Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

• Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Pessoalmente não invisto diretamente em ações por receio e pelos montantes que tenho disponíveis.

Acho que fazes muito bem! Não quis, de forma alguma, motivar ninguém para este tipo de investimentos de alto risco. É muito duro e é preciso ter um grande controlo emocional  ;)

Mas num fórum de finanças faz falta falar mais de ações! Eu vou simplesmente tentando dar o meu contributo...

Não quero influenciar ninguém com as minhas ideias de investimento  :police:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

... concretizou-se a venda dos meus títulos Banif a 0,0120€ com uma mais-valia de 28%. Se fiz bem ou mal não sei, mas aprendi neste ano e meio de Bolsa que a ganância e o maior inimigo do investidor e, portanto, não quis mexer na ordem que já estava dada desde o fim-de-semana. Podia ser mais? Podia! Mas já me lixei por pensar que as ações vão ate ao ceu...

Essas mais valias não vão ser tributadas na declaração do IRS?

Fez as contas contando com este factor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Continuando no meu monólogo das ações (falta ca malta a gostar de arriscar nestes ativos) concretizou-se a venda dos meus títulos Banif a 0,0120€ com uma mais-valia de 28%. Se fiz bem ou mal não sei, mas aprendi neste ano e meio de Bolsa que a ganância e o maior inimigo do investidor e, portanto, não quis mexer na ordem que já estava dada desde o fim-de-semana. Podia ser mais? Podia! Mas já me lixei por pensar que as ações vão ate ao ceu... Pretendo voltar a entrar no titulo. Agora resta saber o timing. A partir de sexta-feira havera pressão de venda com a entrada das novas ações, logo, a tendência será de queda ligeira... Portanto das duas uma, ou reentrarei quando terminar a fase da pressão das novas ações ou após apresentação dos resultados de Q2. Talvez se recuarem para valores próximos de 0,0105€ não resista a voltar a arriscar antes destes dois fatores :) Mas duvido que tenha essa sorte...

hoje subiram mais de 9%

Na sexta foram mais de 4%

Pressão das novas acçoes???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essas mais valias não vão ser tributadas na declaração do IRS?

Fez as contas contando com este factor?

ABCD,

Não estou a entender! Não falando de valores reais, imaginando que ganhei 100€ brutos, terei de pagar 26,6€ ao Estado (porque se deduz 5€ de comissão de venda nas mais-valias) + 5€ comissão de compra ao banco. Neste exemplo, ganharia 68,4€. O problema era ter perdido dinheiro! Não é ganhar dinheiro! Não estou a perceber muito bem a lógica dessa pergunta...

Concerteza que terei de declarar e pagar 28% sobre as mais-valias e mais 0,01% da comissão de compra. Os 28% que falei são brutos. Não estou em condições de fazer contas agora no tablet, mas e uma excelente mais-valia. Tomara eu que me corresse sempre assim ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hoje subiram mais de 9%

Na sexta foram mais de 4%

Pressão das novas acçoes???

Presidente,

Se as novas ações vão entrar no mercado sexta-feira a 0,010€ e a cotação esta a 0,012€, havera muita gente a vender para realizar mais-valias. Ao fim ao cabo e uma mais-valia de 20% num dia ;) Claro que a pressão de venda vai ser tao grande que o preço vai ter tendência para baixar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD,

Não estou a entender! Não falando de valores reais, imaginando que ganhei 100€ brutos, terei de pagar 26,6€ ao Estado (porque se deduz 5€ de comissão de venda nas mais-valias) + 5€ comissão de compra ao banco. Neste exemplo, ganharia 68,4€.

Concerteza que terei de declarar e pagar 28% sobre as mais-valias e mais 0,01% da comissão de compra. Os 28% que falei são brutos. Não estou em condições de fazer contas agora no tablet, mas e uma excelente mais-valia. Tomara eu que me corresse sempre assim ;)

Entendeu perfeitamente.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...
    • 1 month later...

Boa tarde, um primo meu tem um empréstimo ao banco (Banif) e tem como garantia um terreno, a minha pergunta é ele pode vender o terreno para liquidar a dívida? Neste caso ele tem 60.000€ ainda para pagar mas ele tem um comprador para o terreno no valor de 50.000€ é possível? É necessário uma autorização do Banco? E demora muito essa autorização a ser dada pelo banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, um primo meu tem um empréstimo ao banco (Banif) e tem como garantia um terreno, a minha pergunta é ele pode vender o terreno para liquidar a dívida? Neste caso ele tem 60.000€ ainda para pagar mas ele tem um comprador para o terreno no valor de 50.000€ é possível? É necessário uma autorização do Banco? E demora muito essa autorização a ser dada pelo banco?

Vender um imóvel hipotecado acontece todos os dias - há sempre alguém a vender uma casa que comprou com empréstimo. Desde que o empréstimo possa ser liquidado com o dinheiro da venda, o banco não se importa.

Neste caso, como ele ainda deve mais do que o que vai conseguir com a venda do terreno, eu sugeria amortizar primeiro os 10.000€ que faltam. O comprador vai ter que apresentar algum tipo de pagamento "certificado" (como um cheque bancário ou visado, por exemplo) - o banco provavelmente só vai autorizar a operação e desbloquear o imóvel depois de ter o dinheiro do lado dele.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Imagino que sim. Mas ele vai ter que falar com o banco de qualquer forma, porque não colocar essas perguntas ao banco nessa altura?

Porque o meu primo vai se ausentar por uns 2 meses do país e gostávamos de saber se vai demorar muito o banco a autorizar a venda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Porque o meu primo vai se ausentar por uns 2 meses do país e gostávamos de saber se vai demorar muito o banco a autorizar a venda

E ele não vai ter nem internet nem correio eletrónico nem telefone?

http://www.banif.pt/xsite/Particulares/home/Sugestoes.jsp?CH=4561

Os contactos do banco não vão mudar durante esses dois meses ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico
    • 1 month later...
    Eurico, o presbítero

Amigos, preciso por favor da vossa ajuda no seguinte: 

Há uns anos que estou emigrado, a trabalhar fora. Acontece que tenho o principal das minhas poupanças no Banif de Portugal. Como tenho lido e visto na TV coisas preocupantes sobre o banco (ainda ontem apareceu aqui na tv essas notícias), eu pretendo levantar de lá o meu dinheiro.

Para pagar o mínimo possível na transferência desse capital para outro banco (para a Caixa, onde também tenho conta com a minha mulher), como me aconselham fazer? Desmobilizar tudo e simplesmente passar um cheque e depositar essa importância (o cheque) noutro banco (Caixa)? Ou efectuar a transferência integral através de um ATM? Ou existe outro pocesso? (o "home banking" não dá, acho eu, porque tem limites diários e a verba ainda é considerável... pelo menos para mim).

O que me aconselham fazer para minimizar as despesas de transferência do dinheiro para outro banco?

Desde já agradeço uma resposta. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para pagar o mínimo possível na transferência desse capital para outro banco (para a Caixa, onde também tenho conta com a minha mulher), como me aconselham fazer? Desmobilizar tudo e simplesmente passar um cheque e depositar essa importância (o cheque) noutro banco (Caixa)? Ou efectuar a transferência integral através de um ATM? Ou existe outro pocesso? (o "home banking" não dá, acho eu, porque tem limites diários e a verba ainda é considerável... pelo menos para mim).

ATM não tem custos mas, salvo erro, também tem limites diários... vê se encontras informação sobre isso no preçário...

De qualquer forma, um cheque também não é assim tão caro como isso, é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

ATM não tem custos mas, salvo erro, também tem limites diários... vê se encontras informação sobre isso no preçário...

De qualquer forma, um cheque também não é assim tão caro como isso, é?

Agradeço a resposta.

Se a transferência do dinheiro de um banco para outro, através de cheque, não tem custos, então até prefiro que seja assim. É bem mais simples e, pelo visto, mais barato. Obrigado.

Vou então retirar tudo o que tenho no Banif e colocar as minhas poupanças de emigrante noutro banco. Não quero apanhar mais sustos com os bancos. O BES já me chegou.

Um abraço a todos e obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E quem tem um DP a prazo de 19k?

Acham que é de resgatar e mudar de banco? Atendendo a que existe um FGD que garante até 100k por depositante.

O "bail-in" de que agora tanto se anda a falar, só pode ir buscar o dinheiro depositado acima dos 100.000€. E o FGD garante efetivamente o reembolso do que está abaixo... À partida está seguro.

(Claro que se for preciso ativar o FGD provavelmente ainda vai dar umas dores de cabeça, isso pode ser mais do que alguns estão dispostos a aturar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Nao sabia o significado de "bail-in". Tive de procurar na internet e fiquei muito preocupado. Existe mesmo o risco do Banif entrar en falencia e ficar com o dinheiro dos depositantes? Esse risco e' real? Sentem isso?

Eu li aqui que uma parte do banco ia ser vendido e que já havia compradores interessados (falavam em fundos de investimento estrangeiros). Essa notícia deixou-me mais descansado quanto ao futuro do banco, mas perante o que o Paulo afirmou... as minhas preocupações voltaram.

Entao acham mesmo que para nao viver nesta "angustia a distancia" o melhor e' tirar de la' o dinheiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao sabia o significado de "bail-in". Tive de procurar na internet e fiquei muito preocupado. Existe mesmo o risco do Banif entrar en falencia e ficar com o dinheiro dos depositantes? Esse risco e' real? Sentem isso?

Eu li aqui que uma parte do banco ia ser vendido e que já havia compradores interessados (falavam em fundos de investimento estrangeiros). Essa notícia deixou-me mais descansado quanto ao futuro do banco, mas perante o que o Paulo afirmou... as minhas preocupações voltaram.

Entao acham mesmo que para nao viver nesta "angustia a distancia" o melhor e' tirar de la' o dinheiro?

O pessoal pode dizer assim, "não tem com que se preocupar, e depois fica sem o dinheiro, ou podem dizer assim, "tire o dinheiro", e depois não acontece nada.

Como se sente em relação a isto? desconfortável? anda a tirar-lhe o sono? então tire de lá o dinheiro, vai andar preocupado para quê?? aqui ninguém sabe o que vai acontecer ao Banif ou a outro banco qualquer, até á última pensava-se que o BES sobreviveria.

Embora haja uma coisa que ainda não disse, tem o dinheiro no Banif ou através do Banif? são coisas diferentes...

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

O pessoal pode dizer assim, "não tem com que se preocupar, e depois fica sem o dinheiro, ou podem dizer assim, "tire o dinheiro", e depois não acontece nada.

Como se sente em relação a isto? desconfortável? anda a tirar-lhe o sono? então tire de lá o dinheiro, vai andar preocupado para quê?? aqui ninguém sabe o que vai acontecer ao Banif ou a outro banco qualquer, até á última pensava-se que o BES sobreviveria.

Embora haja uma coisa que ainda não disse, tem o dinheiro no Banif ou através do Banif? são coisas diferentes...

O senhor tem razao. Para acabar com a minha preocupacao sobre o banco Banif basta-me mudar para outro banco mais solido. Ok. E' mesmo isso que eu vou fazer quando tiver oportunidade em Portugal. Vou pedir para colocarem na conta `a ordem o dinheiro que tenho la' aplicado e depois passo um cheque e meto o dinheiro noutro banco. 

O meu receio e' vir a perder dinheiro por estar a mexer nos depositos antes dos prazos. Fiz ha pouco tempo. Um termina em 2017 e outro em 2018 (chamam-se Top 30).Também tenho algum dinheiro (mais antigo) em 2 fundos do banco, no fundo defensivo e no conservador. Esta poupança foi-me aconselhada no banco e era para estar a render. Mas se ha o risco do Banif ir a falencia, nem pemso 2 vezes, mesmo a perder dinheiro, levanto tudo.. Vao-se os aneis mas salvam-se os dedos, não é assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Dinheiro nao perde, pode é perder juros. Eu tirava se o depósito fosse de valor considerável.

Eu tenho 2 depositos no Banif. Chaman-se Top 30. Um e' para 2017 e outro para 2018. Quanto ao valor, para minha dimensão pequenina, todo o tostao conta. Não os queria perder nem que fiquem presos no banco se falir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites