Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

Facílimo de perceber quem...  ::)

Mas taxas de juro caríssimas! 400 milhões a 9,5%-10% ao ano, aquilo devia estar mesmo muito mal para serem essas taxas...  :o

Não se costuma ver muito por aí essas taxas em empréstimos feitos neste montante...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Facílimo de perceber quem...  ::)

Mas taxas de juro caríssimas! 400 milhões a 9,5%-10% ao ano, aquilo devia estar mesmo muito mal para serem essas taxas...  :o

Não se costuma ver muito por aí essas taxas em empréstimos feitos neste montante...

Parece que são só 15 milhões de passivo....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, nacionalização porque o Banif não consegue pagar essas taxas...

Acho que isto devia ser financiado directamente pela união europeia, e não pelo estado.

Talvez, sim, se funcionássemos um pouco como os EUA, em minha opinião. O que, às vezes, gostava que funcionássemos. De outra forma, infelizmente (para o banco, por causa da perda de controlo e das taxas) penso que o Estado está a fazer o seu dever. O único problema é que se calhar arriscamo-nos a ter outro BPN parte II. :(

Mas que taxas estas... é que 9,5-10% é mais alto que algumas instituições praticam para crédito pessoal, como o BPI...

Parece que são só 15 milhões de passivo....

Nem me parece muito de passivo. Que estranho...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, nacionalização porque o Banif não consegue pagar essas taxas...

Acho que isto devia ser financiado directamente pela união europeia, e não pelo estado.

Nem mais! Aliás nem vale o dinheiro que o estado está a injectar nele...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=91568

Parece-me que isto será um pouco assim, o banco está falido e o FGD não dá para pagar a totalidade dos depósitos, o Estado mete lá o dinheiro e pronto, fica dono do banco, é uma nacionalização...o que acham?

David

tenho lá uns valentes tostões num DP que vence em Agosto 2013 e não queria ver o bar(n)co a afundar e ter que accionar o FGD.

Mas que que o processo de recapitalização demorou, demorou e muito....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho errado... até agora nada vi de planos para retomar níveis saudáveis no Core Tier I, só de recapitalização e nacionalização, e isso preocupa-me bastante.

Por outro lado, foi também um enorme erro do BANIF ter ido para o PSI-20 principal, porque desvalorizou-se bastante face ao seu valor de entrada. Não tenho presentes os valores, mas foi um bocado significativa...

O que me espanta é que já anteriormente o BANIF tinha entrado neste índice, com resultados péssimos, voltaram para a "obscuridade" e agora resolveram fazer outra vez a mesma coisa, num contexto ainda pior que na altura em que entraram. lol

Não concordo com esta nacionalização de bancos à conta dos estados... quando os estados já têm excesso de dívida. Mas lá terá de ser neste caso, tendo em conta que será por volta do 6º banco em Portugal em termos de quota. Em meu ver não se justificava a nacionalização do BPN, do BANIF ainda acredito que sim, espero é que não tenha os mesmos problemas do BPN, porque senão já sabemos quem vai pagar e pior, como vai pagar.

Pelo menos no meio disto tudo o Estado ainda ganha alguma coisa... finalmente percebi o porquê daquele juro elevado para o BANIF. É de génio o que eles magicaram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David

tenho lá uns valentes tostões num DP que vence em Agosto 2013 e não queria ver o bar(n)co a afundar e ter que accionar o FGD.

Mas que que o processo de recapitalização demorou, demorou e muito....

Posso estar a dizer um disparate, mas secalhar agora está mais seguro do que antes investidorPt...Tiago Pereira eu não sei é como um banco assim entra para o PSI20...isto não foi assim de um dia para o outro, já se falava em problemas no Banif há uns aninhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Posso estar a dizer um disparate, mas secalhar agora está mais seguro do que antes investidorPt...Tiago Pereira eu não sei é como um banco assim entra para o PSI20...isto não foi assim de um dia para o outro, já se falava em problemas no Banif há uns aninhos.

Nesse caso também não sei como... se já haviam problemas no BANIF, porque é que se acharam grandes para entrar no PSI 20? É que como já tivemos hipótese de ver, os mercados não perdoam.

Faltou-lhes sensatez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesse caso também não sei como... se já haviam problemas no BANIF, porque é que se acharam grandes para entrar no PSI 20? É que como já tivemos hipótese de ver, os mercados não perdoam.

Faltou-lhes sensatez.

Agora ouvi uma do Miguel Sousa Tavares, e faço a mesma pergunta que ele, como vai o BANIF pagar os 1,1mil milhoes + juros ao Estado?? é que parece ser esse o acordo, é um empréstimo do Estado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora ouvi uma do Miguel Sousa Tavares, e faço a mesma pergunta que ele, como vai o BANIF pagar os 1,1mil milhoes + juros ao Estado?? é que parece ser esse o acordo, é um empréstimo do Estado...

Quem comprar o BANIF vai pagar ao estado o que este pedir, tal como aconteceu com o BPN vendido ao BIC.  :police:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Se o BANIF usasse este dinheiro para emprestar ás empresas, a juros de 15%, ainda ficava a ganhar :D

Claro, se as empresas não deixassem de pagar!

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Duvido.

Deverá ser mais um para nacionalizar... as bolsas não vão perdoar e vão reduzir-lhe o valor imenso no médio prazo.

Pois...para não falar no BCP que recebeu uns 3 mil milhões de capitalização e que também os terá que pagar, tem de ter um minimo de 600 milhões/ano de lucro, teve 700 milhões de prejuizo no 1º ano...nisto o BES está a anos luz dos concorrentes nisto, quer se goste ou não...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois...para não falar no BCP que recebeu uns 3 mil milhões de capitalização e que também os terá que pagar, tem de ter um minimo de 600 milhões/ano de lucro, teve 700 milhões de prejuizo no 1º ano...nisto o BES está a anos luz dos concorrentes nisto, quer se goste ou não...

As políticas que eles estão a adotar ao nível de mercado não são as melhores, verdade se diga... podiam optar por captar depósitos, como o BES está a fazer e bem, podiam optar por ir buscar coisas novas para poderem daí tirar comissões (como fundos de investimento/obrigações estrangeiras que o Activo tem), mas nada de nada.

De qualquer forma, acredito que eles se vão levantar no médio/longo prazo e é por isso que daqui a poucos meses vou fazer uns investimentos em algumas ações do BCP. Mas só com elas agora a estes preços baixos, estilo 6/7/8 cêntimos, caso contrário nada feito. Acho que o banco vale muito mais que os poucos cêntimos que está a valer por cada ação (apesar do ENORME volume de ações que o BCP tem!)

Já o BANIF, não acredito que se vão levantar nem daqui a 5 anos... nesses não invisto nem aconselho a investir. Não gostei nada do que vi, nada mesmo...

O BES tem feito um excelente trabalho, realmente, tenho de reconhecer. Gostava de ter entrado com as ações a 60 cêntimos, isso significaria hoje que estaria perto de duplicar o valor que investi porque sem dúvida que o banco vale mais que 60 cêntimos por ação... agora andam à volta dos 1,10€ cada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As políticas que eles estão a adotar ao nível de mercado não são as melhores, verdade se diga... podiam optar por captar depósitos, como o BES está a fazer e bem, podiam optar por ir buscar coisas novas para poderem daí tirar comissões (como fundos de investimento/obrigações estrangeiras que o Activo tem), mas nada de nada.

De qualquer forma, acredito que eles se vão levantar no médio/longo prazo e é por isso que daqui a poucos meses vou fazer uns investimentos em algumas ações do BCP. Mas só com elas agora a estes preços baixos, estilo 6/7/8 cêntimos, caso contrário nada feito. Acho que o banco vale muito mais que os poucos cêntimos que está a valer por cada ação (apesar do ENORME volume de ações que o BCP tem!)

Já o BANIF, não acredito que se vão levantar nem daqui a 5 anos... nesses não invisto nem aconselho a investir. Não gostei nada do que vi, nada mesmo...

O BES tem feito um excelente trabalho, realmente, tenho de reconhecer. Gostava de ter entrado com as ações a 60 cêntimos, isso significaria hoje que estaria perto de duplicar o valor que investi porque sem dúvida que o banco vale mais que 60 cêntimos por ação... agora andam à volta dos 1,10€ cada.

Para não falar que se recapitalizou-se sozinho, não entrou dinheiro nenhum do Estado..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tiago não confundas o "valor" de um banco com a cotação que tem ou pode vir a ter. O valor de uma acção resulta da relação entre a procura e a oferta. Ou seja, se houverem mais compradores o valor da acção sobe. Existem outros factores que também influenciam a cotação (é verdade) mas já entraríamos num campo mais teórico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tiago não confundas o "valor" de um banco com a cotação que tem ou pode vir a ter. O valor de uma acção resulta da relação entre a procura e a oferta. Ou seja, se houverem mais compradores o valor da acção sobe. Existem outros factores que também influenciam a cotação (é verdade) mas já entraríamos num campo mais teórico.

Tens toda a razão, Cardoso24, nem sei onde é que estava com a cabeça para dizer aquilo assim...

Existem efetivamente outros fatores a influenciar a cotação, por exemplo ao nível da saúde financeira do banco em si enquanto empresa, relatórios de contas apresentados, especulações de toda a sorte, e por aí adiante.

Importa também realçar que a minha posição relativamente aos investimentos em bolsa é para uma ou as duas coisas: para obter uma posição enquanto accionista de uma empresa; para ser algo que dê rendibilidade no longo prazo (3-5 anos). É nesta perspetiva que vejo este tipo de investimento, e foi nesta perspetiva que referi o que referi relativamente às ações do BCP e do BES. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje fui a uma das últimas agências bancárias que me faltava visitar na minha zona nesta cidade - o Banif, Central de Setúbal. Agência solarenga, mas muito confortável, com estores e tudo (não se vê muito estores nos bancos hoje em dia... só um aparte ahahahah), que dava gosto lá entrar.

Fui atendido por uma senhora que foi muito atenciosa e simpática para comigo, e indicou-me todas as informações direitinhas. Deixou-me ainda um cartão de contacto. (Até ficou surpreendida quando lhe falei de fundos de investimento, disse que não era algo que os clientes falassem muito na agência, ficou surpreendida também com o ser uma pessoa tão jovem a falar disso... xD)

Há instantes, liguei para o Banifone e tive um atendimento muito bom por parte do assistente! (Já é hábito nesta linha). Disse-me os tempos todos de abertura de conta, acesso ao Banifast, cartões, movimentação... etc.

Excelente, simplesmente excelente o atendimento que recebo por parte do Banif, banco em que até dão um gestor de conta a todos os clientes, algo que, na banca tradicional nacional, e para além deles, só o BPI o faz.

Uma vantagem do Banif sobre o BPI está escondida no preçário - tudo o que sejam valores mobiliários do grupo Banif está isento de quaisquer comissões ou guarda de títulos. Ou seja, ações do Banif, fundos de investimento Banif, obrigações Banif, etc... tudo isento. Muito bom. E possuem crédito com garantia de aplicação financeira, com boas taxas.

Depois, possuem um depósito a prazo base com mínimo de 25€ de abertura e 25€ de reforço, que tem uma taxa de 3,40% TANB (dá 2,44% TANL)! Na caixa estou com um DP que está a render-me 1,524% TANB, e para ter acesso a uma taxa de 2,5% TANB teria de fazer o Popnet 12M. A diferença é grande.

Apenas preciso de ir ver como andam os relatórios de contas do banco para perceber até que ponto é seguro abrir lá conta. Quando referi a questão do Governo e o Banif, disse-me que isso não afetava a solidez do banco, que foi um problema de liquidez que outros bancos também tiveram (e efetivamente é verdade). Mas se gostar do que vejo nesse campo... sou bem capaz de rifar a cinzentona CGD e passar para o Banif. :P

EDIT: Já a analisar as contas... a nível de rácio depósitos/crédito concedido, estão nos 130% neste momento - desceram 9% e se o ritmo se mantiver conseguem ir aos 120% nos primeiros meses de 2014. Estão com o ativo maior que o passivo por cerca de 600 M€. Ao nível do Core Tier I, após a recapitalização que o Estado fez estão acima dos 10%, o que é o pedido.

All in all, não vi nada de preocupante... estão a seguir bem o rumo de desalavancagem que querem seguir. Existem bancos com maior saúde, como o BPI, mas também existem bancos quase ao mesmo nível do Banif, como a... CGD. Obviamente, com outro tamanho também, neste último caso.

Acho que encontrei foi uma gralha. Ora reparem lá no que vem na página quatro do relatório 3T2012 da Banif SGPS: "Uma diminuição de 103,1% em outros resultados de exploração, para -3,3 milhões de euros, justificada pela ocorrência no período homólogo de 2011 ". Não se pode descer mais que 100%, salvo erro (pelo menos aprendi isso em Economia) e eles dizem que desce 103,1%??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

EDIT: Já a analisar as contas... a nível de rácio depósitos/crédito concedido, estão nos 130% neste momento - desceram 9% e se o ritmo se mantiver conseguem ir aos 120% nos primeiros meses de 2014. Estão com o ativo maior que o passivo por cerca de 600 M€.

E encontrei agora uma gralha. Ora reparem lá no que vem na página quatro do relatório 3T2012 da Banif SGPS: "Uma diminuição de 103,1% em outros resultados de exploração, para -3,3 milhões de euros, justificada pela ocorrência no período homólogo de 2011 ". Não se pode descer mais que 100%, salvo erro (pelo menos aprendi isso em Economia) e eles dizem que desce 103,1%??

Boas,

Na realidade, nao podes olhar para o passivo e para o activo no relatório de contas de um banco, visto que o activo também tem o montante de crédito aos clientes...

Ou seja, se todo o crédito ficasse mal-parado, acredita que esse activo ficaria muito estranho ehehe.

Eu olho para o resultado liquido...

"Em consequência da actual conjuntura, a actividade do Banco em 2011 gerou um resultado líquido

negativo, em base IAS/IFRS, no montante de 86.654 milhares de euros, contra um lucro de 37.108

milhares de euros em 2010."

Nota: Muito poucos bancos fecharam em terreno positivo em 2011 (eu já coloquei isso noutra mensagem, aqui pelo forum, mas não estou recordado de qual era...).

Neste caso não é uma gralha. Em economia aprendeste que, uma descida de 100% levava qualquer X para 0.

Neste caso, não só desceu para 0, como ficou negativo...

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Na realidade, nao podes olhar para o passivo e para o activo no relatório de contas de um banco, visto que o activo também tem o montante de crédito aos clientes...

Ou seja, se todo o crédito ficasse mal-parado, acredita que esse activo ficaria muito estranho ehehe.

Eu olho para o resultado liquido...

"Em consequência da actual conjuntura, a actividade do Banco em 2011 gerou um resultado líquido

negativo, em base IAS/IFRS, no montante de 86.654 milhares de euros, contra um lucro de 37.108

milhares de euros em 2010."

Nota: Muito poucos bancos fecharam em terreno positivo em 2011 (eu já coloquei isso noutra mensagem, aqui pelo forum, mas não estou recordado de qual era...).

Neste caso não é uma gralha. Em economia aprendeste que, uma descida de 100% levava qualquer X para 0.

Neste caso, não só desceu para 0, como ficou negativo...

Cumps

Boas,

Passarei então a olhar para o resultado líquido. O que quero são resultados eheheheh

Sim, é verdade, 2011 foi negro para muitos bancos, com perdas enormes de milhões de euros. Sem dúvida algo a ter em conta.

E agradeço-te o esclarecimento da questão da gralha. Achei um bocado estranho o resultado de exploração para mim já que nunca tinha visto um resultado negativo neste campo...

Cumps!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico