 euros. Se eu declarar nas financas e passar recibos , quanto e' que pagarei nas financas por ano? Agradeco pela resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu gostaria de saber, se alguem me pudesse esclarecer o seguinte.Apartir de setembro 2014 tenciono alugar apartamento a 3  jovens estudantes, a  renda sera a cada um 105x3 =405 € mes. Por ano eu recebo 4.050 euros. Se eu declarar nas financas e passar recibos , quanto e' que pagarei nas financas por ano? Agradeco pela resposta.

105x3 = 315 e não 405 ;)

Por cada contrato: deves pagar o imposto de selo ao registar o contrato nas Finanças (10% de uma renda mensal).

No total: Tens de pagar IRS sobre o lucro do arrendamento (soma das rendas subtraída de eventuais encargos, como o imposto de selo o IMI, obras de conservação ou o condomínio). Se não optares pelo englobamento será 28% sobre esse lucro; se optares pelo englobamento depende da taxa do teu escalão de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

ainda não vi a resposta á pergunta feita.

1. o meu senhorio tb mudou de atitude cmg de um dia para o outro e ameaça pôr-me tudo na rua de um dia para o outro.

2. pago com tranf bancária e nunca me deu recibo.

3. como me posso proteger?

Não sei qual a dúvida inicial...

1. Porque mudou de atitude? Precisa do imóvel para algum descendente?

2. Tem contrato e ele não lhe passa recibo das rendas?

Verbalizou apenas e paga-lhe o que ficou combinado?

3. Tem o comprovativo das transferências bancárias. Serve para reclamar perante as autoridades competentes!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o meu senhorio tb mudou de atitude cmg de um dia para o outro e ameaça pôr-me tudo na rua de um dia para o outro. pago com tranf bancária e nunca me deu recibo.

como me posso proteger?

Tal como diz o ABCD pode ser relevante o motivo para a mudança de atitude. Em qualquer dos casos parece-me razoável que ele te dê um prazo (talvez um mês) para encontrares outro sítio onde ficar.

Não tens recibos, mas tens contrato? Que mais não seja, os comprovativos de transferência provam que houve uma relação de prestação de algum tipo de serviço, vai-lhe ser muito difícil negar a existência de um contrato, mesmo que verbal...

No imediato, podes também lembrar-lhe, em tom de voz calmo, que se alguma das tuas coisas se estragar ou perder por ser posta na rua sem a tua autorização, a polícia pode ser rapidamente chamada a tomar conta da ocorrência e ele vir a ser responsabilizado pelos estragos. Mas o importante é levar as coisas com calma, não adianta a ninguém que os ânimos se exaltem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Boas

Infelizmente também me retrato em muitas destas situações.  O senhorio para ceia uma pessoa extremamente acessível e simpático e porque atrasei dois dias mudou completamente de atitude para comigo.  Mais, durante os meses anteriores nunca tinha faladnos valores das contas e eu assumi (não,  confesso) que este estaria incluído nos valores. 

Contudo nunca me foi dado às chaves do quarto e tive sempre a sensação de que as minhas coisas pessoais eram remetidas. 

Não existe contrato nem pagamento por transferência pois este sempre quis pagamento em dinheiro. Contudo, e tendo em conta que as coisas estão neste momento  extrapolar,  ao ponto deste estar a publicar vídeos e imagens minhas no Facebook sem a minha autorização e pior ainda a mentir descaradamente a dizer que não colocou. Assim se revela o cara ter ou a falta de de nas pessoas.

Gostaria de saber se tenho direito às chaves do quarto que alugo; se poderei pedir recibos pois no final do ano irá reflectir no meu IRS,; se posso efectuar o pagamento por transferência bancária a partir de agora.  Nunca aluguei um quarto antes e neste momento por motivos profissionais tive que recorrer. 

Bem haja

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, master-chief disse:

Ora bem...

o teu português é mesmo muito fraco

segundo, desde quando é que se arrenda uma coisa e não se têm direito às chaves?

terceiro... acho que está na altura de saíres desse local!!!

Boas

O que está aqui em causa não é o meu português. Se existe erros de gramática ou até mesmo palavra, a razão deve se aí facto do chamado texto inteligente  nas definições do teclado do telemóvel.  Pelo facto, de não ter muito tempo para estar ligado à Internet,  não me permitiu rever o texto antes de enviar. Mas ainda bem, que existe pessoas que se preocupam com n/ português ( falado e escrito, claro está).

Na altura e na minha boa fé,  sempre achei que seria uma questão de tempo bate me entregar as chaves.  Como a minha vida profissional exige muito do meu tempo e somente venho a casa para dormir, as coisas foram andando assim. Até realmente ao dia que comecei a verificar que as minhas coisas remetidas. Naif da minha parte, talvez?! Mas, acredito sempre n boa fé e no respeito e acima de tudo na educação das pessoas, até que me provêm o contrário que é o que está a acontecer. 

Voltando ao assunto que me levou a postar o item, o senhorio em questão nunca me deu as chaves, desconhecendo as suas razões; nunca referenciou, na altura,  as contas extras e o WC ,que diz ser do quarto alugado , já verifiquei, por algumas vezes, que tira pertencentes meus e depois coloca no sítio deste sem me perguntar.  

Mais a minha roupa que é, supostamente, para ser lavada e que, segundo o anúncio faz parte dos serviços incluídos do aluguer,  já quis levar para a casa de uma vizinha para lavar a minha roupa uma vez que não tem estendal ( não é por falta de espaço devo dizer). 

Neste momento, sei que não passa recibos,  não deu ou irá dar as chaves do quarto,  a roupa leva para outro lado para ser lavada ( sabe se onde) e tem uma atitude abusiva bem relação à publicação de vídeos e imagens na net da minha pessoa.

Agora, o que eu questiono é que a minha vida profissional, neste momento, exige que esteja próximo mas, a oferta de casas nesta zona é fraca quase inexistente. Como poderei ultrapassar da melhor maneira toda esta situação. 

Efetivamente nunca estive num quarto alugado nem sei tão pouco direitos que o redentario tem.

Agradeço v/ comentários

PS-Master-Chief  o português pode  não estar correto mas, penso que se percebe bem a questão essencial do meu post. Não revi o texto,  outra vez, antes de publicar! Agradeço mais uma vez os seus comentários. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...

Ola ja que estamos nesse assunto sera que eu consigo denuciar uma pessoa que nao esta a passar recibo de arrendamento , sendo ue nao estou num quarto ? Ou seja. Eative com o meu namorDo no quarto que ele arrendou e aa senvoria quando me viu  disse que nao me queria la . so porque sim.  assim do nada E nao so . mas gostava de saber se eu sendo dw fora posso denucia-la 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    Visitante Francisco
    Citação

Francis

Acho uma falta de respeito enorme! Tudo o que tenho visto deste tipo de conversas feitas por partes ( jovens que reclamam porque precisam de ajuda) normal eu tambem estive numa senhoria, que me ameacou varias vezes que me punha na rua, eu dizendo como lhe disse (voce porque me quer por na rua?) Resposta porque falhou a renda do quarto po 3 dias) e eu tinha avisado antes que so naquele dia iria pagar. Pronto resumindo , ela queria por me na rua e antes de me por na rua e mesmo sem recibos e eu tinha compravativos de pagamento.. pelo qual recorri a uma denuncia e fiz queixa dela, resumindo e concluindo, essa pessoa ( senhoria) teve de me pagar os meses todos que lhe paguei e foi chamada atencao por parte das finanças e teve de retirar outros inclinos e teve de fazer contrato e recibos .. dando o caso socedido digo agora, que no lugar dos jovens facam o que eu fiz, e nao sejam tao criancas nestas alturas temos de ser homens para os enfrentar! Obrigado atenciosamente francisco ferreira 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 9 months later...
    • 1 year later...

Tenho um apartamento t3 bastante espaçoso e quero transformar num t5 para alugar aos quartos, com recibo tudo direitinho.. visto estar registado nas finanças como um t3 e aparecer recibos de aluguer de 5 quartos posso ter problemas? Terei de legalizar os quartos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    On 1/13/2018 at 4:39 PM, master-chief said:

É só valentões contra os senhorios ;)
    depois admiram-se que cada vez existam menos casas para arrendamento tradicional.

Leiam o ultimo post e reflictam bem 

Rapaz lembra-te de uma coisa.   Uma coisa é a lei... outra coisa é a tua opinião.  E felizmente sao coisas bem diferentes e distantes

Quando alguem aqui vem fazer uma pergunta, espera ajuda por quem percebe.  Acho que nao está à espera de bitaites de quem nao percebe nada do tema, e resume-se a escrever aquilo que ACHA que devia ser, como se fosse a maneira como as coisas funcionam na realidade

És livre de dar opiniao, mas certifica-te de deixar a nota de que é apenas a tua opinião e que é fundamentada em coisa nenhuma.

Comentas que a propriedade é tua e as pessoas têm que pedir autorização para entrar, etc.  Baboseiras

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites