Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

As eleições aos órgãos associativos do Montepio Geral para o triénio 2016/2018 realizam-se a 02 de dezembro.

Uma das listas candidatas às eleições do Montepio Geral, integram Bagão Félix (antigo ministro da Segurança Social e do Trabalho e das Finanças) e João Proença (ex secretário geral da UGT).

Editado por ABCD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico
    • 2 weeks later...
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

• 4 weeks later...

Bom Dia a todos

Sou cliente montepio desde sempre e seu associado 

neste momento tenho a solução montepio consigo com uma protecção 5em 5 onde me levantam 20€/mês, com isso sou associado e não pago despesas nenhuma na conta à ordem. 

Depois tenho uma conta montepio 24 onde tenho o meu fundo de emergência mexo quando preciso e volto a repor quando posso. 

Algum conselho?

o que tenho na protecção 5em5 está protegido? Estou a pensar fazer o resgate e reforçar os meus investimentos no BIG, mas depois perco o ser associado, o cartão repsol e não sei se não começo a pagar despesas da conta à ordem 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom Dia a todos

Sou cliente montepio desde sempre e seu associado 

neste momento tenho a solução montepio consigo com uma protecção 5em 5 onde me levantam 20€/mês, com isso sou associado e não pago despesas nenhuma na conta à ordem. 

Depois tenho uma conta montepio 24 onde tenho o meu fundo de emergência mexo quando preciso e volto a repor quando posso. 

Algum conselho?

1.

a. o que tenho na protecção 5em5 está protegido?

b. Estou a pensar fazer o resgate e reforçar os meus investimentos no BIG,

c. mas depois perco o ser associado, o cartão repsol e não sei se não começo a pagar despesas da conta à ordem 

1.

a. O que tem está "protegido" pelas condições que constam do associativismo mutualista. As reservas matemáticas servem esse efeito.

b. Deverá efetuar o resgate no "aniversário" correspondente ao plano que subscreveu. Se o fizer fora da data perde as rentabilidades obtidas, bem como a distribuição de rendimentos, se o houver...

c. Pode continuar associado pagando a dita quota. Encontra no mercado, "cartões"/promoções equivalentes ou superiores... a não ser que faça questão em abastecer apenas na Repsol, não é por ter o dito cartão que obtem descontos reais superiores face a outras "campanhas"... Atualmente, e isso deve estar mencionado umas mensagens atrás neste tópico, a isenção situa-se para clientes com investimentos nesta entidade na casa dos 5000€ (igual ou superior)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta 

eu acho é que os 18€mensais para o plano 5 em5 rendem uma quantia mínima de juros.Só foi feita mesmo para ter as vantagens de ser associado mas agora ando a ver que se calhar consigo melhor investindo esse dinheiro. 

A conta montepio24 para fundo de emergência parece m bem porque pode se mexer a qualquer altura, perder 0,20% juros n e nada 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta 

1. eu acho é que os 18€mensais para o plano 5 em5 rendem uma quantia mínima de juros.Só foi feita mesmo para ter as vantagens de ser associado mas agora ando a ver que se calhar consigo melhor investindo esse dinheiro. 

2. A conta montepio24 para fundo de emergência parece m bem porque pode se mexer a qualquer altura, perder 0,20% juros n e nada 

Parece-me que está a decidir com base em pressupostos errados.

1. Qual a rentabilidade anual, incluindo a distribuição de rendimentos, desse produto?

2. Face ao período temporal dessa conta, 0,2% (TANB) é bom? Se não fosse associado, 0,1% já não seria tão bom...

E se na concorrência, encontra DP na casa dos 1,0% para o mesmo período temporal, sem obrigação de pagar quotas?

Vai-se "desfazer" de uma poupança com rentabilidade superior (seguramente acima de 2%... depende da altura em que iniciou esse produto), porque consegue melhor na concorrência e deixa estar o DP com rentabilidade residual?

Já averiguou se não lhe vão ao capital (esquecendo desde já os juros acumulados), no plano 5 em 5, caso pretenda desmobilizar antes do prazo?

O que deveria estar a ser ponderado relaciona-se com os proveitos face às despesas obrigatórias. Os investimentos que tem, geram-lhe liquidez para fazer face às despesas mensais na entidade bancária (não contabilize o cartão repsol, pois há na concorrência formas de poupar melhores)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me que está a decidir com base em pressupostos errados.

1. Qual a rentabilidade anual, incluindo a distribuição de rendimentos, desse produto?

2. Face ao período temporal dessa conta, 0,2% (TANB) é bom? Se não fosse associado, 0,1% já não seria tão bom...

E se na concorrência, encontra DP na casa dos 1,0% para o mesmo período temporal, sem obrigação de pagar quotas?

Vai-se "desfazer" de uma poupança com rentabilidade superior (seguramente acima de 2%... depende da altura em que iniciou esse produto), porque consegue melhor na concorrência e deixa estar o DP com rentabilidade residual?

Já averiguou se não lhe vão ao capital (esquecendo desde já os juros acumulados), no plano 5 em 5, caso pretenda desmobilizar antes do prazo?

O que deveria estar a ser ponderado relaciona-se com os proveitos face às despesas obrigatórias. Os investimentos que tem, geram-lhe liquidez para fazer face às despesas mensais na entidade bancária (não contabilize o cartão repsol, pois há na concorrência formas de poupar melhores)?

1 sinceramente não sei qual o rendimento mas não é acima de 2% penso eu( foi feita há um ano e meio)

2 não acho um juro bom na conta montepio 24, e só aquela conta que quando surge um seguro do carro ou outra coisa basta me transferir para a conta à ordem e pronto. 

O montepio 5 em 5 foi feito só para não perder o associado e não perco dinheiro se mexer, apenas os juros. É vantagens e não pagar cartão crédito, débito, transferências, etc resumindo não tenho despesas nenhumas bancárias. Só os 2€ de quotas 

em relação aos DP as taxas estão tão baixas que não me apetecia transferir o dinheiro para ganhar 10€ em juros e poder perder a isenção do montepio de património acima de 5000€. 

O montepio está seguro ou acham melhor começar a ver outro banco para ser o banco principal ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 sinceramente não sei qual o rendimento mas não é acima de 2% penso eu( foi feita há um ano e meio)

2 não acho um juro bom na conta montepio 24, e só aquela conta que quando surge um seguro do carro ou outra coisa basta me transferir para a conta à ordem e pronto. 

O montepio 5 em 5 foi feito só para não perder o associado e não perco dinheiro se mexer, apenas os juros. É vantagens e não pagar cartão crédito, débito, transferências, etc resumindo não tenho despesas nenhumas bancárias. Só os 2€ de quotas 

em relação aos DP as taxas estão tão baixas que não me apetecia transferir o dinheiro para ganhar 10€ em juros e poder perder a isenção do montepio de património acima de 5000€. 

O montepio está seguro ou acham melhor começar a ver outro banco para ser o banco principal ?

Se não tens estado atento ao que se tem passado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

A partir de 1 de fevereiro de 2016 o preçário de cheques será alterado. Na mesma data, a comissão de gestão dos contratos Crédito Habitação Montepio e Montepio Lar Mais passa de 20,50 EUR para 22,50 EUR/ano (+ I.S.).

A partir de dia 8 de fevereiro de 2016, a comissão de recuperação de valores em dívida de 4% (12 EUR - 150 EUR), para prestações iguais ou inferiores a 50.000 EUR, e de 0,50% (- / 250 EUR) para prestações superiores a 50.000 EUR, passa a ser aplicada no dia seguinte ao da prestação vencida e não paga.

A partir de março, a comissão de manutenção das contas à ordem cobrada mensalmente, de acordo com o património financeiro (1.º titular), altera para:
    inferior a 3.000 EUR: comissão de 5 EUR;
    entre 3.000 EUR (inclusive) e 5.000 EUR: comissão de 3,50 EUR; igual ou superior a 5.000 EUR: isento de comissão

As isenções à Comissão de Manutenção mantêm-se como previsto em preçário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Depois dos 200 milhões de 2015, a Associação Mutualista vai colocar mais 300 milhões na caixa económica. É uma forma de ganhar força para se diferenciar como instituição portuguesa. Félix Morgado afasta entrada de novos investidores.

O Montepio vai receber mais 300 milhões de euros da Associação Mutualista através de um aumento de capital. Juntam-se aos 200 milhões que a casa-mãe tinha já, no ano passado, colocado no fundo da instituição financeira. "O aumento de capital é subscrito na sua totalidade pela Associação Mutualista. E está a ser feito por capital", conta José Félix Morgado ao Negócios.

Há uma diferença entre o aumento de capital feito no ano passado e aquele que está, agora, a ser concretizado: em 2015, os 200 milhões de euros foram colocados através da subscrição de 200 milhões de unidades de participação do fundo da caixa económica; em 2016, os 300 milhões vão mesmo fazer parte do capital institucional.

Não foi possível perceber, para já, como é que a Associação Mutualista, liderada por António Tomás Correia (que até Agosto do ano passado também presidia à caixa económica), vai buscar o dinheiro para a injecção na Caixa Económica Montepio Geral.

"O nosso plano passa não só por aumento de eficiência mas pelo desenvolvimento do negócio, aumento do produto bancário", explica Félix Morgado, acrescentando que para crescer o produto é necessário cumprir certos requisitos de capital. "Entendemos que seria bom ter uma base de capital sólida, robusta", acrescenta. Daí o aumento de capital.

Fonte : Jornal de Negócios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    2 hours ago, voliveira said:

Pessoal, um amigo meu que tem conta no Montepio estava a pensar pôr alguns milhares de euros nesta aplicação https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/AMFS0025.pdf

O que é que vocês acham?

Esse producto nao é um deposito a prazo e por isso nao esta seguro pelo fundo de garantia de depositos.

Como tal tem um risco superior, e por isso um retorno também superior. O risco neste caso, é o risco do emitente, ou seja o Montepio.

Os meus pais adquiriram este producto ha dois ou 3 anos atras e posso-te  dizer que quando sairam noticias que o montepio nao estava muito bem de saude, os meus pais nao dormiam descansados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não acho muito recomendáve, pois não é um depósito a prazo e não está garantido pelo FGD. Os produtos mutualistas do Montepio têm sido alvo de alguma controvérsia ultimamente, não inspirando muita confiança. O rendimento também não é nada de especial que justifique sujeitar-se a este risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim eu sabia que não era um depósito a prazo e logo não estava coberto pelo fundo de garantia de depósitos. 

Obrigado pelas opiniões vou-lhe transmitir estas informações, principalmente relacionadas com o risco em que o Montepio está.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@maj.lraep @ruicarlov E no caso dos meus pais que têm adquiriram este producto ha 3 anos. Estando neste momento com um rendimento da ordem dos 4%. 

Um resgate equivale a uma perda substancial dos ganhos (20% se nao estou em erro) e adbicar de juros na ordem dos 5% nos proximos 2 anos.

O que fariam neste caso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Helder Silva disse:

@maj.lraep @ruicarlov E no caso dos meus pais que têm adquiriram este producto ha 3 anos. Estando neste momento com um rendimento da ordem dos 4%. 

Um resgate equivale a uma perda substancial dos ganhos (20% se nao estou em erro) e adbicar de juros na ordem dos 5% nos proximos 2 anos.

O que fariam neste caso?

Perdes 20%??? do capital? onde é que isso está escrito?

Eu não sei sobre a vida dos outros porque é algo muito pessoal, eu vou falar da minha vida: aplicações onde quero segurança em detrimento do retorno, eu vou para os depósitos a prazo cobertos pelo FGD e mais nada. Não abro excepções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, maj.lraep said:

Perdes 20%??? do capital? onde é que isso está escrito?

Eu não sei sobre a vida dos outros porque é algo muito pessoal, eu vou falar da minha vida: aplicações onde quero segurança em detrimento do retorno, eu vou para os depósitos a prazo cobertos pelo FGD e mais nada. Não abro excepções.

Perde-se 20% ou 25% dos ganhos dos 3 anos.

Eu tomei a decisao por eles de manter o producto até à maturidade. Eu apenas perguntei, porque foi uma decisao que me custou tomar, e gostava de saber qual a vossa percepçao de risco neste caso. 

Na minha perspectiva 5% nos proximos 2 anos é razoavel pelo risco que se incorre. 

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Helder Silva disse:

Perde-se 20% ou 25% dos ganhos dos 3 anos.

Eu tomei a decisao por eles de manter o producto até à maturidade. Eu apenas perguntei, porque foi uma decisao que me custou tomar, e gostava de saber qual a vossa percepçao de risco neste caso. 

Na minha perspectiva 5% nos proximos 2 anos é razoavel pelo risco que se incorre. 

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites