Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Visitante manuel pereira

Recommended Posts

é simples: a garantia dos 100k vale o que vale e se um dia um grande banco fali se de nada valia essa garantia pois não haveria capacidade do fundo pagar valor tao alto!

Até pode haver garantia em o fundo pagar, por dois motivos: 1º - Se for só o Banif ou outro banco qualquer a recorrer ao fundo, e 2º - A maioria dos depositantes não têm 100K, o que quer dizer que, para os depósitos até 100k serem afectados todos os acima deste valor já serviram de entrada aos tubarões. Pior cenário será quando baixarem a fasquia dos 100k, ou se vários bancos apresentarem dificuldades ao mesmo tempo. :-X
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 507
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

94

• Tiago Pereira

51

• investidorPT

31

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Até me custa a crer que não saibas como funcionam os fundos, até porque me recordo de teres dito em tempos que chegaste a ter ou que tinhas uma larga quantia em fundos ... Qualquer das maneiras, é ve

Quem tem DP acho que não deve estar preocupado, mesmo acima dos 100 mil Euros. O bail in de que alguém falava atrás, em que os depositantes acima dos 100 mil serão chamados a pagar em caso de colapso

Os motivos são vários, mas posso resumir. As seguradoras têm uma gestão muito diferente dos bancos, são constantemente escrutinados, são super supervisionados, e para terem o seu negócio têm de ter u

Posted Images

A maioria dos depositantes não têm 100K, o que quer dizer que, para os depósitos até 100k serem afectados todos os acima deste valor já serviram de entrada aos tubarões.

Como se os tubarões em caso de falência não tivessem acesso a informações previligiadas e não tivessem já tirado o dinheiro do banco, como no chipre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vocês por acaso têm noção do que é que aconteceria ao sistema bancário (europeu) caso um banco falisse e os 100k que estão salvaguardados por directiva comunitária não fossem restituídos??

Esqueçam lá o FGD... Isso é para inglês ver!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vocês por acaso têm noção do que é que aconteceria ao sistema bancário (europeu) caso um banco falisse e os 100k que estão salvaguardados por directiva comunitária não fossem restituídos??

Esqueçam lá o FGD... Isso é para inglês ver!

Tipo.. mudava-se a lei e voilá? Olha, agora só são assegurados os depositos de 50.000€ ou de 25, ou do que eles quiserem.

Depois do chipre, o caminho está aberto para estas coisas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E a correria aos bancos? E as poupanças a irem para debaixo do colchão? É melhor nem pensarmos nisso sequer...

Fica tranquilo que antes de tocarem nas tuas poupanças ainda comem primeiro os accionistas e credores  ;)

O pior é que os depositantes também são credores, mas é melhor nem pensar nisso, porque iria afectar todo o sistema bancário, e as consequências não seriam só para accionistas ou credores, seriam para todo o tipo de aplicação financeira.

Já agora eu até gostava de ver o relatório de contas do FGD de 2012, engraçado que só está disponivel até 2011, e em Março deste ano deveriam ter publicado o de 2012.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O pior é que os depositantes também são credores, mas é melhor nem pensar nisso, porque iria afectar todo o sistema bancário, e as consequências não seriam só para accionistas ou credores, seriam para todo o tipo de aplicação financeira.

Já agora eu até gostava de ver o relatório de contas do FGD de 2012, engraçado que só está disponivel até 2011, e em Março deste ano deveriam ter publicado o de 2012.

Não vou passar todos os comentários posteriores, mas creio que este comentário é elucidativo:

Apesar da segurança estar controlada pelos fundos de garantia, também estes podem vir a tornar-se insolventes ou incapazes de satisfazer todos os seus compromissos em caso de falência de um dos 5 maiores bancos. O montante disponível no fundo de garantia de depósitos pode não ser suficiente para salvar os depositantes de um grande banco porque o dinheiro disponível em caso de emergência, à data de 2011, cobria apenas 1,3% dos depósitos abrangidos pela proteção. Assim, a dimensão não é um factor positivo na avaliação do risco. O governo poderá intervir, como já o fez, de forma a minimizar o impactos das poupanças mas a solução dependerá da dimensão da instituição financeira (dos 12 mil milhões reservados para "emprestar"/recapitalizar os bancos, grande parte - quase 50% - já foi usada e o BANIF foi um dos que precisou de usar...).

Assim, parece-me que se deve repartir os "ovos"!...

... dai que nem todos os "ovos" devam estar no mesmo "galinheiro", nem no mesmo "cesto"!...

Também gostava de ler o dito relatório de contas do FGD, que está atrasado, referente a 2012!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então na possibilidade do FGD não ser accionado ou for parcialmente accionado(dimensão do banco) qual o valor que um investidor deve ter em DP?

Se se pensa que o que está estabelecido no FGD não terá efeito a 100%, então não devemos investir em DP, pois não sabemos o limite que irá ser pago a cada depositante em caso de falência de um banco, será assim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão do "galinheiro" também só faz sentido relativamente a depósitos a prazo. Eu tenho conta em 3 bancos, BPI onde tenho crédito da casa, BiG, conta já com alguns aninhos e onde fazia DPs, e Best onde tenho praticamente todo património entre CLNs, Unit Linked e fundos, o risco de crédito para mim neste banco é nulo, pode falir que não ficam com o que tenho, agora se o património que tenho se fosse todo aplicado em DP aí sim faria sentido espalhar por mais bancos. É mais importante espalhar os ovos do que os galinheiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então na possibilidade do FGD não ser accionado ou for parcialmente accionado(dimensão do banco) qual o valor que um investidor deve ter em DP?

Se se pensa que o que está estabelecido no FGD não terá efeito a 100%, então não devemos investir em DP, pois não sabemos o limite que irá ser pago a cada depositante em caso de falência de um banco, será assim?

Atente apenas à informação disponível em 2011: "O montante disponível no fundo de garantia de depósitos pode não ser suficiente para salvar os depositantes de um grande banco porque o dinheiro disponível em caso de emergência, à data de 2011, cobria apenas 1,3% dos depósitos abrangidos pela proteção".

A partir daqui, cabe a cada um decidir qual ou quais os melhores investimentos para se salvaguardar...

Note-se que a maior parte dos clientes bancários não está ciente deste problema. Dai certos comentários, do género, "não tenho razões de queixa do meu banco"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão do "galinheiro" também só faz sentido relativamente a depósitos a prazo. Eu tenho conta em 3 bancos, BPI onde tenho crédito da casa, BiG, conta já com alguns aninhos e onde fazia DPs, e Best onde tenho praticamente todo património entre CLNs, Unit Linked e fundos, o risco de crédito para mim neste banco é nulo, pode falir que não ficam com o que tenho, agora se o património que tenho se fosse todo aplicado em DP aí sim faria sentido espalhar por mais bancos. É mais importante espalhar os ovos do que os galinheiros.

É melhor traduzir então o sentido que dei ao galinheiro e ao cesto. Galinheiro = banco; cesto = produto bancário. Os ovos referem-se ao capital disponível!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É melhor traduzir então o sentido que dei ao galinheiro e ao cesto. Galinheiro = banco; cesto = produto bancário. Os ovos referem-se ao capital disponível!...  ;)

Imagina que tinhas 150k(ovos). ;)

Investirias em DP (cesto)?

Em caso afirmativo quanto?

Bons investimentos....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que queria dizer ABCD é que concordo a 100% quando dizes não meter os ovos todos no mesmo cesto, mas podemos meter os mesmos ovos no mesmo galinheiro, dependendo se estão ou não sujeitos a risco de crédito do galinheiro...vai aqui uma bela canja haha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

David permite-me duas perguntas:

1) Como é isso de teres quase risco nulo? Então se o Best falisse?

2) Porque escolheste o Banco Best para ter quase todo o teu património?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David permite-me duas perguntas:

1) Como é isso de teres quase risco nulo? Então se o Best falisse?

2) Porque escolheste o Banco Best para ter quase todo o teu património?

1) Pegando nos exemplos que dei ( mas que também poderia ser Seguros, Acções, Obrigações, ETFs, CFDs, Etc) não tenho risco de crédito do banco, os fundos de investimento podem ser transferidos para outra instituição, os CLNs a mesma coisa (aqui tenho risco da entidade de referência e do emitente, que não é o Best mas sim o BESI) e os Unit Linked são risco de crédito da Eurovida ( no meu caso).

Só existe risco de crédito de uma instituição bancária se tiveres obrigações do banco e depósitos a prazo do banco, ou seja, produtos de balanço do banco, assim como acções, ora eu não tenho nada nesse aspecto.

2) Escolhi pela oferta de fundos de investimento, o resto veio por acréscimo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David mas dizes que os fundos podem ser transferidos para outra instituição entao mas e se não forem transferidos?

Os Fundos são transferidos até porque o banco depositário (salvo erro é esta a denominação) encontra-se no Luxemburgo. Este banco não investe este dinheiro nem o pode.

Portanto os fundos são transferidos para outra instituição.

Só não vale é resgatar os fundos caso um banco esteja na "falência".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os Fundos são transferidos até porque o banco depositário (salvo erro é esta a denominação) encontra-se no Luxemburgo. Este banco não investe este dinheiro nem o pode.

Portanto os fundos são transferidos para outra instituição.

Só não vale é resgatar os fundos caso um banco esteja na "falência".

É mais ou menos isso, o mesmo acontece com os fundos portugueses.

Os fundos são dinheiro autónomo dos investidores, não é de banco nenhum, e mesmo o banco onde as aplicações estão "depositadas" a única coisa que fazem é a guarda de titulos assim como a gestão do dinheiro corrente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

É mais ou menos isso, o mesmo acontece com os fundos portugueses.

Mas é "transferido" como? Existe historial?

Por exemplo, o banco XPTO entra em insolvência. Tu como cliente tens lá fundos de cerca de € 100k. Sabes como é que vais conseguir transferir esses fundos para o banco ABCD?

É que contar numa insolvência de um banco que o mesmo mantém uma gestão corrente, não sei se não será acreditar demais no "sistema".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico