Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

Quando se vota na continuidade, de cruz, é natural que surjam descontentamentos...

... E como isto não bastasse, escondido no Relatório e Contas de 2014 da Associação  Mutualista,  na  pág.  136  encontra-se  uma declaração  sobre  a  Politica  de Remunerações dos órgãos de administração e Fiscalização, onde se prevê que os membros do  conselho  de  administração,  para  além  de  14  meses  de  remunerações,  ainda  possam receber “um subsídio anual de montante fixo que não excede 11% da remuneração fixa anual”, ou seja,  mais  o  correspondente  a  1,5  remuneração  mensal.  E  isto  quando  a  remuneração  do presidente do conselho de administração, sem esse bónus, foi de 447.735 € em 2013 o que, dividindo por 14, dá 31.981€/mês(pág. 333 do Relatório e Contas da Caixa Económica 2013), mais do dobro do CGD, uma instituição financeira 3,9 vezes maior do que a Caixa Económica. O  que  todos  bancos  precisam  é  de  mais  e  melhor  supervisão/fiscalização  interna.  A supervisão  do  Banco  de  Portugal  é  importante  mas  não  é  suficiente,...

Em  2013,  a  Associação  Mutualista  -  Montepio  Geral, segundo  as  contas  consolidadas,  que inclui as empresas em que tem participação de capital, apresentou um resultado negativo de 335,68  milhões  € (pág.  21  do  Relatório  Contas  consolidado  de  2013),  certamente  o  mais elevado  prejuízo  de  toda  a  sua  história.  Como  consequência  deste  elevadíssimo  resultado negativo, os Capitais Próprios da Associação Mutualista (diferença entre o Ativo e o Passivo) sofreram  uma  forte  redução  pois  passaram  de  883,6  milhões  €  para  apenas  660  Milhões  € (pág. 20 do RC-consolidado-2013), ou seja, menos 223 milhões €, ficando mais fraca.

Face ao valor dos "prejuízos", deve ser então essa uma das razões para a liderança se tornar em breve "bicéfala"!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente as aplicações na Caixa Económica não devem ser objecto de preocupação, o problema mesmo são as aplicações na associação mutualista, pois essas não têm nada a garantir o seu pagamento em caso de complicações.

Se calhar o melhor é tentar retirr de lá o $.

O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou mais preocupado é com os produtos mutualistas. Tenho lá uns trocos... :P

Também tenho produtos mutualistas que considero que sejam de baixo risco. Como este : Capital Certo 2015-2020. Acham que pode haver "stress" com estes produtos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também tenho produtos mutualistas que considero que sejam de baixo risco. Como este : Capital Certo 2015-2020. Acham que pode haver "stress" com estes produtos?

Esse produto não tem uma FIN no sentido tradicional dos depósitos a prazo. Tem uma série de fichas de consulta "obrigatória" mas que poucos as lêem. Aderem com base na "confiança"...:

Ficha Técnica da Série,

Ficha Técnica da Modalidade Capital Certo,

Ficha dos Estatutos e do Regulamento de Benefícios (Disposições Gerais, Regulamento da Modalidade Capital Certo e Glossário) do Montepio Geral – Associação Mutualista.

Haverá motivo para tantas "fichas" considerando que o produto é de baixo "risco"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entretanto, a partir de maio mais uma alteração nas taxas...

A partir do dia 12 de maio de 2015 a conta Montepio24 será remunerada com a seguinte TANB: 0,20% para associados e 0,10% para não associados.

Mais se informa que deixou de ser possível, através do serviço Net24, efetuar transferências do Reino Unido (em Libras) para crédito em contas Montepio.

A "remuneração" dos investimentos aproxima-se do zero, quer se seja associado ou não!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse produto não tem uma FIN no sentido tradicional dos depósitos a prazo. Tem uma série de fichas de consulta "obrigatória" mas que poucos as lêem. Aderem com base na "confiança"...:

Ficha Técnica da Série,

Ficha dos Estatutos e do Regulamento de Benefícios (Disposições Gerais, Regulamento da Modalidade Capital Certo e Glossário) do Montepio Geral – Associação Mutualista.

Haverá motivo para tantas "fichas" considerando que o produto é de baixo "risco"?

Eu aderi a duas series anteriores. Na altura aderi na base do risco baixo e capital garantido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu aderi a duas series anteriores. Na altura aderi na base do risco baixo e capital garantido.

Capital garantido. Quem garante o capital investido na Associação mutualista? O problema reside exactamente nisto. Se a Associação Mutualista for ao charco os associados perdem tudo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho lido algumas notícias sobre o Montepio mas com alguma tranquilidade.

Não há perigo disto vir a afectar os depósitos a prazo e contas à ordem, certo?

Uns tempos após rebentar o escândalo BES, «fontes» bem informadas garantiam que o próximo seria o Montepio.

Infelizmente para alguns, parece que tinha razão....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uns tempos após rebentar o escândalo BES, «fontes» bem informadas garantiam que o próximo seria o Montepio.

Infelizmente para alguns, parece que tinha razão....

De onde retiraste essa informação?

Na minha opinião, o Bes e o MG não são bancos comparáveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No dia que a caixa económica do MG for ao charco, banco mais antigo de PT... começo a guardar o dinheiro em pipas de vinho.

Uma dúvida, o fundo de garantia do estado no valor de 100k também se aplica aos depósitos da associação mutualista?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No dia que a caixa económica do MG for ao charco, banco mais antigo de PT... começo a guardar o dinheiro em pipas de vinho.

Uma dúvida, o fundo de garantia do estado no valor de 100k também se aplica aos depósitos da associação mutualista?

Leia as fichas dos produtos...

Ficha Técnica da Série,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um familiar que tem algum dinheiro, mas quando tivemos a ver melhor, é apenas 10% do seu património financeiro. Mesmo com um haircut de 100% não é dramático. O resto está mesmo em DP cobertos pelo FGD e muito muito abaixo dos 100k.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ontem perguntei se com a separacao de gestao entre associacao e caixa economica se ser associado ieia contibuar a isentar a com gestao. indicaram me que ainda nao tem qq informacao...

O que continua em vigor é o que consta no preçário. Se houver alteração, esta será comunicada pelos meios habituais!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico