Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Com esta crise, vale a pena Emigrar? Para onde?

FerreiraJMC

Recommended Posts

Ola

wu tambem vom para a suissa à 2 anos. Tenho atualmente 40 anos e acho que ja devia ter vindo à muito.

tambwm sei que nao è um mar de rosas, mas aqui tem se dignidade, tens oportunidade de realizar os teus sonhos, tambem è verdade que tens que lutar por isso, nao è chegar ver e vencer.... temos que aprender os seus costumes, e principalmente a sua lingua... o que no meu caso em especial è dificel, porque è na parte alema, mas apliquei um bom bocado do meu salario na escola durante 6 meses e todos os dias depois de 9 horas de trabalho la ia mais 2,5 horas de escola.

Mas hoje, passados somente 2 anos, tenho um bom nivel de vida aqui, e sei que quando me reformar, terei uma regorma digna. Por isso nao duvidem das oportunidades... aproveitem mas tem que se aplicar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sem dúvida RIB, o que dizes é verdade e congratulo-me com a tua opinião.

eu dou um exemplo muito pessoal: eu tenho um filho, engenheiro civil, que exercia a profissão desde os 25 anos e que não passava dos 1.000 euros .

resolveu ir para o Brasil e candidatou-se via internet a várias empresas brasileiras: foi entrevistado via skype e neste momento está no Rio a ganhar 3.000 eur limpos, os engenheiros portugueses são muito apreciados lá. Eu já fui ao Rio visitá-lo e irei mais vezes, a viagem custa cerca de 800 eur.

é a vida, na realidade eu acho que este país nos próximos 15 anos não vai ter nada para dar aos jovens com qualificações e achei bem que o meu filho tivesse tomado essa decisão: está a fazer CV, está a ter uma experiência internacional muito valiosa e está a ter uma experiência de vida que cá não teria: quando voltar estará mais e melhor preparado e com uma visão do mundo mais rica e mais completa!

é o teu caso, RIB, a experiência que estás a ter só te enriquece humana e materialmente e mesmo que um dia decidas voltar ( estando na Europa só decides voltar se fores tóto, acho eu, quem está na Suiça nunca mais quer ouvir falar disto...) vens mais completo e com mais valor acrescentado.

Emigrar, neste momento, para os jovens portugueses é uma excelente opção  - mas tem que ser preparada e pensada antes de partir, nunca esquecer isso e nunca ir de qualquer maneira e sem paraquedas !

boa sorte !

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ola

wu tambem vom para a suissa à 2 anos. Tenho atualmente 40 anos e acho que ja devia ter vindo à muito.

tambwm sei que nao è um mar de rosas, mas aqui tem se dignidade, tens oportunidade de realizar os teus sonhos, tambem è verdade que tens que lutar por isso, nao è chegar ver e vencer.... temos que aprender os seus costumes, e principalmente a sua lingua... o que no meu caso em especial è dificel, porque è na parte alema, mas apliquei um bom bocado do meu salario na escola durante 6 meses e todos os dias depois de 9 horas de trabalho la ia mais 2,5 horas de escola.

Mas hoje, passados somente 2 anos, tenho um bom nivel de vida aqui, e sei que quando me reformar, terei uma regorma digna. Por isso nao duvidem das oportunidades... aproveitem mas tem que se aplicar

Parabéns pelo episódio de vida que conta.

Foi já com contrato ou só depois de estar ai é que arranjou trabalho?

Se possível trate bem dos conterrâneos que forem para ai e tenham menos experiência!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites