Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

Pag 1, do tópico do Novo Banco (Ex -Bes)

o banco mais antigo de todos os bancos portugueses, tem mais de 140 anos de história e é uma referência incontornável na banca nacional, pertencendo a um grupo que não é apenas financeiro, um grupo enorme e com muita solidez.Considero o banco mais completo e eficiente no que respeita aos bancos físicos, isto comparando com:BCP que já teve episódios negros e já passou de um dos melhores bancos a um banco aflito.BPI é extremamente agradável ao cliente e no tratamento mas é o pior banco dos grandes bancos a remunerar capitais.CGD banco público e isso diz quase tudoO BES foi o banco que mais cresceu ao longo da sua história de 140 anos.

Entretanto, neste tópico, umas páginas atrás

a verdade é que o Montepio é um abnco muito bem gerido e sólido e o banco mais antigo a atuar em Portugal.

Agora há quem goste há quem deteste. Uma coisa é certa, é um banco que não deixa indiferença, ou se ama ou se odeia e isso quer dizer algo :)

É cada tiro, cada melro...

Felizmente ele fala muito mal do Millennium... estou descansado  ;D . Mas está proibido de falar bem do Big e do Activo!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pag 1, do tópico do Novo Banco (Ex -Bes)

Entretanto, neste tópico, umas páginas atrás

É cada tiro, cada melro...

Felizmente ele fala muito mal do Millennium... estou descansado  ;D . Mas está proibido de falar bem do Big e do Activo!!!

Ahahaha, está descansado, acho que agora virou-se para o Best, mas só para dizer mal haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tivessem na posição de ter, o já falado (a propósito da mãe de um forista) Montepio Capital certo 2013-2021 (com uma permanência de 2 anos e 3 meses) faziam o resgate antecipado? (A penalização é de 35% sobre os juros)

P.S. Apesar da minha pergunta, creio que são alguns tipos de obrigações, que estão a gerar um maior número de preocupações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tivessem na posição de ter, o já falado (a propósito da mãe de um forista) Montepio Capital certo 2013-2021 (com uma permanência de 2 anos e 3 meses) faziam o resgate antecipado? (A penalização é de 35% sobre os juros)

P.S. Apesar da minha pergunta creio, que são alguns tipos de obrigações, que estão a gerar um maior número de preocupações.

Sinceramente, tenho aplicações Mutualistas e vou para já deixar ficar. Acho que existe muito alarido sem motivo aparente. Contudo vou estar atento e acompanhar de perto o Montepio (Banco e AM).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

P.S. Apesar da minha pergunta creio, que são alguns tipos de obrigações, que estão a gerar um maior número de preocupações.

Atente-se na troca de "impressões" a partir daqui: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4764.msg74965#msg74965

Se na altura era assim, e não querendo passar pelo mesmo (aliás contra as suas certezas da altura creio ter sido provado que é um "domínio" algo incerto), ... . Agora, tire as suas conclusões ou então experimente questionar aquelas entidades todas para ver se a situação mudou!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O meu pai tem alguns planos mutualistas no montepio no valor inferior a 100.000€ e está a pensar em tirar de lá o dinheiro onde está a receber juros.

Como não sabemos muito bem o que fazer venho pedir a vossa opinião já que o meu pai não quer ver todo o seu dinheiro arder.

Na página online do Montepio vê-se que existe tres inscrições no plano mutualista:

- Quota Associativa -> xxx €;

- Montepio Capital Certo -> xxx € ;

- Montepio Capital Certo -> xxx €;

Todo o dinheiro que se encontra no Montepio está assegurado pelo Banco de Portugal/Europeu até 100.000€? Ou seja se o banco der problema o meu pai tem o dinheiro assegurado? mesmo que perca os juros?

Se vocem vocês o que fariam? Gostava de uma opinião honesta e clara.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

P.S. Apesar da minha pergunta, creio que são alguns tipos de obrigações, que estão a gerar um maior número de preocupações.

É preferível uma penalização de 35% sobre os juros, e manter 100% do capital, do que em teoria poder perder a totalidade do capital, não acha? É preciso ponderar o risco, e neste caso, dado que o resgate antecipado é possível e não implica perda de capital inicial, eu consideraria o resgate e aplicar esse mesmo num produto assegurado pelo FGD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

O meu pai tem alguns planos mutualistas no montepio no valor inferior a 100.000€ e está a pensar em tirar de lá o dinheiro onde está a receber juros.

Como não sabemos muito bem o que fazer venho pedir a vossa opinião já que o meu pai não quer ver todo o seu dinheiro arder.

Na página online do Montepio vê-se que existe tres inscrições no plano mutualista:

- Quota Associativa -> xxx €;

- Montepio Capital Certo -> xxx € ;

- Montepio Capital Certo -> xxx €;

Todo o dinheiro que se encontra no Montepio está assegurado pelo Banco de Portugal/Europeu até 100.000€? Ou seja se o banco der problema o meu pai tem o dinheiro assegurado? mesmo que perca os juros?

Se vocem vocês o que fariam? Gostava de uma opinião honesta e clara.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Caro,

As aplicações efectuadas na Associação Mutualista não estão no âmbito do FGD.

Contudo acho precipitado estar a falar em resgatar o dinheiro. Acreditem que são estas precipitações que pioram as coisas. Devemos estar atentos, mas não é caso de alarme (pelo menos até agora).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há alguns anos atrás também não andavam bancos a fechar portas à parva...

Se formos rigorosos, nem mesmo o BES fechou portas. As portas mudaram simplesmente de cor :D . Fechar portas mesmo que eu me lembro só mesmo o BPP, mas isso já não é de agora.

Resgates sim, houve, mas também já há uns anos atrás houve o embróglio com o BCP.

Resumindo, o tempo passa mas sempre vai haver problemas com algum ou outro banco. O buraco do BES deu muito nas vistas por causa do seu tamanho, mas quantos buracos foram escondidos debaixo do tapete ao longo dos anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

gostaria de questionar os participantes deste forum se quando aparece na pagina de inscrições de planos mutualistas a seguinte informação:

Quota Associativa -> xxx€

Montepio Protecção de 5 em 5 -> xxx€

Se ambos os valores apresentados no campo "Capital Actual" são possíveis de serem levantados?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quota Associativa -> xxx€

Montepio Protecção de 5 em 5 -> xxx€

Se ambos os valores apresentados no campo "Capital Actual" são possíveis de serem levantados?

ahahah querias!!  ;D

O valor que aparece no Quota Associativa, provavelmente 7500€, é um seguro em caso de morte do associado. Ou seja os teus herdeiros recebem esse valor. Mas isso está nos estatutos, podes confirmar  ;)

É um dos benefícios dos 2€ que pagas mensalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Baldrick

Caro bmont,

Estive no mesmo dilema há uns dias e acabei por seguir o conselho da Deco. Eles consideram estes produtos pouco seguros, dada a falta de fiscalização da AM, e não aconselham ter mais de 10-20% do capital investido nestes produtos.

A entidade gestora não é a Caixa Económica Montepio Geral (que está sujeita à supervisão do Banco de Portugal) mas sim o Montepio Geral Associação Mutualista Montepio.  Estes planos mutualistas são “tutelados” pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e consideramos que a supervisão a que estão sujeitos estes planos é claramente insuficiente e levanta muitas dúvidas sobre a segurança destes produtos.

Assim, não temos recomendado estes planos, até porque os Certificados do Tesouro Poupança Mais apresentam melhor rendimento, segurança e liquidez. Mas, se já tem, a exposição a estes produtos deve ser reduzida, não representando mais de 10 a 20% da sua carteira de investimentos. Na maioria dos casos, o resgate antecipado pode implicar uma perda significativa de rendimento, pelo que a análise deverá ser feita caso a caso. Continuaremos atentos e estes produtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico