Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

:)

Com esta citação de um mundo cor-de-rosa, encerro "novamente" a minha participação por aqui.

Alguém falou em "mundo cor-de-rosa"?!

Se distorces e entendes de forma errada tudo o que lês não vale a pena continuar a tentar explicar-te mais nada.

Para muita gente o mundo não é cor-de-rosa, há muitas dificuldades e preocupações diárias que são muito mais importantes do que esta "novela" que se vai alimentando diariamente e que lhes poderá estar a causar mais intranquilidade.

Quem for cliente tem a liberdade de mudar para onde achar melhor. Já dei essa dica anteriormente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos sabemos que se não falarmos de um problema, ele vai desaparecer por artes mágicas!!!  ;D

Então é a falar de um problema que ele desaparece?

Para resolver, ou fazer desaparecer, o alegado problema (que cada dia é um diferente) faz alguma diferença este tópico ter milhares de utilizadores com milhares de posts ou em vez disso estar vazio?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BdP denuncia Montepio ao Ministério Público

Queixa surge na sequência de uma inspeção que detetou falhas nos mecanismos internos de controlo dos movimentos financeiros entre a Caixa Económica e o Finibanco Angola. Montepio garante que não recebeu qualquer notificação do MP.

O Banco de Portugal fez uma denúncia junto Ministério Público contra a Caixa Económica Montepio Geral, por não ter cumprido os procedimentos legais de comunicação imediata às autoridades, perante transações transnacionais suspeitas de indiciarem crimes de branqueamento de capitais, escreve o Público.

...

A comunicação do BdP chegou no final de abril à Procuradoria-Geral da República e à Policia Judiciária e está carimbada pelo DAS - Departamento de Averiguação e Ação Sancionatória do BdP, que tem por competência  garantir que os regulados cumprem “as regras” de “prevenção da utilização do sistema financeiro para branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”, informando as autoridades perante indícios de crime.

A iniciativa surgiu na sequência de uma inspeção que detetou falhas nos mecanismos internos de controlo dos movimentos financeiros entre a CEMG e o Finibanco Angola (detido em 61% pelo banco da Associação Montepio Geral).

A lei impõe a comunicação “imediata” à PGR ou à Unidade de Informação Financeira da PJ de factos que indiquem (ou levem a admitir) que está  “em curso”, “foi tentada” ou efetivada uma operação suscetível de configurar a prática dos crimes já referidos.

O BdP pediu esclarecimentos à Montepio Holding sobre duas operações: uma da Caixa Económica e outra do Finibanco Angola, através de uma carta escrita e enviada no dia 7 de abril pelo departamento de supervisão prudencial do regulador. 

Uma delas refere-se a três operações de financiamento do ramo não financeiro do Grupo Espírito Santo, onde foram detetados indícios de incumprimentos.

Outra estava relacionada com o processo de aprovação do financiamento a três clientes pelo Finibanco Angola com vista à aquisição de unidades de participação do fundo de participação da caixa económica, representativas de cerca de 15% do total da emissão.

Nesta lista de clientes consta o nome do construtor José Guilherme, que foi notícia nos últimos por ter pago uma “comissão/liberalidade” de 14 milhões a Ricardo Salgado (o principal visado nas inquirições ao BES) a troco de um alegado aconselhamento em negócios em África.

Há precisamente um ano, José Guilherme recebeu um financiamento da CEMG de 17 milhões de euros, sustentado em garantias bancárias emitidas pelo Finibanco Angola a favor do banco português.

O Montepio marcou assembleia geral para eleger os novos órgãos sociais, a 5 de agosto. Tomás Correia, que atualmente presidente ao banco, sai do conselho de administração e passa para o comité de avaliações. 

José Manuel Félix Morgado, que deixou a liderança da Inapa no final de junho, vai ser o novo presidente executivo do conselho de administração do banco.

O link é da TVI24. Continuo a perguntar: O Bdp, CMVM ou PGR já confirmaram alguma coisa?.

É com esta campanha que o Banco pode efectivamente ir abaixo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Público também relata a situação, embora sejam lançadas algumas dúvidas no sentido de que não há qualquer denúncia/problemas: http://www.publico.pt/economia/noticia/banco-de-portugal-confirma-denuncia-sobre-o-montepio-1703047

é isto que eu refiro. Há um ano que os média lançam estas notícias e nunca foram confirmadas pelas entidades oficiais.  Por isso acredito na teoria da conspiração.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então é a falar de um problema que ele desaparece?

Para resolver, ou fazer desaparecer, o alegado problema (que cada dia é um diferente) faz alguma diferença este tópico ter milhares de utilizadores com milhares de posts ou em vez disso estar vazio?

Na minha terra temos de falar do problema, nem que seja para caracterizá-lo de forma própria, dando depois início ao processo de arranjar soluções que mais se adequam ao problema.

Se o problema for de especial complexidade, pode levar à discussão de muitas pessoas, através de muitas intervenções.

Não falar é que não irá resolver de certeza absoluta.

Mas isto é na minha terra.  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal da conspiração vão ver as noticias das 20h ou vão ler noticias online e encontram isto:

"Em comunicado, a entidade liderada por Carlos Costa sublinha que nas operações suspeitas de branqueamento de capitais “estão em causa movimentos entre clientes das instituições de crédito, não estando em causa necessariamente a própria instituição”."

http://www.publico.pt/economia/noticia/pgr-confirma-denuncia-do-banco-de-portugal-sobre-montepio-1703278

http://observador.pt/2015/07/27/procuradoria-geral-da-republica-ja-recebeu-denuncia-do-bdp-sobre-o-montepio/

isso apareceu em letras grandes no noticiario das 20h na tv em rodapé bem visivel e por bastante tempo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Cardoso24, tenho pena de ter acabado a sua participação aqui neste tópico pois gostava de ler as suas intervenções, mas, apesar disso, compreendo as suas razões.

Sr Cardoso24concordo plenamente. nao vale a pena mudar opinioes com factos EU pessoalmente acredito que a seguir os eleiçoes presidencias ( e que haja um partido com maioria absoluta a governar o pais em outubro) vai ser retirada a liçença bancaria ao montepio( por outras palavras falencia)mas isto tambem é um opiniao meu ... o tempo dira

Obrigado a ambos pelo comentário.

No entanto, a minha forma de lidar as coisas é muito simples, tão simples como:

"Lose your opinion, not your money".

Portanto não vou andar aqui a tentar ajudar, quem não quer ser ajudado. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado a ambos pelo comentário.

No entanto, a minha forma de lidar as coisas é muito simples, tão simples como:

"Lose your opinion, not your money".

Portanto não vou andar aqui a tentar ajudar, quem não quer ser ajudado. ;)

Ajudar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A semana passada tive coisas engraçadas com o Montepio.

Pedi autorização de cheques, como tinha referido atrás, autorizaram e eu depositei noutro banco para fechar a conta no Montepio...

Passados 2 dias do cheque ser depositado, ligam-me do Montepio a dizer que faltavam 5,60€...

Eu perguntei de quê e disseram que era da comissão de manutenção de conta do dinheiro que passou do DP para a conta à ordem.

Ora, se passou a 13/06 e eu tinha mais de 10.000€, e as contas são isentas para valores superiores a 5000€, não estava a entender...

Disse ao funcionário que nao estava a entender...

Ainda ia tentar a história de saldo médio mensal... mas quê?

Foi dia 13 e eu tinha o dobro do dinheiro que isenta a comissão...

Resumindo, o cheque foi pago mas a conta ficou a negativo 10 dias...

Só esta semana regularizaram e fui lá fechar tudo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A semana passada tive coisas engraçadas com o Montepio.

Pedi autorização de cheques, como tinha referido atrás, autorizaram e eu depositei noutro banco para fechar a conta no Montepio...

Passados 2 dias do cheque ser depositado, ligam-me do Montepio a dizer que faltavam 5,60€...

Eu perguntei de quê e disseram que era da comissão de manutenção de conta do dinheiro que passou do DP para a conta à ordem.

Ora, se passou a 13/06 e eu tinha mais de 10.000€, e as contas são isentas para valores superiores a 5000€, não estava a entender...

Disse ao funcionário que nao estava a entender...

Ainda ia tentar a história de saldo médio mensal... mas quê?

Foi dia 13 e eu tinha o dobro do dinheiro que isenta a comissão...

Resumindo, o cheque foi pago mas a conta ficou a negativo 10 dias...

Só esta semana regularizaram e fui lá fechar tudo.

Há aí muita coisa que falta explicar para se conseguir perceber.

No dia 13/06 tinhas 10mil euros, passaste o cheque desse valor (para a conta ficar a zero) e passado 2 dias (dia 15/06) ligam-te a dizer que faltava 5,60euros da comissão mensal?

A comissão mensal só é cobrada no mês seguinte... Como é que isso foi possível?

Dizes que esse episódio passou-se "na semana passada". Então tiveste desde 13 de JUNHO até finais de JULHO/inicios de AGOSTO com a conta a zero?

Se assim foi então tiveste metade de junho e o mês inteiro de julho sem saldo, logo é aplicável a comissão de gestão.

De acordo com o preçário, para estar isento de comissões é necessário ter mais de 5mil euros e tanto faz se é conta ordem, depósito a prazo ou uma mistura. Por isso dizerem que foi de ter passado do DP para DO é mais uma coisa estranha a juntar às outras.

Se no dia 13 alguem tem 10mil euros e a partir do dia 14 está a zero, então a média mensal dia 26 está extactamente nos 5mil, dia 27 já é 49XXeuros (é fazer as contas) e vai baixando à medida que os dias passam.

Afinal em que data é que passaste o cheque e em que dia é que foste fechar a conta?

E tiveste que pagar os 5,60euros?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há aí muita coisa que falta explicar para se conseguir perceber.

No dia 13/06 tinhas 10mil euros, passaste o cheque desse valor (para a conta ficar a zero) e passado 2 dias (dia 15/06) ligam-te a dizer que faltava 5,60euros da comissão mensal?

A comissão mensal só é cobrada no mês seguinte... Como é que isso foi possível?

Dizes que esse episódio passou-se "na semana passada". Então tiveste desde 13 de JUNHO até finais de JULHO/inicios de AGOSTO com a conta a zero?

Se assim foi então tiveste metade de junho e o mês inteiro de julho sem saldo, logo é aplicável a comissão de gestão.

De acordo com o preçário, para estar isento de comissões é necessário ter mais de 5mil euros e tanto faz se é conta ordem, depósito a prazo ou uma mistura. Por isso dizerem que foi de ter passado do DP para DO é mais uma coisa estranha a juntar às outras.

Se no dia 13 alguem tem 10mil euros e a partir do dia 14 está a zero, então a média mensal dia 26 está extactamente nos 5mil, dia 27 já é 49XXeuros (é fazer as contas) e vai baixando à medida que os dias passam.

Afinal em que data é que passaste o cheque e em que dia é que foste fechar a conta?

E tiveste que pagar os 5,60euros?

Tal como coloquei a duvida aqui a 14 ou 15/6 (neste tópico) queria tirar de lá o dinheiro que passou de DP para conta à ordem a 13/6.

Demorei mais tempo a tratar das coisas porque tive assuntos a tratar mas no fim de JULHO fui la e deram autorização para usar os cheques com validade caducada.

O dinheiro do DP esteve de 13/6 a 27/7 no Montepio na Conta à Ordem, não tirei em Junho mas sim em FINS DE JULHO...

No dia 27/7 passei o cheque e depositei o cheque noutro banco para depois ir lá fechar a conta.

Dia 28/7 o gestor de conta do Montepio liga a dizer que faltam 5,60€, que ia pagar o cheque mas eu ia ter de ir lá regularizar os 5,60€.

Perguntei o porquê.

Disse que eram comissões de manutenção de conta.

Eu argumentei que não podia ser porque eram mais de 10.000€ e que mesmo que fosse saldo médio mensal, tanto no mes de Junho (13/6 a 30/6) o saldo médio dava mais de 5000€, como no mes de Julho (1 a 27/7) dava mais de 5000€.

Disse que ia ver e me ligava mais tarde.

Depois ligou e disse que era erro informático...

Que iam tentar regularizar...

Sexta-feira, 7/8, regularizaram (devolveram os 5,60€) e fui lá fechar tudo...

Mas mais uma vez este tipo de erros não devia ocorrer....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pensava que os saldos médios na conta é ordem tinham sido proibidos para efeito de despesa de manutenção.

Isenções:Quando aplicável à Conta:Contas  abertas  no último trimestre;Contas  judicialmente  cativas;  Contas  associadas  ao  recebimento  de  pensões/rendas  do Montepio  GeralAssociação Mutualista (MGAM) desde  que  um  dos  seus  titulares  seja  Pensionista/Rendista  do MGAM;Contas associadas ao débito de quotas de modalidades mutualistas desde que um dos seus titulares seja Associado doMGAM;Conta à Ordem  em  moeda  Estrangeira;  Conta  Montepio Mini;Conta  Fun;  Conta  Montepio  Futuro;  Conta  Montepio  Futuro  Poupança;Montepio Especial Jovem; Montepio Reformados; Contas associadas ao recebimento de pensões de reforma; Montepio Ordenado / Montepio Ordenado - Função Pública; Contas associadas a DP's Deficientes; Conta Serviços Mínimos Bancários; Conta à ordem associada à Solução  Montepio  Consigo / Montepio  Valor / Montepio Viva ou  Montepio  Runner;  Montepio  Ordem  Mediação  de Seguros; Conta de Depósito de Massa Insolvente; Montepio Conta Base.Quando se aplicam ao Cliente 1º Titular:Associado do Montepio Geral Associação Mutualista.O Património  Financeiro  do  Cliente (1º Titular) é calculado  da  seguinte  forma:  Saldo  Médio  Mensal  das  Contas DO (em moeda nacional e estrangeira)+ Saldo  de Depósitos a Prazo (em moeda  nacional e estrangeira) + Saldo de  Fundos de  Investimento + Saldo de Seguros de Capitalização + Saldo da Carteira de Títulos + Saldo dos Planos de Poupança da Futuro.O cálculo deste envolvimento é realizado no último domingo do respetivo mês.
    Ler notas 1 e 2 do seguinte link: https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/PREC0000a-12-08-2015.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exactamente...

Para o Património Financeiro conta o saldo médio das contas DO.

"Associado do Montepio Geral Associação Mutualista.O Património  Financeiro  do  Cliente (1º Titular) é calculado  da  seguinte  forma:  Saldo  Médio  Mensal  das  Contas DO (em moeda nacional e estrangeira) + Saldo  de Depósitos a Prazo (em moeda  nacional e estrangeira) + Saldo de  Fundos de  Investimento + Saldo de Seguros de Capitalização + Saldo da Carteira de Títulos + Saldo dos Planos de Poupança da Futuro.

O cálculo deste envolvimento é realizado no último domingo do respetivo mês."

Pensava que os saldos médios na conta é ordem tinham sido proibidos para efeito de despesa de manutenção.

Não sei porque disse que não contavam...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em vigor a partir de 3 de Agosto de 2015

Levantamentos em numerário ao balcão: 4,20€ + imposto de selo (4%)

Comissão em depósito em moeda (...): 3,00€ + imposto de selo (4%)

Anuidades dos cartões (...): https://www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/pdf-pmc/PREC0000a-com-03-08-2015.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico