Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

Mas o que te levou a esta decisão, já que ontem parecias mais "descansado" após o comunicado do presidente do Banif?

conseguiste melhores condições no AcitveBank?

A esta decisão levou que considero que o meu dinheiro estará mais seguro no ActivoBank que no Banif... mas não só. Para a alteração também contribuiu o isentar total de despesas do ActivoBank sem limite de idade, em que não pago nada de nada para cartões de débito, pré-pago... no Banif pago 11€/ano após 1º ano do de débito, e 6€/ano no pré-pago, e isto é até aos 25 anos, que depois nem conta ordenado isentam a comissão mensal.

Também a motivar esta mudança esteve:

» serviço online mil vezes melhor que o do Banif. Está disponível 24h/dia, com uma interface muito boa e muito completa, e lá posso gerir basicamente tudo o que queira. Fazer um DP? É na hora, qualquer um, faço o prazo que quiser, e se não for pelo site é por telefone. Investimentos? Também na hora... etc. Sinto que no ActivoBank mexo no dinheiro à minha vontade, sem impedimentos.

» Panóplia de investimentos incomparável ao Banif. Tenho disponível de tudo, em vários mercados. O Banif tem ações somente PSI-20 e fundos apenas deles via Banifast, o resto só falando com o gestor.

» Posso fazer depósitos em ATMs do BCP, bem como tratar de vários assuntos nas agências do BCP, e tenho uma perto de mim. O Banif está mais longe e literalmente obriga-me a ir lá antes das 15h para fazer depósitos, o que dada a menor rede do Banif por vezes é impossível por ficar 'fora de mão'.

» Quero centralizar a minha atividade financeira toda num só banco, e ficar no Banif obrigava-me a dividir as coisas. Neste campo, quero simplificar ao máximo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Não é a mim :) :)

É claro que não vai conseguir pagar. Mas o estado sabe o risco que teve ao salvar o BANIF. A taxa de 11% é ridícula...

Se o BANIF pedir mais tempo para pagar, o estado deve dar. Acredito que seja um banco para nacionalizar, ou seja, entregá-lo à CGD :)

Tiago,

Após ter lido os teus comentários neste tópico, fico sem perceber o motivo pelo qual fechas a conta na CGD e BES. Porque não ficas com a conta em "stand-by"? Não vejo necessidade em fechar uma conta e passar pelo processo burocrático novamente no futuro, não achas?

Se não tens comissões, nem anuidades. Eu manteria conta nestes 2 bancos, se falissem, Portugal estaria muito mal...Imagina que aparecem produtos interessantes? Com conta aberta basta apenas subscreveres. ;)

Por fim, não acredito que haja razão para alarme, se o património for inferior a 100.000€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tiago,

Após ter lido os teus comentários neste tópico, fico sem perceber o motivo pelo qual fechas a conta na CGD e BES. Porque não ficas com a conta em "stand-by"? Não vejo necessidade em fechar uma conta e passar pelo processo burocrático novamente no futuro, não achas?

Se não tens comissões, nem anuidades. Eu manteria conta nestes 2 bancos, se falissem, Portugal estaria muito mal...Imagina que aparecem produtos interessantes? Com conta aberta basta apenas subscreveres. ;)

Por fim, não acredito que haja razão para alarme, se o património for inferior a 100.000€.

A conta na CGD não tinha comissões de sorte alguma até aos 26, é certo, mas novamente, não me trazia nada que não tivesse no Activo, por exemplo em termos das taxas para poupança, de custos, e tenho o BCP mais próximo de mim que a CGD, pelo que não vi utilidade em ter a conta aberta.

A minha intenção é também evitar dispersão, ficando num único banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Gostaria de saber uma informação dos membros deste forum que são clientes do Banif, se o banco ainda está a fazer taxas de juros acima dos seus tipicos de dep. prazo e contas poupança para montantes superiores.

Não é para mim, mas para uma pessoa amiga. Porque o gestor dessa pessoa disse que não há ordem para remunerar os dep. prazo acima dos restantes produtos do Banif, como até alguns meses atrás.

Obrigado pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostaria de saber uma informação dos membros deste forum que são clientes do Banif, se o banco ainda está a fazer taxas de juros acima dos seus tipicos de dep. prazo e contas poupança para montantes superiores.

Não é para mim, mas para uma pessoa amiga. Porque o gestor dessa pessoa disse que não há ordem para remunerar os dep. prazo acima dos restantes produtos do Banif, como até alguns meses atrás.

Obrigado pela ajuda

O Banif o melhor que está a oferecer nos balcões (isto para 65.000€)é o Fundo Banif Euro Tesouraria, rentabilidade de Abril a Abril 2013 4,45%. mas é um fundo.

AO nível dos DP é 3,51% no Aforro V+, 3,3% no banif@st e 6+6 e finalmente 3,26% no dp V+.

Pode sempre verificar o que eles e outros oferecem simulando no www.observar.pt

Abraços

Jet

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Pereira

Afinal sempre falhou o prazo do aumento de capital de que vos tinha falado...

Não é por acaso que saí de lá.

Agora vamos ver o que acontece.

(PS - D@vid, há uma coisa que tu costumas dizer: que tens mais medo de bancos com DPs a taxas muito altas que de fundos de investimento de liquidez... e percebi o porquê, com tudo o que se anda a passar no Banif e no que se ouve passar no Privat Bank. É que o BPN também em 2008 antes de ir à vida era dos mais altos em termos de taxas... e depois foi o que se viu.)

Apesar de tudo, o bom é que ainda há esta cláusula de salvaguarda dos 100.000€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este é daqueles bancos que não engana. Vai acabar por ser nacionalizado e "dado" à CGD.

Não estou a ver Portugal a deixar cair algum banco, mas o Banif pela sua dimensão deviam ter deixado falir. Assim vai acabar por sair mais caro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Tenho um depósito a prazo a vencer neste banco agora no dia 23 de Maio. Estou com um dilema, pois não sei se deva reinvestir num novo depósito, ou se o melhor é passar o dinheiro para outro banco antes de ser nacionalizado.

Também gostaria que me informassem se, no caso o banco for nacionalizado, o dinheiro pode ficar cativo por algum período, ou se pode ser movimentado normalmente. O montante a que me refiro é inferior a 100K.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde,

Sou cliente banif, e estou a ficar preocupado, com a situação do banco.Tenho lá um Dp de 43.000 euros que vence em 20 de juho deste ano e uma aplicação de 25.000 euros obrigações Banif SGPS 2010/2013, que pagam juros semestralmente e que vencem em 23/12/2013.Com a intervenção do estado neste banco, como acionista principal, acham que poderei vir a ter problema quando na data dos vencimentos quiser levantar o valor

correspondente a estes investimentos? qual é a vossa opinião ?

Obrgº

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde,

Sou cliente banif, e estou a ficar preocupado, com a situação do banco.Tenho lá um Dp de 43.000 euros que vence em 20 de juho deste ano e uma aplicação de 25.000 euros obrigações Banif SGPS 2010/2013, que pagam juros semestralmente e que vencem em 23/12/2013.Com a intervenção do estado neste banco, como acionista principal, acham que poderei vir a ter problema quando na data dos vencimentos quiser levantar o valor

correspondente a estes investimentos? qual é a vossa opinião ?

Obrgº

Não és accionista, és credor, neste caso duas vezes, com o depósito e com as obrigações, dois tipos de aplicações apanhadas no caso do Chipre por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde,

Mas então para que é que o estado Português meteu dinheiro  neste banco e se tornou o maior acionista, não será para evitar as situações de incumprimento em relação ao dinheiro dos depositos dos clientes,nos montantes abaixo dos 100.000 euros.? O problema seria se não fosse intervencionado.Se o deixar cair ,indo á falencia,sem acautelar os depositantes com valores abaixo dos 100.000 euros, acho que seria um terramoto de máxima escala

na banca portuguesa, nenhum banco escapa á desconfiança dos depositantes, (Levantamento de dinheiro,repercusão no financiamento da economia, seria caos total na sociedade).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde,

Mas então para que é que o estado Português meteu dinheiro  neste banco e se tornou o maior acionista, não será para evitar as situações de incumprimento em relação ao dinheiro dos depositos dos clientes,nos montantes abaixo dos 100.000 euros.? O problema seria se não fosse intervencionado.Se o deixar cair ,indo á falencia,sem acautelar os depositantes com valores abaixo dos 100.000 euros, acho que seria um terramoto de máxima escala

na banca portuguesa, nenhum banco escapa á desconfiança dos depositantes, (Levantamento de dinheiro,repercusão no financiamento da economia, seria caos total na sociedade).

Esse pensamento é bonito pois corresponde ao que é transmitido pelo governo/media mas está errado. O estado meteu dinheiro no BANIF porque existem interesses (tal como havia no BPN). Não é para salvaguardar os depósitos abaixo de 100.000€ porque esses já estão "salvaguardados" pelo FGD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

É normal estar à espera do cartão de débito há cerca de um mês?

Não ouviste o presidente do banco a dizer que agora o seu core business se ia virar para os clientes private? se não meteres lá no banco mais dinheiro não te ligam nenhuma :)  fora de brincadeiras, contacta o banco, pode ter havido extravio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde,

Sou cliente do banif ( DP) e fui contactado pela m/ gestora para o aumento de capital(Banif 2013-2016), o vbalor de subscrição  é de 1 centimo por cada acção.

Queria que me elucidassem se é uma boa aplicação, ou se é de evitar fazer esta aplicação, devido aos acontecimentos negativos que este banco tem passado?

Agradecia a vossa ajuda,

Obrgº

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Pereira

Boa tarde,

Sou cliente do banif ( DP) e fui contactado pela m/ gestora para o aumento de capital(Banif 2013-2016), o vbalor de subscrição  é de 1 centimo por cada acção.

Queria que me elucidassem se é uma boa aplicação, ou se é de evitar fazer esta aplicação, devido aos acontecimentos negativos que este banco tem passado?

Agradecia a vossa ajuda,

Obrgº

Depende... Digamos que o que vai acontecer com o Banif em termos das ações e das obrigações é exatamente igual ao que aconteceu com o banco espanhol Bankia, que quase faliu. Isso tem de significar algo.

Uma leitura atenta das condições revela que o preço é de 0,01€/ação e 1€/obrigação... e que vão ser emitidos 10 000 000 000 de ações (!!!) e 100 milhões de obrigações. As obrigações, essas, são remuneradas a 7,5% TANB.

Há aqui várias questões que se levantam. Para já, porque a cotação atual das ações do Banif, que caiu hoje mais 15% (!!!), para 7,2 cêntimos - está a fazer lembrar o BCP em preço mas é pior que ele - está muito acima do preço por ação que o banco pede neste aumento de capital. À partida seria excelente negócio, mas dada a enormíssima disparidade de valores será expectável uma queda significativa do Banif nos próximos dias para valores que serão necessariamente menores que os atuais, mas talvez um pouco mais altos que o valor a que estão a ser adquiridas as ações.

Olhando para isto, e olhando para as taxa das obrigações que o banco emitiu (7,5%, das mais altas entre as novas emissões obrigacionistas), bem como para os DPs (3,25% só na poupança-base)... diria que é arriscadíssimo. Senão, veja-se:

» as taxas de DPs são das mais altas dos bancos tradicionais, indo perto do limite imposto pelo BP;

» as taxas de obrigações são das mais altas que saíram no período atual em Portugal, e já se sabe que maior risco = maior retorno;

» as ações vão ser ESTUPIDAMENTE DILUÍDAS (em maiúsculas para se ver bem). 10 mil milhões de ações não é brincadeira nenhuma. O argumento da diluição da participação do Estado, embora eficaz, é uma falácia provada pelo número de ações que vão ser emitidas.

» O Estado entrou no banco com a quase totalidade das ações anteriormente detidas pelo banco, o que é garante do banco, pelo menos à entrada do Estado, ter tido problemas de liquidez que podem não estar ultrapassados - e que, arrisco dizer, não estão, face às taxas e opções que o Banif tem tomado.

» A viabilidade é no "médio-longo prazo", como afirmado pelo banco, o que em conjunto com os outros fatores mostra claramente que no curto prazo não se garante qualquer viabilidade, ou seja, os investidores ficam "na mão";

» Há um paralelo claríssimo do que vai ser feito no Banif com o que foi feito no tecnicamente falido Bankia... apesar de ter sido há 2 anos, a minha memória está bem viva. Logo, poderá-se afirmar que, tecnicamente, na base atual e de curto prazo, o banco está falido, pois os paralelos são mais que evidentes nas ações do banco e naqueles que foram afirmados ser os problemas de ambos os bancos (problemas de liquidez).

» O caminho do banco, no futuro, será sempre no sentido do progressivo definhar do mesmo, de acordo com o afirmado com "viabilização a médio-longo prazo", o que traz riscos adicionais para a cotação bolsista do banco ser mais vantajosa face ao valor pelo qual as ações são adquiridas e levanta dúvidas quanto à viabilidade do mesmo.

Só vejo um motivo para comprar: a realização de todas estas operações, que mostram que se quer assegurar a viabilidade do banco em última análise, mesmo que para isso se vá a extremos. Além deste, acresce apenas um fator subjetivo que varia de investidor para investidor: quão forte acham que será a marca Banif e quão forte acham que se aguentará. Fora isso, nada mais.

Apesar de tudo... eu comprava. Aliás estou a pensar comprar. As obrigações e as ações. Mas só com dinheiro que não me faça muita falta... se é que me faço entender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende... Digamos que o que vai acontecer com o Banif em termos das ações e das obrigações é exatamente igual ao que aconteceu com o banco espanhol Bankia, que quase faliu. Isso tem de significar algo.

Uma leitura atenta das condições revela que o preço é de 0,01€/ação e 1€/obrigação... e que vão ser emitidos 10 000 000 000 de ações (!!!) e 100 milhões de obrigações. As obrigações, essas, são remuneradas a 7,5% TANB.

Há aqui várias questões que se levantam. Para já, porque a cotação atual das ações do Banif, que caiu hoje mais 15% (!!!), para 7,2 cêntimos - está a fazer lembrar o BCP em preço mas é pior que ele - está muito acima do preço por ação que o banco pede neste aumento de capital. À partida seria excelente negócio, mas dada a enormíssima disparidade de valores será expectável uma queda significativa do Banif nos próximos dias para valores que serão necessariamente menores que os atuais, mas talvez um pouco mais altos que o valor a que estão a ser adquiridas as ações.

Olhando para isto, e olhando para as taxa das obrigações que o banco emitiu (7,5%, das mais altas entre as novas emissões obrigacionistas), bem como para os DPs (3,25% só na poupança-base)... diria que é arriscadíssimo. Senão, veja-se:

» as taxas de DPs são das mais altas dos bancos tradicionais, indo perto do limite imposto pelo BP;

» as taxas de obrigações são das mais altas que saíram no período atual em Portugal, e já se sabe que maior risco = maior retorno;

» as ações vão ser ESTUPIDAMENTE DILUÍDAS (em maiúsculas para se ver bem). 10 mil milhões de ações não é brincadeira nenhuma. O argumento da diluição da participação do Estado, embora eficaz, é uma falácia provada pelo número de ações que vão ser emitidas.

» O Estado entrou no banco com a quase totalidade das ações anteriormente detidas pelo banco, o que é garante do banco, pelo menos à entrada do Estado, ter tido problemas de liquidez que podem não estar ultrapassados - e que, arrisco dizer, não estão, face às taxas e opções que o Banif tem tomado.

» A viabilidade é no "médio-longo prazo", como afirmado pelo banco, o que em conjunto com os outros fatores mostra claramente que no curto prazo não se garante qualquer viabilidade, ou seja, os investidores ficam "na mão";

» Há um paralelo claríssimo do que vai ser feito no Banif com o que foi feito no tecnicamente falido Bankia... apesar de ter sido há 2 anos, a minha memória está bem viva. Logo, poderá-se afirmar que, tecnicamente, na base atual e de curto prazo, o banco está falido, pois os paralelos são mais que evidentes nas ações do banco e naqueles que foram afirmados ser os problemas de ambos os bancos (problemas de liquidez).

» O caminho do banco, no futuro, será sempre no sentido do progressivo definhar do mesmo, de acordo com o afirmado com "viabilização a médio-longo prazo", o que traz riscos adicionais para a cotação bolsista do banco ser mais vantajosa face ao valor pelo qual as ações são adquiridas e levanta dúvidas quanto à viabilidade do mesmo.

Só vejo um motivo para comprar: a realização de todas estas operações, que mostram que se quer assegurar a viabilidade do banco em última análise, mesmo que para isso se vá a extremos. Além deste, acresce apenas um fator subjetivo que varia de investidor para investidor: quão forte acham que será a marca Banif e quão forte acham que se aguentará. Fora isso, nada mais.

Apesar de tudo... eu comprava. Aliás estou a pensar comprar. As obrigações e as ações. Mas só com dinheiro que não me faça muita falta... se é que me faço entender.

O dinheiro faz sempre falta... não sei se me faço entender :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico