Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Juros de depósitos a prazo e englobamento no IRS

stradale

Recommended Posts

Os depósitos a prazo também entram para o IRS? É  obrigatório? é a primeira vez que vejo tal coisa. 

Os juros podem entrar, como rendimento. Isto no caso de o contribuinte optar por os englobar para serem taxados juntamente com o resto dos rendimentos, o que só compensa se estiver no escalão de IRS mais baixo (até aos 7000€ de rendimento coletável), pois é o único em que a taxa de imposto é inferior aos 28% da taxa liberatória aplicada a estes rendimentos.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 185
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

35

• --------

24

• TiagoF

17

Os juros podem entrar, como rendimento. Isto no caso de o contribuinte optar por os englobar para serem taxados juntamente com o resto dos rendimentos, o que só compensa se estiver no escalão de IRS mais baixo (até aos 7000€ de rendimento coletável), pois é o único em que a taxa de imposto é inferior aos 28% da taxa liberatória aplicada a estes rendimentos.

Ok. mas os juros não são automaticamente taxados a 28%? Depois é reembolsado a diferença em IRS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Neste momento estou desempregada, logo rendimentos não possuo. Será que posso optar pelo englobamento e vir a receber algo dos meus investimentos?
    Optar pelo englobamento podes sempre. De ter em atenção que ao fazê-lo és obrigada a englobar TODOS os rendimentos que estão sujeitos a essa opção (juros, valorização de fundos de investimento, rendas recebidas, etc). Grosso modo, tudo aquilo que sofreu retenção na fonte a uma taxa liberatória.

Se vais receber dinheiro ou não depende do montante. Mas admitindo que esses rendimentos não te levam muito para lá do 1º escalão, deves ser reembolsada, sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguem pediu os papeis de englobamento de irs ao Activo Bank ou ao Millenium e que nao tenha recebido?

Hoje liguei para a agencia (millenium ) e disseram-me que dado que nao tinha tido rendimentos de juros, eles nao passam declaração, mesmo a pedido que o cliente faça. Podem-me confirmar isto?

Achei estranho esta justificação já que em 2014 quando pedi os papeis de 2013, nao tendo rendimento de

juros, passaram uma declaração em que nao tive lucro de juros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se formos a ver bem, não faz sentido emitir uma declaração para o cliente quando não há rendimentos nenhuns para declarar. Este ano nem sequer é obrigatório enviar nenhuma declaração para as finanças, logo há menos razão ainda para emitirem uma declaração assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pois, o que achei estranho foi o bcp fazer isso e este ano nao fazer.

Mas o facto de nao ter de enviar declaraçao de englobamento nao é só para o irs de 2015 entregue em 2016?

Foi feita uma alteração de última hora que faz com que já na declaração deste ano (sobre o ano passado) não seja preciso pedir essas declarações: http://economiafinancas.com/2015/irs-2015-deixou-de-ser-obrigatorio-pedir-declaracao-bancaria-para-englobar-rendimentos/
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Foi feita uma alteração de última hora que faz com que já na declaração deste ano (sobre o ano passado) não seja preciso pedir essas declarações: http://economiafinancas.com/2015/irs-2015-deixou-de-ser-obrigatorio-pedir-declaracao-bancaria-para-englobar-rendimentos/

Boas!

No ano passado, pedi aos bancos o documento do englobamento e fui entregar as declarações às Finanças. Tudo certinho, direitinho. Entreguei o IRS com os valores e ficou tudo OK.

Este ano, por esquecimento e aliado à falta de tempo, não pedi nada aos bancos. Até já estava consciente que não iria receber nada dos juros. No entanto, ao ler este tópico, deu-me a impressão que se calhar, ainda posso receber mais alguma coisa.

As minhas questões são: Tenho ou não de pedir o documento aos bancos? Se é por causa dos valores, eu tenho tudo apontado e sei os valores certos. Será que em Abril, ainda emitem essa declaração?

Se tiver as declarações dos bancos, tenho de entregá-las às Finanças? Será que ao entregar o IRS irá aparecer aquela pergunta em que me questiona se entreguei as declarações às Finanças?

Obrigado por tudo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    As minhas questões são: Tenho ou não de pedir o documento aos bancos? Se é por causa dos valores, eu tenho tudo apontado e sei os valores certos. Será que em Abril, ainda emitem essa declaração?
    Só tens de pedir o documento se as finanças decidirem fazer uma inspeção e te pedirem os comprovativos dos rendimentos.

Na prática acho que é sempre útil pedir para garantir que não nos esquecemos de nada e que os números vão bater certo com os das finanças. Quanto a saber se o banco ainda emite a declaração só perguntando ao banco; mas diria que tem obrigação de o fazer...

Se tiver as declarações dos bancos, tenho de entregá-las às Finanças? Será que ao entregar o IRS irá aparecer aquela pergunta em que me questiona se entreguei as declarações às Finanças?
    Duvido que apareça a pergunta face a esta alteração. Não tens de entregar as declarações às Finanças, a menos que tas peçam no âmbito de uma operação de fiscalização da declaração, naturalmente...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites