Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Depósito a prazo CGD

sandraf

Recommended Posts

Se eu ao fim dos 6 meses eu quiser tirar o dinheiro do BEST fico sem os juros?

O interesse de qualquer banco ao "oferecer" este tipo de juros (não os perde no fim do vencimento) é de que o cliente continue a aplicar o seu capital nos seus produtos. Dai que convém ter uma conversa com o "funcionário" (gestor de conta, ...) para ver qual a melhor opção a tomar informando que caso não lhe agrade as taxas que lhe oferecem, retira de lá o capital todo!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relembro que o BIG tem depósitos a 18 meses a 5%, logo abrir conta no activobank para aproveitar os 4,5% não seria tão boa ideia. Agora a combinação BEST 6%+BiG 5,5%+BIG 5% parece-me a mais rentável que se consegue em dois anos e meio.

Ou se não tem margem de manobra para mais meio ano, então o melhor seria BEST 6% + Big 5,5% + Invest 5% (1ano), que dava dois anos certinhos.

É exactamente o que estou a pensar fazer. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É exactamente o que estou a pensar fazer. ;)

Então pense bem pois na vida não nada há que seja estático!...

Se investir todo capital, por exemplo, no BIG durante 18 meses, acha que BEST ou o INVEST vão ter estes produtos que comercializam agora, à sua espera na altura?

Na banca tradicional, há entidades bancárias que comercializam novos produtos todas as semanas. Na net, não deve ser muito diferente. Mas com certeza que hão-de surgir novos produtos atractivos para a altura em questão. Agora, tanto pode ser para cima, como pode ser para baixo. Igual é que não deve ser!...  :P

O melhor a fazer é repartir o bolo que possuir agora, pelos melhores depósitos e não um a seguir ao outro!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então pense bem pois na vida não nada há que seja estático!...

Se investir todo capital, por exemplo, no BIG durante 18 meses, acha que BEST ou o INVEST vão ter estes produtos que comercializam agora, à sua espera na altura?

Na banca tradicional, há entidades bancárias que comercializam novos produtos todas as semanas. Na net, não deve ser muito diferente. Mas com certeza que hão-de surgir novos produtos atractivos para a altura em questão. Agora, tanto pode ser para cima, como pode ser para baixo. Igual é que não deve ser!...  :P

O melhor a fazer é repartir o bolo que possuir agora, pelos melhores depósitos e não um a seguir ao outro!...  ;)

Eu primeiro vou aproveitar o depósito promocional do Big ou Best (ainda n decidi), daqui a 6 meses vou analisar novamente o mercado e depois decido, se estiver como está, aproveito o depósito promocional do outro banco e passado mais 6 meses logo se vê o que está para cima e o que está para baixo.

A grande vantagem é serem depósitos de 6 meses, o que garante alguma segurança e permite mudar agulhas, leia-se bancos, caso se justifique.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu diria que o melhor é começar pelo depósito do BEST, pois o BiG é mais regular nas suas promoções. Isto é, desde que conheci o BiG, ele tem sempre tido depósitos promocionais, embora a taxa tenha variado (leia-se subido). O Best tão depressa tem uma promoção para apenas 90 dias, como depois tem a 180, logo é mais imprevisível.

O pressuposto BEST 6%+ BIG 5,5% + Big 18 meses, tem precisamente em conta que as coisas mudam, daí aproveitar-se primeiro os depósitos promocionais mias "voláteis" e depois, acabadas as promoções (uma vez que já não se é novo cliente de nada) optar pelos melhores depósitos não-promocionais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu diria que o melhor é começar pelo depósito do BEST, pois o BiG é mais regular nas suas promoções. Isto é, desde que conheci o BiG, ele tem sempre tido depósitos promocionais, embora a taxa tenha variado (leia-se subido). O Best tão depressa tem uma promoção para apenas 90 dias, como depois tem a 180, logo é mais imprevisível.

O pressuposto BEST 6%+ BIG 5,5% + Big 18 meses, tem precisamente em conta que as coisas mudam, daí aproveitar-se primeiro os depósitos promocionais mias "voláteis" e depois, acabadas as promoções (uma vez que já não se é novo cliente de nada) optar pelos melhores depósitos não-promocionais.

Obrigado pela dica  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo menos para os prazos mais longos.

O que acontece é que actualmente as taxas de juro dos depósitos têm sido mais atractivas para prazos menores ou iguais a 1 ano, se se adoptar uma perspectiva de crescimento das taxas de juro.

Os prazos mais longos podem ser penalizados se essa subida for significativa, pois entretanto apareceram taxas melhores. É o que se chama custo de oportunidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os juros tem vindo a subir, mas dentro de algum tempo vão nivelar. E quem apostou agora a 2 ou 3 anos vai ficar em vantagem de quem tem apenas a 6 meses ou 1 ano. Mas também depende do tempo que cada um quer ter o dinheiro aplicado. Pelo menos é a minha perspectiva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que o BCE que manter as taxas de juros baixas durante mais algum tempo por causa das dificuldades que a Europa está a atravessar, mas penso que eventualmente vão aumentar a taxa de referência.

Quanto a ficar em vantagem quem apostou em 2 ou 3 anos, não tenho bem a certeza. As melhores taxas para prazos curtos não são assim tão diferentes das dos prazos mais longos. A maior desvantagem potencial é a descida das taxas de juro, mas tendo em conta os valores actuais, não é muito provável. As taxas do ano passado não são normais, pelo que percebi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sendo residente em Portugal, é possível fazer um depósito em moeda estrangeira (por exemplo Dol. australianos ou canadianos) na CGD ?

Se sim, como são creditados os juros? Em euros ou na moeda depositada?

Se houver incumprimento de Portugal, os depósitos de residentes em Portugal de moeda estrangeira são convertidos em escudos ?

muito obrigada

IV

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sei que na CGD dá para comprar moeda estrangeira.

Depósitos não sei, é uma questão de perguntar a um gestor de conta.

Quanto ao juros, se no vencimento forem creditados na conta à ordem, serão automaticamente convertidos em euros. Se forem capitalizados, devem ficar na moeda depositada. Quando o depósito vence, em princípio o dinheiro é convertido em euros e depositado na conta do cliente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sei que na CGD dá para comprar moeda estrangeira.

Depósitos não sei, é uma questão de perguntar a um gestor de conta.

Quanto ao juros, se no vencimento forem creditados na conta à ordem, serão automaticamente convertidos em euros. Se forem capitalizados, devem ficar na moeda depositada. Quando o depósito vence, em princípio o dinheiro é convertido em euros e depositado na conta do cliente.

A minha questão tem só a ver como proteger o dinheiro (em Euros ou noutra moeda), em caso de incumprimento ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Incumprimento não implica voltarmos ao escudo.

Isso seria um caso ainda mais extremo.

Se entrarmos em incumprimento, quem perde dinheiro são as pessoas e entidades que têm dinheiro investido em obrigações do estado. Não acontece nada a quem não detém nenhum título de dívida pública. É claro que há consequências indirectas do incumprimento, mas não entremos por aí.

A única necessidade que vejo de proteger o dinheiro seria efectivamente no caso extremo de voltarmos ao escudo e subsequente desvalorização deste. Nesse caso os títulos estrangeiros e depósitos em moedas estrangeiras seriam algumas das maneiras rentabilizar a passagem para o escudo, de modo a não se perder dinheiro relativamente ao resto do mundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigada.

mas sendo a CGD do EStado, o incumprimento não alastra ás obrigaç~eso emitidas pela CGD?

o valor em moeda estrangeira parece então não ficar seguro em portugal.

os pequenos aforradores são os únicos desprotegidos, pois os ricos podem colocar o dinheiro no estrangeiro. Quem tiver de ter o pão ao pé da boca, lixa-se.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não necessariamente.

A CGD está no entanto muito exposta à dívida do estado. Se o estado fizer um haircut na dívida, é óbvio que a CGD perde dinheiro. Mas isso não implica falência imediata, graças a Deus.

As obrigações da CGD só se vão abaixo se a CGD for à falência.

Quanto aos valores em moeda estrangeira, ficam seguros no aspecto que, enquanto estiverem nessa moeda, e caso o escudo volte, elas não perdem valor como o escudo. Ainda que no seu vencimento voltem à moeda local, a desvalorização que houve entretanto faria com que desse uma rentabilidade formidável em escudos. O importante nessa situação seria ter moeda estrangeira enquanto houvesse desvalorização acentuada da nossa moeda, podendo depois trocar para escudos quando as coisas estabilizassem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites