Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais valias de casa de ferias

Visitante Antonio Gouveia

Recommended Posts

Visitante Antonio Gouveia

Bons dias,

gostava de pedir a ajuda de alguem que tenha conheceimento sobre este assunto, pois ainda não consegui perceber como as coisas funcionam.

Situação:

Vendi uma casa de ferias de 1990 durante o ano de 2010:

Valor de compra em 1990 (euros): 25.000€

Valor de venda em 2010 (euros): 90.000€

Do que li o valor tributavel seria (90 000 - (25 000 * 2.05))*50%= 38 750 * 50% = 19 375€

O que ainda não percebi foi como poderei reinvetir estas mais valias, considerando que estamos a falar numa casa de ferias.

Poderei abater no meu emprestimo na minha casa de residencia?

Poderei usar essas mais valias em anos posteriores? e em quê?

Peço desculpas mas não sei como deverei fazer para não ter que pagar uma nota pelas mais valias,

Obrigado desde já,

Antonio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Do que li o valor tributavel seria (90 000 - (25 000 * 2.05))*50%= 38 750 * 50% = 19 375€

Donde vêm os segundos 50%?

Não te esqueças que, para além do valor da compra, podes ainda subtrair os encargos com a casa (custo da escritura, SISA paga na altura da compra, obras dos últimos 5 anos, etc).

O que ainda não percebi foi como poderei reinvetir estas mais valias, considerando que estamos a falar numa casa de ferias.

Poderei abater no meu emprestimo na minha casa de residencia?

Poderei usar essas mais valias em anos posteriores? e em quê?

O abatimento do reinvestimento às mais-valias só se aplica quando quer a casa vendida quer a casa onde se reinvestiu o dinheiro se destinam a habitação própria e permanente (conforme ponto 5 do artigo 10º do CIRS). Uma vez que se tratava de uma casa de férias, não há como abater às mais-valias, é mesmo para pagar imposto sobre a totalidade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites