Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

presidentedajunta

Hoje, ao almoço, tive uma conversa alongada com um fornecedor da minha empresa. Conhecemo-nos há vários anos e, para além dos negócios, posso dizê-lo, construímos ao longo dos anos uma certa amizade.

Durante o almoço, dizia, e porque o tema dos bancos veio à conversa, este meu fornecedor falou-me muito bem do Deutsche Bank. Disse-me que é cliente há anos e que, para além da credibilidade institucional que o banco inspira, tem um ótimo serviço e no qual se inclui a compra/gestão de fundos de investimento, tal qual acontece com os bancos "online", como o Best, Big, Activo, etc..

Quando eu lhe falei do "meu" Banif, ele ficou muito surpreendido por eu continuar fiel a este "inexpressivo" (foi a palavra que utilizou e eu fixei... rimo-nos com isso) banco e aconselhou-me vivamente a mudar. Disse-me que me apresentava a um responsável do banco, na rua Castilho, e que eu não demoraria muito a ficar cativado pela eficiência e cuidado do serviço.

Os amigos, certamente mais envolvidos do que eu nos meandros financeiros/bancários, que imagem têm deste Deutsche bank? Não sou pessoa que ande à procura de "status" - interpretei isso, um pouco, das palavras deste meu amigo - mas apenas de um banco que ofereça (mesmo!) algo de positivo e diferenciador aos seus clientes. Por exemplos, a aquisição/gestão de fundos internacionais, será que funciona tão bem (e com preços/custos equiparáveis) aos bancos "online" de que sou já cliente?

Pelo que me disseram aqui do Banif, fiquei (muito) apreensivo/perplexo quanto ao futuro, e estou a equacionar seriamente a possibilidade de ir desinvestindo, gradualmente, do banco madeirense e ir colocando as minhas economias noutro lado.

Acham o Deutsche bank uma boa (sólida) alternativa? E em termos de benefícios concretos para o cliente (em termos de tarifários) é competitivo em relação à concorrência?

O que acham deste banco alemão?

Ramiro é um excelente banco que dispensa apresentações. No entanto é um banco estrangeiro e como por exemplo o BBVA que é um dos maiores bancos do mundo pretende sair de Portugal, o mesmo pode acontecer com o BBVA.

O que me leva a crer pelos teus posts é que és uma pessoa que gosta de se manter fiel a uma instituição e não me parece crível que o DB possa ser esse banco porque como outros bancos e seguradoras não tem uma quota de mercado em Portugal de relevo e pode decidir abandonar as operações em Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Fiquei com a ideia precisamente contrária, "Presidente". Pelo que me foi dito, o Deutsche Bank estaria numa fase de expansão em Portugal e não de abalada.

O meu receio foi outro, foi o de não apresentarem produtos competitivos, uma gama de serviços alargada ou de cobrarem comissões/preços elevados relativamente à concorrência.

Por exemplo, sou um cliente antigo do BPI mas, praticamente, não trabalho com eles, pois o que têm para oferecer, em termos de taxas de juro, é ridículo e têm uma paupérrima carteira de fundos (tirando os do próprio banco, que já tiveram melhores dias, diga-se).

Para estar a abrir conta no Deutsche Bank e depois ter lá apenas valores simbólicos, não vale a pena...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Fiquei com a ideia precisamente contrária, "Presidente". Pelo que me foi dito, o Deutsche Bank estaria numa fase de expansão em Portugal e não de abalada.

O meu receio foi outro, foi o de não apresentarem produtos competitivos, uma gama de serviços alargada ou de cobrarem comissões/preços elevados relativamente à concorrência.

Por exemplo, sou um cliente antigo do BPI mas, praticamente, não trabalho com eles, pois o que têm para oferecer, em termos de taxas de juro, é ridículo e têm uma paupérrima carteira de fundos (tirando os do próprio banco, que já tiveram melhores dias, diga-se).

Para estar a abrir conta no Deutsche Bank e depois ter lá apenas valores simbólicos, não vale a pena...

O BBVA nos primeiros 8 anos em Portugal cresceu e bem e hoje pretende sair.

Relativamente ao BPI acho que ainda hoje é das melhores gestoras de fundos. Este ano não ganhou tantos prémios como costuma mas ainda assim ganhou prémio no melhor fundo de acções.

Continuo a ter o BPI como um banco muito sério, sólido e com bom serviço. O facto de não terem boas taxas de juros concordo mas isso verifica-se nos Dps, não é estratégia deles captar recursos com Dps que dão muito pouco produto bancário. No BPI é mais à base de estruturados e fundos de investimento e PPrs

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cuidado com alguns produstos estruturados ( CLNs ) do Deutshe Bank, se for para depósitos, obrigações, fundos não vejo qualquer problema, agora relativamente a produtos estruturados digamos que por vezes eles são muito agressivos nesse tipo de venda, se for por ai que sejam CLNs fáceis de compreender, taxas garantidas e capital a 100% no fim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

O BBVA nos primeiros 8 anos em Portugal cresceu e bem e hoje pretende sair.

Relativamente ao BPI acho que ainda hoje é das melhores gestoras de fundos. Este ano não ganhou tantos prémios como costuma mas ainda assim ganhou prémio no melhor fundo de acções.

Continuo a ter o BPI como um banco muito sério, sólido e com bom serviço. O facto de não terem boas taxas de juros concordo mas isso verifica-se nos Dps, não é estratégia deles captar recursos com Dps que dão muito pouco produto bancário. No BPI é mais à base de estruturados e fundos de investimento e PPrs

Mas o montante que pretendo "deslocalizar" do Banif é considerável e, muito sinceramente, o BPI não me ofereceu propostas de aplicação do capital que me parecessem interessantes.

Sou cliente um "centro financeiro" do banco e ainda há pouco tempo a gestora veio à minha empresa conversar comigo sobre possibilidades de investimento. Falámos mais de uma hora e, de concreto, concreto, nada de particularmente estimulante me foi apresentado. Têm apenas para oferecer produtos complexos (dos quais já ando super "escaldado" e dos quais agora fujo "como o diabo da cruz") e fundos do próprio banco. Pouco mais têm de interessante ou apelativo para oferecer ao investidor.

Há uns anos atrás, ganhei bom dinheiro com o fundo BPI Brasil, mas também tive decepções com o BPI Portugal e o Restruturações. Presentemente, preferia investir em fundos internacionais (como faço no Best e no Activo) e desses o BPI não tem para oferecer aos seus clientes.

A menos que me esteja a escapar algum produto realmente interessante (e com boa rendibilidade) que o banco possua,  pelo menos para o meu caso pessoal, o BPI não é uma opção conveniente, apesar, repito, de ser um cliente do banco.

Foi por não ver no BPI uma opção, que estou a ver se encontro um novo banco, seguro, eclético e com um bom preçário (detesto os bancos que esmifram os clientes com cláusulas/taxas draconianas!), para, paulatinamente, ir transferindo os meus ativos do Banif para lá. Recomendaram-me o Deutsche Bank, mas terei que ver, em termos de oferta/condições, o que eles têm para me oferecer. Para ser como no BPI, não vale a pena...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas ò Ramiro, não estou a perceber. Então o seu objetivo ao trabalhar com o Banif não é poder usufruir de um DP com uma boa taxa de juro? Acha que o DB lhe dará a mesma taxa?

Pois concerteza que foi exibicionismo do seu amigo e fornecedor, embora qualquer um possa trabalhar com o DB. Eu não trabalho com o DB porque não me dá nem mais nem melhor que a atual banca nacional, seja de retalho ou de investimento. O DB tem mais do mesmo para lhe oferecer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

Mas ò Ramiro, não estou a perceber. Então o seu objetivo ao trabalhar com o Banif não é poder usufruir de um DP com uma boa taxa de juro? Acha que o DB lhe dará a mesma taxa?

Pois concerteza que foi exibicionismo do seu amigo e fornecedor, embora qualquer um possa trabalhar com o DB. Eu não trabalho com o DB porque não me dá nem mais nem melhor que a atual banca nacional, seja de retalho ou de investimento. O DB tem mais do mesmo para lhe oferecer...

Caro "Katolo", eu já disse aqui que tenho uma ligação "sentimental" com o Banif de há muitos anos. Continuo sendo cliente devido a isso e ao facto de me remunerarem razoavelmente, comparando com o cenário atual, os DP que mantenho no banco.

Contudo, não me posso alhear da situação instável por que passa o banco! São os amigos, aqui, a avisar-me, são os jornais da especialidade económica quando divulgam, quase diariamente, informação que põe a nu a fragilidade, a situação periclitante, em que se encontra instituição.

Daí eu estar a pensar, à medida que os meus ativos se forem vencendo, transferi-los para outra instituição financeira, que me garanta uma maior estabilidade.

No Banif tenho apenas essas aplicações de DP e uma carteira de ações, em que já não mexo há um bom par de anos - talvez  há mais de 10 anos! São do tempo das "privatizações"... fui à maior parte delas, por sugestão do gestor do banco, ficando com algumas "migalhas" de cada uma das empresas pricatizadas, e depois... ficaram pra lá em carteira. Não sou um financeiro e, portanto, não as movimentei mais. Ficaram em carteira como se estivessem num museu... Um dia destes irei tratar desse assunto. Vou vendê-las todas e encerrar de vez este capitulo que tem já vários anos. Tenho reparado, que o banco me cobra, trimestralmente, uns encargos elevados pela manutenção dessa carteira de ações, o que não me agrade e creio que não se justifica.

Mas voltando ao assunto do Deutsche Bank (DB), eu apenas me referi a esse banco, porque ontem tive um almoço com um fornecedor, já um amigo de longa data,  que se sugeriu à instituição. Falei-lhe do "meu" Banif e, naturalmente, ele aconselhou-me o "seu" banco, dizendo-me muito bem do serviço do DB. Até se prontificou a fazer a "ligação" entre mim e um diretor do banco. Foi uma cortesia normal e urbana. Eu faria a mesmo coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Pereira

...

Acho que já percebi mais ou menos que pretende, caro Ramiro...

Julgo que uma boa solução para si pode, de facto, ser o Montepio. É um banco de perfil assumidamente conservador mas que também investe, com história e segurança, e tem boas condições. Outra vertente que possui é uma vertente mutualista. É bem conotado, tem boa imagem.

Tem bons produtos de investimento, e dado que é cliente do Private Banking a informação que tenho do Montepio é que terá acesso a qualquer tipo de fundos nacionais e internacionais, sendo isto visto caso-a-caso consigo e com o banco.

Pode valer a pena, de facto, tentar este banco. A outra solução será o Private Banking do Banco Espírito Santo, mas muito cuidado com o centro que escolhe e os interlocutores, porque há uma agressividade comercial bastante grande (maior que no Montepio), e pode sentir-se defraudado com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

E já agora porque não pondera seriamente os produtos de poupança do Estado? Estão muito atrativos tanto os certificados de aforro como os CTPM. Já falámos acerca disso...

Já fiz aplicações num destes produtos (os Certificados de Aforro). Optei por estes em detrimento dos CTPM pois, segundo li, eram/são os que dão a melhor valorização por um período de 2 anos. Os CTPM "otimizam" num prazo mais longo e eu, muito sinceramente, não sei chego lá... Por essa razão, muito "terrena", optei pelos CA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro, Concordo que o Banif esta numa situação difícil, mas daí até estar insolvente vai uma grande distancia. Relembro que o Estado e o maior acionista do Banif e não acredito que queiram abrir mão de 700 milhões de euros em ações especiais, bem como os coco's, embora dos 400 milhões iniciais só faltem reembolsar 150 milhões. O Banif esta num processo de reestruturação e a finalizar o aumento de capital de 450 milhões de euros. Segundo eles, já atingiu o equilíbrio orçamental e após concluir o AC estará muito mais sólido para enfrentar os desafios futuros. Tem um core tier 1 elevado e acredito numa OPA a medio/longo prazo. Não tenho dinheiro no Banif porque não tenho liquidez para tal, mas seria o banco que eu consideraria se estivesse interessado em fazer um DP. De qualquer forma, acredito na solvabilidade do banco sendo que o maior risco será o facto de os próprios clientes não acreditarem no banco e começarem a retirar as suas poupanças. Nesse caso, não há salvação possível. Em todo o caso, posso-lhe dizer que o meu pai trabalha tanto com o Banif como com o DB e esta satisfeito com os dois, cada um a sua maneira. O Banif para DP's, e ações e o DB para produtos estruturados. No entanto, não trabalha com mais nenhum banco de investimento. O DB e o único que tem a porta de casa. Eu como trabalho com outros bancos de investimento, não quero mais um para me chatear porque também não tenho um património que me permita diversificar por tantos bancos. Por vezes, o DB promove a revenda de algumas obrigações do seu portfolio aos seus clientes e com propostas interessantes. No entanto, era na altura em que as Yields das dividas era interessante. Segundo o meu pai, não tem aparecido nada de jeito ultimamente... Em conclusão, não perde nada em trabalhar com o DB, mas com tantos bancos com que já trabalha valerá mesmo a pena? Obviamente que não tenho nada a ver com isso, mas quis deixar a minha análise para sua reflexão. Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

Esta questão do Banif traz-me preocupado, porque eu já tive uma péssima experiência (aqui o adjetivo até é brando) com o BPP e não quero, de todo, que uma desgraça semelhante volte a repetir-se na minha vida.

Se as "nuvem negras" se continuarem a adensar em torno do Banif, não vou hesitar: imediatamente, sairei do banco!

Acredite, eu não desejo ao meu pior inimigo (que não os tenho), o que eu passei com o BPP. A minha saúde já não o permite. O dinheiro não é tudo na vida (então na minha idade!...) e eu não estou disposto a passar o que passei com o Rendeiro.

A pergunta é se já chegou a hora de eu, prudentemente, abandonar o Banif ou se não há razão para alarmismos e devo continuar a confiar na instituição...

Regressar a um pesadelo semelhante ao que passei no BPP é que nunca mais!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Esta questão do Banif traz-me preocupado, porque eu já tive uma péssima experiência (aqui o adjetivo até é brando) com o BPP e não quero, de todo, que uma desgraça semelhante volte a repetir-se na minha vida.

Se as "nuvem negras" se continuarem a adensar em torno do Banif, não vou hesitar: imediatamente, sairei do banco!

Acredite, eu não desejo ao meu pior inimigo (que não os tenho), o que eu passei com o BPP. A minha saúde já não o permite. O dinheiro não é tudo na vida (então na minha idade!...) e eu não estou disposto a passar o que passei com o Rendeiro.

A pergunta é se já chegou a hora de eu, prudentemente, abandonar o Banif ou se não há razão para alarmismos e devo continuar a confiar na instituição...

Regressar a um pesadelo semelhante ao que passei no BPP é que nunca mais!!!

Ramiro quando você diz que tem uma ligação sentimental está tudo dito...

Ainda irá ouvir falar muito de alguns fundos BPI. Espere para ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro, se não esta confortável e melhor saltar fora, realmente. Não vale a pena ter dores de cabeça por essa questão. No entanto, não e justo comparar o caso BPP ao Banif, dado que o que se passou no BPP, no meu entender, foi má gestão e pura ganância dos investidores. Se corresse bem ninguém se queixava. Olhe que eu, por ganância, já perdi dinheiro e não culpo o meu banco pelos riscos que decidi assumir. A menos que me diga que os produtos de retorno absoluto foram vendidos como DP's, o que eu duvido, dado que estavam associados a evolução da cotação das ações do BCP, poderá dizer que ouve dolo do BPP. Sei que o Rendeiro não e nenhum santo, mas, muitas vezes, os clientes também tem mais olhos que barriga. Eu também já levei porrada e aprendi a ter juízo e ser menos ganancioso. As vezes só assim e que aprendemos a não cometer os mesmos erros. A historia do Banif e outra, bem como a do BCP & Cia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

Ramiro quando você diz que tem uma ligação sentimental está tudo dito...

Ainda irá ouvir falar muito de alguns fundos BPI. Espere para ver.

Eu quando refiro a minha ligação sentimental ao Banif, estou a ser verdadeiro e sincero. Como compreenderá, ao longo de todos estes anos em que sou cliente - quase uma vida e... tenho já cabelos brancos -, há muito que podia ter saído do banco. Entretanto, abri conta em diversos outros, mas o Banif foi sempre ficando. E olhe que não tenho lá valores despiciendos... Existe, de facto, uma ligação sentimental que me liga ao banco. Agora, claro, não sou burro (espero...)! Se vir que as coisas ficam negras, é evidente que irei reagir. Já caí na esparrela do BPP (com elevados prejuízos financeiros e de saúde) e não vou cair noutra.

Quanto aos fundos BPI, o amigo "Presidente" diga-me, por favor, em quais devo apostar, que já amanhã tomo posição!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Eu quando refiro a minha ligação sentimental ao Banif, estou a ser verdadeiro e sincero. Como compreenderá, ao longo de todos estes anos em que sou cliente - quase uma vida e... tenho já cabelos brancos -, há muito que podia ter saído do banco. Entretanto, abri conta em diversos outros, mas o Banif foi sempre ficando. E olhe que não tenho lá valores despiciendos... Existe, de facto, uma ligação sentimental que me liga ao banco. Agora, claro, não sou burro (espero...)! Se vir que as coisas ficam negras, é evidente que irei reagir. Já caí na esparrela do BPP (com elevados prejuízos financeiros e de saúde) e não vou cair noutra.

Quanto aos fundos BPI, o amigo "Presidente" diga-me, por favor, em quais devo apostar, que já amanhã tomo posição!

Ramiro, não intreprete à letra o que lhe disse. Apenas lhe indiquei que o BPI na gestão de fundos dispensa apresentações e novidade é num ano de entrega de prémios não constar na lista.

Eu subscrevi ainda esta semana o PPR investimento acções para o longo prazo e tenho a certeza que daqui a 10 anos tenho bom retorno.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

Ramiro, não intreprete à letra o que lhe disse. Apenas lhe indiquei que o BPI na gestão de fundos dispensa apresentações e novidade é num ano de entrega de prémios não constar na lista.

Eu subscrevi ainda esta semana o PPR investimento acções para o longo prazo e tenho a certeza que daqui a 10 anos tenho bom retorno.

Pois eu tive más experiências com os fundos BPI. Ressalvando o BPI Brasil onde consegui ganhar algum dinheiro, já com o BPI Portugal, Europa Valor e o Restruturações foi... uma desgraça!

Eu sei que esta questão dos fundos tem a ver com o momento de entrada (não tive sorte...), mas ainda aguentei por alguns anos estes fundos, até ser vencido pelo cansaço das... perdas diárias e permanentes.

Recordo-me que vinha à minha empresa, todos os meses, a gestora do BPI Investimentos e, coitada da pobre, ela nem sabia o que dizer, pois todos os meses a coisa afundava mais...

Eu desfiz-me dos fundos, creio que em 2010 (tinha-os comprado, salvo erro, em 2006), portanto foram 4 anos em que perdi dinheiro, literalmente, em termos absolutos, isto para não falar dos juros que deixei de ganhar se, alternativamente, tivesse aplicado os montantes, por exemplo, em DP.

Mas passado é passado, são coisas que não vou remoer.

Quanto à sugestão que me dá, só por ironia eu constituiria agora um PPR... Já passei dos 70 e tenho que ser realista: um horizonte de 10 anos, no meu caso, é o que se vê de um cemitério!...

Mas se o amigo tiver qualquer outra recomendação positiva de um produto BPI, mais de curto prazo, ficaria muito grato se ma indicasse. É um banco que aprecio, tenho conta há algum tempo, mas com o qual, presentemente, pouco trabalho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Banif reduz prejuízos para quase metade no primeiro trimestre"

fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/banif-reduz-prejuizos-para-quase-metade-no-primeiro-trimestre_192423.html

É um sinal de inversão muito positivo, destacando-se o aumento exponencial da margem financeira e do produto bancário que são indicadores da saúde financeira de um banco.

O título mais odiado do PSI20 ainda vai deixar muita gente surpreendida  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me sinto bem a aconselhar ações porque e demasiado emocional e as surpresas são mais que muitas, boas ou mas. Posso dizer que já ganhei muito dinheiro com os títulos do Banif e também já perdi por não aguentar a pressão. Tenho ações do Banif em carteira e acredito que será um bom investimento no medio/longo prazo, mas enquanto não se definir os trâmites do próximo AC não consigo dizer qual a melhor altura para comprar ações do Banif. Se antes ou depois do AC...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    presidentedajunta

Não me sinto bem a aconselhar ações porque e demasiado emocional e as surpresas são mais que muitas, boas ou mas. Posso dizer que já ganhei muito dinheiro com os títulos do Banif e também já perdi por não aguentar a pressão. Tenho ações do Banif em carteira e acredito que será um bom investimento no medio/longo prazo, mas enquanto não se definir os trâmites do próximo AC não consigo dizer qual a melhor altura para comprar ações do Banif. Se antes ou depois do AC...

pelo menos o AC foi um sucesso e a procura excedeu a oferta largamente :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, valeu a pena aguentá-las em carteira  ;)

Conto vendê-las para a semana com boas mais-valias (comprei-as abaixo do preço do AC) e ponderarei reentrar depois de terminada a pressão inicial de venda dos novos títulos.

Com o RSS só previsto para quando o Banco começar a apresentar resultados positivos, fico mais tranquilo em relação ao potencial de valorização das ações. Além do mais os coco's serão devolvidos em breve...

Certo, certo, é que só decido reentrar depois de ver a apresentação de resultados de Q2

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuando no meu monólogo das ações (falta ca malta a gostar de arriscar nestes ativos) concretizou-se a venda dos meus títulos Banif a 0,0120€ com uma mais-valia de 28%. Se fiz bem ou mal não sei, mas aprendi neste ano e meio de Bolsa que a ganância e o maior inimigo do investidor e, portanto, não quis mexer na ordem que já estava dada desde o fim-de-semana. Podia ser mais? Podia! Mas já me lixei por pensar que as ações vão ate ao ceu... Pretendo voltar a entrar no titulo. Agora resta saber o timing. A partir de sexta-feira havera pressão de venda com a entrada das novas ações, logo, a tendência será de queda ligeira... Portanto das duas uma, ou reentrarei quando terminar a fase da pressão das novas ações ou após apresentação dos resultados de Q2. Talvez se recuarem para valores próximos de 0,0105€ não resista a voltar a arriscar antes destes dois fatores :) Mas duvido que tenha essa sorte...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico