Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

Isso das comissões em função do saldo da conta parece que é para a conta base.

clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Noticias/Paginas/CC_BoasPraticasComissionamentoDO.aspx

Em vigor a partir de 3 de Agosto de 2015

Levantamentos em numerário ao balcão: 4,20€ + imposto de selo (4%)

Comissão em depósito em moeda (...): 3,00€ + imposto de selo (4%)

Anuidades dos cartões (...): https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/PREC0000a-com-03-08-2015.pdf

Cartões não tinha...

Quanto aos levantamentos e isso já não me vai afectar porque fechei as contas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

Olá,

Sou associado Montepio, o meu agregado familiar tem várias aplicações em Planos Mutualistas.

Estou um pouco desconfortável com o facto de ainda não terem apresentado os resultados do 2º Trimestre 2015, bem como as noticias que nos últimos tempos têm saído.

Pergunta: Será melhor resgatar estes planos? Uma das minhas maiores preocupações é que estes planos estão garantidos pelo banco e não pelo FGD.

Obrigado

Gustavo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem fui hoje ao banco, resgatei tudo o que tinha mais de 5 anos.

Ficaram pouco mais de €3000. Tirei a maior parte do dinheiro.

Já agora, o Capital de Garantia (MPC) não dá para tirar? E as Quotas Associativas (QA) - estas só quando deixar de ser associado? Eu li nalgum lado que podia pedir o reembolso das quotas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

...

Cartões não tinha...

Quanto aos levantamentos e isso já não me vai afectar porque fechei as contas...

A informação é geral e permite observar a "evolução" dos valores cobrados por operações simples que ainda não há muito "tempo" eram gratuitas!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Bem fui hoje ao banco, resgatei tudo o que tinha mais de 5 anos.

Ficaram pouco mais de €3000. Tirei a maior parte do dinheiro.

2. Já agora, o Capital de Garantia (MPC) não dá para tirar? E as Quotas Associativas (QA) - estas só quando deixar de ser associado? Eu li nalgum lado que podia pedir o reembolso das quotas...

1. Parece-me que se precipitou e perdeu alguns juros por essa decisão. Julgo que teria sido vantajoso aguardar pela data de vencimento da segunda tranche, para o fazer!...

2. Quando efetuou a destituição dos produtos que tinha não procurou saber essas informações?

A quota associativa tem significado com os produtos que detinha. A partir do momento que os resgatou também podia ter cancelado a quota associativa!...

Julgo que apenas por "falecimento" (atenção ao conceito), os herdeiros terão direito ao "seguro" associado às quotas:  https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/institucional/assembleias-gerais/2011/04_RB_EmVigor_Ed12Jul2011.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Parece-me que se precipitou e perdeu alguns juros por essa decisão. Julgo que teria sido vantajoso aguardar pela data de vencimento da segunda tranche, para o fazer!...

2. Quando efetuou a destituição dos produtos que tinha não procurou saber essas informações?

A quota associativa tem significado com os produtos que detinha. A partir do momento que os resgatou também podia ter cancelado a quota associativa!...

Julgo que apenas por "falecimento" (atenção ao conceito), os herdeiros terão direito ao "seguro" associado às quotas:  https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/institucional/assembleias-gerais/2011/04_RB_EmVigor_Ed12Jul2011.pdf

Verifique se é a isto que se estava a referir, como tendo lido algures: https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/AMRB0003.PDF

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Os juros foram creditados em Maio. Para receber os outros juros ia ter de esperar até Maio do próximo ano. No final do ano não é creditado nada (da última vez não foi e no banco disseram-me que "normalmente" é em Maio).

Continuo a ser associado e continuo a ter um plano mutualista. A questão da quota só me ocorreu depois.

Não vou tirar o dinheiro para já pois tem menos de 5 anos e são pouco mais de 3500 euros, MUITO menos do que tinha antes pelo que me sinto mais descansado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    [quote name="ABCD" post="119480" timestamp="1441190771"]
    [quote author=YARA link=topic=4764.msg118971#msg118971 date=1439652940]
    ...
    [quote author=ABCD link=topic=4764.msg118968#msg118968 date=1439624680][center]Em vigor a partir de 3 de Agosto de 2015
    [/center]Levantamentos em numerário ao balcão: [b]4,20€ + imposto de selo (4%)[/b]
    Comissão em depósito em moeda (...): [b]3,00€ + imposto de selo (4%)[/b]
    Anuidades dos cartões (...): [url=https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/PREC0000a-com-03-08-2015.pdf]https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/PREC0000a-com-03-08-2015.pdf[/url]
    [/quote]

Cartões não tinha...
    [/quote]

A informação é geral e permite observar a "evolução" dos valores cobrados por operações simples que ainda não há muito "tempo" eram gratuitas!...
    [/quote]

Já tirei de lá tudo e fechei contas.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

A minha mãe tem 20.000€ parados no activo bank. Mas ela também possui conta no Montepio.

O que fazer?

1 - Depositar tudo no Activo a 1%?

2 - Depositar metade no Activo 1% e outra metade no Montepio 1,75%?

3 - Depositar tudo no Montepio 1,75%?

Bem sei que o Invest daria 2% mas não posso fazer a minha mâe andar a abrir contas em tudo o que é banco, ainda para mais online e ela não se dá com isso ;)

Uso a velha máxima de dividir os ovos por vários cestos ou fujo do cesto do Montepio? :D

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha mãe tem 20.000€ parados no activo bank. Mas ela também possui conta no Montepio.

O que fazer?

Bem sei que o Invest daria 2% mas não posso fazer a minha mâe andar a abrir contas em tudo o que é banco, ainda para mais online e ela não se dá com isso ;)

Uso a velha máxima de dividir os ovos por vários cestos ou fujo do cesto do Montepio? :D

Obrigado

4 - CT Poupança Mais 2,25% (5 anos)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que fazer?

Obrigado

Os produtos referem-se a depósitos a prazo simples (garantia de capital e de juros)?

Se os períodos referentes às taxas que indicou são iguais, então opte pela instituição cujo produto apresenta taxa maior!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD,

Sim pretendo garantia de capital. Fala de juros com vista nalgum estruturado? mas desconheço esses produtos no Activo ou Montepio....

O problema é que o que tem maior taxa é o Montepio. está tudo a fugir de lá e vou eu por poupanças da minha mãe no buraco? ou é tudo fogo de vista e Montepio está tão bem quanto outros bancos (ou seja, mal ;) )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD,

Sim pretendo garantia de capital.

1. Fala de juros com vista nalgum estruturado? mas desconheço esses produtos no Activo ou Montepio....

2. O problema é que o que tem maior taxa é o Montepio. está tudo a fugir de lá e vou eu por poupanças da minha mãe no buraco? ou é tudo fogo de vista e Montepio está tão bem quanto outros bancos (ou seja, mal ;) )

1. A que propósito associou o que escrevi a essa questão?

2. Isso não deveria ser "o" problema. O que tem de atender é o que consta na FIN do produto. Se se trata de um DP com garantia de capital e de juros, qual o problema de o constituir na instituição X ou Y, em Portugal?

Convinha que dissesse exatamente o nome dos produtos cujas taxas referiu... Assim, não deveria dar azo a interpretações erróneas!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde já agradeço o feedback que têm dado.

Rui, eu tenho conta no Invest e estou satisfeito, no entanto estando eu numa cidade diferente da minha mãe é mais complicado que ela abra conta no dito banco ;)

ABCD, não referi o produto por o meu primeiro post ser precisamente após o post que fala do produto, mas aceito que seria mais claro se eu tivesse incluido o link no meu post.

O produto do Montepio: 

Resumindo, estou então inclinado para dividir:

- 15.000€ no produto do Montepio (TANB: 1,75%, 6 meses, renovável, mobilização antecipada com perda total de juros)

- 5.000€ nos CTT (TANB méda: 2,25%, 5 anos, não mobilizável no primeiro ano)

Aceito sugestões\criticas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me uma boa estratégia.

Relativamente ao DP cuja TANB é de 1,75%:

Findo o prazo indicado, o Depósito é automaticamente convertido num Depósito a Prazo a 6
    Meses, renovável por iguais períodos, remunerado a uma taxa de juro (TANB) correspondente
    à taxa Euribor a 6 Meses do 2º dia útil anterior à data da conversão/renovação, acrescido de
    0,5%, com arredondamento à centésima mais próxima.

No final dos 6 meses e após receber os juros na conta à ordem, deverá desmobilizar o capital do DP caso a nova taxa seja inferior a 1%!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Montepio alerta para riscos na relação com a Mutualista

São várias as dúvidas no futuro do grupo Montepio. A relação entre a Associação Mutualista e a Caixa Económica é uma delas. O alerta parte desta última.  "A capacidade do Montepio ... que lhes parece????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico