Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Certificados de Deposito

davidmleal

Recommended Posts

Com o risco a acompanhar...

Não serão aplicações que recomendaria a alguém avesso a risco, como é o caso de familiares com mais idade.

É curioso mencionares isso, quando os "familiares com mais idade" são provavelmente ainda os subscritores mais fieis de Certificados de Aforro. Um péssimo produto, diga-se, de há uns anos a esta parte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso também parte do paradigma antigo, em que certificados de aforro e dívida pública significavam activos sem risco. A situação hoje está muito alterada.

Muita gente dessa altura não sabia nem sabe que existe o risco de incumprimento do estado e não reembolso dos certificados. Penso que iliteracia financeira portuguesa da era dos nossos pais era bem maior do que é hoje.

Penso que o risco dos CAs é muito pequeno, menos ainda do que os CTs. Naturalmente que a taxa deixa muito a desejar.

Mais uma vez, o risco acompanha a taxa. Apesar todos os problema, creio que o governo protegeria mais os CAs, tendo precisamente em conta o perfil da fatia da população que lhes é leal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

creio que o governo protegeria mais os CAs, tendo precisamente em conta o perfil da fatia da população que lhes é leal

Ambos são vendidos como um produto de poupança para as famílias. Discriminar entre CA e CT seria extremamente injusto. Só se fosse a título de indemnização, pelo dinheiro que quem tem CA tem estado a perder nos últimos anos. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é só isso. Tenho a impressão que a própria estrutura dos CAs é diferente dos CTs, havendo alguns mecanismos por trás que lhes dão mais segurança. Sei que li isso nalgum lado, mas já não me lembro onde.

Aliás, escrever isto deu-me uma sensação de dejá-vu. Acho que já escrevi isto noutro tópico deste fórum há um par de meses e tenho a impressão que alguém até me tinha dado um link relativo a este assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Actualizacao (para pior, claro) em vigor desde ontem >:(

Juros Semestrais (até 25.000 €)

Periodo    TANB

2 Anos  4,150%

3 Anos  4,250%

4 Anos  4,400%

5 Anos  4,600%

8 Anos  5,000%

10 Anos  5,200%

Foi por isso que subscrevi a 10 anos, porque na altura achava e continuo achar que os juros dos deposito prazo iniciaram uma rota descendente.

Os CT começaram a ter menos investimento por parte dos aforradores, em grande medida por parte das elevadas oferecidas pelas taxas de juro dos deposito a prazo que em Outubro apresentavam taxas superiores a 6%, ou seja, muito similar às taxas de 5 e 10 anos. Penso que nos proximos meses as subscrições dos CT podem começar a aumentar, se as taxas dos dep. prazo começarem a cair.

Mas neste momento é necessario acompanhar com muita atenção a evolução dos mercados, neste momento 2 meses é muito tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como tenho conta na CGD, mandei um email para os serviços da CGD. Passo a transcrever a resposta da CGD sobre os certificados de deposito.

Relativamente à sua questão, informamos que na CGD podem ser emitidos Certificados de Depósito.

O montante mínimo de constituição por certificado é de 25 000.00€; o prazo varia entre 181 e 732 dias; os juros serão pagos de acordo com a taxa negociada: no fim do prazo acordado, quando a taxa de juro for fixa e em intervalos regulares de 3 ou 6 meses, quando a taxa de juro for variável.

Mais informamos que poderá subscrever e negociar o seu Certificado de Depósito junto de qualquer balcão da CGD.

Gratos pelo contacto e ao seu dispor, por este mesmo canal ou através dos contactos 707 24 24 24, 91 405 24 24, 93 200 24 24 e 96 200 24 24.

Infelizmente não escreveram qual seria a taxa de juro, pelo menos para um exemplo. Mas vou tentar ganhar mais umas informações sobre possiveis taxas dos certificados de deposito da CGD. Mas como o prazo fica entre 6 meses a 2 anos, eu não acredito em elevadas taxas de juro, comparativamente às remunerações do banif.

Ontem passei numa agência bancaria da CGD.

Em relação aos certificados de deposito a taxa de juro ronda os 4%, mas somente no dia da subscrição é que podem dizer com exactidão porque este é um valor negociado. As taxas podem ser fixa ou variavel (euribor + spread).

Mas de momento não estava interessado, e nem tinha capital disponivel ( min. 25000 €) para fazer subscrição. Mas para já é possivel verificar que o Banif remunera melhor que a CGD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi por isso que subscrevi a 10 anos, porque na altura achava e continuo achar que os juros dos deposito prazo iniciaram uma rota descendente.

Os CT começaram a ter menos investimento por parte dos aforradores, em grande medida por parte das elevadas oferecidas pelas taxas de juro dos deposito a prazo que em Outubro apresentavam taxas superiores a 6%, ou seja, muito similar às taxas de 5 e 10 anos. Penso que nos proximos meses as subscrições dos CT podem começar a aumentar, se as taxas dos dep. prazo começarem a cair.

Mas neste momento é necessario acompanhar com muita atenção a evolução dos mercados, neste momento 2 meses é muito tempo.

Mesmo assim, acaba por não diferir muito acima das taxas praticadas por alguns bancos, para depósitos de médio/longo prazo (4/5 anos), como por ex. Montepio, BCP ou Privat Bank, sendo que se acaba por ficar com o dinheiro "preso" por um período bem mais longo, mas tudo depende dos objectivos de cada um...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que era nos prazos mais longos que se distanciava mais.

Normalmente os bancos não têm tabelados prazos dessa dimensão, com taxas de juro tão atractivas.

A nível de negociação, o que tenho visto (antes de Novembro) eram taxas superiores a 6% para curto prazo (6meses/1ano). O interessante destas aplicações era conseguir garantir taxas bastante elevadas para um período de tempo tão longo.

Bem, agora adeus  :(. Agora é que o PrivatBank vale mesmo mais a pena para o longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites