Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

Boas tardes...

Tenho uma aplicação no Montepio e tambem estou um pouco Desconfiado.

Será seguro ? deixo aqui algumas dicas da ficha do produto:

Designação

MONTEPIO SUPER POUPANÇA

Condições de Acesso

O Depósito é dirigido a Clientes Particulares, maiores de 18 anos.

Modalidade

Depósito a Prazo

Prazo

O prazo é de 3 anos.

A data de início do depósito corresponde à data da sua constituição, ou seja, à data-valor do

débito do capital investido na conta à ordem associada.

A data de vencimento do depósito corresponde à data de fim do prazo pelo qual foi constituído.

A data-valor do reembolso de capital corresponde à data de vencimento ou à data das

mobilizações antecipadas, caso ocorram.

Mobilização Antecipada

Podem ser efetuados levantamentos a qualquer momento, total ou parcialmente, com

penalização dos juros relativos ao período semestral em curso, se ocorrerem fora das datas de

vencimento semestral de juros.

Montantes: Mínimo de 500 EUR, com múltiplos de 50 EUR.

Renovação

Depósito a Prazo não renovável

Garantia de Capital

Garantia total do capital investido, no vencimento e em caso de mobilização antecipada.

Fundo de Garantia de Depósitos

Os depósitos constituídos na Caixa Económica Montepio Geral beneficiam da garantia de

reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósito sempre que ocorra a indisponibilidade

dos depósitos por razões diretamente relacionadas com a sua situação financeira.

O Fundo de Garantia de Depósito garante o reembolso até ao valor máximo de 100.000 euros

por depositante. No cálculo do valor global de saldos em dinheiro de cada titular de depósito,

considera-se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a

indisponibilidade de pagamento, na parte imputável a esse titular, incluindo os juros e, para o

saldo dos depósitos em moeda estrangeira, convertendo em euros, ao câmbio da referida data.

Para informações complementares consulte www.fgd.pt.

Não dispensa a leitura do Decreto-Lei nº 298/92, no qual constam as exclusões da garantia de

reembolso.

Eventuais alterações decorrentes da legislação em vigor aplicável não obrigam a CEMG a

qualquer comunicação prévia, no âmbito do contrato de depósito celebrado.

até ja

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tenho uma aplicação no Montepio e tambem estou um pouco Desconfiado.

Será seguro ? deixo aqui algumas dicas da ficha do produto:

...

Fundo de Garantia de Depósitos

Os depósitos constituídos na Caixa Económica Montepio Geral beneficiam da garantia de

reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósito sempre que ocorra a indisponibilidade

dos depósitos por razões diretamente relacionadas com a sua situação financeira.

O Fundo de Garantia de Depósito garante o reembolso até ao valor máximo de 100.000 euros

por depositante. No cálculo do valor global de saldos em dinheiro de cada titular de depósito,

considera-se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a

indisponibilidade de pagamento, na parte imputável a esse titular, incluindo os juros e, para o

saldo dos depósitos em moeda estrangeira, convertendo em euros, ao câmbio da referida data.

Para informações complementares consulte www.fgd.pt.

O que é preciso explicar mais?
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Pode não ser minimamente relevante mas informo que hoje venceram as Obrigações de Caixa Montepio que possuía há 2 anos e que o capital e respectivo rendimento dos últimos 6 meses se encontrava de manhã disponível na minha conta à ordem.

Vale o que vale mas não quis deixar de partilhar!!

Bons investimentos a todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Diogenes

Boa tarde,

Pode não ser minimamente relevante mas informo que hoje venceram as Obrigações de Caixa Montepio que possuía há 2 anos e que o capital e respectivo rendimento dos últimos 6 meses se encontrava de manhã disponível na minha conta à ordem.

Vale o que vale mas não quis deixar de partilhar!!

Bons investimentos a todos

Não se podia esperar outra coisa.

Por vezes dramatizam mais do que é a realidade.

Não vamos stressar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não se podia esperar outra coisa.

Por vezes dramatizam mais do que é a realidade.

Não vamos stressar.

Face aos últimos anos, penso que seja legitimo todos os clientes do Montepio estarem preocupados.

Eu tinha lá poupanças na associação mutualista, onde não dão garantias do capital, e como tal retirei de imediato.

Em 2010 houve membros a reportarem do que estava acontecer no BES e só 4 anos mais tarde é que levou à falência do banco, devido a uma gestão danosa.

Eu nunca tive razões de queixa do Montepio, contudo vendem produtos mutualistas nos balcões do banco, não existe qualquer divisão. Existe clientes que não percebem nada disto e certamente pensam que ao colocar as suas poupanças na associação mutualista, pensam que têm o seu capital garantido. E não é bem assim...

Além disso, as notícias do Montepio não é de agora... mas sim desde Agosto de 2014, pois o Banco tem muito dinheiro "perdido" em imóveis, empréstimos ao GES, etc..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até parece mentira alguém que passou por um Governo declinar um convite de um banco... ás tantas o Montepio está mesmo mal  ;D ;D

Adivinhar é proibido...no entanto, os sinais de que algo não vai bem têm sido mais que muitos  ??? . A mensagem que transparece do Montepio para o exterior é de que estas inspeções são rotineiras. Quanto a mim, acredito que o Banco de Portugal, mais uma vez, sabe muito mais do que diz e quer, nitidamente, passar a bola...devia haver mais transparência de uma parte e de outra. Dentro em breve os Seguros de Portugal é que passarão a supervisionar a Associação Mutualista. Esta por sua vez, está empenhada até às orelhas em financiar o Montepio Caixa Económica. A compra do Finibanco foi um passo muito mal dado, não tinha a dimensão nem os activos que eles estavam a prever. E depois, a não reestruturação do banco seja a nível de número de agências, seja da redução do número de funcionários acarretou mais encargos a juntar às inúmeras imparidades... :( 

No fundo ainda não se consegue perceber quais os próximos passos, se o Banco de Portugal intervem mais directamente, se o BCE não deixa e quer ter uma palavra a dizer, ou... ::) ...algo em que acredito é que antes das eleições legislativas não deverá haver notícias chocantes: a classe política não gosta de propaganda negativa por altura das festas  ;) . Mais a mais, a AM tem mais de 600000 associados  :o , embora não seja uma justificação válida para que nada aconteça, são muitos mais que o pessoal lesado com papel comercial/ações do BES, e ninguém quererá por certo tanta gente descontente em vigílias. No entanto, o risco continua lá: se houver resolução no banco, esta poderá implicar que a AM perca os valores investidos no famoso fundo de participação ( ações ) e em obrigações subordinadas, sendo que esses prejuízos poderão absorver os planos de poupança dos associados, podendo-se assistir a uma forte desvalorização dos mesmos... :(   

Ai se os angolanos tomassem conta daquilo... 8)  o que é preciso é dinheiro fresco, embora os possíveis novos investidores não queiram, por certo, entrar com prejuízos desta ordem de grandeza...

Tal como o D@vid diz, é de estranhar quando alguém que passou pelo governo recusa o convite de um banco, já depois de ter sido tão badalado...agora o alvo passa a ser o presidente da Inapa, José Félix Morgado vai ser nos próximos dias o senhor que se segue... :police:

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos

Sendo que tenho duas aplicações financeiras do Montepio, a saber, "deposito a prazo M.Super Poupança (de 04/08/2012 a 4/08/2016) e as famosas Obrigações Subordinadas "montepio Rendimento Top - Obrigações Subordinadas CEMG 2008/2018 - 2ª serie (com quantia de dinheiro significativo) cujas regras foram alteradas, http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/montepio_pode_nao_pagar_juros_nas_datas_previstas_mas_garante_que_vai_cumpri_las.html

questiono aqui (se alguém me puder ajudar) se me devo preocupar e se devo inquirir o Banco, até porque não foi enviada nenhuma carta para minha casa a informar das novas "regras"...

Outra coisa, enquanto obrigacionista, não fui convocada para nenhuma assembleia geral, deveria ter sido??? Quem vai a estas assembleias???

Agradecia todos os vossos esclarecimentos, já que isto foi uma aplicação que "convenceram" a minha mãe já idosa a fazer já com mais de 70 anos, ela agora está demente, e sendo que sou eu que trata destes assuntos gostava muito de estar esclarecida.

Portanto agradeço antecipadamente toda a vossa ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos

Sendo que tenho duas aplicações financeiras do Montepio, a saber, "deposito a prazo M.Super Poupança (de 04/08/2012 a 4/08/2016) e as famosas Obrigações Subordinadas "montepio Rendimento Top - Obrigações Subordinadas CEMG 2008/2018 - 2ª serie (com quantia de dinheiro significativo) cujas regras foram alteradas, http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/montepio_pode_nao_pagar_juros_nas_datas_previstas_mas_garante_que_vai_cumpri_las.html

questiono aqui (se alguém me puder ajudar) se me devo preocupar e se devo inquirir o Banco, até porque não foi enviada nenhuma carta para minha casa a informar das novas "regras"...

Outra coisa, enquanto obrigacionista, não fui convocada para nenhuma assembleia geral, deveria ter sido??? Quem vai a estas assembleias???

Agradecia todos os vossos esclarecimentos, já que isto foi uma aplicação que "convenceram" a minha mãe já idosa a fazer já com mais de 70 anos, ela agora está demente, e sendo que sou eu que trata destes assuntos gostava muito de estar esclarecida.

Portanto agradeço antecipadamente toda a vossa ajuda.

Depósito a Prazo, á partida não tem com o que se preocupar, Obrigações Subordinadas, sejam do que for, há sempre uma preocupação, dando um exemplo, os Obrigacionistas Subordinados do BES perderam o seu dinheiro, os Obrigacionistas Séniores não.

Devia 1º de tudo saber as cotações das mesmas, para tomar a melhor decisão para uma possível venda, o pior é se a liquidez é escassa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico