Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Taxas Euribor descem em todos os prazos (ai que mentirosos)

João.Barral

Recommended Posts

Bem senão me engano a tua revisão foi feita em Setembro com uma média de 5,22%, a última revisão tinha sido em Março com uma média de 4,59%, aumentou 0,63%, acho que vai ser uma surpresa desagradável, se eu estou a ver bem as revisões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu continuo a pensar que a melhor é a 3 meses.

Eu concordo - tipicamente os prazos mais curtos têm taxas ligeiramente mais baixas (o factor de inverteza é menor). Mesmo em períodos de potencial descida (em que os prazos maiores poderiam tender a descer abaixo das outras) as Euribor de prazos mais baixos permitem aproveitar as descidas mais depressa.

Mas claro, é sobretudo uma questão de gosto, e de gestão do orçamento familiar também. Ver a prestação a mudar a cada 3 meses pode dar cabo das contas a qq um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ATÉ ONDE PODERA DESCER AS TAXAS ???

Em teoria até 0% ;D Mas da teoria à prática...

O valor ideal, segundo o BCE é de 2%; num cenário óptimo, como o que tivemos aqui há uns anos atrás, o valor da Euribor não deverá andar muito longe desse valor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O importante é ter consciência do que é a taxa Euribor, qualquer que seja o prazo!

A Euribor, como taxa variável que é, reflecte sempre a liquidez da Banca. Quando se vive uma crise financeira e económica como a que vivemos, só comparável, como alguns "experts" já dizem, com a crise de 1929, só temos que ficar preocupados!

O facto de hoje ter sido a 9ª descida (salvo erro), da minha (3 meses), não me tranquiliza! Na próxima revisão vou pagar mais pela minha prestação (Novembro)!... Logo, o BCE, baixar a taxa de referência, por enquanto é fogo fátuo! Veja-se o caso das baixas consecutivas do FED e o seu não reflexo no problema do imobiliário norte-americano!

O meu receio, é que a crise financeira se arraste para proporções gigantescas e aí não há dinheiro injectado nos Bancos que chegue!

Mas o que me irrita mais é que os "iluminados" apologistas do Sr. Milton Frideman, se passeiem impunemente por todo o Mundo e sejam aqueles que contrairam empréstimos a pagar as "favas" da sua pseudo "ciência exacta"!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na sequência da minha mensagem anterior, não resisto a deixar aqui um excerto do artigo publicado no Jornal de Negócios de hoje, assinado por Sara Antunes:

"Sendo a taxa Euribor uma taxa indexante, é igualmente uma taxa interbancária, ou seja, são juros cobrados pelos Bancos entre si, para se financiarem. Com os receios de que os Bancos pudessem ter problemas em pagar os empréstimos, as instituições financeiras disponibilizavam montantes baixos e cobravam juros mais elevados.

Com a intervenção dos governos, estes receios diminuiram e as taxas Euribor começaram a corrigir dos máximos históricos atingidos nos últimos meses. O corte de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE), que este mês reduziu em 50 pontos (estava em 4,25%) o preço do dinheiro para a Zona Euro, também está a contribuir para as descidas da Euribor, que apenas num contexto estável costuma acompanhar a evolução dos juros da autoridade monetária". (sublinhado meu).

No meio do muito que tenho lido ultimamente nesta área económica (em que vários economistas usam uma linguagem rebuscada e pouco acessível), achei que reproduzir o artigo, irá ajudar muitas pessoas a deixar de se interrogar porque razão não desce a Euribor, na razão directa da redução da taxa do BCE!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites