Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Dedução de IVA veiculos ligeiros de mercadorias

alsantos

Recommended Posts

• 3 weeks later...

Vou iniciar actividade e tambem estou a pensar adquirir um destes veiculos N1 mas em renting operacional. A viatura e imprescindivel a actividade para prestar servico tecnico nos clientes. Estando a viatura  devidamente identificada com a publicidade da empresa e usada unicamente para fins comerciais posso deduzir o iva das rendas mensais e gasoleo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Antonio Melo

Um questão sobre a dedução de Iva em Veículos usados...

Alguns carros usados para venda ( comercial 2 lugares) dizem Iva dedutivel e outros não.

Porque razão podemos deduzir uns e outros não? tem a ver com a idade? do veículo?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguns carros usados para venda ( comercial 2 lugares) dizem Iva dedutivel e outros não.

Porque razão podemos deduzir uns e outros não? tem a ver com a idade? do veículo?

obrigado

obrigado

tem a ver se o iva já foi deduzido ou não.

exemplo uma empresa compra um carro, deduz o iva, vende o carro em segunda mão. quem o compra já não pode deduzir o iva.

um particular compra um carro, muito provavelmente não vai deduzir o iva, vende o carro em segunda mão. quem o compra pode deduzir o iva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A possibilidade de dedução do iva é influenciada pelo tipo de veículo, pelo enquadramento em iva do comprador e pelo enquadramento em iva do vendedor.

Exemplos:

- Um particular-consumidor final compra um carro que o stand inclui iva na factura (liquidação de iva): O particular não pode deduzir o iva, pois lhe dará um uso pessoal, logo é iva suportado (custo).

- Esse mesmo particular vende passado uns anos o mesmo veículo, o comprador (mesmo que seja empresa ou ENI com regime normal do IVA), não poderá deduzir qualquer iva, pelo facto do particular não ser sujeito passivo de iva e não liquidar IVA na venda.

- Uma clinica isenta ao abrigo do artigo 9º compra um carro, não deduz o iva por estar excluida do direito de dedução (iva será suportado). Ao vender também não liquidará iva, pelo tal motivo da exclusão da dedução, logo o comprador (independentemento do tipo de comprador) também não poderá deduzir o IVA (pois o iva nunca foi liquidado pela clinica na factura de venda).

- Uma empresa (enquadrada no regime normal do iva) compra um veiculo de mercadorias, do qual deduz o iva liquidado pelo Stand. Passado uns tempos vende esse carro. Na venda terá de liquidar iva, pois trata-se de um sujeito passivo de iva enquadrado no regime do iva e beneficiou da dedução aquando da compra. O comprador, se for igualmente sujeito passivo de iva (no regime normal), pode efectuar a dedução do iva liquidado na factura pela empresa anterior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

A possibilidade de dedução do iva é influenciada pelo tipo de veículo, pelo enquadramento em iva do comprador e pelo enquadramento em iva do vendedor.

Exemplos:

- Um particular-consumidor final compra um carro que o stand inclui iva na factura (liquidação de iva): O particular não pode deduzir o iva, pois lhe dará um uso pessoal, logo é iva suportado (custo).

- Esse mesmo particular vende passado uns anos o mesmo veículo, o comprador (mesmo que seja empresa ou ENI com regime normal do IVA), não poderá deduzir qualquer iva, pelo facto do particular não ser sujeito passivo de iva e não liquidar IVA na venda.

- Uma clinica isenta ao abrigo do artigo 9º compra um carro, não deduz o iva por estar excluida do direito de dedução (iva será suportado). Ao vender também não liquidará iva, pelo tal motivo da exclusão da dedução, logo o comprador (independentemento do tipo de comprador) também não poderá deduzir o IVA (pois o iva nunca foi liquidado pela clinica na factura de venda).

- Uma empresa (enquadrada no regime normal do iva) compra um veiculo de mercadorias, do qual deduz o iva liquidado pelo Stand. Passado uns tempos vende esse carro. Na venda terá de liquidar iva, pois trata-se de um sujeito passivo de iva enquadrado no regime do iva e beneficiou da dedução aquando da compra. O comprador, se for igualmente sujeito passivo de iva (no regime normal), pode efectuar a dedução do iva liquidado na factura pela empresa anterior.

Estou a pensar comprar o novo FIat Punto Van , que vem como comercial de 4 lugares, não me preocupa o IVA porque a minha empresa é isenta de IVA, como tal não posso deduzir, mas este veiculo é considerado comercial em termos de Tributação autonoma? E dos seus gastos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a pensar comprar o novo FIat Punto Van , que vem como comercial de 4 lugares, não me preocupa o IVA porque a minha empresa é isenta de IVA, como tal não posso deduzir, mas este veiculo é considerado comercial em termos de Tributação autonoma? E dos seus gastos?

Está aí uma boa pergunta.

Não encontrei nenhum parecer da AT sobre esse tipo de casos.

Quanto a IVA eles entendem que um ligeiro mercadorias com mais de 3 lugares não dá direito a dedução do IVA. Justificam com o facto de os mesmos não se destinarem unicamente ao transporte de mercadorias.

Já no CIRC refere-se a "viaturas ligeiras de passageiros ou mistas ". A minha duvida está se, com base no entendimento sobre o IVA, um veículo que não seja exclusivamente para transporte de mercadorias é considerado misto (para a AT)... o que é provável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    Visitante sofia fernandes

Boa tarde

sou formadora, no regime de iva,queria saber se só é elegível carros comerciais de 2 lugares. ou há outros modelos que possa adquirir, pois na minha atividade não faço transporte de mercadoria, porque ter de ser comercial????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante A.Pereira

Sou empresário independente, regime simplicado e IVA trimestral.

Tenho uma viatura comercial usada de dois lugares. Posso de duzir o IVA das reparações efetuadas ao veículo, tal como deduso o IVA do gasóleo- 50%?

Se alguem me esclarecer, agradecia.

Obragado

A.Pereira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante RuiCosta

Boa Noite, estou perdido, mas o meu assunto é;

A minha empresa é de Comercio e Serviços de Informática e Telecomunicações, e necessita de adquirir uma viatura de 5 Lugares OPEN Insignia registada como N1. Podemos deduzir IVA da Compra, Diesel e Manutenções ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites