Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• FC Porto SAD vai lançar Oferta Pública de Subscrição no valor de 10 m. de euros

jorge96

Recommended Posts

Subscrição pública foi um sucesso

Um sucesso, apesar da crise financeira do país. A Oferta Pública de Subscrição de obrigações do FC Porto ultrapassou largamente os 400% do montante máximo de dez milhões de euros, divididos em dois milhões de obrigações (cinco euros cada uma). Os resultados da Oferta serão apresentados por Angelino Ferreira na Euronext Lisbon, durante o dia de hoje. É previsível que seja necessário proceder a rateio dada a enorme procura.

in Ojogo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

as unicas que fiz foram estas

((2500 EUR x 8% x 78,5% x 97,54%) - 14,76) / 2500 / 78,5% = 7,05%

nao vi detalhes

7,05% a 3 anos não é mau.

Então conseguiste investir 2.500 EUR? Ou seja, fizeste um pedido de subscrição de 25.000 EUR? (valores redondos)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na semana passada quando li o prospecto desta emissão, achei curioso os pontos que passo a citar:

1- Nada faz referência à finalidade do empréstimo (mas no prospecto completo indica que é para fins de tesouraria e pagar a anterior emissão) Ou seja, emitir a longo prazo para sobreviver no curto prazo!! ui!!!

2- Sem referência à possibilidade de perda de capital (espera, remetem para o artº35 do codigo das sociedades comerciais, já o lerão???) Então é melhor!!

3- Sabiam que os clubes de futebol não caiem nas malhas das agências de rating! Porquê, porque como na sua escala de rating a sua dívida da NR=Non Rating, sem rating. Ou seja, pior que B=Junk (lixo)

4- O FCP Sad tem um passivo de 166 Milhões de Euros!! E anda a emitir dívida para fins de tesouraria!! ui!!

Para meu espanto esta emissão paga 8%!! Que grande negócio faz esta SAD!! Só para termos uma ideia de spread de emissões, vi há pouco tempo a FIAT e a Alcatel a emitirem divída a 6% e 7%!! Por tudo o que referi, esta emissão do FCP deveria pagar uns 20% para suportar todo o risco! Enfim, pobre de quem subscreveu, primeiro foram os bancos, agora os governos, espero que os próximos não sejam os clubles de futebol (que na realidade estão em piores situações financeiras).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na semana passada quando li o prospecto desta emissão, achei curioso os pontos que passo a citar:

1- Nada faz referência à finalidade do empréstimo (mas no prospecto completo indica que é para fins de tesouraria e pagar a anterior emissão) Ou seja, emitir a longo prazo para sobreviver no curto prazo!! ui!!!

2- Sem referência à possibilidade de perda de capital (espera, remetem para o artº35 do codigo das sociedades comerciais, já o lerão???) Então é melhor!!

3- Sabiam que os clubes de futebol não caiem nas malhas das agências de rating! Porquê, porque como na sua escala de rating a sua dívida da NR=Non Rating, sem rating. Ou seja, pior que B=Junk (lixo)

4- O FCP Sad tem um passivo de 166 Milhões de Euros!! E anda a emitir dívida para fins de tesouraria!! ui!!

Para meu espanto esta emissão paga 8%!! Que grande negócio faz esta SAD!! Só para termos uma ideia de spread de emissões, vi há pouco tempo a FIAT e a Alcatel a emitirem divída a 6% e 7%!! Por tudo o que referi, esta emissão do FCP deveria pagar uns 20% para suportar todo o risco! Enfim, pobre de quem subscreveu, primeiro foram os bancos, agora os governos, espero que os próximos não sejam os clubles de futebol (que na realidade estão em piores situações financeiras).

As SADs dos 3 grandes clubes vivem assim à anos.

RuiMCosta, se formos a pensar assim e a fazer essas analises todas não se investe em nada e mete-se o dinheiro debaixo do colchão a perder valor, nem os simples depósitos a prazo já são seguros quanto mais...

As próximas obrigações de um clube de futebol provavelmente serão as do Sporting, se as do FCP pagaram 8% para 10M, as do SCP possivelmente deverão pagar entre 9 e 10% digo eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ainda tendo um passivo gigante, têm muitos activos, pelo que a situaçao de bancarrota nao deve acontecer.

resta me agradecer a este forum (especialmente JRJordao) por ter respondido à maior parte das minhas duvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Leman Brother também não ia à falência. Os governos também não iam... Eu espero que os Clubes se mantenham cá muitos anos (até porque gosto de futebol), mas 8% é gozar com os obrigacionistas, e sei que muitos deles não sabem onde meteram os dinheiro.

Disse isto num outro forum em relação à divida perpetua do BCP a pagar 7%, alertei para a possibilidade do emprestimo ser convertido em acções. Foi mesmo! Apenas faço um alerta, porque é uma emissão vendida sem transparência e nos próximos três anos as coisas podem mudar. Fico parvo com a falta de supervisão por parte da CMVM nestas emissões.

Nota: É apenas uma análise, ou opinião minha...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que não se está a separa a cor clubistica com o produto em si...

Economicamente foi simplesmente 10 vezes mais que a procura! O produto fala por si...

Caro Amigo,

Sabe porque razão é que os gestores de high yield não compram dívida de clubes de futebol, como Manchester United, Barcelona, entre outros???

Se não souber o alcance da resposta não se preocupe. Mas essa é explicação para haver uma procura tão elevada. Mas espero que corra tudo bem com esta emissão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Caro Amigo,

Sabe porque razão é que os gestores de high yield não compram dívida de clubes de futebol, como Manchester United, Barcelona, entre outros???

Se não souber o alcance da resposta não se preocupe. Mas essa é explicação para haver uma procura tão elevada. Mas espero que corra tudo bem com esta emissão.

RuiMCosta, podias explicar o porquê de haver uma procura tão elevada? Especulação? A ideia que tenho das obrigações dos clubes é que uma nova emissão serve para pagar a anterior, gerando assim um ciclo vicioso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites