Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ActivoBank

presidentedajunta

Recommended Posts

presidentedajunta

Tinha um depósito a prazo no AB que terminava a 5/5/2012 (sabado passado) e só hoje de manhã  é que tinha o dinheiro disponivel. É normal acontecer isto?

Discordo de si neste aspecto DavidmLeal. O Activobank não será vendido porque nem sequer é uma empresa do grupo mas sim parte integrante do BCP, por isso o BCP nunca vai aliar esta unidade, quanto mais poderá transformá-la para a rentabilizar. Para isso mais rapidamente transferia os clientes para BCP pois só assim faz sentido pois o ActivoBank assenta no BCP até os funcionários na sua grande maioria são do BCP!

E se um dia aliassem esta unidade outro grande banco ficava com ela por isso não me parece sequer que haja risco.

Sou cliente também do ActivoBank para o dia a dia e tenho algumas aplicações e nem me preocupo se está a dar prejuízo ou não. Só o que eu já poupei com anuidades e comissões já foi muito. Se um dia houver esse cenário negro então as coisas não acontecem do dia para a noite nesse momento retiro o dinheiro e coloco noutro banco.

Nos dias de hoje estamos super informados e demora apenas umas horas a mudar dinheiro de uns bancos para outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,6k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

213

• Lvsitano

141

• master-chief

129

Top Posters In This Topic

Popular Posts

No final de 2016 tinha cerca de 122 mil clientes e deu cerca de 5M€ de lucros. Secalhar as contas e cartões sem comissões até compensam ao banco, sendo veículo para venda de outros produtos.

Quem utiliza o Paypal como método de pagamento para outras moedas (libras, dolares, etc..), tem duas opções de câmbio: - Câmbio do PayPal - Câmbio do Cartão de Crédito  

“A pessoa pode ter 100.000 euros garantidos em vários bancos?” Pode. De acordo com a informação disponibilizada no site – e que pode ser lida aqui – , “o Fundo garante o reembolso da totalidade d

Posted Images

O Activobank não será vendido porque nem sequer é uma empresa do grupo mas sim parte integrante do BCP

Estás mal informado sobre Activobank, porque é uma empresa chamado Banco ActivoBank, S.A., do qual o unico accionista é o BCP.

Espero que o BCP não faça uma fusão com Activobank, atendendo ao preçario que o BCP pratica aos seus clientes. Mas isso é uma possibilidade atendendo aos repetitivos prejuizos do ActivoBank:

2011: - 3.993.512 €

2010:  - 2.697.762 €

2009: - 664.896 €

2008:  564.978 €

Penso que este ultimo aumento de capital será a ultima tentativa para a viabilidade do banco, porque se não resultar eu acredito que possa ocorrer uma fusão com o BCP. Mas também não ponho de parte uma venda do BCP a outra entidade que pretenda obter uma licença bancaria acompanhada de uma carteira de clientes.

Nunca digas nunca!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

são tantas as semelhanças que até consegues fazer um depósito numa conta do activobank colocando o código do BCP depois do ou seja os primeiros 8 digitos...

Estás a imaginar o Activo ser vendido a outro grupo bancário? Ou mudavam os nºs todos de conta do activobank ou do BCP pois a ligação é muito mais forte e partilham sistema informático. Até a parte de programação e atms utilizam o mesmo sistema.

Davidmleal o que tu te referes aplica-se por exemplo ao BEST que é um banco com plataforma totalmente separável do BES, isso sim nem sequer consegues depositar dinheiro usando partes do NIB do BES.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os primeiros digitos do NIB:

ActivoBank : 0023

BCP : 0033

Somente pelos primeiros 4 digitos é possivel alterar seria possivel separar sem mudar o n.º conta bancaria. Se fossem integrados também não haveria problema porque os numeros de contas do activobank não se repetem no BCP, porque senão não era possivel fazer transferências bancárias para o BCP somente com o numero de conta do BCP.

Estás a imaginar o Activo ser vendido a outro grupo bancário?

Claro que sim, porque nos negócios tudo está a venda desde seja pelo preço certo. Por exemplo o BCP não detem em 100% as suas participações na Polonia, em Angola ou Moçambique. Até alguns meses a operação na Polonia era para vender, agora já é estratégica.

Se acho que vão fundir este ano?

Claro que não. Mas se os resultados continuarem negativos nos proximos 3 anos, garanto que a fusão deverá ocorrer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Discordo de si neste aspecto DavidmLeal. O Activobank não será vendido porque nem sequer é uma empresa do grupo mas sim parte integrante do BCP, por isso o BCP nunca vai aliar esta unidade, quanto mais poderá transformá-la para a rentabilizar. Para isso mais rapidamente transferia os clientes para BCP pois só assim faz sentido pois o ActivoBank assenta no BCP até os funcionários na sua grande maioria são do BCP!

E se um dia aliassem esta unidade outro grande banco ficava com ela por isso não me parece sequer que haja risco.

Sou cliente também do ActivoBank para o dia a dia e tenho algumas aplicações e nem me preocupo se está a dar prejuízo ou não. Só o que eu já poupei com anuidades e comissões já foi muito. Se um dia houver esse cenário negro então as coisas não acontecem do dia para a noite nesse momento retiro o dinheiro e coloco noutro banco.

Nos dias de hoje estamos super informados e demora apenas umas horas a mudar dinheiro de uns bancos para outros.

Não é aliar, mas sim alienar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Os primeiros digitos do NIB:

ActivoBank : 0023

BCP : 0033

Somente pelos primeiros 4 digitos é possivel alterar seria possivel separar sem mudar o n.º conta bancaria. Se fossem integrados também não haveria problema porque os numeros de contas do activobank não se repetem no BCP, porque senão não era possivel fazer transferências bancárias para o BCP somente com o numero de conta do BCP.

Estás a imaginar o Activo ser vendido a outro grupo bancário?

Claro que sim, porque nos negócios tudo está a venda desde seja pelo preço certo. Por exemplo o BCP não detem em 100% as suas participações na Polonia, em Angola ou Moçambique. Até alguns meses a operação na Polonia era para vender, agora já é estratégica.

Se acho que vão fundir este ano?

Claro que não. Mas se os resultados continuarem negativos nos proximos 3 anos, garanto que a fusão deverá ocorrer.

Experimenta com o teu cartão de débito fazer um depósito numa atm automática do BCP e pegas no teu nib do activobank e em vez de 0023 mete 0033 e depois o código de agência BCP em vez dos zeros que existem no nib do activoabank e vê o resultado.

O Depósito fica imediatamente disponível na conta ActivoBank e usas-te o código do BCP.

Sei do que falo, trabalho de perto diariamente com esta realidade!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2011: - 3.993.512 €

2010:  - 2.697.762 €

2009: - 664.896 €

2008:  564.978 €

O facto dos prejuízos serem crescentes é preocupante. Importa saber as causas, é certo. Penso que parte deve-se aos investimentos que fizeram na renovação da marca e sistemas e marketing. Mas uma parte (especialmente a de 2011) deve-se certamente à retirada de capital/clientes. Eu próprio fiz isso em parte. O AB foi muito afectado pelas noticias muito negativas sobre o BCP dos últimos meses/anos.

Parece-me que 2012 e 2013 serão realmente anos decisivos. Como já escrevi, vou-me manter cliente, estou bastante satisfeito. Mas sempre tendo em atenção os aspectos que o davidmleal enunciou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Reclamação ao ActivoBank

Ao cuidado do Serviço Apoio ao Cliente do ActivoBank

Escrevo este email após um contacto telefónico que procedi (25/05/2012) da parte da manhã sobre uma duvida da taxa a aplicar em caso de reforços de capital de uma conta poupança objectivo do qual está afecta a minha conta ordem n.º xxxxxxxxxxxxxxxx do qual sou único titular.

Quando constitui as contas poupanças objectivo em 3 de Fevereiro, a Ficha Informação Normalizada referia no tópico dos reforços que:

São permitidos reforços, pontuais ou programados, sem valor mínimo ou máximo.

Não existia qualquer referência na FIN à taxa aplicar em caso de reforço.

Quando efectuei o primeiro reforço na conta poupança objectivo a 30/04 (ver ficheiros em anexo), verifiquei que a taxa a aplicar foi de 4%, já que a taxa em vigor na altura já era diferente. Contactei os vossos serviços a 30-04-2012 pelas 12:39 para confirmar que daquele momento em diante a taxa aplicar seria sempre 4%. Algo que os vossos serviços confirmaram, porque ao FIN não referir a taxa aplicar em caso de reforço, o entendimento seria aplicar a taxa inicial, ou seja, os 4%.

Durante os seguintes reforços continuou-se aplicar a mesma regra (3 de Maio, 9 de Maio e 14 de Maio), até que em 16 de Maio foi aplicada a taxa de 2%. Logo aqui tenho um duvida o porque dos 2%, já que essa é a remuneração actualmente em vigor dos 30 a 89 dias, e a conta poupança objectivo foi constituída com 117 dias, ou seja, não deveria ter aplicado a remuneração dos 90 a 179 dias que nesse dia vigora nos 2.5%?

As minhas duvidas são as seguintes:

1.º Qual é a clausula do contrato do deposito a prazo ou o suporte legal que permitiu alterar da vossa parte a remuneração a aplicar nos reforços nas poupanças objectivo?

2.º Se constituir um reforço de hoje em diante numa qualquer conta poupança objectivo (constituída a 3 Fevereiro de 2012) irá se aplicar remuneração dos 4% (taxa inicial) ou vai se aplicar a taxa que estiver em vigor?

3.º Se constituir um reforço, numa conta poupança que por exemplo tem 117 dias, mas a somente 10 dias do seu vencimento, qual a taxa a aplicar?

• A taxa de remuneração de 90 a 179 dias; ou 
    • A taxa de remuneração de 30 a 89 dias.

Espero ser esclarecido porque constitui várias contas poupanças objectivo até fins de 2016 com um principio de os seus reforços serem sempre remunerados a 4%, mas também constitui várias contas poupanças a 30 de Abril de 2012 sabendo que a taxa aplicar em caso de reforço seria variável (taxa de juro que estiver em vigor na data do reforço). Tenho consciência que posso beneficiar se as taxas dos depósitos a prazo baixarem, porque garanto uma mínima de 4% de remuneração, mas serei prejudicado se as taxas dos depósitos a prazo subirem acima dos 4%.

Não pretendo aproveitar do banco, mas também não pretendo ser explorado pelo banco com alterações ao contrato, esse é um motivo que guardo as FIN e outros documentos associados a todas aplicações que constituo como poderão comprovar nos ficheiros em anexo datados de 03/02/2012. Acho que os contratos devem ser respeitados com os seus termos iniciais, sobre o risco de não colocar a boa fé de ambos contratantes independentemente de existir alguém mais ou menos prejudicado num negócio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reclamação ao ActivoBank

Ao cuidado do Serviço Apoio ao Cliente do ActivoBank

Escrevo este email após um contacto telefónico que procedi (25/05/2012) da parte da manhã sobre uma duvida da taxa a aplicar em caso de reforços de capital de uma conta poupança objectivo do qual está afecta a minha conta ordem n.º xxxxxxxxxxxxxxxx do qual sou único titular.

Quando constitui as contas poupanças objectivo em 3 de Fevereiro, a Ficha Informação Normalizada referia no tópico dos reforços que:

São permitidos reforços, pontuais ou programados, sem valor mínimo ou máximo.

Não existia qualquer referência na FIN à taxa aplicar em caso de reforço.

Quando efectuei o primeiro reforço na conta poupança objectivo a 30/04 (ver ficheiros em anexo), verifiquei que a taxa a aplicar foi de 4%, já que a taxa em vigor na altura já era diferente. Contactei os vossos serviços a 30-04-2012 pelas 12:39 para confirmar que daquele momento em diante a taxa aplicar seria sempre 4%. Algo que os vossos serviços confirmaram, porque ao FIN não referir a taxa aplicar em caso de reforço, o entendimento seria aplicar a taxa inicial, ou seja, os 4%.

Durante os seguintes reforços continuou-se aplicar a mesma regra (3 de Maio, 9 de Maio e 14 de Maio), até que em 16 de Maio foi aplicada a taxa de 2%. Logo aqui tenho um duvida o porque dos 2%, já que essa é a remuneração actualmente em vigor dos 30 a 89 dias, e a conta poupança objectivo foi constituída com 117 dias, ou seja, não deveria ter aplicado a remuneração dos 90 a 179 dias que nesse dia vigora nos 2.5%?

As minhas duvidas são as seguintes:

1.º Qual é a clausula do contrato do deposito a prazo ou o suporte legal que permitiu alterar da vossa parte a remuneração a aplicar nos reforços nas poupanças objectivo?

2.º Se constituir um reforço de hoje em diante numa qualquer conta poupança objectivo (constituída a 3 Fevereiro de 2012) irá se aplicar remuneração dos 4% (taxa inicial) ou vai se aplicar a taxa que estiver em vigor?

3.º Se constituir um reforço, numa conta poupança que por exemplo tem 117 dias, mas a somente 10 dias do seu vencimento, qual a taxa a aplicar?

• A taxa de remuneração de 90 a 179 dias; ou 
    • A taxa de remuneração de 30 a 89 dias.

Espero ser esclarecido porque constitui várias contas poupanças objectivo até fins de 2016 com um principio de os seus reforços serem sempre remunerados a 4%, mas também constitui várias contas poupanças a 30 de Abril de 2012 sabendo que a taxa aplicar em caso de reforço seria variável (taxa de juro que estiver em vigor na data do reforço). Tenho consciência que posso beneficiar se as taxas dos depósitos a prazo baixarem, porque garanto uma mínima de 4% de remuneração, mas serei prejudicado se as taxas dos depósitos a prazo subirem acima dos 4%.

Não pretendo aproveitar do banco, mas também não pretendo ser explorado pelo banco com alterações ao contrato, esse é um motivo que guardo as FIN e outros documentos associados a todas aplicações que constituo como poderão comprovar nos ficheiros em anexo datados de 03/02/2012. Acho que os contratos devem ser respeitados com os seus termos iniciais, sobre o risco de não colocar a boa fé de ambos contratantes independentemente de existir alguém mais ou menos prejudicado num negócio.

Hoje voltei a telefonar para os serviços do activobank, porque quando fiz o reforço da conta poupança objectivo no dia 16, tinha ideia que o reforço dizia 4%, e por isso foi ver que no arquivo estava mesmo os 4% na taxa de reforço. Mas no calculo dos juros estava os 2%.

Questionei o porque dos 2% em vez dos 4%. A resposta é que a FIN passou a ser aplicação da taxa de juro em vigor com base do remanescente dos dias em falta para o vencimento do dep. prazo.

Exemplo:

Faço um dep. prazo com 500 dias, aplica-se a taxa com mais de 400 dias (4.25%)

Se efectuar um reforço a 300 dias do vencimento, aplica-se a taxa com 180 a 359 dias (3.00%)

Se efectuar um reforço a 20 dias do vencimento, aplica-se a taxa com 30 a 89 dias (2.00%)

PROBLEMA DO ACTIVOBANK:

Informaticamente isto já está implementado, mas na FIN da Poupança Objectivo isso ainda não está descrito, e por isso a gestora do Activobank confirmou esse erro e por isso o banco irá corrigir a taxa do reforço do dia 16 Maio. Segundo a Gestora está planeado a proceder essa alteração nas FIN das Poupanças Objectivos, o problema é que não está escrito nas FIN mas já procederam informaticamente.

Se alguém fez reforços a partir de 15 Maio em contas poupanças objectivos vejam com atenção as taxas dos reforços, porque o banco é obrigado a corrigir as taxas porque o texto das FIN ainda não sofreu alterações.

Pessoalmente continuo achar que se deve aplicar a regra das FIN no momento da constituição, e futuras alterações depois da constituição não tem efeito sobre antigas aplicações. Mas estou aguardar pela resposta do banco. Já agora qual é vossa opinão sobre este assunto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na FIN da conta poupança Objectivo diz que a taxa a aplicar é a que estiver em vigor no momento do reforço e não aquela que foi inicialmente subscrita.

Estás enganado, porque senão todos os reforços que tenho antes de 16 Maio, não tinham a taxa dos 4%.

Vê o que a FIN escrevia a 3-02-2012

410_4c52415b6a7878b47ea3870bd451b0009fc6126b.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixei o AB para ir para o Invest, ainda não tenho uma opinião formada mas pelo menos têm bons produtos DP e Invest moneybox que é o que mais me interessa. Futuramente também me irei aventurar nas obrigações mas só para o ano e utilizarei o Invest. o AB foi bom em tempos, não é que agora seja mau mas baixou bastante em termos de taxas e deixou de me interessar por isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a pensar daqui por um mês aderir à conta poupança objectivo a fim de aproveitar a taxa de 4,25 para prazos mais longos, mas dado ter interpretado mal (penso eu) a FIN já vou pensar duas vezes.

Tinha ficado com a ideia que ao ser constituida por um periodo mais longo e com a taxa de 4,25, que qualquer reforço até ao fim do prazo fosse à taxa de 4.25.

Ao que parece não é assim e por isso vou aguardar mais uns tempos para ver quais as alterações ou não da FIN desta conta...

Se de facto for assim, está confirmado que não é um depósito apetecível...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou tentar simplificar aquilo que escrevi, porque estou achar que as pessoas não estão entender.

1.º Passo

Constitui varias contas poupanças objectivo todas elas com uma remuneração de 4% (tanb). 1 conta poupança por cada mês (de Maio 2012 a Dezembro 2016)

2.º Passo

Efectuei o primeiro reforço a 30 de Abril, e a taxa de reforço foi 4%, quando na altura a taxa em vigor estaria nos 2.50%.

Contactei os serviços do Activobank, e eles confirmaram que a taxa de reforço estava correcta porque na altura da subscrição do dep. prazo a FIN não referi a taxa aplicar em caso de reforço e por isso segundo eles aplicava-se a taxa inicial, ou seja, os 4%.

Versão a 3 de Fev da FIN na parte dos reforços: São permitidos reforços, pontuais ou programados, sem valor mínimo ou máximo.

3.º Passo

Descansado da vida, efectuei mais reforços nos dias seguintes, e todos eles foram remunerados à taxa de 4%.

4.º Passo

A 16 Maio 2012 faço mais um reforço, no momento do reforço a taxa que aparece são os 4% (confirmei no arquivo das operações), mas informaticamente o calculo desse reforço aparecia a  2%.

5.º Passo

No momento do contacto com o serviço ao apoio ao cliente do Activobank, eles verificaram que é um engano porque informaticamente já implementaram uma alteração à taxa de reforço, sem que tenham alterado a FIN do produto.

Versão Actual da FIN na parte dos reforços: São permitidos reforços, pontuais ou programados, sem valor mínimo ou máximo. A taxa de juro aplicável será aquela que estiver em vigor para o depósito a prazo na data de reforço.

A futura versão da FIN, segundo os funcionarios do Activobank deverá dizer que a taxa reforço será aquela que estiver em vigor, mas com base n.º dias em falta. Ou seja:

Dep. prazo 400 dias = 4.25 %

Reforço a 10 dias do vencimento da aplicação = 2.00% (porque aplicasse a taxa entre 30 a 89 dias, devido a inexistência de 1 a 30 dias).

Agora as minhas questões sobre este assunto são:

1.º Qual é a FIN que tem validade no dep. prazo?

• a do momento da constituição; ou
    • ou a versão actual em vigor.

2.º Quem disser a da versão actual. como justificam que o banco tenha aplicado a taxa de 4% em varios reforços até à pouco tempo, quando a taxa em vigor era de 2.50%?

Peço a todos que respondam essas 2 perguntas.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora as minhas questões sobre este assunto são:

1.º Qual é a FIN que tem validade no dep. prazo?

• a do momento da constituição; ou
    • ou a versão actual em vigor.

Eu diria que se no momento da constituição a FIN tiver referência a que se hão de aplicar as condições em vigor no momento do reforço, há fundamento para dizer que se aplica a FIN que estiver em vigor nesse instante. Caso contrário parece-me que deveria sempre ser a do momento da constituição. Senão o que impede os bancos de alterar uma FIN que diz que remunera um depósito a 6% e antes do prazo acabar, depois do dinheiro já ter estado lá preso uma data de tempo, dizer que afinal são só 3%? Não faz sentido, tem que ser a FIN do momento da contratação do produto...

2.º Quem disser a da versão actual. como justificam que o banco tenha aplicado a taxa de 4% em varios reforços até à pouco tempo, quando a taxa em vigor era de 2.50%?

Porque são os 4% que estão em vigor, do que eu percebi, não era? Do que percebi a taxa dos 2,5% era para prazos mais curtos só que na FIN (mesmo na versão atual) não faz referência ao facto de se considerar apenas o prazo remanescente pois não?

(Ou então ainda me falta perceber qualquer coisa :P)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eu diria que se no momento da constituição a FIN tiver referência a que se hão de aplicar as condições em vigor no momento do reforço, há fundamento para dizer que se aplica a FIN que estiver em vigor nesse instante. Caso contrário parece-me que deveria sempre ser a do momento da constituição. Senão o que impede os bancos de alterar uma FIN que diz que remunera um depósito a 6% e antes do prazo acabar, depois do dinheiro já ter estado lá preso uma data de tempo, dizer que afinal são só 3%? Não faz sentido, tem que ser a FIN do momento da contratação do produto...

Porque são os 4% que estão em vigor, do que eu percebi, não era? Do que percebi a taxa dos 2,5% era para prazos mais curtos só que na FIN (mesmo na versão atual) não faz referência ao facto de se considerar apenas o prazo remanescente pois não?

(Ou então ainda me falta perceber qualquer coisa :P )

Conta Poupança com 117 dias

Remuneração a 3 Fevereiro (data da constituição) para o periodo 90 a 1800 dias = 4%

A 30 de Abril, a remuneração em vigor para o periodo de 90 a 179 dias = 2.5%

Nos reforços de 30 de Abril, 3 de Maio, 9 de Maio e 14 de Maio a taxa de reforço foi a de 4%

No reforço de 16 de Maio a taxa de reforço contratada foi de 4% (tenho o comprovativo), mas eles alteram para 2%. Mas se fosse a taxa em vigor seria a de 2.5%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi na sexta-feira a diferença dos juros que estavam em causa do reforço que efectuei no dia 16 Maio.

Neste momento todos montantes aplicados nessa aplicação venceram a 4%.

Mas agora aguardo uma resposta sobre as restantes aplicações, em caso de reforço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já colocaram a tal alteração na FIN: "São permitidos reforços, pontuais ou programados, sem valor mínimo ou máximo. A taxa de juro aplicável será aquela que estiver em vigor para o depósito a prazo na data do reforço, para o prazo remanescente."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou seja, vamos lá a ver se entendo isso. Numa aplicação a 400 dias por exemplo, se fizer um reforço ao fim de 200 dias (metade do prazo), esse reforço vai ser contabilizado apenas com 50% dos juros de constituição?

Se assim for, dependendo dos prazos, pode ser mais vantajoso constituir nova poupança do que reforçar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico