Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• BCP - "Comissao de manutençao de conta mensal" - ROUBO

rui1234

Recommended Posts

Eu estou ciente das regras que o BCP tem. E não é um ROUBO, mas sim "roubo" na forma de referir que se calhar em comparação com outros levam um valor demasiado alto comparado com a restante oferta. Mas mesmo 3500 a render juros acaba por pagar essa taxa e ainda dar algo.

O que acontece é que a taxa de juro que davam era de 0.00625 TANB e então optamos por tirar o $ de lá e coloca-lo noutro banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas mesmo 3500 a render juros acaba por pagar essa taxa e ainda dar algo.

O que acontece é que a taxa de juro que davam era de 0.00625 TANB e então optamos por tirar o $ de lá e coloca-lo noutro banco.

Se tiverem lá dinheiro não vos cobram nada. Aliás, já com 1.500€ "apenas" cobram 3€ por mês. Mas se têm a hipótese de colocar lá esse dinheiro, porque é que não constituem um depósito a prazo que sempre rende mais?

Por acaso tinha a ideia que o Millennium bcp pedia 7.500€ para se ter isenções (o preçário não está muito esclarecedor).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sinceramente não entendo? Porque razão pessoas com pouco dinheiro metem precisamente o seu pouco dinheiro em bancos que penalizam os clientes com pouco património? E depois queixam-se das comissões de manutenção... Não seria melhor fazer uma prospeção de mercado e verificar as melhores condições? É típico do português ser adverso à mudança.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que neste caso seja mais o caso de os idosos serem mais avessos às mudanças.

Há uns tempos atrás, quando a concorrência dos bancos era muito menor, fazia mais sentido ficar-se com a conta num banco para a vida. Pessoas que possivelmente têm contas desde essas alturas são mais propícias a estarem "agarradas" ao seu banco de sempre.

É claro que não sei se isto se aplica exactamente aqui. Para falar com franqueza nem sei há quanto tempo o BCP existe. Estou só a falar da experiência que tenho com pessoas mais idosas e das suas finanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Queixava-me apenas pelo principio. Tem tem pouco paga quem tem muito fica isento. Vê-se bem e equidade na banca.

Sim, mas não é a mandar queixumes para o ar que vai mudar alguma coisa - só se as pessoas deixarem de usar o banco porque ele é caro, é que o banco se sente pressionado a rever os seus preços.

Enquanto continuarem a ser um dos maiores bancos de Portugal, é porque os clientes devem estar satisfeitos, não? ;)

Não presumi que a senhora fosse tratar de tudo sozinha nem que fosse saltar assim de repente para uma conta de serviços mínimos sem mais nem menos (se bem que acho que o banco te informou mal - saiu legislação há menos de um ano que já não obriga a encerrar a conta para passar para os serviços mínimos; mantém-se efetivamente a obrigação de não ter mais nenhuma conta). Não sabia que o BCP já andava a cobrar comissões pelos serviços mínimos - o que a lei sempre disse, salvo erro, é que os bancos podiam cobrar até 5€ / ano, mas tinha ideia que nenhum cobrava nada efetivamente... Mas mesmo assim, é mais baixo que a comissão que ela anda a pagar agora.

(Não estou a dizer que ela deva mudar para este tipo de conta - só a apresentei como mais uma opção possível, cabe a quem está por dentro da situação avaliar se é a opção mais indicada ou não).

Sim, dá trabalho mudar de conta e nem sempre essas mudanças são fáceis para quem já tem mais idade. Mas tem a família para a ajudar a tomar essas decisões e dar os passos necessários, não? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Tenho 3 contas no Millennium. Uma conta cartão 0€ de despesas de manutenção,uma conta ordenado 0€ de despesas de manutenção e uma conta normal 3€ de despesas de manutenção (tenho saldo de 1500€ ).Em suma dá um euro por conta,em despesas de manutenção. Mesmo assim,penso em fechar esta conta em que pago 3€ e associar o cartão de crédito à conta ordenado para que não peca um produto e me possa penalizar no spread do crédito habitação! Ficarei assim com duas contas e 0€ de despesas de manutenção!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

a verdade é que os bancos com uma rede de agências implantadas têm custos fixos imputados a essa mesma agência avultados. Portanto todos os clientes que gerem nesse balcão têm custos de emissão de extractos, de produção de cartão e principalmente o tempo que dispendem no tratamento desse cliente. Obviamente que este custo é muito mais elevado nos bancos com agências que nos bancos que lidam com o cliente à distância pela internet ou telefone.

Não acho é que os custos sejam tão grandes em relação ao valor das comissões por eles praticadas - refiro-me pois à comissão de gestão das contas.

Agora compreendo que para um banco não tenha interesse em ter 1000 000 de clientes onde 800 000 sejam clientes com saldo médio de 500€ ou clientes com conta à ordem a zero e uma aplicação de 200 ou 300€. Por isso as comissões funcionam como um alerta para esse cliente aumentar o envolvimento financeiro com o banco. Muitas vezes são as comissões que "chamam" o cliente ao banco caso contrário nunca lá punham os pés e nessa altura o banco diz ao cliente formas de isentar a comissão e mesmo assim grande parte dos clientes não querem e preferem fechar a conta.

No meio disto há alguns clientes que não podem mesmo ter factor de isenção mas são muito muito raros. A maior parte tem tudo centrado num banco como ordenado. aplicações a prazo, créditos...etc e podiam em certa altura passar a receber o ordenado no banco que lhe cobram comissões ficando assim isento das comissões nesse banco e continuando isento no seu banco principal. Que trabalho tinha essa pessoa? Nenhum, hoje em dia os bancos tratam de tudo - Portanto é puro comodismo!

Eu no meu caso trabalho com 3 bancos e não pago despesas em nenhum deles porque num tenho o ordenado - Factor de isenção. Noutro tenho um plano que é factor de isenção e no outro tenho recursos maiores que 3500€. Há dois anos atrás só funcionava com um mas para não pagar despesas nos outros dois reparti um pouco os recursos e não fiquei a perder. Hoje peço um crédito e tenho 3 opções que concorrem entre si. E já levei muitas vezes propostas de uns para os outros conseguindo assim negociar taxas!

Finalizo este meu extenso post com a conclusão de que as comissões de gestão de conta tão famosas na nossa banca e de que todos se queixam, na maior parte dos casos só são aplicadas se o cliente permitir!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho 3 contas no Millennium. Uma conta cartão 0€ de despesas de manutenção,uma conta ordenado 0€ de despesas de manutenção e uma conta normal 3€ de despesas de manutenção (tenho saldo de 1500€ ).Em suma dá um euro por conta,em despesas de manutenção. Mesmo assim,penso em fechar esta conta em que pago 3€ e associar o cartão de crédito à conta ordenado para que não peca um produto e me possa penalizar no spread do crédito habitação! Ficarei assim com duas contas e 0€ de despesas de manutenção!

És o primeiro titular em todas essas contas? Acho que se tiveres condições de isenção numa conta (nomeadamente, domiciliação ordenado) deverias estar isento em todas as contas em que fosses primeiro titular.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites