Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Juros de depósitos a prazo e englobamento no IRS

stradale

Recommended Posts

englobamento depende do ganho que tens ao longo do ano.

se calhar para o teu caso é vantajoso.

Eu utilizo o irx (programa irx ), meto os dados e simulo com e sem englobamento. Ano passado englobei, recebi €€.

Este ano nao compensa porque segundo o irx como vendi obrigacoes com mais valia nao compensa ( alias, passo a pagar se englobar ).

Mas o melhor é pedires os papeis para englobamento. Depois testas com o irx e logo vês se compensa ou nao.

Atencao que se submeteres com englobamento, o periodo para submeteres o irs é depois do periodo para submeteres sem englobamento, por isso tens de decidir antes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 185
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

35

• --------

24

• TiagoF

17

Obrigado jfbbms  ::)

Vou pedir a declaração, sim!

Já li que se pode pedir e depois não englobar, mas também já li o contrário. No banco disseram-me que se pedir a declaração tenho obrigatoriamente de englobar, porque esses dados serão fornecidos às finanças pela Instituição Bancária. Acho que ainda vou ter de telefonar para as finanças para ver o que me dizem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado jfbbms  ::)

Vou pedir a declaração, sim!

Já li que se pode pedir e depois não englobar, mas também já li o contrário. No banco disseram-me que se pedir a declaração tenho obrigatoriamente de englobar, porque esses dados serão fornecidos às finanças pela Instituição Bancária. Acho que ainda vou ter de telefonar para as finanças para ver o que me dizem...

Chegou-se á conclusão que o banco declara sempre os rendimentos de capitais ás financas na MOD 33, tendo o cliente pedido ou não a declaração, mas telefona, sempre é mais uma opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Telefonema para o CAT das finanças:

- Pode-se pedir a declaração e depois não a colocar. Segundo a senhora,caso se opte por esta opção, poderá haver divergências que serão facilmente justificadas com a ida do contribuinte à sua repartição de finanças, fazendo-se acompanhar do papel emitido pelo banco onde mostra que os rendimentos não declarados correspondem a juros. 

- No meu caso, prontamente me disse que compensava englobar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Telefonema para o CAT das finanças:

- Pode-se pedir a declaração e depois não a colocar. Segundo a senhora,caso se opte por esta opção, poderá haver divergências que serão facilmente justificadas com a ida do contribuinte à sua repartição de finanças, fazendo-se acompanhar do papel emitido pelo banco onde mostra que os rendimentos não declarados correspondem a juros. 

- No meu caso, prontamente me disse que compensava englobar.

Pronto é mais uma opinião das finanças que vem no seguimento de outra igual, podemos pedir a declaração e não englobar.

Óbvio que a ti te compensa, não fiz contas porque não sei pormenores, mas pelo teu rendimento é 100% garantido.

Atenção só mais uma coisa, só tiveste esse rendiemnto de capital no ano? uma vez que se queira englobar esse tipo de rendimento temos de pedir declarações em todo o lado onde obtivemos esse tipo de rendimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na verdade ela disse logo que o melhor era eu falar com uma empresa de contabilidade, mas que se fosse  ela não o colocava. Eu expliquei que so tinha trabalhado metade do ano e que, por isso, não iria passar do 1º escalão.

Disse-me então que os clientes raramente optam pelo englobamento e que um dos casos em que, por exemplo, se justifica é quando o cliente tem por exemplo acções em que teve perdas. Aí, segundo ela, compensa colocar os ganhos dos depósitos a prazo que vao "contrabalançar" com as menos valias das acções.

Confesso que não domino o assunto. Tenho depósitos a prazo ha pouco tempo e nunca fiz o englobamento. Nas pesquisas que fiz na net, pareceu-me que seria benéfico faze-lo este ano, daí ter colocado a questão.

Obrigado pela resposta :)

Ui, que há para aí argolada de meia-noite.

As menos-valias das ações NÃO contrabalançam coisíssima nenhuma nos depósitos a prazo. Os anexos E e G são independentes, no sentido que não dá para subtrair coisas de um lado para o outro. Menos-valias de ações podiam contrabalançar mais-valias de outras ações ou obrigações vendidas ANTES da maturidade (reembolso não, que é anexo E). O saldo global das menos-valias pode servir para contrabalançar mais-valias de anos seguintes, se também se optar por fazer englobamento. Com DPs nunca.

http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/englobamento-para-o-irs-de-2013-entrega-7787

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

À primeira vista é complicado saber ao certo. As deduções específicas da categoria A são 4104€, já que as contribuições para a proteção social são inferiores a este valor.

Nesse caso o rendimento coletável do anexo A é 10800 - 4104 = 6696€ -> 1º escalão.

Até aqui tudo bem. Mas com os 2777€ de juros brutos (estou a assumir que os 2000€ tiveram todos uma taxa de 28%), o seu rendimento passa para o segundo escalão.

Assim sendo, 304€ são taxados a 14.5% e 2473€ a 28.5%.

A taxa média seria assim 25.83%.

O que vem complicar os cálculos é a sobretaxa de IRS, que não estou completamente seguro de como influencia estas contas. No final das contas, a vantagem obtida, se existir, é capaz de ser muito pequena, pelo que não sei se valerá a pena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Rui se me poder ajudar agradeço.

Tenho de 2013:

- rendimento conta de outrem bruto de 10800

- imposto retido 980

- Proteção social 1200

- juros liquidos 2000

Consegue dizer-m s compensa o englobamento?!

Muito obrigado

Atendendo que será solteiro e sem filhos ( não especificando temos de tentar adivinhar hehe) teria:

Sem englobamento: a receber cerca de 220€

Com englobamento: a receber cerca de 155€

Coisas a considerar, fala em juros liquidos de 2000€ então, e se considerarmos que foram taxados a 28%, temos juros brutos de 2777€ e IRS de 777€, confire se é mesmo assim.

Pela minha simulação, (vale o que vale) com englobamento até compensaria ( a receber 250€) no entanto existe a sobretaxa de 3,5% no valor de 94€ que faz reduzir o valor a receber para cerca de 155€.

Uma vez que já se chegou á conclusão que se pode não englobar mesmo pedindo a declaração, aconselho a pedir as declarações e depois na altura faz-se com ou sem englobamento, relembro que o pedido tem de ser até esta sexta feira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Quando há uma conta conjunta numa entidade financeira, e na mesma foram feitos depósitos a prazo os juros resultantes também terão que ser englobados no IRS de um dos titulares que queira fazer essa opção?

Se sim, os juros (rendimentos) deverão  ser na proporção do número de titulares?

Melhores cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesse caso deve o depositante informar a percentagem do capital que lhe pertence para que lhe passem a declaração com o respetivo valor.

Ainda hoje, a este respeito, informou-me um Banco que o sistema deles não pode fazer qualquer divisão pois imputa todos os rendimentos ao primeiro titular.

Fiz o pedido da divisão na mesma. Vamos ver como virão as declarações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Banco Invest efetuei o pedido para 50% dos rendimentos de uma conta que tenho com o meu pai e não me levantaram qualquer problema, e faz todo o sentido uma vez que a conta tem dois titulares. Para percentagens desiguais é que penso que tem que haver um documento que ateste as percentagens que cada titular tem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando pedi a divisão no Banif, apesar de dizer que não era 50/50, na declaração que me enviaram vinha em como eu tinha tido metade dos rendimentos da conta.

Se nada for dito o banco presume sempre partes iguais, disse-me o meu PFA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa noite,

Quero englobar os juros de certificados de aforro e de depósitos a prazo, mas o prazo para pedir a declaração terminou há dez dias. Acredito que o banco não coloque muitos entraves à emissão da declaração fora do prazo, a minha dúvida está no IGCP. Alguém tem conhecimento se o IGCP é muito rigoroso com este prazo e se recusa a emitir a declaração depois disso?

Obrigada.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Já alguém por aqui recebeu as declarações para englobamento?

Eu pelo menos do banco Best não tenho ainda nada, nem no site, mas todos os anos me acontece isso, só quase para o fim do mês de Março é que tenho recebido, também não me preocupa porque o IRS é só em Maio, mas podiam ser mais céleres, digo eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites