Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Banco Invest

lls1959

Recommended Posts

• Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

134

• ruicarlov

87

• --------

66

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ora bem... Custos de manutenção só são aplicados em contas que cumpram duas condições ao mesmo tempo: valor global em conta inferior a 5000€ e não tenha realizado nenhum movimento ao longo de um

@JRJordao, a propósito do que discutíamos noutro dia no tópico do Revolut.

Depende da sua situação pessoal: tem um emprego seguro? tem um fundo de emergência com capital seguro ou outras fontes de capital que possa usar em caso de necessidades prementes? aguenta bem (psicolo

Posted Images

• 2 weeks later...
    há 4 minutos, mnml disse:

Pois... entendido :)

Eu apanhei agora em descida, devido ao reforço automático, mas estou seriamente a poderar meter mais.

Se é mesmo para longo prazo, meter mais sempre que está a descer, é uma boa ideia. Eu agora vou reforçar com um pouco mais do que o habitual; se continuar a descer, continuarei a meter mais.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 3 weeks later...

Alguém já declarou o AR PPR no IRS? Eu investi algum dinheiro lá em 2017, e estou na dúvida como preencher o IRS. 

Na minha declaração vem preenchido automaticamente o quadro 6B do anexo H com o valor do PPR, mas penso que para ter direito a esta dedução estou a tratar o fundo como um PPR. Se quiser tratar o fundo como um fundo "normal", devo remover esta linha?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As minhas subscrições do PPR em 2017, deram-me só em benefícios fiscais (IRS) 13% de lucro (só pagarei os 8% de imposto sobre este lucro daqui a muitos anos). Continuam a achar que não vale a pena? Eu acho que é um dos poucos bons investimentos que ainda o Estado não destruiu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, superkinas disse:

acho que se estava a referir invest AR ppr que mesmo nao declarando no irs, usando apenas como fundo, tem vantagens fiscais após 5 e 8 anos

Deves ter razão.

Estive offtopic :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, superkinas disse:

acho que se estava a referir invest AR ppr que mesmo nao declarando no irs, usando apenas como fundo, tem vantagens fiscais após 5 e 8 anos

Isto. Eu opto por declarar no irs, pois além do beneficio fiscal anual, as consequências negativas de não me manter no rumo ajudam-me a resistir a eventuais tentações de resgate (somos humanos e como tal passiveis de ter fraquezas; tudo o que nos ajude na constância é util) e se o PPR AR se aguentar com as performances que tem tido até agora, vai ser certamente um bom investimento. Mas tal como faz o JRJordão, uso-o também para diversificação dos investimentos; se quisesse apenas ter tudo investido no PPR AR, acho que faria sentido constituir duas modalidades: um ppr declarado no IRS e outro não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Visitante
    há 44 minutos, 5coroas disse:

Isto. Eu opto por declarar no irs, pois além do beneficio fiscal anual, as consequências negativas de não me manter no rumo ajudam-me a resistir a eventuais tentações de resgate (somos humanos e como tal passiveis de ter fraquezas; tudo o que nos ajude na constância é util) e se o PPR AR se aguentar com as performances que tem tido até agora, vai ser certamente um bom investimento. Mas tal como faz o JRJordão, uso-o também para diversificação dos investimentos; se quisesse apenas ter tudo investido no PPR AR, acho que faria sentido constituir duas modalidades: um ppr declarado no IRS e outro não.

Por curiosidade... como faria essa gestão entre ter uma parte do AR PPR como PPR e outra parte como fundo? É possivel fazer isso numa mesma conta?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Visitante Visitante disse:

Por curiosidade... como faria essa gestão entre ter uma parte do AR PPR como PPR e outra parte como fundo? É possivel fazer isso numa mesma conta?

Obrigado.

Não tenho a certeza, mas julgo que seja possível que o Banco Invest nos deixe subscrever as duas modalidades em separado, uma parte na qualidade de Fundo e outra na qualidade de PPR. Eu colocaria no PPR o montante necessário para obter o máximo de beneficio fiscal no irs e o resto no Fundo. Não vejo porque não seria possível, pois são situações compatíveis. No entanto, será melhor contactá-los e perguntar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

segundo me parece a nivel do banco invest nao ha qualquer distinção entre ser para irs ou nao.

onde há distinção é apenas na declaração de irs, por defeito o banco deve enviar o valor total aplicado para a declaração de irs, e nós depois é que decidimos se deixamos estar ou alteramos e declaramos menos.

isto tem a desvantagem de, passado uns anos, nao ser facil perceber qual a quantia declarada para irs ou nao, o melhor é ir mantendo umas contas ao lado para quando for necessário sabermos. tenho um ppr noutro banco que contactei ha algum tempo e nao me sabiam dizer se contava para irs ou nao.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, lowfin disse:

segundo me parece a nivel do banco invest nao ha qualquer distinção entre ser para irs ou nao.

onde há distinção é apenas na declaração de irs, por defeito o banco deve enviar o valor total aplicado para a declaração de irs, e nós depois é que decidimos se deixamos estar ou alteramos e declaramos menos.

isto tem a desvantagem de, passado uns anos, nao ser facil perceber qual a quantia declarada para irs ou nao, o melhor é ir mantendo umas contas ao lado para quando for necessário sabermos. tenho um ppr noutro banco que contactei ha algum tempo e nao me sabiam dizer se contava para irs ou nao.

Eu não vejo porque é que o banco não poderia atender a um pedido personalizado no sentido de deixar criar para a mesma pessoa 2 PPRs em separado, depois o cliente que fizesse o que entendesse com qualquer umas delas (declarar ou não declarar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ate podem deixar, mas penso que nao é por aí. para o banco isto é transparente eles nao devem saber qual vai para irs ou não. para eles é apenas 1 compra de ppr. o que tenho atualmente so aparece como 1 unico e se quiser mais vai reforçar nesse, nao abre um novo.

mesmo que deixassem ter 2 contas do mesmo ppr, continuavas a ter de ser tu a gerir qual foi para irs ou nao. no final do ano o banco devia declarar ambas para o teu irs (pre-preenchido ou automatico) e tinhas de ser tu a editar e alterar o valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, lowfin disse:

mesmo que deixassem ter 2 contas do mesmo ppr, continuavas a ter de ser tu a gerir qual foi para irs ou nao. no final do ano o banco devia declarar ambas para o teu irs (pre-preenchido ou automatico) e tinhas de ser tu a editar e alterar o valor.

Tens razão. A vantagem de se ter 2 contas só resultaria se o banco enviasse para as Finanças os valores delas em separado, e depois as Finanças teriam que colocar também em separado as duas contas na declaração do irs, (não me parece que o possam fazer).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas tenho lido isto na Deco, o que me deixa agora curioso sobre a forma como farão a separação??? Ou será que estão a falar em ter 2 PPRs distintos?

Por isso, é recomendável ter pelo menos 2 PPRs: um primeiro para usufruir do benefício fiscal; um segundo como veículo de investimento, beneficiando de um pacote fiscal extremamente favorável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

penso que aí estao apenas a recomendar aproveitar o beneficio fiscal ao maximo e nao "prender" o resto do ppr sem necessidade. Não me parece que estejam focados em relação a como fazer isso. :)

pelo que percebi para o banco é transparente ou nem sabem sequer, nós é que temos de fazer as contas e saber o que declaramos. O tem uma certa lógica, o banco tambem não sabe o resto que declaramos no IRS.

Isso leva-me a uma duvida, se só nós é que sabemos, como é que o estado sabe? Se vendermos tudo o que temos em ppr deve ser facil, mas se for só uma parte..

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tive uma dúvida parecida, tenho o PPR do Invest, e declarei até agora o montante que tenho lá.
    Este ano perguntei o que acontecia se não declarasse e no futuro quisesse levantar o que não declarei.
    Actualmente é por FIFO, ou seja, quando fazemos resgate, é das unidades que estão no PPR há mais tempo, e como já foram declaradas no IRS pagamos o beneficio que o estado nos deu, acrescido de X%.
    Ora, o que me sugeriram fazer caso esse situação venha a acontecer é transferir as UPs iniciais e declaradas para outro PPR (provavelmente outro diferente mesmo) e depois levantar as outras que não foram declaradas, não pagando assim impostos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites