Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Plano EDP Continente

Susana

Recommended Posts

Já começaram as taxas de transição???? que imposto é este que eu nunca tinha ouvido falar?? qtd 92?? não percebo...

Estava previsto no acordo com a troika e trata-se da implementação de uma diretiva comunitária (com alguns anos de atraso diga-se de passagem): http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=525607

Mas também não sei exatamente qual a justificação que a UE deu para criar este imposto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 58
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• José Ribeiro

9

• pauloaguia

8

• CS

5

+-, a distribuição em media e baixa tensão é EDP creio.
    É possível, aí não discuto. Mas garantidamente não é da ERSE ;)

quanto à questão ao "mercado" dos pequenos produtores, estes só podem vender electricidade à EDP e a preços tabelados (leia-se concertados entre o governo e a própria EDP). portanto na pratica é como se fosse a EDP a produzir toda a electricidade (com a agravante deste modo, o kwh ainda sai mais caro).

Salvo erro há eólicas que são exploradas por companhias estrangeiras. E sei que pelo menos uma das barragens daqui do Noroeste está/vai ser construída por uma empresa espanhola também... Mas sim, a maior parte ainda é "produzida" pela EDP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Gostei :) só que a folha de cálculo fica muito apertada ali no meio do texto - não seria mais prático disponibilizar o link para o documento, para se comparar mais facilmente?

Tem razão. Estava apenas a testar esta funcionalidade de inserir folhas de calculo em sites, mas como a tabela é muito comprida não fica muito funcional. Disponibilizei o link para download por baixo da tabela.

Provavelmente desatualização. No site da EDP5D ainda diz que o IVA é 6% :P

Não tinha reparado nesse pormenor do IVA, mas provavelmente é isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ABraga80

Boas.

Estive a estudar a fundo este tema para perceber se, a médio/longo prazo, me compensa mudar para o plano edp continente.

Resumidamente, decidi mudar apesar de ter bi-horário porque estamos fartos de andar a correr atrás das horas de por as máquinas lá em casa.

Informações que podem ajudar daquilo que recolhi (algumas repetidas com o q já foi dito acima)

Condições do plano

- Adesão ao plano só permite tarifa simples (não bi-horário) com faturação mensal ou bimestral (não conta certa)

- Obriga à passagem para a empresa "EDP Comercial" que é a empresa do grupo edp que opera no mercado livre

- O preço do consumo e da potência contratada é exatamente o mesmo da edp serviço universal (algumas pessoas estavam a comparar o preço que eles publicitaram com o que vinha nas suas faturas de 2011, antes da subida de preços)

Mercado regulado vs mercado livre

- Para quem tem potências abaixo de 10,35 kVA pode, sem qualquer custo, voltar ao mercado regulado até final deste ano (p.ex., aderir ao plano e, em Novembro, voltar ao mercado regulado) - para que tem potências de 10,35 ou superior isto já é verdade a partir de Julho de 2012

- A partir de Janeiro de 2013 para potências abaixo de 10,35 kVAs e de Julho de 2012 para potências iguais ou superiores a 10,35 kVAs vão ser implementadas no mercado o que eles chamam de "tarifas transitórias"

- Embora ainda n esteja definido o seu valor, estas tarifas transitórias são a forma de "incentivarem" as pessoas a passar para o mercado livre; isto só pode acontecer se fizerem com que o preço para quem está no mercado regulado seja superior ao que vai existir a partir dessas datas no mercado livre

- A razão pela qual se quer acabar com o mercado regulado é porque está a gerar um défice tarifário que vamos todos pagar no futuro (http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=499411)

As minhas conclusões

- Dado o nível de desconto do plano (10%) e por aplicar às maiores componentes da fatura (potencia contratada e consumo - não sei porque não aplica a tudo, era muito mais fácil de explicar!!!) acho que este plano faz todo o sentido para quem hoje tem o tarifário simples, não encontrei melhor no mercado...

- Passar para o mercado livre não é um problema porque podem voltar ao mercado regulado até fim do ano ou, como o mercado regulado vai subir mais que o livre, já ficam com um tarifário mais barato

- Para mim que tenho bi-horário, fiz as contas e deu-me um número parecido com o que eles publicam; se eu tiver menos de 43% do meu consumo em vazio (à noite) compensa-me o plano edp continente porque o desconto do bi-horário é menor que 10%

- Eu tenho tido consumos em vazio mais próximos de 46-47% mas mesmo assim decidi mudar porque a diferença de preço não justifica a chatice dos horários...

Em resumo

- Parece-me que a edp e o continente não conseguiram explicar às pessoas os problemas do mercado e, por isso, gerou muitas confusões

- Na minha opinião, e assumindo que as coisas acontecem como o governo e a troika definiram, o plano parece-me interessante para quem tem tarifário simples ou bi-horários "pouco aproveitados"

- Para quem não se quiser arriscar no mercado livre, pode sempre aproveitar o desconto durante uns meses e, antes do final do ano, voltar ao mercado livre (só para potências abaixo de 10,35 kVA).

Desculpem o lençol, mas como gastei algum tempo a perceber estas coisas, achei que pode ser útil para quem está com dúvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ABraga80

Obrigado pela informação. de longe o melhor post deste topico. claro e informativo.

Sobra uma questão: Se o objectivo é acabar (ou conter) com o deficit tarifario da electricidade, pq razão é que os politicos optaram por criar um "mercado livre" ao invés de aumentar as tarifas do regulado? Medo dos eleitores? Ou haverá razoes contratuais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este plano não é vantajoso para quem tenha o plano bi-horário a funcionar correctamente. Os 10% que eu iria 'poupar' não iriam compensar pelos 20% que iria pagar a mais, e depois ainda ficava agarrado ao Continente. Cada um que faça as suas contas pois não é possível dizer que sim ou que não ás pessoas, cada caso é um caso mas em todos os casos se pode começar a poupar com a tarifa bi-horária e em boicotar estas tretas todas.

Perto está o tempo em que temos que ter cartão para ter acesso ao cartão que tem acesso ao cartão que dá desconto. :-\

Pudesse eu mudar a legislação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mercado regulado vs mercado livre

- Para quem tem potências abaixo de 10,35 kVA pode, sem qualquer custo, voltar ao mercado regulado até final deste ano (p.ex., aderir ao plano e, em Novembro, voltar ao mercado regulado) - para que tem potências de 10,35 ou superior isto já é verdade a partir de Julho de 2012

- A partir de Janeiro de 2013 para potências abaixo de 10,35 kVAs e de Julho de 2012 para potências iguais ou superiores a 10,35 kVAs vão ser implementadas no mercado o que eles chamam de "tarifas transitórias"

- Embora ainda n esteja definido o seu valor, estas tarifas transitórias são a forma de "incentivarem" as pessoas a passar para o mercado livre; isto só pode acontecer se fizerem com que o preço para quem está no mercado regulado seja superior ao que vai existir a partir dessas datas no mercado livre

- Para quem não se quiser arriscar no mercado livre, pode sempre aproveitar o desconto durante uns meses e, antes do final do ano, voltar ao mercado livre (só para potências abaixo de 10,35 kVA).

Obrigada pelo comentário, muito mesmo muito esclarecedor. Só não percebi quem tem menos de 10,35KvA, que é o meu caso, se pode voltar ao mercado regulado na mesma, e é só até ao fim de 2012.

Tinha percebido que podíamos mudar de fornecedor, mas só no mercado livre, não podendo voltar ao mercado regulado.

É a única dúvida que queria esclarecer para mudar, mas é claro que gostaria de saber qual é a tarifa transitória... e a mim disseram-me que iria ser aplicada a partir de Julho de 2012 e não Janeiro de 2013...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Bom dia!

(Como o tema é o mesmo, embora a inatividade, resolvi responder aqui e não criar um tópico novo)

A promoção dos 10% na EDP Continente acabava a 31 de Dezembro... acham que vai continuar ou acaba mesmo?

Penso que na altura surgiu qq coisa que poderia ser renovada ano a ano... embora duvide!

Que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E fica aqui a resposta:

Caro(a) Cliente,

É com enorme prazer que lhe damos as boas-vindas a 2013 com uma oferta especial para si. O período de utilização do seu plano EDP Continente, onde recebe 10% da sua fatura de eletricidade em cupões Continente, foi alargado até dia 31 de janeiro de 2013.

A partir do dia 1 de fevereiro de 2013, os preços de eletricidade serão atualizados na sequência da publicação, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), dos novos custos de acesso às redes a vigorar em 2013. No entanto, mantemos a nossa missão de oferecer a opção do mercado que lhe traz mais conforto e economia. Assim:

passará a beneficiar, em 2013, de um desconto de 2% direto na sua fatura de eletricidade, face à tarifa regulada em vigor;

pode usufruir de ofertas e descontos num elevado número de estabelecimentos parceiros da comunidade edp, perto de si. Saiba mais em www.comunidade.edp.pt.

Adicionalmente, pode ter acesso a um conjunto de serviços exclusivos como a auditoria energética, certificações em 24h e ainda o funciona, um serviço inovador que garante a manutenção preventiva da sua instalação de gás, eletricidade, eletrodomésticos e assegura intervenções imediatas em caso de avarias.

Para consultar o novo tarifário para 2013 clique aqui ou copie o link seguinte para o seu browser de internet: https://energia.edp.pt/media/38626/novotarifarioeletricidadeplanoedpcontinente.pdf

Para qualquer esclarecimento ou dúvida estamos próximos através do site www.energia.edp.pt, no número 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h), em qualquer loja edp, ou por email para servicoaocliente@edp.pt.

Serviço ao Cliente EDP Comercial

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites