Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

• Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

Mas é "transferido" como? Existe historial?

Por exemplo, o banco XPTO entra em insolvência. Tu como cliente tens lá fundos de cerca de € 100k. Sabes como é que vais conseguir transferir esses fundos para o banco ABCD?

É que contar numa insolvência de um banco que o mesmo mantém uma gestão corrente, não sei se não será acreditar demais no "sistema".

Tu não tens nada no banco, o que tens é na gestora do fundo, o banco só foi um intermediário na aquisição do fundo, já ganhou a comissão dele haha, se o banco abrir falência azar o dele, o teu dinheiro continua a ser gerido pela gestora do fundo.

Claro que o banco mesmo estando na falência não deixa de funcionar de um dia parao outro, e portanto o que tens de fazer é pedir uma transferência de titulos do banco XPTO para outro banco, como hoje acontece, tu podes transferir titulos entre bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Mas existe algum caso onde um banco tenha entrado em insolvência e tenha sido fácil transferir fundos para outra instituição (será que havia malta que tinha fundos no BPP que conseguiu transferir para outro banco) ?

É que a meu ver, todo o processo deverá dar, ainda assim, muita dor de cabeça...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas existe algum caso onde um banco tenha entrado em insolvência e tenha sido fácil transferir fundos para outra instituição (será que havia malta que tinha fundos no BPP que conseguiu transferir para outro banco) ?

É que a meu ver, todo o processo deverá dar, ainda assim, muita dor de cabeça...

Só tens 3 casos em Portugal, dois mais antigos ( Caixa Economica Faialense e Caixa Economica Acoriana) e o BPP, nos 2 primeiros casos como já foi há tanto tempo nem sei se já havia fundos de investimento haha, no caso do BPP também desconheco em pormenor, nem sei o que havia a nível de produtos no BPP.

De uma forma normal a transferência de titulos de decorre de uma forma simples e rápida, em caso da falência de um banco a forma de tratamento é igual, o banco falido só tem de fazer o pedido ás gestoras.

Eu teria dor de cabeça se tivesse depósitos, produtos balanço do banco, agora aplicações que nem estão no balanço do banco? não me ia dar dor de cabeça nenhuma.

Fica aqui um exemplo de um pedido de transferência de titulos:

https://www.bigonline.pt/pdf/expresscarteira/transf_tit.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

...o banco falido só tem de fazer o pedido ás gestoras.

No meio da confusão toda da insolvência, achas que alguém desse banco irá fazer isso de boa vontade?

Eu teria dor de cabeça se tivesse depósitos, produtos balanço do banco, agora aplicações que nem estão no balanço do banco? não me ia dar dor de cabeça nenhuma.

Não conheço a contabilidade bancária, mas tens a certeza que os títulos "em guarda" não estão no balanço do banco? Para mim a guarda de títulos acaba por ser o mesmo que a guarda de depósitos (ainda que no último caso os bancos tenham quase total disponibilidade para fazer o que quiserem com o valor dos depósitos).

Era bom haver para aqui um expert jurídico acerca da legislação bancária  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meio da confusão toda da insolvência, achas que alguém desse banco irá fazer isso de boa vontade?

Não conheço a contabilidade bancária, mas tens a certeza que os títulos "em guarda" não estão no balanço do banco? Para mim a guarda de títulos acaba por ser o mesmo que a guarda de depósitos (ainda que no último caso os bancos tenham quase total disponibilidade para fazer o que quiserem com o valor dos depósitos).

Era bom haver para aqui um expert jurídico acerca da legislação bancária  :)

O banco neste tipo de aplicações é um mero depositário dos teus titulos, significa que o banco apenas os guarda, mas são teus, é como que um cofre, alugas um cofre e o que lá metes é teu e não do banco.

No caso de haver uma falência, vais lá buscar as teus títulos porque são teus e nunca do banco e nem são usados para pagar responsabilidades do banco nem para investimentos do próprio banco, como acontece com uma Obrigação do próprio banco ou de um Depósito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

David há um promenor importante: é que a transferência de títulos faz-se para bancos que também tenham a mesma disponibilidade em termos desses títulos e o BEST tem títulos que nem o BIG tem e muito menos o activobank! Neste caso como transferes?, por exemplo como transferias um ES Liquidez caso o BES e BEST falissem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David há um promenor importante: é que a transferência de títulos faz-se para bancos que também tenham a mesma disponibilidade em termos desses títulos e o BEST tem títulos que nem o BIG tem e muito menos o activobank! Neste caso como transferes?, por exemplo como transferias um ES Liquidez caso o BES e BEST falissem?

Isso é uma análise que terás de fazer á posteriori, o Banco Invest por exemplo tem o ES Liquidez por exemplo, nem que tenhas de espalhar os titulos, isso a mim não me preocupa minimamente, porque sei que o dinheiro não desaparece, nem que tenha de ir directamente á gestora, preocupava-me sim se tivesse 100k num depósito e o banco abrisse falência, apesar de FGD e mais o Estado a poder ajudar etc etc na verdade eu sinto-me mais seguro nos fundos, mas cada um pode pensar o que quiser e faz o que quer :) está é meramente a minha opinião baseada em factos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

então e se tiveres um fundo que tenhas de recorrer à gestora, abres uma conta nessa gestora?

Não vale a pena pensar nisso, fundos são fundos, se fosse algum tipo de aplicação manhosa aí sim a coisa poderia dar para o torto e ninguém aceitar a aplicação, agora um fundo não tem nada de mais, por isso um banco aceita a carteira, não vale a pena fazer disto um bicho de 7 cabeças e ver um problema onde não há, como eu disse nem que se tenha de espalhar os fundos por vários bancos.

Se o banco deste tópico falir depois logo dizem como fizeram com os depósitos e com os fundos, cruzes canhoto :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Não vale a pena pensar nisso, fundos são fundos, se fosse algum tipo de aplicação manhosa aí sim a coisa poderia dar para o torto e ninguém aceitar a aplicação, agora um fundo não tem nada de mais, por isso um banco aceita a carteira, não vale a pena fazer disto um bicho de 7 cabeças e ver um problema onde não há, como eu disse nem que se tenha de espalhar os fundos por vários bancos.

Se o banco deste tópico falir depois logo dizem como fizeram com os depósitos e com os fundos, cruzes canhoto :)

hehe David eu pergunto isso porque já quis transferir uma carteira de fundos do BEST para o BIG e só me aceitaram alguns porque 2 fundos que tinha no BEST, o BIG não os comercializava.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hehe David eu pergunto isso porque já quis transferir uma carteira de fundos do BEST para o BIG e só me aceitaram alguns porque 2 fundos que tinha no BEST, o BIG não os comercializava.

Também anda por aí má vontade, porque imagina, queres um fundo, e já houve 2 ou 3 falados num outro forum sobre isso, e vais ao site do Best e não têm o fundo, aliás, nem têm a gestora, no entanto se pedires o fundo eles subscrevem, antigamente até havia algumas restrições, tinha de ser minimos avultados, agora nem isso, por isso não entendo como outros bancos não aceitam um mero fundo...

E como o que interessa neste tópico é o Banif tome lá mais umas notícias:

http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Artigo/CIECO301577.html

http://economico.sapo.pt/noticias/banif-lanca-emissao-de-obrigacoes-para-arrecadar-ate-80-milhoes-de-euros_182874.html  já agora como ficou esta emissão? ah só acaba dia 20.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No caso de falência, havendo um grande volume de clientes numa situação dessas, o mais certo é que os bancos que sobrevivampassem a aceitar novos fundos, afinal é mais(muito) dinheiro que entra e os clientes do banco falido vão mudar os seus fundos para onde os aceitarem. Em todo o caso deve poder-se resgatar o dinheiro.

Só uma nota final, aqui é para se falar BANIF... :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No caso de falência, havendo um grande volume de clientes numa situação dessas, o mais certo é que os bancos que sobrevivampassem a aceitar novos fundos, afinal é mais(muito) dinheiro que entra e os clientes do banco falido vão mudar os seus fundos para onde os aceitarem. Em todo o caso deve poder-se resgatar o dinheiro.

Só uma nota final, aqui é para se falar BANIF... :-X

Olha exacto, tanta conversa e esquecemos desse pequeno pormenor, o banco abre falência resgatamos os fundos, o problema é que o dinheiro cai na conta á ordem e sabe-se lá o que fazem com ele haha.

Titanium não se deixa de falar do Banif, o Banif também tem fundos, e neste banco é de todo importante se falar em muitos cenários...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banif tem disponíveis neste momento produtos de poupança e investimento muito interessantes... o Depósito Poupança Mais a 5 anos tem TANB média 3.95%, o Reis Magos dependendo da moeda e do valor pode chegar a 3.8%...

Mas também há outras propostas muito interessantes do Banif, nomeadamente nos Certificados de Depósito. Para prazos de 8 anos e 10 anos, até 25.000€, dão respetivamente 4.40% TANB e 4.70% TANB... se se aplicar mais de 25.000€ as taxas passam a uns excelentes 4.65% e 4.95% TANB! E com capitalização de juros semestral.

Também têm propostas muito interessantes para outras moedas, nomeadamente CHF, USD e GBP.

Fiquei espantadíssimo com estas taxas.

Noutras notícias... descontinuaram os cartões Simple, Hello Kitty de crédito e Banif Music de crédito.

EDIT: Isto é sem liquidação ou amortização antecipada possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde,

Hoje venceram-me umas obrigações banif sgps 2010/2013, e o valor aplicado de 25000 euros mas os juros ja estão creditados na conta á ordem.

Telefonou-me a m/gestora de conta , que tinha uma aplicação dep / prazo de 13 meses, à taxa de 4,25%.

Gostava de saber a V/opinião , pois estava com a intenção de investir em cert aforro ou CTPM.

Fico hesitante perante esta oferta vindo da parte do balcão, sem eu entrar em contacto com eles.

Devido à situação do banco será arriscado aceitar a oferta do banco ?,sendo que esta oferta de taxa é específica para as importâncias que foram aplicadas nestas obrigações, e que se venceram hoje (reembolso final).

Obrgº

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde,

Hoje venceram-me umas obrigações banif sgps 2010/2013, e o valor aplicado de 25000 euros mas os juros ja estão creditados na conta á ordem.

Telefonou-me a m/gestora de conta , que tinha uma aplicação dep / prazo de 13 meses, à taxa de 4,25%.

Gostava de saber a V/opinião , pois estava com a intenção de investir em cert aforro ou CTPM.

Fico hesitante perante esta oferta vindo da parte do balcão, sem eu entrar em contacto com eles.

Devido à situação do banco será arriscado aceitar a oferta do banco ?,sendo que esta oferta de taxa é específica para as importâncias que foram aplicadas nestas obrigações, e que se venceram hoje (reembolso final).

Obrgº

A pergunta que tens de fazer a ti próprio é se queres continuar a emprestar dinheiro ao Banif...simples :)

Depósito a prazo a 13 meses? é mesmo um DP?  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Além do fator de risco Banif, tem a questão cambial e o montante mínimo de subscrição (150.000 USD)... A questão cambial podia resolver-se (duvido que nos balcões normais do Banif saibam fazê-lo ou saibam sequer levantar esta questão ao cliente), se bem que estar exposto ao dólar, numa altura em que ele até está ligeiramente desvalorizado, até possa nem ser mau. De qualquer forma, 4,75% de TANB não me parece assim tão aliciante, mesmo numa altura em que as taxas de depósitos a prazo estão pela hora da morte. Acredito que investindo em fundos de investimento terá uma rentabilidade superior com um risco menor (ainda que o Banif já esteja lentamente a recuperar, está longe de ser um banco sólido e fiável). Em suma, eu não investiria nestas obrigações, mas não é, de todo, um péssimo investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico