Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

Eu só pergunto é como vão pagar os 1,1Milhões ao Estado nos próximos 5 anos a taxas de 11%...

Isso é que me preocupava se fosse cliente ou pensasse a ser ...mas secalhar sou eu a fazer um filme, se o banco não conseguir pagar haja quem pague, os mesmos de sempre  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Eu só pergunto é como vão pagar os 1,1Milhões ao Estado nos próximos 5 anos a taxas de 11%...

Isso é que me preocupava se fosse cliente ou pensasse a ser ...mas secalhar sou eu a fazer um filme, se o banco não conseguir pagar haja quem pague, os mesmos de sempre  ;D ;D

Ora estás a ver como sabes  ;D  Estou a brincar, claro  ;)

Na prática a taxa não é bem 11%, porque o Banif vai emprestar ao Estado a 5% (penso que via compra de obrigações do tesouro, não tenho agora de memória a operação específica), pelo que a taxa, na prática, acaba por ser de 6%, bastante menor e naturalmente mais aceitável.

6% ainda me parece que o Banif consiga pagar. Agora... mais importante que o percentual da taxa, é o montante total imputado ao Banif.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Tiago Pereira

Fui hoje abrir conta numa agência do Banif em Setúbal, com o propósito de fechar contas na Caixa e no BES... e começo a ter impressão que abrir conta no Banif devia ter sido a primeira e única conta a abrir.

O banco é um banco que não é caro de todo, tenho uma agência perto de mim, e um agora meu gestor de conta que é cinco estrelas. Tudo explicadinho tintim por tintim, desde as caraterísticas do produto às mecânicas do banco, é simpático e consigo falar com ele completamente à vontade. Uma maravilha.

Estou agora a aguardar pela ativação da conta (os documentos seguiram digitalizados para Lisboa, ao contrário da Caixa onde é por correio e enviados ao Banco de Portugal), sendo que em princípio de acordo com o que me foi dito na Terça ou na Quarta ficará ativa, para passar por lá e fazer os códigos do Banifast e pedir o cartão Multibanco, bem como outras coisas como, por exemplo, fazer a poupança Banif a 367 dias (ou devo fazer a 2 anos?), que tem uma das melhores taxas no mercado - 3,4% TANB, algo como 2,448% TANL.

Relativamente a algumas dúvidas que podem surgir, tenho a indicar que, para fazer obrigações, é preciso falar com o gestor de conta sempre que se quiser comprar uma. Não sei até que ponto permitem primário e secundário ou somente primário, é algo que me vou informar e depois digo-vos na Quarta.

Outra coisa que não sabia é que no Banif não precisam de preencher questionários para aferir o perfil de investidor - ao abrirem conta têm logo tudo disponível.

Até agora, tem tudo corrido como eu gosto - simples, limpinho e sem stress. A oferta do banco agrada-me, os planos de poupança são dos melhores, o atendimento é de qualidade... o que é preciso mais? Irei conseguir fazer uma análise mais profunda com mais tempo como cliente, mas para já ficam com isto.

Vou agora tratar de aderir ao ActivoBank, que será o banco secundário. Digitalizar os documentos e enviá-los para lá e tal...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Negativo

• Depósitos tem mesmo de ser ao balcão, porque não têm ATMs com função de depósito.

• Plataforma online é, em termos de grafismo e investimentos, menos sofisticada que outros bancos... e fecha entre as 00h e as 07h aos dias úteis para rotinas bancárias.
    • Linha de telefone vai apenas até às 22h e apenas aos dias úteis.

• Para qualquer outra coisa que não ações de bolsa e fundos Banif é preciso falar com o gestor.

Positivo

• Gestor de conta atribuído que é uma maravilha.

• Flexibilidade na negociação de condições de tabela, que já me valeu a isenção da 1ª anuidade de um Electron em que não estava prevista tal isenção (o de base do Banif).
    • Taxa da poupança que fiz - 3,40% TANB a 367 dias - é uma das mais altas do mercado, sem comprometer quer na imagem do banco quer na solvabilidade atual, e com enorme flexibilidade de abertura, mobilização e reforço.

• Transferências interbancárias são gratuitas por telefone com assistente (que conheça o Banif é o único a ter isto).
    • Plataforma online simples e objetiva.

• Atendimento muito, muito bom, em balcão e telefone.
    • Banifone tem linhas para rede fixa, redes móveis e o bom do 808, tal como os grandes bancos têm.

• Acompanhamento ao cliente 5*.
    • Taxas, em termos de crédito, entre as mais baixas do mercado.

Estou 95% satisfeito com o banco - para ser perfeito, teria de ter ATM's com depósito, bem como ter uma oferta mais alargada de produtos de investimento e uma plataforma web com melhor grafismo. Mas mesmo assim é, para mim, um excelente banco, no qual vou querer ficar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.publico.pt/economia/noticia/moodys-desce-notas-atribuidas-ao-banif-1591428

Depois desta noticia, e do que disse Christine Lagarde, acham que se deve manter depositos neste banco, eu para prevenir é melhor mudar?

Aguardo

Cumps

Estamos a falar de mais de 100K?

Se for menos de 100K, manter claro.

Mais de 100K é que é melhor retirar, na minha opinião.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos a falar de mais de 100K?

Se for menos de 100K, manter claro.

Mais de 100K é que é melhor retirar, na minha opinião.

Cumps

ou seja coberto pelo Fundo Garantia de Depositos, 100.000€ por titular conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Achas??

Pelo menos queria acreditar nisso até ter visto a notícia toda. A Moody's não acredita que o Banif se aguente sem ter novo apoio financeiro de, por exemplo, o Estado. A verdade é que o meu gestor me indicou, há dias, que dos 450 milhões que eram necessários para a reestruturação, faltam 150 milhões que ainda não estão preenchidos, e atenção, estamos a falar de investidores que metem lá o dinheiro, não o Estado. Isto foi há coisa de uma semana. O montante tem de estar preenchido até ao final de Maio!

É que eu quero rentabilidade, mas não a qualquer preço... muito menos ao preço da minha insegurança na entidade bancária. Uma coisa é lidar com variações de preço e aguentar, outra é lidar com variações na capacidade de sobrevivência (estou a usar a palavra de propósito) de um banco onde, por acaso, tenho lá todo o meu dinheiro. O Banif devia mandar uma mensagem clara cá para fora de que as coisas estão a ser feitas e que está tudo a correr bem, caso contrário vai ser o bonito.

Fiquei muito inseguro com esta notícia, confesso... e agora que cruzei com o que o meu gestor me disse, ainda mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pois estou no mesmo dilema...

Tenho grande parte das minhas poupanças de muitos anos num DP (coberto pelo FGD) a 1 anos que vence em Agosto de 2013, ou seja já passou a barreira dos 75% do total do tempo do investimento.

Estas noticias deixam-me (muito) inseguro e gosto de dormir descansado...à sempre a hipotese de....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso, entrei lá há pouco tempo, o DP vai até abril de 2014. E faço das tuas as minhas palavras no segundo parágrafo...

à sempre a opção do resgate parcial ou total (que deve ter penalização nos juros dependendo do tempo que tens o DP, no teu caso deve ser a 100%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz esta pergunta em Janeiro, experimentem fazer também  :)

Neste momento penso que a pergunta não deve ser esta. A pergunta deve dirigir-se, isso sim, para a situação de que alertei uns posts acima... eles precisam de 150 M€ de investidores até final de Maio. Estamos a meio de Abril e com 33% do dinheiro por angariar. Se o dinheiro não vier será pior.

Detesto, juro que detesto estar com o coração nas mãos por este tipo de situações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já há reação do presidente do Banif: http://economico.sapo.pt/noticias/banif-diz-que-decisao-da-moodys-e-injustificada_167126.html

Aproveitei e fiquei clarificado quanto ao estado do banco... os média sempre a explorar o pior das notícias...

Acreditem que depois de ler esta noticia respirei fundo e fiquei aliviado. Mantenho a combinação Banif + Carregosa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é a mim :) :)

eu sei David, foi só para quebrar "o mau ambiente" ;-)

Já há reação do presidente do Banif: http://economico.sapo.pt/noticias/banif-diz-que-decisao-da-moodys-e-injustificada_167126.html

Aproveitei e fiquei clarificado quanto ao estado do banco... os média sempre a explorar o pior das notícias...

Acreditem que depois de ler esta noticia respirei fundo e fiquei aliviado. Mantenho a combinação Banif + Carregosa.

Também li ontem esta noticia ao final da noite e fiquei um pouco mais descansado, no entanto, achas que o presidente do Banif ia "dizer mal da sua dama"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me haver exagero lol, tanto para o lado mau como para o lado mau lololol, penso que nem a noticia será assim tão grave como também o que o presidente do banco não se escreve, ele só poderia ter este discurso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me haver exagero lol, tanto para o lado mau como para o lado mau lololol, penso que nem a noticia será assim tão grave como também o que o presidente do banco não se escreve, ele só poderia ter este discurso...

Talvez sim, mas que tenha visto, ele apoiou-se em factos (terem sido feitas auditorias profundas, o core ratio 1...).

De qualquer forma estou a 'mexer-me' neste campo. Hoje já fechei, de uma vez, a conta da CGD e do BES, já abri no ActivoBank, decidi que não ia prosseguir com a abertura no GoBulling e estou a avaliar se mantenho o Banif ou centralizo tudo no Activo. Senti-me 'apertado', o que me fez mexer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez sim, mas que tenha visto, ele apoiou-se em factos (terem sido feitas auditorias profundas, o core ratio 1...).

De qualquer forma estou a 'mexer-me' neste campo. Hoje já fechei, de uma vez, a conta da CGD e do BES, já abri no ActivoBank, decidi que não ia prosseguir com a abertura no GoBulling e estou a avaliar se mantenho o Banif ou centralizo tudo no Activo. Senti-me 'apertado', o que me fez mexer...

Vai passando a informação que obtiveres do BANIF.

Neste momento estou a aguardar do BANIF a FIN com as condições do meu DP iniciado em Agosto 2013 para que possa analisar e tomar(ou não) uma decisão.

Não sei se fizeste o DP na mesma agência que eu, mas somos vizinhos... ;-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vai passando a informação que obtiveres do BANIF.

Neste momento estou a aguardar do BANIF a FIN com as condições do meu DP iniciado em Agosto 2013 para que possa analisar e tomar(ou não) uma decisão.

Não sei se fizeste o DP na mesma agência que eu, mas somos vizinhos... ;-)

Ok, assim que souber mais qualquer coisa digo aqui.

Da minha parte já desmobilizei tudo o que tinha no Banif (o saldo à ordem e da poupança) e já transferi tudo para o ActivoBank. Aguardo agora o crédito do valor na conta para poder começar a movimentar.

Fizeste na agência do Bairro do Liceu? :)

O ActivoBank não tem mesmo nada a ver com a realidade dos bancos tradicionais, posso confirmar. É outra loiça. Muito melhor mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, assim que souber mais qualquer coisa digo aqui.

Da minha parte já desmobilizei tudo o que tinha no Banif (o saldo à ordem e da poupança) e já transferi tudo para o ActivoBank. Aguardo agora o crédito do valor na conta para poder começar a movimentar.

Fizeste na agência do Bairro do Liceu? :)

O ActivoBank não tem mesmo nada a ver com a realidade dos bancos tradicionais, posso confirmar. É outra loiça. Muito melhor mesmo.

Já fizeste o resgate total??

Praça do Bocage.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já fizeste o resgate total??

Praça do Bocage.

Sim. E já transferi o dinheiro todo para o ActivoBank. Amanhã já deve estar lá.

São agências diferentes... a tua é do centro, a minha é mais 'específica' de uma zona. Também só havia cá duas, portanto era 50/50  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim. E já transferi o dinheiro todo para o ActivoBank. Amanhã já deve estar lá.

São agências diferentes... a tua é do centro, a minha é mais 'específica' de uma zona. Também só havia cá duas, portanto era 50/50  8)

Mas o que te levou a esta decisão, já que ontem parecias mais "descansado" após o comunicado do presidente do Banif?

conseguiste melhores condições no AcitveBank?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico