Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

:o ...  ::) ... :P

Os "bancos" vivem à custa de quê, afinal?

Não sendo de quotas, será de juros?

Quando estava a falar do "dinheiro dos outros" estava a falar dos casos dos bancos que vivem à custa dos contribuintes.

Naturalmente um banco normal vive do dinheiro de Accionistas/credores/investidores/depositantes. Não devia ser à custa do estado, certo?

Digo eu que não percebo nada disto.  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

Quando estava a falar do "dinheiro dos outros" estava a falar dos casos dos bancos que vivem à custa dos contribuintes.

Naturalmente um banco normal vive do dinheiro de Accionistas/credores/investidores/depositantes. Não devia ser à custa do estado, certo?

Digo eu que não percebo nada disto.  :laugh:

Então de quotas, e não só, temos o montepio "associação"!...  :laugh:

Casos como o BIC que adquiriu o BPN com capital emprestado pelo próprio banco (onerando ainda mais a fatura dos contribuintes)?

São raros os "bancos" que só "vivem" do dinheiro das entidades que referiu!...

E esta notícia colocada neste tópico não me espanta se bem que é de deixar os sentidos em alerta: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9563.msg83056#msg83056

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então de quotas, e não só, temos o montepio "associação"!...  :laugh:

Casos como o BIC que adquiriu o BPN com capital emprestado pelo próprio banco (onerando ainda mais a fatura dos contribuintes)?

São raros os "bancos" que só "vivem" do dinheiro das entidades que referiu!...

E esta notícia colocada neste tópico não me espanta se bem que é de deixar os sentidos em alerta: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9563.msg83056#msg83056

E uma dessas raridades é bancos como o Montepio, BiG, BES, Banco Carregosa, etc.

A diferença entre ser Associado Montepio e "Contribuinte" de bancos mal geridos é que a 1ª opção é facultativa e confere-lhe vantagens. A 2ª é à "força" e não lhe confere absolutamente nada. Paga e não refila.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comparativamente a bancos que pediram dinheiro emprestado aos contribuintes portugueses/troika, obviamente são melhor geridos.

Isto é daquelas verdades óbvias.

Claramente não conheces a realidade do BES, não pediu efectivamente dinheiro ao estado, mas só quem conhece é que sabe.

Mas pronto não vou começar com o offtopic.

PS- Falo com conhecimento de causa do BES :) Aliás já o disse por algures neste fórum, não me recordo é do tópico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claramente não conheces a realidade do BES, não pediu efectivamente dinheiro ao estado, mas só quem conhece é que sabe.

Mas pronto não vou começar com o offtopic.

PS- Falo com conhecimento de causa do BES :) Aliás já o disse por algures neste fórum, não me recordo é do tópico.

Mas qual realidade? Ou o BES pediu dinheiro emprestado ao estado ou não pediu. Não pedindo e mesmo com os aumentos de capital é sempre melhor que os outros 3... de longe. Não te esqueças que a principal função de um banco é utilizar de forma adequada os dinheiros dos seus depositantes. Não colocar em risco esse dinheiro.

Logo tudo o que não consegue fazer essa função, pedindo dinheiro ao estado, deveria deixar de ser considerado um banco. Passava a ser uma extensão da função pública. Só assim separarias o trigo do joio.

Quem se preparou bem, ou conseguiu resolver os problemas internamente - aumentos capital, obrigações, etc. - teria de ganhar a quota de mercado dos outros.

Bancos como o BES, Santander Totta, BiG, Banco Carregosa, Montepio, DB, e outros deveriam ganhar em detrimento dos que pediram emprestado como Banif, BCP, BPI e CGD.

Mas neste Portugal funciona tudo ao contrário.

PS: E eles até sabem disso!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/faria_de_oliveira_primeira_prioridade_dos_bancos_portugueses_e_assegurar_os_depositos_dos_seus_aforradores.html

A “primeira prioridade dos bancos portugueses é assegurar os depósitos dos seus aforradores. Será sempre primeira prioridade”, disse o responsável, lembrando que no âmbito da nova legislação para lidar com bancos em dificuldades, “fomos os primeiros a defender que os depositantes não deveriam fazer parte das entidades eventualmente a ser chamadas para transformar activos em capital”.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas qual realidade? Ou o BES pediu dinheiro emprestado ao estado ou não pediu. Não pedindo e mesmo com os aumentos de capital é sempre melhor que os outros 3... de longe. Não te esqueças que a principal função de um banco é utilizar de forma adequada os dinheiros dos seus depositantes. Não colocar em risco esse dinheiro.

Logo tudo o que não consegue fazer essa função, pedindo dinheiro ao estado, deveria deixar de ser considerado um banco. Passava a ser uma extensão da função pública. Só assim separarias o trigo do joio.

Quem se preparou bem, ou conseguiu resolver os problemas internamente - aumentos capital, obrigações, etc. - teria de ganhar a quota de mercado dos outros.

Bancos como o BES, Santander Totta, BiG, Banco Carregosa, Montepio, DB, e outros deveriam ganhar em detrimento dos que pediram emprestado como Banif, BCP, BPI e CGD.

Sabes como foi feito o AC do BES? Sabes como é gerido internamente e os negócios que tem?

Com esta parte do teu comentário (bold) i rest my case :)

Se achas que o sistema financeiro pode dar-se ao luxo de perder bancos com esta magnitude, então tudo o que disseste faz sentido, caso não o aches reconsidera o que escreveste.

PS- Como é que esta crise começou? O lehman brothers.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...

No Montepio o serviço de associativismo assegura determinados investimentos atravês de mecanismos como "seguro mutualista temporário". Normalmente, os seguros estão dependentes da idade e do capital. Neste caso, à medida que a idade do segurado aumenta, a taxa "garantida" diminui (analogamente nos créditos, à medida que a idade aumenta o seguro também aumenta a favor da companhia...) e consequentemente o rendimento assegurado diminui...

Na generalidade dos "bancos" há a garantia dos 100 mil euros por depositante, para depósitos a prazo!...

Regulação?

Já está em vigor novamente?

Não li nada sobre isso desde a queda do Lehman!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Montepio apresentou resultados negativos.

E então? CGD, BES e BCP também. BPI e SANTANDER reduziram os lucros em mais de 50%.

O que é preciso reter é que ao contrário de certos bancos - CGD, BCP, BANIF e BPI - ainda não pediram dinheiro emprestado ao estado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E então? CGD, BES e BCP também. BPI e SANTANDER reduziram os lucros em mais de 50%.

O que é preciso reter é que ao contrário de certos bancos - CGD, BCP, BANIF e BPI - ainda não pediram dinheiro emprestado ao estado.

É preciso ver o que os balanços dizem!

De reter que bancos como CGD, BCP, BANIF e BPI  se falissem teriam um impacto desastroso no nosso sistema financeiro, caso fosse o Montepio seria "apenas" uma migalha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É preciso ver o que os balanços dizem!

De reter que bancos como CGD, BCP, BANIF e BPI  se falissem teriam um impacto desastroso no nosso sistema financeiro, caso fosse o Montepio seria "apenas" uma migalha.

Boas!

À já alguns anos que considero, e tenho dito, que os bancos portugueses estão todos depenados...continua a existir muito amadorismo...

tal como no mundo da politica subsistem muitos interesses pessoais a sobreporem-se ao bem comum. O Montepio tem algo que os outros não têm: uma associação mutualista que é a maior agremiação a nível nacional, creio que, no momento, ultrapassa já os 500 mil associados, ou seja, tem mais sócios que o Benfica, Porto e Sporting juntos  ;D ;D ;D

Nos últimos anos temos vindo a assistir a diversos bancos fecharem balcões, despedirem funcionários. O Montepio conseguiu, num passado recente, adquirir o Finibanco. Será ainda muito pequeno comparativamente com BCP, BES, SantanderTotta, BPI, CGD, BANIF. Quase todos com ações em bolsa.

O Montepio ainda não. Mas, até quando? Soube esta semana que se preparam para lançar um novo produto no mercado, mas, ainda não sei bem os moldes. Sei apenas que se trata de uma "espécie" de fundo, que terá o valor nominal de 1 euro por unidade de participação e que podem valorizar e desvalorizar consoante os resultados apresentados anualmente pelo banco. Mas, quando souber algo mais concreto sobre este tema logo reportarei  ;)

Tudo isto me faz pensar que estarão igualmente a necessitar de fazer um bom encaixe... ???

para onde caminharão?!?  :-\

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

À já alguns anos que considero, e tenho dito, que os bancos portugueses estão todos depenados...continua a existir muito amadorismo...

tal como no mundo da politica subsistem muitos interesses pessoais a sobreporem-se ao bem comum. O Montepio tem algo que os outros não têm: uma associação mutualista que é a maior agremiação a nível nacional, creio que, no momento, ultrapassa já os 500 mil associados, ou seja, tem mais sócios que o Benfica, Porto e Sporting juntos  ;D ;D ;D

Nos últimos anos temos vindo a assistir a diversos bancos fecharem balcões, despedirem funcionários. O Montepio conseguiu, num passado recente, adquirir o Finibanco. Será ainda muito pequeno comparativamente com BCP, BES, SantanderTotta, BPI, CGD, BANIF. Quase todos com ações em bolsa.

O Montepio ainda não. Mas, até quando? Soube esta semana que se preparam para lançar um novo produto no mercado, mas, ainda não sei bem os moldes. Sei apenas que se trata de uma "espécie" de fundo, que terá o valor nominal de 1 euro por unidade de participação e que podem valorizar e desvalorizar consoante os resultados apresentados anualmente pelo banco. Mas, quando souber algo mais concreto sobre este tema logo reportarei  ;)

Tudo isto me faz pensar que estarão igualmente a necessitar de fazer um bom encaixe... ???

para onde caminharão?!?  :-\

Um abraço!

Consegue saber os dados que refiro aqui?

Valorização relativa a 2011

Modalidades atuariais com taxa técnica de 3% - melhorias de benefícios = 1%

Modalidades de capitalização - rendibilidade global (engloba a respetiva taxa anual garantida) = 3,25%

Valorização relativa a 2012

Modalidades atuariais com taxa técnica de 3% - melhorias de benefícios = 0,5%

Modalidades de capitalização - rendibilidade global (engloba a respetiva taxa anual garantida) = 3,25%

Produto com taxas acima destes valores referenciados (4%, 4,75%, 6%...) não tiveram qualquer melhoria acrescida!...

Era interessante elaborar uma tabela onde se pudesse "ver" a evolução das valorizações atribuídas ao longo dos últimos 10, 15 ou 20 anos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

,

Valorização relativa a 2011

Modalidades atuariais com taxa técnica de 3% - melhorias de benefícios = 1%

Valorização relativa a 2012

Modalidades atuariais com taxa técnica de 3% - melhorias de benefícios = 0,5%

Produto com taxas acima destes valores referenciados (4%, 4,75%, 6%...) não tiveram qualquer melhoria acrescida!...

Era interessante elaborar uma tabela onde se pudesse "ver" a evolução das valorizações atribuídas ao longo dos últimos 10, 15 ou 20 anos!...

Boas ABCD!

Quanto à questão colocada; trata-se de situações distintas.

-a "espécie" de fundo que referi não tem que ver com a Associação Mutualista mas sim com o próprio banco. O montante a subscrever creio ser de 200 milhões de euros, a acrescer penso que  :-\  aos 1500 milhões atuais. Acho que eles querem passar a  mensagem de que não será mais que uma simples alteração ao core tier...  ???  Como já foi referido este ano os resultados são negativos... ???  resolveram, como outros, ir ao "fundo do baú" e mostrar os lixos que têm ocultado.

-já a "tal" tabela com as valorizações dos últimos anos das modalidades atríbuidas, creio ser mais fácil conseguir obter. Vou fazer uma pesquisa e assim que puder, talvez nos próximos dias, se ninguém postar antes, possa obtê-la.

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...

-a "tal" tabela com as valorizações dos últimos anos das modalidades atríbuidas, creio ser mais fácil conseguir obter. Vou fazer uma pesquisa e assim que puder, talvez nos próximos dias, se ninguém postar antes, possa obtê-la.

Fico a aguardar. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite!

No seguimento da noticia que comentei convosco à alguns dias atrás, deixo aqui o link com as condições referentes à operação:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29007.pdf

Assim, a frio, sem me ter inteirado das premissas em particular, diria que para o risco que representam não me atrai...o risco é muito mais elevado que os, hipotéticos benefícios  ???

Eventuais interessados, analisem e pronunciem-se... ;)

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Tiago Vicente

Boa noite!

No seguimento da noticia que comentei convosco à alguns dias atrás, deixo aqui o link com as condições referentes à operação:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29007.pdf

Assim, a frio, sem me ter inteirado das premissas em particular, diria que para o risco que representam não me atrai...o risco é muito mais elevado que os, hipotéticos benefícios  ???

Eventuais interessados, analisem e pronunciem-se... ;)

Saúde!

Boa tarde,

Sou associado Montepio, embora muito pouco experiente em investimentos.

Verifiquei hoje que existem estes fundos de investimento, não consigo entender qual o objectivo e o risco associado!?

Caso me possam explicar em 2 linhas o que é +/- isto e o risco que está associado, agradecia.

Obrigado

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Sou associado Montepio, embora muito pouco experiente em investimentos.

Verifiquei hoje que existem estes fundos de investimento, não consigo entender qual o objectivo e o risco associado!?

Caso me possam explicar em 2 linhas o que é +/- isto e o risco que está associado, agradecia.

Obrigado

Cumprimentos.

http://economico.sapo.pt/noticias/montepio-assume-125-milhoes-de-imparidades-no-credito_182447.html

Aconselho a ler bem a partir da página 149 do prospecto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado David, explica com clareza o que é pretendido.

Só não percebo qual o retorno que vamos ter se investirmos...

É para ler onde diz onde vai ser aplicado o dinheiro do fundo, quanto ao retorno também não sei, tem 180 e tal páginas... não gosto muito deste tipo de coisa confesso, se fosse uma emissão obrigacioista sabemos a taxa, o preço, agora um fundo...parece aquele fundo feito pelos investidores do BPP :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado David, explica com clareza o que é pretendido.

Só não percebo qual o retorno que vamos ter se investirmos...

Olá!

Não sou o D@vid, mas, escrevendo curto, como pedes  ;D , isto é tão simples como isto: isto não são bem o que se chama fundos de investimento. O retorno que podes, eventualmente, ter está inerente ao bom desempenho e resultados positivos que esta instituição financeira apresentar...se eles tiverem bons resultados podes ver as unidades de participação valorizarem, caso contrário, podes vê-las perder valor... :(

No contexto atual, a mim, não me atrem minimamente...mas, não quero influenciar-te. É só uma opinião pessoal  ;)

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá!

Não sou o D@vid, mas, escrevendo curto, como pedes  ;D , isto é tão simples como isto: isto não são bem o que se chama fundos de investimento. O retorno que podes, eventualmente, ter está inerente ao bom desempenho e resultados positivos que esta instituição financeira apresentar...se eles tiverem bons resultados podes ver as unidades de participação valorizarem, caso contrário, podes vê-las perder valor... :(

No contexto atual, a mim, não me atrem minimamente...mas, não quero influenciar-te. É só uma opinião pessoal  ;)

Saúde!

E falam ali me perpétuas... é palavara que não gosto de ver em investimentos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico