Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Aplicar 125 mil euros esta semana

Eurico, o presbítero

Recommended Posts

Eurico, o presbítero

Amigo, nem de propósito....

Na passada semana, um inquilo meu deixou o andar que habitava, depois de estar 7 meses atrasado na renda!. Será dinheiro que nunca mais irei ver...

Pior do que isso. Ontem, feriado, fui ver o andar e ele está... praticamente destruído! Não tem cozinha (literalmente!), as casas de banho com louças partidas, etc., etc.

Falei hoje com o meu advogado e ele disse-me que ir para tribunal é... tempo e dinheiro perdidos! Ao que chegou o nosso país...

O andar, embora num local nobre da cidade, pertence a um prédio já com mais de 40 anos e mal conservado. São muitos condóminos/proprietários e poucos são zelosos no pagamento do condomínio.

O que eu faço agora?...

Para o andar ficar habitável, para o poder alugar novamente, irei gastar em obras - por baixo - uns bons 30 a 40 mil euros. E depois do andar estar pronto, será que o consigo alugar neste contexto de crise? Por quanto? Será que o próximo inquilino paga a renda? Será que se justifica a obra? Ou será que estarei a gastar dinehiro para nada...?

Isto de alugar andares não é bem como algumas pessoas (teóricos) falam...

Agora estou com um berbicacho para resolver...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Já vi um contrato, muito recente, em que foram solicitados 5 fiadores com IRS nos últimos 3 anos e de pessoas com IRS em separado.

A renda nem era alta. Pouco passava dos 600 euros já com condomínio, salvo erro.

No meu caso, como o contrato de arrendamento era antigo, o fiador (que até existe no contrato de arrendamento) já faleceu. Sei que deixou viúva (já com bastante idade) e 2 filhos. Mas não estou a ver que, indo para tribunal, eu consiga alguma coisa. E então com a justiça que temos...

Como disse, o meu advogado não me deu grandes esperanças de, mesmo com o recurso ao tribunal, eu consiga alguma coisa...

Mas o que me preocupa agora é o FUTURO e o que fazer, concretamente, com aquele andar. Embora em péssimo estado, é excelente em áreas (um T4 "à antiga" com cd 240 m2) e com magnífica localização. Só é pena estarmos nesta conjuntura e o andar estar tão degradado.

O que fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso, como o contrato de arrendamento era antigo, o fiador (que até existe no contrato de arrendamento) já faleceu. Sei que deixou viúva (já com bastante idade) e 2 filhos. Mas não estou a ver que, indo para tribunal, eu consiga alguma coisa. E então com a justiça que temos...

Como disse, o meu advogado não me deu grandes esperanças de, mesmo com o recurso ao tribunal, eu consiga alguma coisa...

Mas o que me preocupa agora é o FUTURO e o que fazer, concretamente, com aquele andar. Embora em péssimo estado, é excelente em áreas (um T4 "à antiga" com cd 240 m2) e com magnífica localização. Só é pena estarmos nesta conjuntura e o andar estar tão degradado.

O que fazer?

Na minha família também temos um andar a necessitar de obras para vender e, pelas mesmas razões que adianta, preferimos vender a arrendar.

Como a venda está difícil (também é em Lisboa, mas o sítio não será tão nobre quanto o teu...) já se decidiu tentar uma permuta com uma casa de férias fora de Lisboa.

Não sei se no caso do Eurico seria uma hipótese que lhe interessaria, mas lá que o mercado das permutas pelo que vejo aqui nos anúncios do imobiliário nunca esteve tão activo é um facto...

De qualquer maneira, talvez outra solução poderia ser arrendar para escritório de advogados ou consultório médico.

Por um lado, se a casa é grande seria mais compensador o investimento e, por outro, o risco de incumprimento será, talvez, menor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

A "desistência" do inquilino ainda é muito recente. Não tive tempo de pensar no que vou fazer. Ainda pra mais o péssimo estado em que deixaram o andar limita-me bastante as opções. O que posso fazer?...

a) alugá-lo como está é, a meu ver, inconcebível. Não tem cozinha, casas de banho imprestáveis, canalizações velhas e à vista... Quem me vai querer alugar aquilo? Nem posso colocar aquilo, tal como está, no mercado... acho eu.

B) vender, também não é opção, dada a atual conjuntura económica. Também, felizmente, não preciso nem estou a desfazer-me de bens.

o que me resta?...

i) fechar o andar e continuar a pagar o IMI e as (elevadas) despesas de condomínio? Isso é estar a perder dinheiro... uma verdadeira sangria...

ii) fazer obras? Com elas devo gastar, por baixo, uns 30/40 mil euros... E depois? Será que consigo alugar?

Enfim... Ao que chegou um "proprietário"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A "desistência" do inquilino ainda é muito recente. Não tive tempo de pensar no que vou fazer. Ainda pra mais o péssimo estado em que deixaram o andar limita-me bastante as opções. O que posso fazer?...

a) alugá-lo como está é, a meu ver, inconcebível. Não tem cozinha, casas de banho imprestáveis, canalizações velhas e à vista... Quem me vai querer alugar aquilo? Nem posso colocar aquilo, tal como está, no mercado... acho eu.

B) vender, também não é opção, dada a atual conjuntura económica. Também, felizmente, não preciso nem estou a desfazer-me de bens.

o que me resta?...

i) fechar o andar e continuar a pagar o IMI e as (elevadas) despesas de condomínio? Isso é estar a perder dinheiro... uma verdadeira sangria...

ii) fazer obras? Com elas devo gastar, por baixo, uns 30/40 mil euros... E depois? Será que consigo alugar?

Enfim... Ao que chegou um "proprietário"...

Bem, se for uma sociedade ou empresa para fins que não a habitação será uma possibilidade colocar uma renda mais baixa que a do mercado, com as obras/remodelação a cargo e gosto deles...já ouvi falar caso desses.

Aliás, no caso das empresas até já soube de casos em que vinha incluído no arrendamento o pagamento do próprio condomínio do prédio, pelo que o único encargo seria mesmo o do IMI..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Será realista, na atual conjuntura, a ideia de eu poder alugar um andar (em tão mau estado) a uma empresa?

Ainda para mais tratando-se, como eu disse aqui, de um prédio antigo e, ele próprio, a precisar de obras.

Não seria, de modo algum, "prestigiante" para uma qualquer empresa ou escritório de advogados ter ali as suas dependências...

A localização não é tudo...

Acresce as obras que teriam de fazer... Com tantos andares/escritórios que há para venda/arrendamento, novos e/ou perfeitas condições, qual seria a empresa que me ficaria com o andar? Eu até desconfiava se me quisessem alugar aquilo...

Amigos, há que ser realista...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites