Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Vitima de fraude informática no homebanking

beta68

Recommended Posts

Conheço um caso de uma fraude de 6000€ em que a PJ apurou que os dados tinham sido ilicitamente recolhidos no telemóvel através de uma aplicação. Uma segunda via do cartão SIM fora também levantada num balcão TMN no Montijo e foi assim que contornaram a confirmação por sms, altura em que o dono descobriu o que se estava a passar mas já era tarde de mais. A TMN pagou os 6000€ por ter ficado provado que não procederam correctamente, isto é, não pediram identificação à pessoa que pediu a segunda via do cartão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Visitante Roberto Amaro

Vítima de "pishing" em março de 2012 no valor de +/-5.000,00€ no BPI.

Pouco conhecedor deste tipo de fraude e após leitura de várias pesquisas por aqui, concordo com algumas respostas e considero outras totalmente descabidas.

1º Quando me tornei cliente do BPI foram-me exigidos vários docomentos referentes à minha identidade, morada e respectiva idoneidade.

2º O banco conhece todo o meu historial nos bancos bem como a minha actividade.

3º Após a abertura da conta pedi o acesso ao netbanco e comecei de imediato a fazer todos os meus pagamentos por este meio.

4º Em determinado dia acedi como de costume ao banco e verifiquei que na conta à ordem tinha  um valor enome que eu mesmo tive dificuldade em ler.

5º Assustado desligei o computador e ligue de imediato para o banco

6º Comecei por questionar o banco sobre o que se passava e foi-me dito possivelmente haveria engano ou no nº depósito (não feito por mim) ou erro informático.

7º Mais tranquilo acedi de novo ao banco e nada se tinha passado ou seja não constava que por ali tivesse sido deposito qualquer valor, pois o registo havia sido já limpo presumo pelo banco.

8º Eu pergunto agora se esta transação tivesse demorado mais tempo e eu efetuado transferencia par outro banco não me iriam questionar por isto e obrigar a devolver o dinheiro?

9º Se o inverso se passou exatamente comigo, por que razão não me devolvem já o dinheiro e não vai o banco à procura do ladrão?

10º No país ou fora não sei existem muitos espertos e só eu fui o "burro"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não vejo em que se consubstancia a "fraude" de que falas: apenas vejo um engano (informático ou de lançamento de valores, seja o que for) do banco, o qual se reflectiu na tua conta à ordem

eu, por acaso, também já tive uma ocorrência dessas numa minha conta - tal como tu falei pela linha telefónica e o problema foi resolvido, mas não era referente a quantias à ordem mas sim referente a valores unitários de aquisição de fundos - os quais iam depois influenciar o respectivo montante global diário.

eu penso que qualquer pessoa sensata sabe o que acontece se movimentar dinheiro que, mesmo por engano, tenha ido parar à sua conta: se amanhã, por engano, for parar 1 milhão de euros à minha conta eu falo para o banco para que sejam rápidamente retirados e já sei que se os sacar de lá vou ter que repô-los, nada me adiantando dizer que estavam lá - a alternativa é um quarto com grades e direito a julgamento. Ou o que pensas  que poderia ser ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Roberto Amaro

O que eu pretendo dizer é como é possivel abrir-se uma conta (BPI) e não se conhecer o cliente. (desculpem a minha ingenuidade)

O banco é imediatamente avisado e mesmo assim deixa que a transferência/levantamento se efetue no próprio banco só não em que balcão.

Porquê tanto sigilio para com o cliente sobre o assunto?

E a PJ até onde pode ir se é que o assunto os motiva, ou não à grande interesse?

O problema é que o banco diz não ser responsável mas não vejo da parte deles que façam questão em ajudar a resolver e até mesmo tentam silenciar o cliente.

Sinto-me traído pelo banco e não queria gastar dinheiro em advogados.

Acabar com a conta no banco também não me beneficia em nada, penso eu.

Resta-me participar no livro das reclamações (Banco de Portugal)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

apenas vejo um engano (informático ou de lançamento de valores, seja o que for) do banco, o qual se reflectiu na tua conta à ordem

Não é engano! É um tipo de movimento de despiste, o dinheiro circula entre várias contas, com multiplos montantes, para dificultar a pesquisa por parte da PJ e afins...

Se o valor entrar e sair, em segundos, por contas de 10 pessoas, a PJ tem meses de burucracias a pedir para aceder a esses registos.

Em alguns casos, a conta da pessoa nem foi mexida... não entrou mais, nem saiu nada do que lá estava. Foi apenas um "cumplice", pois alguém acedeu com os seus dados pessoais, as palavras pass, códigos, acessos telemoveis e telefonicos, e movimentou valores.

O resultado final é um movimento para um país em que se perde o rasto...

Neste mundo, os bancos são cumplices e deixam de informar os clientes... eles sabem de onde veio o dinheiro e para quem foi, mas são sigilosos!!! a esconder algo que o titular da conta devia saber:

Quem lhe enviou o dinheiro?

Para onde ele foi?

Sendo engano ou não... creio que o titular devia sempre saber!!!

São ainda mais cumplices, pois tem departamentos a identificar e analisar milhares de casos iguais e não avisam os clientes de forma concreta e concisa, além de infromações sem resultados efectivos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Roberto Amaro

O que eu gostava mesmo era de saber qual o ou os procedimentos que devo ter para poder reaver os 4.995,00€ ou parte dele uma vez que não me considero totalmente culpado sabendo eu que o banco sabe para onde foi este dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

desconheço totalmente que Bancos considerados sérios e honestos da nossa praça façam coisas como as descritas, custa-me a acreditar.

no entanto, se isso acontece, considero bastante grave - a única situação que conheço desse género passou-se com um amigo meu , desapareceu-lhe dinheiro da conta pois caíu na esparrela de dar os códigos do cartão a um écran que lhe apareceu a solicitar-lhos, quando acedeu ao homebanking, e o Banco desde logo colaborou totalmente com ele e com a policia, pois ele apresentou queixa na judiciária

mas, se estás tão seguro de que isso aconteceu e ainda por cima com esse banco, que é um banco honesto e bem gerido e acima de qualquer suspeita (lembro que o mesmo não acontecia com os dois bancos nacionais que foram "ao charco"...), então só tens uma saída que é ir à judiciária e fazer queixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...