Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

Eurico, o presbítero

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/banif_naviget_criada_para_gerir_activos_recusados_pelo_santander.html

Eurico tens aqui a resposta á questão dos fundos de investimento, salvo algumas excepções, serão transferidos para o Santander, no entanto existe alguns específicos que o Santander recusou, " Fundo de Recuperação FCR, Fundo de Recuperação Turismo FCR ou o Discovery Portugal Real Estate Fund, para além de vários fundos de investimento imobiliário (com excepção do Banif Property)."

Obrigado. Eu tenho uma quantia razoável (para as minhas posses, claro... será uma bagatela para muitos) nestes 2 fundos do Banif (fundos moderado e conservador), Tenho reparado nestes últimos dias que estes fundos têm descido bastante (diariamente, ente 0,30 a 0,60%), agora não sei se isso se deve, exclusivamente, ao mercado ou se essa descida permanente dos fundos tem a ver com a situação do banco e com os massivos resgates que, imagino, os fundos têm sofrido.

Seja como for, agora o que me resta é aguardar. Não faço a mínima ideia como o Santander vai abordar esta questão. Irá propor-me passar o capital para fundos semelhantes do banco que já existam? irá manter os fundos do Banif tal como os vai receber, mudando-lhes apenas o nome para Santander?. Não sei. Terei que aguardar que o banco Santander me contacte e analisar a solução que me propuserem. Eu só não quero perder o meu rico dinheirinho que me custou (e está a custar, cada vez mais) a ganhar. É triste dizer isto, mas é a situação a que o meu país chegou.  

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Como é que isto funciona?

10. Se investir o seu dinheiro em ações através de um banco ou corretora o que acontece se estas entidades falirem? 

As ações continuam a pertencer-lhe. No entanto, caso a corretora ou banco não consiga devolver-lhe os títulos após a falência é acionado o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII). O sistema garante o reembolso até ao limite de 25 mil euros por cada investidor, esclarece o regulador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este abrange instrumentos como ações, obrigações, títulos de participação, unidades de participação em fundos de investimento, bilhetes do tesouro, entre outros. No entanto, o SII não reembolsa ao preço a que o investidor comprou, ou seja, não compensa as menos-valias. O valor é calculado com base no valor dos instrumentos à data em que é acionado o sistema.

Todos estes mecanismos permitem garantir que os depositantes, e alguns investidores, não sejam prejudicados em caso de falência de uma instituição. Para saber mais informações pode consultar o site do Fundo de Garantia de Depósitos ou o site do Sistema de Indemnização aos Investidores.

http://contasconnosco.pt/artigo/saiba-como-estao-garantidos-os-seus-depositos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Ainda o Banif ... Acabei de ler que a companhia de seguros Açoreana foi incluída nos activos "tóxicos" do Banif.

http://www.dn.pt/portugal/interior/seguradora-acoreana-esta-entre-os-ativos-toxicos-da-naviget-4948681.html

Ora eu e a minha mulher temos um PPR (cada um o seu) nesta seguradora há já alguns anos. Era uma produto razoável para os dias de hoje (tem uma taxa garantida de 3%) e fomos deixando ficar. 

O que vai acontecer a estes PPR's? Sabem? 

erro de escrita
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A forma do Diário de Noticias de dar essa notícia parece-me um pouco desplicente, a palavra tóxica parece-me um pouco leviana, enfim...

Não vai acontecer nada aos PPR, a Açoreana já estava em processo de venda e o Santander achou que não era estratégico para eles terem esta seguradora, logo a deixaram de fora e foi colocada no chamado veículo feito pelo Estado onde engloba tudo o que vai ser gerido pelo mesmo para já.

Eu preocupava-me era se eu detivesse também obrigações séniores ou até mesmo DP acima dos 100k, se o orçamento rectificativo não for aprovado poderão advir também perdas para estes credores, se eu tivesse obrigações tentava as vender...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um familiar que perdeu 20K em obrigações subordinadas do Banif! :wacko:

Neste caso n consegue fazer nada com isto, pois nao? 

Não dá para pelo menos negociar em OTC para abater nas mais valias do ano, como se faz com as acções? 

Puxa. Que dor. :-(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

A forma do Diário de Noticias de dar essa notícia parece-me um pouco desplicente, a palavra tóxica parece-me um pouco leviana, enfim...

Não vai acontecer nada aos PPR, a Açoreana já estava em processo de venda e o Santander achou que não era estratégico para eles terem esta seguradora, logo a deixaram de fora e foi colocada no chamado veículo feito pelo Estado onde engloba tudo o que vai ser gerido pelo mesmo para já.

Eu preocupava-me era se eu detivesse também obrigações séniores ou até mesmo DP acima dos 100k, se o orçamento rectificativo não for aprovado poderão advir também perdas para estes credores, se eu tivesse obrigações tentava as vender...

Agradeço a sua resposta.

Os meus depósitos no Banif, que para mim são "a prazo" , o Banif chama-lhes "indexado/produto financeiro complexo". Acha que podem estar em risco? Eles, em conjunto (saº 2) ultrapassam (não por muito) o valor que fala mas, como a conta está em meu nome e no da minha mulher, o montante seguro pelo fundo de garantia sobe para 200 mil, não é assim? Mesmo assim é de estar preocupado? É que mesmo que pudesse ou quisesse, não posso mexer nestes depósitos porque diz lá que "não são mobilizáveis antecipadamente"... Meti-me numa rica encrenca, foi o que foi. Anda uma pessoa, uma vida, a trabalhar e a poupar para acontecer isto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Quando 1 conta tem 2 titulares, o fundo de garantia cobre até 200k.

Ainda bem que é assim. Obrigado.

Vou supor que agora, o Santander, me vai manter estes depósitos (designados pelos Banif "Top30") exactamente nos mesmos prazos e condições. Será assim? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante PV (visitante)

Tenho um familiar que perdeu 20K em obrigações subordinadas do Banif! :wacko:

Neste caso n consegue fazer nada com isto, pois nao? 

Não dá para pelo menos negociar em OTC para abater nas mais valias do ano, como se faz com as acções? 

sim, pode.

tem de arranjar um comprador, fixar um preço e ir ao banco para assinarem a documentação.

só vale a pena te tiver mais valias e que possa obter. Ou pode sempre fazer uma venda parcial, ao preço / percentagem que entender.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sim, pode.

tem de arranjar um comprador, fixar um preço e ir ao banco para assinarem a documentação.

só vale a pena te tiver mais valias e que possa obter. Ou pode sempre fazer uma venda parcial, ao preço / percentagem que entender.

Afina não tem mais valias este ano...não vai servir nem para isso! Nem no futuro, porque com o susto que apanhou acho que não vai investir em mais nada!

Mas já agora, esse tipo de operação no banco custa quanto (+/-)? 

Puxa. Que dor. :-(

Estragou o Natal do coitado. Felizmente perdeu apenas 10% das poupanças...mas mesmo assim! Que dor!!!

O mais irritante disto tudo é que ninguém do banco (ex-Banif) dá uma resposta concreta do que acontece com as obrigações. Apenas dizem que n sabem nada, so o que ouvem nos media. Ele já sabe que perdeu tudo e está mentalizado, mas mesmo assim deviam ser mais honestos com os clientes...

Editado por m0lk0
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa pela minha insistência, mas o que se entende por obrigações seniores e obrigações subordinadas? Obrigações do Continente, Sporting, Porto ou Benfica, EDP, REN, Mota-Engil entre muitos outros são obrigações seniores? Segundo o que percebi, estes tipo de obrigações (seniores?) estão relativamente salvos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa pela minha insistência, mas o que se entende por obrigações seniores e obrigações subordinadas? Obrigações do Continente, Sporting, Porto ou Benfica, EDP, REN, Mota-Engil entre muitos outros são obrigações seniores? Segundo o que percebi, estes tipo de obrigações (seniores?) estão relativamente salvos...

As obrigações estão salvas porque a resolução foi aprovada antes do final do ano, se fosse a partir de dia 1 de Janeiro, e segundo a nova directiva comunitária, também iam á vida, mas esta directiva é apenas nos bancos, nada tem a ver com obrigações de todas essas empresas que falaste ou de outras.

Quanto á diferença é ler-se as fichas informativas, lá diz se são divida sénior ou subordinada, o problema é que também neste caso das obrigações, ninguém lê nada.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, mas estas obrigações que falei (para falar num caso em concreto por exemplo, as do benfica subscrevidas em Julho 2015 para três ano para uma taxa de 4,75%) não estão seguras? É que tentei ver os documentos fornecidos e não encontrei referência se são seniores ou subordinadas... Alias, a informação que me deram, era para se preocupar neste caso com o benfica e que só em caso de colapso do mesmo e que as obrigações estariam em perigo naturalmente.

Obrigado pela atenção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em cima quando apenas falei em obrigações salvas queria dizer obrigações seniores em específico.

Todas as obrigações estão "seguras" até que haja um determinado evento de crédito do seu emitente, seja falência, falta de pagamento de cupão, reestruturação de dívida...

A diferença, é que num desses eventos de crédito, existe uma hierarquia de credores que poderão receber tudo ou parte do que investiram, onde os obrigacionistas seniores estão acima de todos os outros, de seguida os subordinados e por último accionistas.

Nos bancos em especifico, as resoluções adoptadas têm tido estas especificidades, accionistas e subordinados perdem tudo, seniores estão salvos, a partir de 1 de Janeiro parece-me que também estes terão de contribuir para a resolução, e chegou-se mesmo a falar em depositantes acima dos 100.000€.

As do Benfica, no capitulo 20 dos termos da oferta, aparece nas Condições: " A Oferta não se encontra subordinada a condições suspensivas ou resolutivas.", mas pelo que percebo, até porque as SADs não tem conotações de risco, num caso de falência não me parece que os obrigacionistas recebam alguma coisa, e pelas OPVs que têm existido as obrigações são todas "iguais", não sei se existem credores juniores ou séniores nos clubes, parece-me que é tudo igual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://economico.sapo.pt/noticias/obrigacionistas-seniores-chamados-a-capitalizar-novo-banco_238518.html

Aqui está um exemplo de que mesmo as dívidas séniores podem entrar na capitalização dos bancos.

No Jornal de Negócios fala que será só para clientes institucionais.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

acabei de saber que a minha mae tinha uma aplicacao de 10 anos e vai perder 50 mil euros

como e possivel?

o que posso fazer para nao perder tudo que ela economizou por varios anos?

aguardo

É bastante duro essa situação, que aplicação era? é por estas e por outras que cada vez gosto mais de fundos de investimento, ser participante confere uma segurança muito maior que ser accionista ou obrigacionista, até mesmo superior a ser depositante, depois do que tem acontecido com a banca nos últimos anos espero que as pessoas comecem a entender de uma vez por todas os verdadeiros riscos que cada tipo de aplicação confere.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É bastante duro essa situação, que aplicação era? é por estas e por outras que cada vez gosto mais de fundos de investimento, ser participante confere uma segurança muito maior que ser accionista ou obrigacionista, até mesmo superior a ser depositante, depois do que tem acontecido com a banca nos últimos anos espero que as pessoas comecem a entender de uma vez por todas os verdadeiros riscos que cada tipo de aplicação confere.

Era uma obrigação de 10 anos que se deu inicio em Janeiro. A minha mãe não entendeu (pois está numa idade idosa) que era um deposito de prazo, quem atendeu a minha mãe deve ter explicado mal e pôs os 50 mil euros numa obrigação.

Pensava que neste tipo de movimentos era necessário das assinaturas de 2 intervenientes ou seja 2 filhos para aprovação pois na conta em que a minha mãe é titular também está em nomes de 2 filhos. 

Desloquei ao banco para saber do papel que prova a mudança dos 50 mil na referida obrigação a saber quem atendeu e quem assinou. Não sabem da capa, pois o responsável está de férias e só volta a trabalhar no dia 4 de Janeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia D@vid,

e em primeiro lugar um bom ano e que 2016 seja melhor para nos todos.

A minha mãe também meteu todas as suas poupanças em obrigações, que eram para um lar daqui a 5 anos.

O que é triste, é que as pessoas mais idosas ao assinar foram informadas que essa aplicação eram 100 seguras :-( os banco so querem é vender os produtos.

Também após analisar os documentos, aquilo esta escrito de uma maneira que a maior parte do povo não entende muito bem o que esta la escrito, só mesmo entendido na matéria ou ser advogado. Tirei o curso errado em vez ser Eng. devia ser advogado e como 99% deles vigaristas, não é por acaso que no parlamento é o curso mais representado,  advogados. Desculpa porque também ainda existem advogados honestos, foi um desabafo.

As obrigações são as seguintes: ptrnraoe0003

Essas passaram mesmo para o banco mau, como por ti informado mais acima a outro user ?

É que o publico publicou que o Santander ficou com as obrigações sénior ?

Agradeço feedback se possivel, no banco disseram que ainda não podem dizer nada.

Banif Publico

Aonde posso ler quais obrigações assumidas, dado la só informar que o Santander informou a CMVM quais obrigações assumidas.

Infelizmente na net não encontro nada, aonde se poder obter essas informações ?

A todos um ano com mais sucesso, e espero que os portugueses não continuam ser enviados para o matadouro, e eu não pertenço à fracção de novelas nem futebol nem reality shows.

Um bem haja

Aurélio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite Aurelio, bem vindo e um bom ano.

A Rentipar é a Holding da familia Horácio Roque e participada na Açoreana, e pelas noticias que na altura vi, e uma vez que a Açoreana pelo menos para já, não interessava ao Santader, esta também tinham ficado no veiculo feito pelo estado, pelo que, também os credores desta holding podiam ficar em pé de igualdade por exemplo com os credores da Rio Forte ou ESI, com a possibilidade de não reaverem o cpaital investido, mas isto foi o que vi na altura, não sei se entretanto alguma coisa mudou, a minha praia é mesmo os fundos, apesar de que gosto de me manter informado :).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Desloquei ao banif para saber do documento que fora assinado.

Só devo saber na quarta feira e também soube que a empresa já comprou as obrigações e ainda não compraram a da minha mãe.

Estive a tentar a perceber o que são as obrigações e li o seguinte:

VANTAGENS DO INVESTIMENTO

• Rendibilidade – Rendimento fixo pré-determinado ao investidor. O emitente faz o pagamento numa data definida por um valor definido. O preço de reembolso e o pagamento de juros não mudam ao longo da duração da obrigação.
    • Diversificação – O  risco de declínio do mercado de capitais é sempre uma possibilidade. Para compensar este risco, o investidor pode subscrever obrigações uma vez que a dinâmica de títulos de participação e obrigações têm uma relação inversa.
    • Protecção – Como o montante de capital está indexado à inflação é definido por ocasião da emissão, as obrigações ligadas à inflação podem também actuar como uma protecção do poder aquisitivo dos seus investimentos face à inflação

ALGUMAS DESVANTAGENS:

• Falência – as empresas podem declarar falência e deixar de pagar os seus empréstimos. As únicas obrigações sem risco são emitidas pelo Estado.
    • Pagamento antecipado – algumas obrigações podem ser pagas antecipadamente. O reembolso cobre o montante de investimento primário, bem como, os juros ganhos até essa data. No entanto, se houver amortização antecipada, não serão pagos juros futuros.
    • Inflação crescente – Se a taxa de inflação sobe, a taxa de juro resultante do capital investido perde valor. Obrigações indexadas à inflação podem contrariar este risco.
    • Vender sem atingir maturidade – Se decidir vender a obrigação antes da data de maturidade, há o risco de se vir a receber menos do que se investiu.
    Apesar das potencialidades, o mercado de obrigações em Portugal está pouco desenvolvido e um dos maiores problemas é a ausência de liquidez. Não é fácil, também, saber qual o tipo de obrigação mais adequado a cada caso.

Não acredito que tenham dito isso a minha mãe na altura da assinatura do contrato ao transferir aquela quantia em Janeiro.
    Editado por Antoniojcrosa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites