Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • Corte subsidio Natal- como é possivel este montante?


    adec

    Recommended Posts

    Boa noite, um dos meus familiares é reformado (CGA) com 1750 euros limpos. Para além deste valor acumula uma pensão de viuvez de 250 euros. No subsidio de Natal descontaram no primeiro valor perto de 750 euros e na pensão de viuvez 100 euros (!!!, quase 50%)). Se no primeiro montante o valor até poderá ser lógico, como justificar o segundo?

    Obrigado

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Sim , também pensei nessa possibilidade. Mas se juntaram os valores não deveria ter sido feito apenas o corte no valor soma total? É que fizeram o corte na pensão e no subsidio de forma separada; este último de quase 50%. Cheira-me a esturro. ???

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Não fiz as contas para verificar mas se calhar só deduziram o salário mínimo da primeira parcela... Sem isso, o corte na 2ª parcela deve andar perto dos 50%, não me parece completamente mal (desde que as contas depois no fim batam certo como as que seriam feitas se fosse o valor englobado)

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

    Boa noite.

    Aproveito o tópico para perguntar se o corte no subsidio de Nata abrange o sector privado? Se não é legal uma entidade patronal proceder a esse corte?

    Quais são os prazos e quem procede à entrega do montante cortado? O empregado ou a entidade patronal?

    Obrigado.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Trata-se de retenção na fonte por conta do imposto extraordinário a pagar no ano que vem - é tão legal a entidade patronal fazê-lo como os restantes descontos que vão sendo feitos ao longo do ano...

    Como sempre o subsídio de Natal tem que ser pago, salvo erro, até dia 15 deste mês (sob pena da empresa poder ter de pagar coimas, juros de mora, etc); a retenção na fonte é feita logo nesse instante e o montante retido tem de ser entregue ao fisco até dia 23.

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Aproveito o tópico para perguntar se o corte no subsidio de Nata abrange o sector privado? Se não é legal uma entidade patronal proceder a esse corte?

    o que foi feito este ano não foi um corte do subsidio de natal. o que se passou foi que, o estado portugues decidiu que, este ano, todos terão de pagar uma taxa adicional de IRS sobre o subsidio de Natal.

    Ou seja, recebes o subsidio de natal por inteiro mas o estado fica com uma fatia maior de IRS (retenção na fonte).

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    o que foi feito este ano não foi um corte do subsidio de natal. o que se passou foi que, o estado portugues decidiu que, este ano, todos terão de pagar uma taxa adicional de IRS sobre o subsidio de Natal.

    A taxa adicional não é sobre o subsídio de Natal, é sobre todos os rendimentos. O valor que foi achado é que corresponde grosso modo a metade do subsídio de Natal, daí ser feita a retenção na fonte desta forma.

    Mas mesmo quem não tem subsídio de Natal vai pagar essa taxa adicional quando meter a declaração de IRS no próximo ano...

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Então confirma-se que também abrange o privado?

    Acho que estás a confundir duas coisas:

    A taxa extraordinária de IRS deste ano (cuja retenção na fonte vai ser feita agora sobre o subsídio de Natal) abrange TODOS os contribuintes.

    O corte dos subsídios de Natal e de Férias que vai ocorrer em 2012 e 2013 abrange apenas os funcionários públicos e pensionistas.

    Fiquei com dúvida no seguinte, o corte é feito pela entidade patronal, ou é entregue pelo empregado aquando da entrega do IRS?

    A retenção na fonte do imposto extraodinário deste ano é feita pela entidade empregadora sobre o subsídio de Natal, para os trabalhadores por conta de outrem.

    Como sempre, TODOS os contribuintes só saberão exatamente o imposto a pagar no próximo ano, quando meterem a declaração de IRS. Naturalmente as retenções na fonte feitas este ano serão tidas em conta, como sempre... Se tiverem sido superiores ao imposto apurado haverá lugar a reembolso; senão o contribuinte terá que pagar o imposto em falta (desse ponto de vista quem não tem subsídio de Natal terá mais probabilidade de vir a ter que pagar mais imposto).

    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Criar Novo...