Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

• Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso do banco, só se aplica aos novos depósitos a partir de 1 janeiro de 2016. Eu tenho um depósito bem abaixo desse valor que vence em janeiro e não tenciono resgatar.

Quanto aos fundos, os titulares é que são os detentores das unidades de participação e não o banco. Por isso acho que são relativamente seguros, dependendo do tipo de fundo em causa (ações, obrigações, tesouraria...). No caso do bes creio que ninguém teve problemas com os fundos até porque o besi passou para o banco bom (NB).

Nas obrigações (do banif ou de outra empresa subscritas no banif) acho que já há riscos, pois o reembolso depende da solvabilidade da entidade emissora (banif) e da empresa que paga o cupão.

As ações serão o produto mais arriscado, pois aqui pode-se perder tudo. Mais uma vez o bes é um bom termo de comparação.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Quem tem acções e obrigações subordinadas poderá estar atrapalhado.

Quem tem DP ou Fundos, creio que não tem motivo para estar preocupado. Se estivesse na posição do Eurico estaria preocupado de forma muito relativa.

Agradeço.

Mas quanto a questao que coloquei, acham que a cotação dos fundos Banif e' imune `a onda de resgates que, por certo, esta' a ocorrer ou será que essa cotação vem por ai' abaixo (como parece estar a acontecer) precisamente devido ao que se esta' a passar 'a volta do Banif?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço.

Mas quanto a questao que coloquei, acham que a cotação dos fundos Banif e' imune `a onda de resgates que, por certo, esta' a ocorrer ou será que essa cotação vem por ai' abaixo (como parece estar a acontecer) precisamente devido ao que se esta' a passar 'a volta do Banif?

A cotação dos fundos depende do tipo de fundo em causa.

Se tiver fundos que investem, por exemplo, em obrigações de países europeus, não vejo a razão de eles desvalorizarem por terem sido subscritos no banif ou por estar a haver uma corrida aos resgates através do banif. Agora se o fundo estiver diretamente exposto ao banif, aí sim poderão ocorrer desvalorizações. Terá que analisar quais são os fundos que tem em carteira e ao que eles estão expostos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O meu pai tem um PPR na Açoreana, grupo Banif, pode dormir descansado ou aconselham retirar de lá o dinheiro? É um PPR subscrito há uns anos, com capital "garantido", que rende 3% ao ano, penso que era denominado PPR tipo seguro. Desde já o meu obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nas obrigações (do banif ou de outra empresa subscritas no banif) acho que já há riscos, pois o reembolso depende da solvabilidade da entidade emissora (banif) e da empresa que paga o cupão.

As ações serão o produto mais arriscado, pois aqui pode-se perder tudo. Mais uma vez o bes é um bom termo de comparação.

Qual a grande diferença entre o risco das acções do BANIF e as obrigações. Na condição de ser criado uma especie de Banif Bom e Banif Mau crio que em ambas as situações perdem o dinheiro, ou estou errado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Tenho dinheiro no Banif, retirei uma parte para garantir estar abaixo dos 100 mil para 1 Janeiro 2016. Infelizmente ainda tenho algum (pouco) dinheiro em obrigações. Quem ainda tem está a dar ordem de venda...n acredito que se consiga vender tão cedo e quem vende vai ser bem barato.  Não tenho ideia de o fazer para já...acham que faço mal?

Acho que só por milagre conseguia vender agora. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual a grande diferença entre o risco das acções do BANIF e as obrigações. Na condição de ser criado uma especie de Banif Bom e Banif Mau crio que em ambas as situações perdem o dinheiro, ou estou errado?

As ações têm sempre um risco muito superior e são muito mais voláteis, veja a evolução dos últimos dias com subidas e descidas superiores a 30%. No caso das obrigações e, se as mantiver até à maturidade, não perde nada desde que o banco não entre em incumprimento. Se falir, creio que poderá perder capital, pois o único risco das obrigações é precisamente esse: a falência da entidade emissora. Já tentou ver o que diz o prospeto das obrigações? Se as tentar vender agora fica sujeito ao preço de mercado, mas com esta instabilidade é quase certo que irá perder e não sei se arranja compradores para elas. Resumindo, na hipótese de ser criado um "banif mau" irá de certeza perder se for acionista; se for obrigacionista não sei, mas é provável que também tenha perdas.

Editado por fp
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As ações têm sempre um risco muito superior e são muito mais voláteis, veja a evolução dos últimos dias com subidas e descidas superiores a 30%. No caso das obrigações e, se as mantiver até à maturidade, não perde nada desde que o banco não entre em incumprimento. Se falir, creio que poderá perder capital, pois o único risco das obrigações é precisamente esse: a falência da entidade emissora. Já tentou ver o que diz o prospeto das obrigações? Se as tentar vender agora fica sujeito ao preço de mercado, mas com esta instabilidade é quase certo que irá perder e não sei se arranja compradores para elas. Resumindo, na hipótese de ser criado um "banif mau" irá de certeza perder se for acionista; se for obrigacionista não sei, mas é provável que também tenha perdas.

Então na sua opinião, e tendo em conta o caso do comentário do Marco "Infelizmente ainda tenho algum (pouco) dinheiro em obrigações. Quem ainda tem está a dar ordem de venda...n acredito que se consiga vender tão cedo e quem vende vai ser bem barato.  Não tenho ideia de o fazer para já...acham que faço mal?"

Acho que ele faz bem em manter em vez de tentar vender?

Quando diz que se for obrigacionista é provável que também tenha perdas, essas perdas podem ser totais ou quase totais? 

Editado por m0lk0
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que a TVI já se arrependeu do mal que fez....

Por estes motivos, a TVI envia desculpas aos seus espetadores, mas também aos acionistas, trabalhadores e clientes do Banif, pela difusão de um conjunto de informações que, embora cabalmente esclarecidas  no jornal “25ª hora”, emitido à meia-noite, poderão ter induzido conclusões erradas e precipitadas sobre os destinos daquela instituição financeira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então na sua opinião, e tendo em conta o caso do comentário do Marco "Infelizmente ainda tenho algum (pouco) dinheiro em obrigações. Quem ainda tem está a dar ordem de venda...n acredito que se consiga vender tão cedo e quem vende vai ser bem barato.  Não tenho ideia de o fazer para já...acham que faço mal?"

Acho que ele faz bem em manter em vez de tentar vender?

Quando diz que se for obrigacionista é provável que também tenha perdas, essas perdas podem ser totais ou quase totais? 

A questão é a dificuldade em prever o que vai acontecer. Eu não tenho obrigações banif e não sei o que faria neste momento se as tivesse. Acho que cada um deve procurar tomar a sua decisão em função do que for mais confortável para si. No caso do bes, acho que houve obrigações que foram para o banco bom (as seniores) e outras foram para o mau (as subordinadas). Os que perderam foram os obrigacionistas das subordinadas. Serão as obrigações um dos ativos tóxicos que vai para o suposto banco mau? É especulação, o que vai acontecer é uma incógnita.

Editado por fp
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha muito modesta e não profissional opinião eu não vendia obrigações do BANIF se as tivesse neste momento. 

Obviamente que se tivesse uma grande parte dos  meus investimentos em obrigações do BANIF que estava em pânico, mas se fizesse parte de uma "carteira" de investimentos diversificados optava por não as vender de momento. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os motivos são vários, mas posso resumir.

As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter um nível de solvabilidade muito grande, senão têm de fechar.

Quando se faz um seguro, seja seguro de capitalização ou PPR, a seguradora é obrigada a replicar esse valor para um fundo autónomo para garantir sempre liquidez ao cliente.

As seguradoras detêm em carteira um grande bolo das poupanças das famílias que têm directamente  a ver com as reformas, assim como eles próprios são os detentores de muitos fundos de pensões de empresas, estado etc.

Apenas existiu até hoje em TODO o mundo, um caso de eminente falência de uma seguradora, a AIG, onde o Estado Norte Americano teve de jogar a mão, mas mesmo essa falência deveu-se a vários negócios mal feitos e falou-se também em alguma fraude.

No caso BES, as seguradoras passaram todas elas para o NB, no Banif a haver uma resolução igual, o mesmo iria acontecer, a única forma de ser afectada, é na reputação do grupo, foi o que aconteceu no BES, a BES VIDA ( agora GNB Vida ), foi bastante afectada porque as pessoas desataram a resgatar PPR e Seguros que lá tinham, é o normal, e isso pode levar a que a seguradora deixe de ter capacidade para reembolsar toda agente ao mesmo tempo, mas isso é culpa das pessoas e não da seguradora.

Portanto é por estas e mais razões que digo que não tem com que se preocupar, uma seguradora é de longe mais segura que um banco, um seguro de capitalização ou um PPR, é de longe mais seguro que um depósito a prazo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto pode ajudar

http://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/dinheiro-e-carreira/artigos/posso-perder-o-dinheiro-dos-meus-depositos

Os motivos são vários, mas posso resumir.

As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter um nível de solvabilidade muito grande, senão têm de fechar.

Quando se faz um seguro, seja seguro de capitalização ou PPR, a seguradora é obrigada a replicar esse valor para um fundo autónomo para garantir sempre liquidez ao cliente.

As seguradoras detêm em carteira um grande bolo das poupanças das famílias que têm directamente  a ver com as reformas, assim como eles próprios são os detentores de muitos fundos de pensões de empresas, estado etc.

Apenas existiu até hoje em TODO o mundo, um caso de eminente falência de uma seguradora, a AIG, onde o Estado Norte Americano teve de jogar a mão, mas mesmo essa falência deveu-se a vários negócios mal feitos e falou-se também em alguma fraude.

No caso BES, as seguradoras passaram todas elas para o NB, no Banif a haver uma resolução igual, o mesmo iria acontecer, a única forma de ser afectada, é na reputação do grupo, foi o que aconteceu no BES, a BES VIDA ( agora GNB Vida ), foi bastante afectada porque as pessoas desataram a resgatar PPR e Seguros que lá tinham, é o normal, e isso pode levar a que a seguradora deixe de ter capacidade para reembolsar toda agente ao mesmo tempo, mas isso é culpa das pessoas e não da seguradora.

Portanto é por estas e mais razões que digo que não tem com que se preocupar, uma seguradora é de longe mais segura que um banco, um seguro de capitalização ou um PPR, é de longe mais seguro que um depósito a prazo.

Aproveitando o tópico, que seguros de capitalização é que estão aí bons?

Editado por elbmurcs
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, antes de mais quero dar os parabéns.
    Pelo que vejo o forum finanças pessoais tem ajudado muita gente e tal como a grande maioria dos portugueses nesta altura também eu estou com problemas com finanças.
    Não sei se posso falar com o sr. por email ou se devo faze-lo através do forum, seja como for vou explicar-lhe a minha situação na esperança que possa esclarecer-me.
    Tenho duas situações de que queria falar-lhe, a primeira é sobre um cartão de crédito que tenho prara pagar: pedi um cartão de crédito no Banco BES no valor de 500 euros o funcionário do banco disse que nos próximos 30 dias não pagava juros das compras que fizesse e a partir daí pagaria ao fim dos próximos 30 dias juros de 18%, por problemas pessoais que tive não me foi possivel fazer o pagamento dos valores em divida naquela altura, no entanto passam-se coisas estranhas na forma como gerem a divida desse cartão. Passo a explicar: De vez em quando consulto os movimentos da conta associada a esse cartão e os valores em divida alteram-se constantemente ora sobem ora descem, outra coisa que tem acontecido relativamente a essa conta é o facto de receber ali todos os meses o abono da minha filha (à volta dos 30 euros) que me descontam  sempre. E a divida continua sem desaaparecer. quero passar no banco e resolver a situação mas não sei por onde começar. já pensei pedir os extratos para que possa avaliar as contas do banco e ver até que ponto posso fazer reclamação. Dêvo faze-lo antes de passar por lá? o que me aconselha?

O outro assunto que também queria que me esclarecesse tem a ver com comissões cobradas pelo Banif.
    Eu e o meu marido temos uma empresa que tem conta no Banif, à algum tempo atràs tivemos alguns problemas financeiros que originaram a devolução de alguns cheques por falta de pagamento entretanto pagos e a situação regularizada. Na altura recebemos uma carta do Banco de Portugal a proibir a utilização de cheques por parte da empresa que nós respeitamos. Com essa situação deixamos que a conta do banif ficasse a 0,00euros acontece que mesmo sem a conta ser movimentada estão a cobrar-nos cerca de 500 euros mensais que dizem ser comissões sobre saldo indisponivel. já procurei nos precarios do banco e não encontro nada sobre isso apenas sobre crédito malparado é a mesma coisa? disseram-me que eles não podiam cobrar comissões em contas a 0,00euros é verdade? o que podemos fazer a esse respeito?

Editado por rosa123
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites