Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

Eu tenho 2 depositos no Banif. Chaman-se Top 30. Um e' para 2017 e outro para 2018. Quanto ao valor, para minha dimensão pequenina, todo o tostao conta. Não os queria perder nem que fiquem presos no banco se falir.

Tirei isto do site do banif:

"O Banif TOP 30 Dividendos Europeus 2018 é um depósito indexado, com um prazo de 3 anos, não mobilizável antecipadamente, "

O depósito não é mobilizável, portanto tem de o manter até ao final. Em caso de resolução os depósitos até 100 mil  por titular de conta estão assegurados, junte mais um titular à conta se ainda não tiver e descanse.

Quem tem obrigações ou acções deve estar mais preocupado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Eurico, o presbítero

Tirei isto do site do banif:

"O Banif TOP 30 Dividendos Europeus 2018 é um depósito indexado, com um prazo de 3 anos, não mobilizável antecipadamente, "

O depósito não é mobilizável, portanto tem de o manter até ao final. Em caso de resolução os depósitos até 100 mil  por titular de conta estão assegurados, junte mais um titular à conta se ainda não tiver e descanse.

Quem tem obrigações ou acções deve estar mais preocupado.

Tenho a conta com a minha mulher, portanto por ai' esta' garantido. Mas se nos depositos nao posso mexer e se nos fundos do Banif nao me aconselham tambem mexer, então nao posso fazer nada. Deixo tudo como esta' e posso ficar sossegado? Eu 'a ordem nesse banco tenho apenas o minimo para pagar as contas da casa na minha ausencia. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho a conta com a minha mulher, portanto por ai' esta' garantido. Mas se nos depositos nao posso mexer e se nos fundos do Banif nao me aconselham tambem mexer, então nao posso fazer nada. Deixo tudo como esta' e posso ficar sossegado? Eu 'a ordem nesse banco tenho apenas o minimo para pagar as contas da casa na minha ausencia. 

Os fundos pode resgatar, e os depósitos a prazo tradicionais também, O depósito que diz ter é um depósito dual, especial. Normalmente não pode ser mobilizado.

Editado por elbmurcs
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Os depósitos dual são uma grande treta.

No banco, nao me deram esse nome (dual) para os depositos. Disseram indexados e que me garantiam o dinheiro e uma remuneracao minima, que podia aumentar se a economia melhorasse nestes 2/3 anos Como o dinheiro era para estar parado durante esse tempo e eu ja' tinha umas poupancas aplicadas nos Correios, pensei que estava a fazer bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No banco, nao me deram esse nome (dual) para os depositos. Disseram indexados e que me garantiam o dinheiro e uma remuneracao minima, que podia aumentar se a economia melhorasse nestes 2/3 anos Como o dinheiro era para estar parado durante esse tempo e eu ja' tinha umas poupancas aplicadas nos Correios, pensei que estava a fazer bem.

Sim é indexado, Nao te preocupes, se tivesses acções era grave, o depósito está garantido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Vamos lá ver é se a sangria fica por aqui a nível de bancos...............

Ia me dando um ataque de coracao ao ler essa noticia. Estou numa pilha de nervos.

O que posso fazer? O dinheiro que tenho aplicado nos fundos de investimento do banco também fica em risco? E o dinheiro na conta à ordem? Os 2 depósitos que fiz este ano (já falei deles) esses sei que não posso fazer nada, mas em relação ao dinheiro que tenho nos fundos de investimento e na conta a ordem posso salva-lo?.Como? Estou aflito. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Em principio o capital que está em risco será as ações e algumas obrigações, quanto ao resto não há que alarmar

Fiz uns telefonemas para Portugal para o banco e para familiares que me acalmaram quanto a situacao. Continuo muito preocupado mas estou mais calmo. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No seguimento de algumas considerações aqui realizadas, pergunto-me se de facto os fundos de investimentos (do banif) estarão a salvo? Parece-me correcto dizer que os depósitos a prazo ou dinheiros a ordem estarão seguros mas e o resto? No caso de existir uma divisão dos activos para um banco bom e outro mau (uma das soluções noticiadas), para que banco iriam esses activos? Haveriam perdas para o cliente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz uns telefonemas para Portugal para o banco e para familiares que me acalmaram quanto a situacao. Continuo muito preocupado mas estou mais calmo. Obrigado.

O Banif está numa corrida contra o tempo. Se até ao final da semana o banco madeirense não encontrar um comprador, o governo vai adotar uma medida de resolução.

Essa medida deverá passar pela criação de um 'banco mau' onde serão colocados os ativos tóxicos da instituição e que poderá implicar perdas. Em comunicado, o banco argumenta que um cenário de resolução não tem fundamento...

Neste momento, o Banif é um banco que pertence, na suma maioria ao Estado (60% do capital) e, por isso, não há como fugir a uma decisão política sobre este caso".

“Quando o Estado injetou dinheiro no Banif, quer fazendo empréstimos especiais (Coco’s), mas também com a injeção de 700 milhões de euros no capital do banco, o que é que aconteceu? Esse investimento no Banif foi assumido no défice de 2013. Acontece que a Comissão Europeia considerou que para efeitos de Procedimentos por Défices Excessivos, isso para cálculo do défice e eventuais penalizações não contava, uma vez que era suposto que esses 700 ME fossem recuperados pelo Estado até 2017 com lucro, com mais-valias, com rendimento desse dinheiro. Agora, não havendo essa possibilidade e não podendo o Estado recuperar esses 700 ME, a verdade é que a Comissão Europeia pode obrigar a refletir nas contas aquilo que deixou passar na altura”.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banif está numa corrida contra o tempo. Se até ao final da semana o banco madeirense não encontrar um comprador, o governo vai adotar uma medida de resolução.

Essa medida deverá passar pela criação de um 'banco mau' onde serão colocados os ativos tóxicos da instituição e que poderá implicar perdas. Em comunicado, o banco argumenta que um cenário de resolução não tem fundamento...

Alertas a considerar:

Depósitos estão seguros;

Os depósitos feitos no Banif até um montante de 100 mil euros por titular de conta estão salvaguardados pelo Fundo de Garantia de Depósitos. E só numa situação extremamente grave é que os valores depositados acima dos 100 mil euros podem ser postos em causa. Assim, por enquanto, e até este montante por depositante/titular, em nossa opinião poderá ainda manter o seu dinheiro nos depósitos. Sem prejuízo de, como sempre, verificar se há alternativas mais rentáveis.

A estabilidade do sistema financeiro é um propósito que tem gerado gastos elevados em vários países da União Europeia. Apesar das graves crises financeiras em vários países, só no Chipre é que alguns depositantes (acima de 100 mil euros) foram penalizados. Nem na Irlanda, nem na Grécia, onde os bancos estiveram em sérias dificuldades, se chegou a esse ponto. Por cá, o mesmo sucedeu na resolução do BES. Antes disso, o BPP faliu e o BPN foi nacionalizado, mas os depósitos dos clientes foram sempre salvaguardados.

Contudo, a resolução da banca passa a estar enquadrada por novas regras europeias a partir de dia 1 de Janeiro de 2016, onde há um reforço do conceito do chamado bail-in em que não só os accionistas e os detentores de dívida subordinada (obrigações mais arriscadas), mas também os depósitos acima da 100 mil euros e a dívida sénior podem ser chamados a contribuir para o reforço do capital do banco, antes que qualquer dinheiro público seja injectado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No seguimento de algumas considerações aqui realizadas, pergunto-me se de facto os fundos de investimentos (do banif) estarão a salvo? Parece-me correcto dizer que os depósitos a prazo ou dinheiros a ordem estarão seguros mas e o resto? No caso de existir uma divisão dos activos para um banco bom e outro mau (uma das soluções noticiadas), para que banco iriam esses activos? Haveriam perdas para o cliente?

Vê o que aconteceu no BES, acho que é a melhor resposta, só num caso muito grave de fraude é que os fundos poderiam ser afectados, isso só aconteceu uma vez na vida e foi com Madoff, um fundo é uma coorporativa de investidores que adquirirem unidades de participação, são activos que os participantes detêm, logo o dinheiro é sempre do cliente, tanto a gestora de fundos como os fundos, a ser feita algum tipo de divisão, é óbvio que passará sempre para o banco bom.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

E´complicado para mim, a' distancia, conseguir mexer-me para resolver esta questao do Banif que me tem tirado o sono.

O dinheiro que eu tenho aplicado em depositos a prazo no Banif (são 2 depositos noTop 30), esse não posso levanta-lo. Portanto ai' seja o que Deus quiser.

Agora os fundos de investimento do Banif (o conservador e o moderado) esses acho que posso. Mas o meu receio é o seguinte: e se eu vendo pela internet os fundos e depois não puder mexer no dinheiro que ficar na conta a ordem? Na sei se me faco explicar. Se o dinheiro fica nos fundos e' uma coisa. Se depois de vendidos, o dinheiro dos fundos vai para a conta a ordem, sera' que me deixam levantar/transferir o dinheiro todo para outro banco? Posso fazer isso pela internet?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vê o que aconteceu no BES, acho que é a melhor resposta, só num caso muito grave de fraude é que os fundos poderiam ser afectados, isso só aconteceu uma vez na vida e foi com Madoff, um fundo é uma coorporativa de investidores que adquirirem unidades de participação, são activos que os participantes detêm, logo o dinheiro é sempre do cliente, tanto a gestora de fundos como os fundos, a ser feita algum tipo de divisão, é óbvio que passará sempre para o banco bom.

Obrigado, tinha um pouco essa ideia mas o facto de nunca ter passado por uma situação semelhante (pelo menos no que diz respeito a fundos de investimento ou até obrigações), "assustou-me" um bocado. Vamos aguardar por mais desenvolvimentos, imagino que já esta semana deverá haver novidades (esperemos que positivos). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

A pergunta é: E vais resgatar os fundos para quê?? e se existe esse medo, existe a possibilidade de fazer transferência directamente para outra instituição bancária, desde que a receptora os aceite.

Eu percebo muito pouco, em termos tecnicos, de como e' calculada a cotacao diaria de um fundo de investimento, mas nao pode acontecer que - havendo um grande nº de resgastes provocada pela situacao do Banif e portanto uma grande necessidade de liquidez para pagar os ditos resgastes - isso possa provocar uma descida brusca e continua das cotações? 

Ou e' coincidencia ou parece-me verificar isso nos fundos de investimento do Banif nos ultimos dias, dai' a minha ideia de os vender, antes que descam mais. Mas posso estar errado, nao sei, e ser como disse uma coincidencia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu percebo muito pouco, em termos tecnicos, de como e' calculada a cotacao diaria de um fundo de investimento, mas nao pode acontecer que - havendo um grande nº de resgastes provocada pela situacao do Banif e portanto uma grande necessidade de liquidez para pagar os ditos resgastes - isso possa provocar uma descida brusca e continua das cotações? 

Ou e' coincidencia ou parece-me verificar isso nos fundos de investimento do Banif nos ultimos dias, dai' a minha ideia de os vender, antes que descam mais. Mas posso estar errado, nao sei, e ser como disse uma coincidencia.

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ...

Qualquer das maneiras, é veres as carteiras dos mesmos, basicamente é o risco dos fundos, as suas carteiras, e aí verás porque sobe ou desce.

E obrigações do Banif não tens?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ...

Qualquer das maneiras, é veres as carteiras dos mesmos, basicamente é o risco dos fundos, as suas carteiras, e aí verás porque sobe ou desce.

E obrigações do Banif não tens?

Não, felizmente nao tenho obrigacoes do Banif. 

Quanto aos fundos do Banif, a minha pergunta e' se consideram que esta enorme pressao de venda que os fundos do Banif devem a estar sujeitos nestes dias, pode afectar negativamente a sua cotacao. Havendo uma corrida aos resgates, os gestores dos fundos sao obrigados a realizar liquidez em grande escala, Isso pode afectar a cotacao do fundo ou nao? Sabem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Marco (visitante)

Boas,

Tenho dinheiro no Banif, retirei uma parte para garantir estar abaixo dos 100 mil para 1 Janeiro 2016. Infelizmente ainda tenho algum (pouco) dinheiro em obrigações. Quem ainda tem está a dar ordem de venda...n acredito que se consiga vender tão cedo e quem vende vai ser bem barato.  Não tenho ideia de o fazer para já...acham que faço mal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites