Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

Não querendo defender ninguém, mas não se esqueçam que os donos do GES eram "5 ou 6 ramos de uma familia" enquanto os donos da associação são 600 mil associados. Há um risco de excesso de concentração de risco ou até má gestão, mas não acredito em dinheiro desviado por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

Boas. Eu sou associado desde que me lembro de ser gente. Acho que estas tretas têm interesses escondidos, não é compreensível como de repente uma Instituição tão antiga, é alvo de tanta tralha. Será que temos de estar preocupados? Será que isto é mais especulação do que outra coisa? Eu tenho produtos mutualistas, um deles já com mais de 20 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro USD,

Por incrível que pareça o que eu tenho muito pouco no Montepio são DP, de resto tenho uma soma considerável em Obrigações de Caixa não Subordinadas (a terminar no dia 15/05/2015) e outra soma considerável em Montepio Capital Certo (várias séries) que são os produtos mutualistas que a mãe de outra pessoa que apareceu aqui no fórum a falar também tem.

Mas vamos manter-nos tranquilos, esperar para ver o que diz o relatório da Auditoria Forense, uma vez que o Banco já anda a ser "especialmente" acompanhado pelo BdP desde 2010 (compra do Finibanco).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa parte é que preocupa, o Banco já anda a ser "especialmente" acompanhado pelo BdP desde 2010.

Com os fantásticos mamíferos que temos e tivemos à frente do BdP, só temos é de estar preocupados. Esses gajos só vêm as coisas quando elas acontecem e depois são promovidos para o BCE e coisas afins. O lema em PT é se fores ladrão, corrupto e uma nódoa no teu trabalho, tens lugar garantido nas mais altas Instituições Europeias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É "engraçado" como o ciclo se repete 40 páginas depois (cerca de 2 anos), com a "averiguação", a partir da página 11 sobre quem supervisiona a "instituição"...

Nunca houve uma preocupação genuína de saber que supervisiona, antes um "empurrar" de competências!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro USD,

Por incrível que pareça o que eu tenho muito pouco no Montepio são DP, de resto tenho uma soma considerável em Obrigações de Caixa não Subordinadas (a terminar no dia 15/05/2015) e outra soma considerável em Montepio Capital Certo (várias séries) que são os produtos mutualistas que a mãe de outra pessoa que apareceu aqui no fórum a falar também tem.

Mas vamos manter-nos tranquilos, esperar para ver o que diz o relatório da Auditoria Forense, uma vez que o Banco já anda a ser "especialmente" acompanhado pelo BdP desde 2010 (compra do Finibanco).

Eu também tenho uma importância, bem considerável em duas aplicações Montepio Capital Certo. Uma de 2013 até 2021. E uma outra de 2014 até 2019. (As taxas nem são muito altas, mas tem o benefício fiscal comum aos Seguros de Capitalização). Para fazer a primeira tive que me tornar associado, caso contrário não poderia fazer a subscrição. Ainda assim estou relativamente descansado, porque aparentemente são produtos de baixo risco com capital garantido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho uma importância, bem considerável em duas aplicações Montepio Capital Certo. Uma de 2013 até 2021. E uma outra de 2014 até 2019. (As taxas nem são muito altas, mas tem o benefício fiscal comum aos Seguros de Capitalização). Para fazer a primeira tive que me tornar associado, caso contrário não poderia fazer a subscrição. Ainda assim estou relativamente descansado, porque aparentemente são produtos de baixo risco com capital garantido.

Garantido por quem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os produtos da Associação Mutulista, entre os quais se incluem o Capital certo, não estão garantidos.

Se a AM for ao charco, os associados ficam a arder!

Falo isto porque tb tenho lá capital e ando preocupado com estas notícias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os produtos da Associação Mutulista, entre os quais se incluem o Capital certo, não estão garantidos.

Se a AM for ao charco, os associados ficam a arder!

Falo isto porque tb tenho lá capital e ando preocupado com estas notícias.

Ainda ontem nas noticias deram conta disso mesmo, os cerca de 600 mil associados entram com o €...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Garantido por quem?

Pela associação mutualista, creio eu.

Retirado da ficha técnica do produto:

Esta Série, sobre o capital acu

mulado, tem uma garantia de rendimento mínimo anual capitalizado à

Taxa Anual Nominal Bruta de:

1º ano

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano

1,70

%

1,75

%

1,85

%

2,00

%

2,00

%

Como disse no post anterior, e na melhor das hipóteses ando relativamente descansado.

Já agora deixo a pergunta aos restantes foristas: Se tivessem este tipo de produto subscrito em 2013 ou 2014, cancelavam a subscrição? E os que subscreveram pretender manter?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não se esqueçam que o dinheiro destas aplicações é boa parte aplicado em dívida sénior da CEMG. "Perder tudo" parece-me demasiado...isso significaria que praticamente nada dentro da CEMG vale alguma coisa.

Sinceramente acho que o máximo que pode acontecer é adiar o pagamento de juros. E mesmo isso tenho dúvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pela associação mutualista, creio eu.

Retirado da ficha técnica do produto:

Esta Série, sobre o capital acu

mulado, tem uma garantia de rendimento mínimo anual capitalizado à

Taxa Anual Nominal Bruta de:

1º ano

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano

1,70

%

1,75

%

1,85

%

2,00

%

2,00

%

Como disse no post anterior, e na melhor das hipóteses ando relativamente descansado.

Já agora deixo a pergunta aos restantes foristas: Se tivessem este tipo de produto subscrito em 2013 ou 2014, cancelavam a subscrição? E os que subscreveram pretender manter?

Pensei que as taxas fossem melhorzinhas...1,85%/ano...fazia-se na altura seguros de capitalização puros com taxas melhores, ainda hoje há com taxas de 1,75%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estas taxas apresentadas já são das séries mais recentes.

Das séries que possuo a taxa mais baixa começava nos 3% e acabava nos 5% e noutra nos 3,75%-4,50%. E ainda tinha algum interesse extra por no final da aplicação, para quem não tiver feito resgates parciais, haver uma possível distribuição de resultados, para além das taxas garantidas.

Claro que neste momento já fico contente se receber o capital com os respectivos juros!! ;)

Quanto à garantia é apenas da Associação Mutualista, mais nada! Mas é como disse o maj.lraep, tinha de ir tudo ao charco!!! Mas hoje em dia já nada me surpreende.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mais irónico disto tudo é que ao que parece é a Associação Mutualista (que tem dinheiro e não tem supervisão) que anda a tapar os buracos financeiros da CEGM que "supostamente" tem supervisão (BdP, CMVM...) e regras de rácios e níveis de capitais próprios a cumprir!!! Ahhh este nosso Portugal à beira mar plantado..........

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é o que eu tenho pensado. Anda tudo com medo, mas também os exemplos que temos tido, não é motivo para menos. O grande problema é que com tanto alarmismo, acaba por se cometer asneiras, tirar de lá o dinheiro todo, resgatar aplicações a torto e a direito. Ainda é pior a emenda que o soneto, isso é que pode provocar problemas maiores...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, isso também é o que eu penso sobretudo com jornalistas da treta, que não percebem nada de nada a fazerem artigos que só desinformam. Aqui está um exemplo:

http://www.sol.pt/noticia/386611

Leiam os comentários que é para perceberem melhor ao que me refiro.

o eduardo ferreira ainda acaba a ministro da economia com tanto conhecimento... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é o que eu tenho pensado. Anda tudo com medo, mas também os exemplos que temos tido, não é motivo para menos. O grande problema é que com tanto alarmismo, acaba por se cometer asneiras, tirar de lá o dinheiro todo, resgatar aplicações a torto e a direito. Ainda é pior a emenda que o soneto, isso é que pode provocar problemas maiores...

Concordo, mas depois de ver tantos a pensar assim, a esperar para ver o que acontecia...e pluff, foram-se as acções e as obrigações, falo claro no BES.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me parece mal. O risco está claramente em ser o Banco (CEMG) a "contaminar" a Associação Mutualista.

Pois ao que me parece a "porcaria" está a ser feita na CEMG e como a AM é a principal financiadora, pode vir a sofrer com isso.

O problema é que a CEMG for ao ar, existe o famoso fgd e o fundo de resolução enquanto que se a AM for ao ar, nada vai garantir o dinheiro que os associados lá meteram.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico