Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Plano EDP Continente

Susana

Recommended Posts

vejo que continua na mesma a alimentar polemicas e discordias!... tenha calma homem!

Aqui ninguem tem bola de cristal para ver o futuro e muito menos o poder de acertar sempre em todas....

Nem eu, que fui quem discordou e de quem ele discordou, achei que ele estivesse a tentar alimentar polémicas. Estava apenas a esclarecer melhor o seu ponto de vista. Não vejas o que não existe, tem calma mulher! ;)

Um fórum é um local de discussão - amigável tipicamente. Não temos que estar todos de acordo, desde que as coisas sejam levadas com calma, está sempre tudo bem.

Relativamente às contas que apresenta, há a referir que que o valor de consumo no vazio de 126 kW, provavelmente será maior na eventualidade de se transferir para a tarifa simples.

Ok, esta frase não percebi - em que é que mudar de tarifa aumenta o consumo? Aliás, eu até esperaria que o facto de passar a ser irrelevante o horário em que se consome levasse a que houvesse um menor consumo nas horas de vazio que se transfereria para o horário fora de vazio...

(apesar de, pelo que percebi, isto não interferir nas conclusões que tiras).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 58
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• José Ribeiro

9

• pauloaguia

8

• CS

5

Visitante celorico

Eu tenho uma pequena dúvida, e acho que os valores citados no inicio deste assunto para as tarifas não estão corretos.

Falando apenas de tarifa simples(pois este plano só permite esta) e tendo por base os valores da minha fatura que chegou agora. Tenho uma potência de 6,9 e um consumo de 557kW/h

Tarifa atual, custo por kW/hora - 0,1299€

Potência 6,9kVA tarifa atual EDP (custo dia) - 0,3365€

33dias*0.3365+557*0.1299=11.11+72.35=83.46

Tarifa regime EDP-Continente, custo por kW/hora - 0,1393€

Potência 6,9kVA tarifa EDP-Continente(custo dia) - 0,3308€

33dias*0.3308+557*0.1393=10.91+77.59=88.50

Ora isto dá um acréscimo de 5,04€ na minha fatura, o desconto do continente seria de 8.85€, logo estaria com uma "oferta" 8.81€.

Não me parece grande fartura e se não me enganei no valor das tarifas o ganho não é assim tão relevante, pois o que interessa mesmo é diminuir o valor da fatura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante celorico

Esta visto que a oferta é de 3.81 e não 8.81 ;)

Ha!!! e claro que me esquecia que o valor vai depois ser cobrado o IVA a 23%

83.46*0.23=19.1958 e 88.5*0.23=20.335 logo a diferença dá 1.16€ o que diminui a pferta para a fantástica quantia de 2.65€.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho uma pequena dúvida, e acho que os valores citados no inicio deste assunto para as tarifas não estão corretos.

Falando apenas de tarifa simples(pois este plano só permite esta) e tendo por base os valores da minha fatura que chegou agora. Tenho uma potência de 6,9 e um consumo de 557kW/h

Tarifa atual, custo por kW/hora - 0,1299€

Potência 6,9kVA tarifa atual EDP (custo dia) - 0,3365€

33dias*0.3365+557*0.1299=11.11+72.35=83.46

Tarifa regime EDP-Continente, custo por kW/hora - 0,1393€

Potência 6,9kVA tarifa EDP-Continente(custo dia) - 0,3308€

33dias*0.3308+557*0.1393=10.91+77.59=88.50

Ora isto dá um acréscimo de 5,04€ na minha fatura, o desconto do continente seria de 8.85€, logo estaria com uma "oferta" 8.81€.

Não me parece grande fartura e se não me enganei no valor das tarifas o ganho não é assim tão relevante, pois o que interessa mesmo é diminuir o valor da fatura.

Celorico,

os valores que apresentei de €/kwh foram calculados com base no tarifario 2012 que está no site da EDP já que ainda não tenho factura deste mês de janeiro.

No tarifario 2012 do site da EDP, o preço da tarifa simples é coincidente com os preços de plano EDP-Continente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O memorando assinado entre o Governo e a 'troika' impõe que, a partir de 1 de janeiro de 2013, serão extintas as tarifas de eletricidade reguladas.

Esta informação está confirmada?

Então, os clientes no fim de 2012 serão "migrados" para um outro mercado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Então, os clientes no fim de 2012 serão "migrados" para um outro mercado?

Isso ainda não está definido, julgo eu. Mas mesmo que não o fossem, podem simplesmente impedir a subscrição de novos clientes com aquele tarifário...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Isso ainda não está definido, julgo eu. Mas mesmo que não o fossem, podem simplesmente impedir a subscrição de novos clientes com aquele tarifário...

Exactamente... essa foi a ideia que fiquei desta operação, ou seja, tentar fazer migrar os clientes para o mercado liberalizado.

Se essa é a ideia, então é porque os estudos apontam para subidas nas tarifas não reguladas, acima do que se verificará no mercado regulado.

Eu, como cliente de tarifa simples, vou deixar-me estar sem usufruir dos descontos em cartão. Isto a menos que apareça bons motivos que deitem por terra esta minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Retirado de uma resposta no Expresso online…

Há dez minutos atrás, ao preencher o formulário para aderir ao descontinho de 10%, deparo-me com a obrigatoriedade de inserir um NIB para pagamento bancário. Como já tenho pagamento por conta bancária, recorri à menina EDP, através do 808 501 501 (linha dedicada aos patos que querem este descontinho e eu fui um deles).

-Fulana de tal... EDP... em que posso ser útil?

- Estou a tentar preencher online a adesão ao desconto de 10% e não há nenhum campo para indicar que já tenho pagamento pelo banco.

- Este será um novo contrato, por isso tem de introduzir o NIB, mesmo que seja o mesmo.

- Um novo contrato? Porquê?

- Porque a senhora está a deixar de ser cliente da EDP Universal e está a passar a ser cliente da EDP mercado liberalizado.

- E... isso quer dizer o quê???

- Que passa a estar no mercado liberalizado de fornecimento de energia que a TROIKA obrigou.

- E se eu não sair da EDP Universal?

- Mais tarde vai ter de sair, porque o mercado regulado vai acabar, por ordens da TROIKA.

- E vai acabar quando?

- Em 2015 vai deixar de haver.

- Então quer dizer que até 2015 ainda posso estar como cliente do mercado regulado!?

- Sim, mas depois tem de sair.

- E se sair já, o que acontece ao preço que vou pagar?

- Até final da campanha os preços mantêm-se...

- E depois de Dezembro de 2012 (final da campanha)???

...

Deduzam o resto!...  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um amigo meu que me veio com esse mesmo excerto do Expresso, todo receoso de ter feito alguma asneira... Para além do facto de que qualquer contrato pode ser cancelado até uns dias depois (o chamado período de reflexão), acabei por chegar à conclusão que ele se estava a preocupar à toa, porque no caso dele até já tinha saído do tarifário regulado há muito tempo, quando aderiu à  EDP5D (que é a vertente liberalizada da EDP).

Já agora, só mais uma achega aos "patos" (para usar o mesmo termo do mail) que acham que é um grande problema abraçar a liberalização: também ninguém garante que os preços do serviço regulado se mantenham depois de Dezembro de 2012 (aliás, é quase certo que mudam, como todos os anos)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

... também ninguém garante que os preços do serviço regulado se mantenham depois de Dezembro de 2012 (aliás, é quase certo que mudam, como todos os anos)

... só este ano foi mais um aumento de 4%, senão estou em erro, a acrescentar à subida do IVA na fatura da EDP!...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já sei que se apregoa aos 4 ventos a liberalização dos mercados.

O que eu sei e senti, foi a liberalização do mercado dos combustíveis.

Meio mundo defendia a liberalização assente na esperança que tal trouxesse a tão ambicionada concorrência e seus benefícios (leia-se baixa de preços) e o que se verificou foi sempre um aumento generalizado dos preços assente nas "desculpas" do aumento do preço do crude.

Lembro também que em Julho de 2008 o preço do barril andava nos 135$ e passado 3 meses baixou para os 35$. Nunca essa descida foi repercutida no preço a pagar pelos clientes.

Por isso, quando o mercado regulado acabar, já sei o que me espera.

Mas até lá, deixo-me ficar assim que estou menos mal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto ao mercado da electricidade trata-se de um mercado em que a produção e distribuição está, praticamente toda, nas mãos de um único grupo económico, com fortes ligações ao estado português e com preços definidos por uma entidade estatal (ERSE).

Convém tb não esquecer que:

i) durante anos a fio, o estado subsidiou o preço de venda da electricidade ao consumidor (para garantir votos em eleições), gerando um deficit que custa milhoes ao erário público e que terá de ser resolvido por exigência da troika;

ii) parte da factura da electricidade serve para financiar a RTP;

iii) parte da factura serve para financiar as autarquias;

iv) parte da factura serve para financiar a produção de eolica e solar.

Em suma, uma liberalização à portuguesa, onde só por ignorância ou má fé se podem ver semelhanças com um mercado de livre  concorrência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Há pouco no Continente, explicaram-me que:

- o mercado regulado vai acabar em Dez de 2015

- até Dez de 2012, quem passar para o plano EDP Continente, tem 10% de desconto mensal (sobre gastos em consumo e potência), para desconto nas compras. Passam de imediato para o mercado liberalizado.

- quem se mantiver no mercado regulado, pode manter-se até 2015, mas a partir de julho de 2012 a EDP vai cobrar uma taxa de transição (que ninguém explicou o valor, e aparentemente não informação ainda definida)

- quem tem tarifa bi-horária, só "compensa" mudar para o EDP Continente se tiver menos de 40%de consumo no horário de vazio.

Então:

- Alguém sabe o que é isto da taxa de transição?

- E quem mudar para o mercado liberalizado, que riscos corre a partir de Jan de 2013?

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em suma, uma liberalização à portuguesa, onde só por ignorância ou má fé se podem ver semelhanças com um mercado de livre  concorrência.

Exactamente, por todas as razões que enumeraste e mais algumas é que acredito que esta liberalização vai implicar um aumento do preço a ser suportado pelas famílias.

Eu não mudo, enquanto me couber a mim decidir. Quando for obrigado, não terei outro remédio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante franciscadumont

>:( Realmente temos de estar de olhos bem abertos. No prospeto do plano EDP Continente vem escrito - O tarifário do plano EDP Continente é igual à tarifa simples da EDP Serviço Universal  (consulte a tabela que se encontra no verso do formulário). Façam todos! Peguem numa fatura vossa e vejam enquanto clientes tarifa simples (de EDP serviço Universal quanto vos é cobrado por KWh e vão ver que não é os 0,1393 do plano EDP Continente. As tarifas não são as mesmas e ficamos a pagar mais ao aderir ao plano. E mais! Nunca mais podemos regressar à tarifa simples do mercado regulado EDP Universal. É verdade que esta pode ter os dias contados mas até lá mais vale estarmos quietinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

>:( Realmente temos de estar de olhos bem abertos. No prospeto do plano EDP Continente vem escrito - O tarifário do plano EDP Continente é igual à tarifa simples da EDP Serviço Universal  (consulte a tabela que se encontra no verso do formulário). Façam todos! Peguem numa fatura vossa e vejam enquanto clientes tarifa simples (de EDP serviço Universal quanto vos é cobrado por KWh e vão ver que não é os 0,1393 do plano EDP Continente. As tarifas não são as mesmas e ficamos a pagar mais ao aderir ao plano. E mais! Nunca mais podemos regressar à tarifa simples do mercado regulado EDP Universal. É verdade que esta pode ter os dias contados mas até lá mais vale estarmos quietinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

As tarifas que tenho actualmente são as mesmas da EDP Continente.

Após uma confirmação nos sites, tb tenho a mesma informação:

http://edp.continente.pt/index.php?option=about

(clicar em tarifas)

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNate20.7kVA.aspx

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz uma analise a esta promoção EDP Continente no meu blog. Podem ler no link.

Tem uma folha de calculo embutida onde se pode comparar os preços do vários fornecedores EDPSU, EDP5D e ENDESA.

Uma coisa que não percebo é porque é que os tarifários em EDP.pt não batem certo com os de EDP5d.pt

http://www.edp.pt/pt/particulares/edp5d/edpcasa/Pages/Tarifario.aspx

http://edp5d.pt/edp-casa-tarifario-electricidade.aspx

Neste dois links que supostamente falam do mesmo produto, num o custo de KWH é de 0.1299 e noutro é de 0,1365.

Será falta de atualização?

Lá vou ter que enviar um mail a perguntar....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    O que eu sei e senti, foi a liberalização do mercado dos combustíveis.

Meio mundo defendia a liberalização assente na esperança que tal trouxesse a tão ambicionada concorrência e seus benefícios (leia-se baixa de preços) e o que se verificou foi sempre um aumento generalizado dos preços assente nas "desculpas" do aumento do preço do crude.

Bem, a concorrência está aí (num raio relativamente curto tenho postos de abastecimento com diferenças de mais de 10 cêntimos por litro no preço!). E era um bocado utópico pensar que os preços iam descer quando um os motivos para a liberalização era justamento o facto do eEstado estar a gastar rios de dinheiro para manter os preços dos combustíveis em valores constantes, o que quer dizer que os preços reais seriam mais altos (já agora é mais ou menos o que se tem passado com a eletricidade nos últimos anos também, como o lothar referiu).

Por acaso ainda há duas semanas estava a comentar que os preços do combustível estavam bastante mais baratos que no início da Primavera... e em apenas duas semanas tudo mudou :P Também não gosto, mas que se há de fazer?

Quanto ao mercado da electricidade trata-se de um mercado em que a produção e distribuição está, praticamente toda, nas mãos de um único grupo económico, com fortes ligações ao estado português e com preços definidos por uma entidade estatal (ERSE).

Uma pequena correção: a produção está nas mãos de várias empresas (sobretudo EDP) e de muitos pequenos produtores. A distribuição está nas mãos da REN. A ERSE controla o mercado (define as regras, dirige os leilões de energia, estipula os limites das tarifas, etc).

- Alguém sabe o que é isto da taxa de transição?

- E quem mudar para o mercado liberalizado, que riscos corre a partir de Jan de 2013?

Também é a primeira vez que estou a ouvir falar disso... E também acho que não faz sentido nenhum. Mas pergunto-me: será que não existe já? Porque é que quase todas as empresas do mercado liberalizado têm um tarifário que é o da EDP SU menos x%? Será porque a EDP SU é obrigada a cobrar mais do que um determinado preço base?

(atenção, isto sou eu a especular, também gosto de teorias de conspiração ;))

E mais! Nunca mais podemos regressar à tarifa simples do mercado regulado EDP Universal.

Eles já pararam de aceitar novos clientes? Isso é oficial?

Tem uma folha de calculo embutida onde se pode comparar os preços do vários fornecedores EDPSU, EDP5D e ENDESA.
    Gostei :) só que a folha de cálculo fica muito apertada ali no meio do texto - não seria mais prático disponibilizar o link para o documento, para se comparar mais facilmente?

Uma coisa que não percebo é porque é que os tarifários em EDP.pt não batem certo com os de EDP5d.pt
    Provavelmente desatualização. No site da EDP5D ainda diz que o IVA é 6% :P
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabei de receber a minha factura da EDP SUreferente ao periodo de 17/12/2011 a 16/01/2012.

Tenho bi-horario e dei a leitura a 13/01/2012 conforme indicado na factura anterior.

já estou aqui a ver o tarifario actualizado a partir de 01/01/2012 como era de esperar.

Agora o que eu não estava à espera era de ver um tal de IMPOSTO ESPECIAL CONSUMO ELECTRICIDADE! O que é isto???

Data inicial        Data Final        Qtd.      Preço (€)        Valor (€)      IVA (%)

2012/01/01      2012/01/16        92        0.0010          0.09            23

Já começaram as taxas de transição???? que imposto é este que eu nunca tinha ouvido falar?? qtd 92?? não percebo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma pequena correção: a produção está nas mãos de várias empresas (sobretudo EDP) e de muitos pequenos produtores. A distribuição está nas mãos da REN. A ERSE controla o mercado (define as regras, dirige os leilões de energia, estipula os limites das tarifas, etc).

+-, a distribuição em media e baixa tensão é EDP creio.

quanto à questão ao "mercado" dos pequenos produtores, estes só podem vender electricidade à EDP e a preços tabelados (leia-se concertados entre o governo e a própria EDP). portanto na pratica é como se fosse a EDP a produzir toda a electricidade (com a agravante deste modo, o kwh ainda sai mais caro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabei de receber a minha factura da EDP SUreferente ao periodo de 17/12/2011 a 16/01/2012.

Tenho bi-horario e dei a leitura a 13/01/2012 conforme indicado na factura anterior.

já estou aqui a ver o tarifario actualizado a partir de 01/01/2012 como era de esperar.

Agora o que eu não estava à espera era de ver um tal de IMPOSTO ESPECIAL CONSUMO ELECTRICIDADE! O que é isto???

Data inicial        Data Final        Qtd.      Preço (€)        Valor (€)      IVA (%)

2012/01/01      2012/01/16        92        0.0010          0.09            23

Já começaram as taxas de transição???? que imposto é este que eu nunca tinha ouvido falar?? qtd 92?? não percebo...

trata de (mais) um novo imposto para compensar as "apostas" dos ultimos anos em energias verdes, scuts, planos tecnologicos, etc.

podes ver mais info aqui e aqui

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites