Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

Sim mas sabe-se que há não supervisão nem do BP, CMVM nem ISP na Associação Mutualista, já se tinha chamado a atenção para isso, mas a aplicação envolvida nas noticias são obrigações e não esses planos mutualistas... é capital considerável?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda é considerável mas vai acabar em Janeiro de 2016 (os 5 anos) e a minha mãe já com 71 anos não está para aturar estes marmanjos e deve colocar em DP normal (25% do património dela está na Associação Mutualista).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda é considerável mas vai acabar em Janeiro de 2016 (os 5 anos) e a minha mãe já com 71 anos não está para aturar estes marmanjos e deve colocar em DP normal (25% do património dela está na Associação Mutualista).

Mete antes num fundo de investimento, algum assim de tesouraria que eles tenham, porque o património num fundo de investiemnto é sempre do cliente, está fora do balanço do banco, meter o capital num DP é "quase" igual, apesar do FGD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim mas sabe-se que há não supervisão nem do BP, CMVM nem ISP na Associação Mutualista, já se tinha chamado a atenção para isso, mas a aplicação envolvida nas noticias são obrigações e não esses planos mutualistas... é capital considerável?

Investimentos que sejam 100% seguros nos dias de hoje, presumo que não existam. Eu tenho produtos mutualistas com taxas de juro relativamente baixas e acredito que sejam relativamente seguros. Quanto à supervisão? Enfim... O antigo BES era supervisionado e ainda assim, deu no que se sabe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investimentos que sejam 100% seguros nos dias de hoje, presumo que não existam. Eu tenho produtos mutualistas com taxas de juro relativamente baixas e acredito que sejam relativamente seguros. Quanto à supervisão? Enfim... O antigo BES era supervisionado e ainda assim, deu no que se sabe.

Totalmente de acordo, no entanto temos de ver uma coisa, o BES supostamente foi uma surpresa, e como se sabe a coisa nem começou no BES... sabendo de antemão que uma entidade financeira não tem qualquer tipo de controlo, que não precisa de aprovação de ninguém para colocar produtos financeiros cá fora a mim deixa-me de pé atrás, faz lembra um pouco a história do Finantia, em que no tópico do banco se falou se o banco era seguro etc, sabendo que veio a público que o banco andou a alterar as contas em determinados anos não devia de deixar de pé atrás as pessoas? se sabemos com antecipação dos factos porque vamos cair no engodo?

Sempre dei duas razões para nem recomendar nem abrir conta no Montepio, era a mensalidade que se paga para ter dinheiro no banco ( a história de ser associado ) e de não ter supervisão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mete antes num fundo de investimento, algum assim de tesouraria que eles tenham, porque o património num fundo de investiemnto é sempre do cliente, está fora do balanço do banco, meter o capital num DP é "quase" igual, apesar do FGD.

"quase" com grandes aspas. Mesmo que no momento o FGD não tenha liquidez suficiente, o direito a ser ressarcido (quando possível) mantém-se. Num fundo de investimento, o valor das unidades pode descer e nunca mais voltar ao preço a que se comprou, daí resultando uma perda efetiva. Estou obviamente a falar nos piores cenários, tanto num caso como no outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

JRJordão remeto-te para este link https://www.deco.proteste.pt/investe/questao-do-investidor-risco-da-carteira-de-fundos-proteste-investe-s5087684.htm

onde destaco:

"Um cenário de perda total do capital é quase impossível de ocorrer na prática e só aconteceria em caso de colapso completo e simultâneo de todos os mercados financeiros globais"

" Sistema de Indemnização aos Investidores. Este sistema, gerido pela CMVM, garante até 25 mil euros por investidor. Por exemplo, numa conta com dois titulares, o montante da indemnização pode ir até 50 mil euros."

Para mim, um fundo protege mais um investidor de que um Depósito a Prazo, mas isto é apenas a minha opinião, no caso acima descrito, eu preferia ter o capital nem que fosse num fundo a dar 0% do que num depósito a prazo  ;D

A pergunta teve a ver com a Optimize mas aplica-se a qualquer outra gestora ou fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não querendo aguçar mais esta discussão porque existem sempre vários pontos de vista, chamo a atenção para dois factos em relação à última afirmação do D@vid:

1º Só é sócio da associação mutualista quem quer, pode-se ser cliente do banco CGEM sem se ser sócio da Associação e sem ter de pagar a respectiva quota;

2º O que não tem supostamente supervisão é a Associação Mutualista porque o Banco (Caixa Geral Económica Montepio) tem supervisão do BdP, como qualquer outro banco.

Num aparte menciono ainda que os produtos mutualistas são semelhantes a seguros de capitalização (beneficiando das mesmas vantagens fiscais) com o objectivo de poupança e/ou complemento reforma e que os capitais envolvidos são aplicados em depósitos e dívida em pelo menos 75%. São consideradas aplicações de baixo risco e para médio/longo prazo.

Para concluir, o risco existe mas é baixo. Qual é o grande "se" neste momento? Se tem havido ou não nos últimos anos uma má gestão dos fundos da Associação Mutualista para tapar os buracos da CGEM? Daí a questão da separação de poderes de gestão das duas entidades!

Cumprimentos,

ASO

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Associação Mutualista é a que controla a Caixa Económica Montepio Geral.

A separação de poderes já deveria ter sido feita há muitos anos.

Nós que andamos aqui por "fora", não vale de nada dizermos mal ou defendermos uma instituição bancária, NINGUÉM sabe o que se passa lá dentro, ninguém imaginava que as duas maiores holdings de um grupo com mais de 100 anos estariam na falência, acusam gestores de conta de terem enganado nas vendas de produtos, como se os gestores soubessem o que se passava, eles não sabiam, clientes também não.

Isto para dizer ASO1 que podes muito bem defender ou dizer bem do Montepio, estarás á vontade, mas na verdade isso vale zero, assim como valerá zero eu não recomendar o banco, como outros, eu sou um investidor/aforrista em aplicações fora de balanço dos bancos, é assim que me sinto seguro, nenhum accionista imaginava perder todo o seu dinheiro no BES, os obrigacionistas subordinados não imaginariam que iriam perder todo o seu dinheiro no BES, eu tenho e sempre tive fundos de investimento do BES, perdi alguma coisa? não, daí continuar a dizer o mesmo, recomendo investir em fundos.

Já agora, dizes que os produtos mutualistas são semelhantes a seguros de capitalização, são supervisionados pelo ISP? o Papel Comercial GES também eram semelhantes a depósitos a prazo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu comecei por dizer que não queria agudizar a discussão e terminei a dizer qual o grande "se" que está em causa neste momento o que de alguma forma até lhe estava a dar razão.

Não me viu defender nem dizer bem do Montepio, nem mal, chamei apenas a atenção para alguns factos face às duas questões que tinha mencionado.

Por outro lado, e em relação à supervisão do ISP não têm, mas têm da Segurança Social (a designação correcta é "Regimes complementares de Segurança Social" tendo a tutela do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social). Se isso vale de alguma coisa? Provavelmente muito pouco assim como pelos vistos vale muito pouco ter a supervisão do BdP se atentarmos ao que tem acontecido nos últimos anos em relação a vários bancos.

A verdade é que neste momento eu que sou, tal como o D@vid um mero aforrista/investidor que tenta obter o melhor rendimento possível das suas poupanças com o menor risco possível tenho uma opinião muito cínica sobre o sistema bancário e sobre os mercados: é tudo uma questão de sorte porque se tiver que correr mal...irá correr mal (Lei de Murphy)!!!

PS - Quanto ao Papel Comercial do GES ser semelhante a DP... só os gestores de conta que tentavam impingir esse produto aos incautos que não lêem as Fichas Técnicas é que o diziam, certo? ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

JRJordão remeto-te para este link https://www.deco.proteste.pt/investe/questao-do-investidor-risco-da-carteira-de-fundos-proteste-investe-s5087684.htm

onde destaco:

"Um cenário de perda total do capital é quase impossível de ocorrer na prática e só aconteceria em caso de colapso completo e simultâneo de todos os mercados financeiros globais"

Elah perda total! Referia-me a perda parcial, por desvalorização das unidades do fundo. Total, só mesmo no fim do mundo (financeiro) :)

" Sistema de Indemnização aos Investidores. Este sistema, gerido pela CMVM, garante até 25 mil euros por investidor. Por exemplo, numa conta com dois titulares, o montante da indemnização pode ir até 50 mil euros."

Certo. Mas são 25.000€ totais versus 100.000€ por banco no FGD.

Para mim, um fundo protege mais um investidor de que um Depósito a Prazo, mas isto é apenas a minha opinião, no caso acima descrito, eu preferia ter o capital nem que fosse num fundo a dar 0% do que num depósito a prazo  ;D

Acho que aqui é que disseste tudo.  ;)  Preferes fundos, e é uma preferência válida. Mas penso que muitos preferem um DP a dar qualquer coisa "garantida" num horizonte temporal pré-definido. Os fundos requerem um acompanhamento mais ativo, ou então esquecer e esperar que tudo corra bem.

Mas prontossss, estamos claramente off-topic :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas eu não andei a recomendar ao Abutre algum fundo de acções  ;D fui explicito, um fundo de tesouraria que o Montepio tenha, tive esse cuidado para não haver esse tipo de argumento de perdas de capital  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu comecei por dizer que não queria agudizar a discussão e terminei a dizer qual o grande "se" que está em causa neste momento o que de alguma forma até lhe estava a dar razão.

Não me viu defender nem dizer bem do Montepio, nem mal, chamei apenas a atenção para alguns factos face às duas questões que tinha mencionado.

Por outro lado, e em relação à supervisão do ISP não têm, mas têm da Segurança Social (a designação correcta é "Regimes complementares de Segurança Social" tendo a tutela do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social). Se isso vale de alguma coisa? Provavelmente muito pouco assim como pelos vistos vale muito pouco ter a supervisão do BdP se atentarmos ao que tem acontecido nos últimos anos em relação a vários bancos.

A verdade é que neste momento eu que sou, tal como o D@vid um mero aforrista/investidor que tenta obter o melhor rendimento possível das suas poupanças com o menor risco possível tenho uma opinião muito cínica sobre o sistema bancário e sobre os mercados: é tudo uma questão de sorte porque se tiver que correr mal...irá correr mal (Lei de Murphy)!!!

PS - Quanto ao Papel Comercial do GES ser semelhante a DP... só os gestores de conta que tentavam impingir esse produto aos incautos que não lêem as Fichas Técnicas é que o diziam, certo? ;)

Gostei deste comentário/anáilise. Gostaria que o ASO1 se registasse. A sua participação também seria bem vinda.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não querendo aguçar mais esta discussão porque existem sempre vários pontos de vista, chamo a atenção para dois factos em relação à última afirmação do D@vid:

1º Só é sócio da associação mutualista quem quer, pode-se ser cliente do banco CGEM sem se ser sócio da Associação e sem ter de pagar a respectiva quota;

2º O que não tem supostamente supervisão é a Associação Mutualista porque o Banco (Caixa Geral Económica Montepio) tem supervisão do BdP, como qualquer outro banco.

Num aparte menciono ainda que os produtos mutualistas são semelhantes a seguros de capitalização (beneficiando das mesmas vantagens fiscais) com o objectivo de poupança e/ou complemento reforma e que os capitais envolvidos são aplicados em depósitos e dívida em pelo menos 75%. São consideradas aplicações de baixo risco e para médio/longo prazo.

Para concluir, o risco existe mas é baixo. Qual é o grande "se" neste momento? Se tem havido ou não nos últimos anos uma má gestão dos fundos da Associação Mutualista para tapar os buracos da CGEM? Daí a questão da separação de poderes de gestão das duas entidades!

Cumprimentos,

ASO

Mas ninguém está aqui a agudizar nada, apenas trocas de ideias :)

Não eram só os gestores a dizerem que eram semelhantes, os clientes também, conheço alguns que me diziam que ter um DP no BES ou ter PC do GES é igual porque quem responde pelas dívidas no caso de algo correr mal é o BES...

Ando nisto há muito tempo e provavelmente o caro ASO1 também, e coisas semelhantes como sabe não são de todo coisas iguais.

Exactamente como diz, não é o ISP, e a Associção Mutualista é de longe uma seguradora, a diferença é mesmo essa, basta ver as contas do ISP relativamente ao mercado segurador Português, aliás, até hoje nenhuma seguradora do mundo abriu insolvência, ter como supervisão a Seg. Social como suposta supervisora, é como diz e com razão, deverá valer pouco...

Outra questão já agora, só para vermos aqui uma diferença abismal entre Fundos vs Seguros vs Produtos Mutualistas, eu nos fundos tenho acesso á carteira, sei onde o meu dinheiro está aplicado, seguros ou esses produtos mutualistas sei apenas que uma percentagem está supostamente ( porque nunca se sabe e neste caso ainda menos porque não há supervisão ) investida em dívida pública ou em depósitos.

Qualquer das formas, aonde está o verdadeiro problema, pelo menos público, tem a ver com as obrigações no qual tive a oportunidade de deixar o link, e tive oportunidade de dizer que não eram a mesma coisa que a mãe do Abutre supostamente tem em carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro D@vid,

Sim é verdade. O que de facto apareceu em noticias como podendo vir a dar problemas foram as Obrigações de Caixa Subordinadas (porque existem as não subordinadas que têm obviamente menos risco). Mas também surgiram notícias, algo preocupantes, sobre o facto de 78% dos activos da Associação Mutualista estarem aplicados na CEMG.

E como o Presidente da Associação/CEMG já apareceu tantas vezes a dizer que está tudo bem, faz-me logo ficar de pé atrás, soa-me a deja vu (caso BES em que toda a gente dizia que estava tudo bem....viu-se).

Quanto ao registar-me caro USD, eu já estou registada como ASO só que a maioria das vezes por pura preguiça não entro e comento como visitante!! ;))

O D@vid é um grande defensor dos Fundos e devo dizer-lhe que se me aventurei há cerca de ano e meio nessas andanças a si o devo e ao tópico que criou neste fórum mas como novata não aplico mais de 10%/15% do meu capital nesse tipo de aplicação porque tenho a noção que não domino nem de perto nem de longe o que investir nos mercados envolve. Até tenho tido sorte de principiante mas jamais aplicaria todas as minhas poupanças neste tipo de aplicação porque, de facto, quando as coisas correm mal, podem correr muito mal e durante muito tempo!!

E considero-me uma pessoa com alguma literacia financeira e que acompanha as noticias e que até percebe os impactos que certas decisões políticas têm nos mercados etc, etc.

Mas muita gente não tem essa noção e tudo o que seja diferente de DP e Certificados de Aforro já é uma grande confusão.

Para terminar e porque o tópico é sobre o Montepio, eu sou cliente e associada, e sempre tive uma opinião positiva do Banco (para mim os bancos são todos iguais - querem ganhar dinheiro com o nosso dinheiro - e só são bons enquanto satisfazem aquilo que procuro neles - rentabilizarem o meu capital sem custos ou com custos mínimos) mas ultimamente fiquei preocupada com as noticias que vieram a público...sem pânico. Concordo que a separação de poderes já devia ter acontecido há muito tempo mas mais vale tarde que nunca. Já não fico tão animada sabendo que a "cabeça pensadora" que poderá ir para lá é o Teixeira dos Santos...enfim, vamos ver o que o futuro nos reserva!!

Um bem haja a todos e boas aplicações!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ASO1 coloquei em tempos aquilo que penso ser uma alocação ponderada e diversificada do nosso património, e não recomendo 100% em fundos ou seja no que for, não tenho aqui agora o esquema mas basicamente era 10% em liquidez de muito curto prazo, que podem ser Depósito á Ordem, a Prazo, ou um fundo de tesouraria tipo NB Liquidez ou Caixagest Liquidez, 70% para médio/longo prazo, e aqui entram os fundos e outras aplicações, e 20% para longo prazo, onde também podem entrar os fundos assim como seguros de capitalização etc...

Como vê sou defensor de fundos mas não defendo uma alocação a 100% neles assim como em nada  ;D ;D

Só um a parte, fala que para si os bancos são todos iguais e que só querem ganhar dinheiro com o nosso dinheiro, 100% de acordo, é mais uma razão pelo qual eu defendo os fundos de investimento, nos fundos o banco é apenas um veículo na transacção, ganham uma percentagem de comissão por parte da gestora mas não podem fazer mais nada, quem aplica o seu dinheiro em produtos do banco ( Depósitos, etc ) para alêm de não termos a minima ideia do que fazem com ele, ainda ganham raizes de dinheiro nos mercados e depois pagam-nos uma taxa de 2% num depósito e ficamos todos contentes, e mais, ainda pagamos a anuidade do cartão, a comissão de manutenção na conta, a tal quota no Montepio... ;D ;D

Mas eu não quero que aconteça nada ao Montepio que eu tenho um cartão da Repsol deles ahah, eu como quem diz, arranjaram-me, uma pessoa que não se importa de pagar os 2€ por mês para ter lá o dinheiro  ::) ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

onde destaco:

A pergunta teve a ver com a Optimize mas aplica-se a qualquer outra gestora ou fundos.

Em que situações, no caso de fundos de investimento, é que o investidor deverá/poderá utilizar esse sistema de indemnização?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nas mesmas situações previstas para todas as outras aplicações financeiras no SII, básicamente em situações em que a gestora não consegue devolver as UPs aos investidores devido a fraudes, do gestor, da gestora...

Como tal nunca aconteceu nâo se sabe muito bem, as gestoras de fundos são alvo de apertadas medidas de supeevisão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

E parece que a saga hoje continua... duas noticias no Público sobre o Montepio que apontam para esquemas semelhantes ao do BES e a envolver investidores ligados ao BES........ai a minha vida a andar para trás!!! ;)

E só agora é que o BdP aparece todo preocupado... grande supervisão que a banca em Portugal tem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

E parece que a saga hoje continua... duas noticias no Público sobre o Montepio que apontam para esquemas semelhantes ao do BES e a envolver investidores ligados ao BES........ai a minha vida a andar para trás!!! ;)

E só agora é que o BdP aparece todo preocupado... grande supervisão que a banca em Portugal tem.

A a minha vida idem. (Por vezes o melhor é nem seguir as notícias!)

ASO, também tens produtos da mutualistas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico