Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

Há dinheiro que já tenho no Invest desde dia 20/8 e que pus num DP a 1 ano (3,75%).

1. No BIG é 3,25% a 6 meses?

Não sabia!

Depois do fim do mês e de receber os tais dinheiros extra (espero que seja desta), para fazer um nº redondo vou tratar disso...

2. E talvez vá tratar também do que tenho no Montepio... (algum porque outro vou deixar, falaram-me bem das condiçoes crédito-habitação de lá, mas com o que se tem escrito aqui ate fico em duvida)...

3. Acho que o BIC está com um DP 3% anual e juros mensais...

Se formos comoparar com o que tenho no Montepio (a 2A) nos primeiros trimestres as taxas são sempre abaixo de 3%...

Assim pelo menos beneficiava de 3% o ano todo e com juros semestrais..

1. É um depósito promocional. Neste caso, pode optar por 3 meses a 3,75% ou a 6 meses a 3,25%.

Exemplos (valores brutos): 

10000€ - 6 meses - 3,25%

Valor do juro no final do prazo: 162,50 €

10000€ - 3 meses - 3,75%

Valor do juro no final do prazo: 93,75 €

10000€ - 3 meses - 4,00%

Valor do juro no final do prazo: 100,00 €

10000€ - 12 meses - 3,00%

Valor do juro no final do prazo: 300,00 €

2. Pelo que sei, ser associado e fazer CH nesta entidade bancária não lhe trás qualquer vantagem acrescida... mas só por comparação com outras simulações. Se quiser abrir outro tópico, falamos sobre esse assunto lá!...

3. Não tenho grande referência em relação a esse banco a não ser que tem capitais angolanos!...

Mas para essa taxa, ou parecida, tem aqueles exemplos que deixei noutra mensagem (deve ser melhor criar outro tópico para desenvolver esse assunto)!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

1. É um depósito promocional. Neste caso, pode optar por 3 meses a 3,75% ou a 6 meses a 3,25%.

Exemplos (valores brutos): 

10000€ - 6 meses - 3,25%

Valor do juro no final do prazo: 162,50 €

10000€ - 3 meses - 3,75%

Valor do juro no final do prazo: 93,75 €

10000€ - 3 meses - 4,00%

Valor do juro no final do prazo: 100,00 €

10000€ - 12 meses - 3,00%

Valor do juro no final do prazo: 300,00 €

2. Pelo que sei, ser associado e fazer CH nesta entidade bancária não lhe trás qualquer vantagem acrescida... mas só por comparação com outras simulações. Se quiser abrir outro tópico, falamos sobre esse assunto lá!...

3. Não tenho grande referência em relação a esse banco a não ser que tem capitais angolanos!...

Mas para essa taxa, ou parecida, tem aqueles exemplos que deixei noutra mensagem (deve ser melhor criar outro tópico para desenvolver esse assunto)!...  ;)

1. Somando a 2ª e 3ª situações (100€+93,75€) é mais que a 1ª situação (162,50€)...

Situação a ponderar com o dinheiro que há-de vir no final do mês (se tudo correr bem)...

2. Crio um tópico como? "Melhor crédito habitação?" Acho que já existe...

3. Outro tópico para desenvolver o assunto de 1 DP a 1 ano com juros mensais? Isso é do BIC, acho que esta falado no tópico dos "Melhores Depósitos a Prazo"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Somando a 2ª e 3ª situações (100€+93,75€) é mais que a 1ª situação (162,50€)...

Situação a ponderar com o dinheiro que há-de vir no final do mês (se tudo correr bem)...

2. Crio um tópico como? "Melhor crédito habitação?" Acho que já existe...

3. Outro tópico para desenvolver o assunto de 1 DP a 1 ano com juros mensais? Isso é do BIC, acho que esta falado no tópico dos "Melhores Depósitos a Prazo"...

1. Assim como somar a hipótese 1 com a 3 (9 meses no total) é superior às hipóteses 2 com 3 (6 meses no total)!...

2. Então debruçemo-nos sobre o problema lá!...

3. Ou no tópico do BIC, este é sobre o Montepio!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso deve ser alguma situação pessoal que tens com eles e portanto sentes necessidade de atacar a instituição. Nem me vou meter nisso.

1.1. BPI E BCP: De facto não tem a mesma dimensão que estes. Graças a Deus. Nem a mesma dimensão nem as mesmas características, já que estes 2 tiveram que pedir dinheiro ao estado senão hoje já faziam parte da história da actividade bancária em Portugal. Graças a Deus que o montepio não é igual a estes. Se não fosse o meu dinheiro e o dinheiro de milhões de Portugueses, estes 2 bancos já estavam com as portas bem fechadas;

3000 Milhões de Euros para o BCP

1500 Milhões de Euros para o BPI

Graças a Deus que o Montepio não é igual a estes 2 falidos;

E já agora a dimensão é uma questão relativa. Como tiveram que pedir dinheiro emprestado por serem péssimos bancos, o estado e a troika vai obrigá-los a fechar balcões e a despedir pessoas. Ou seja vão ficar bem mais pequenos até conseguirem...se conseguirem devolver o dinheiro.

Rakmoz,

Gosto bastante dos teus comentários e não comentando tudo porque não é isso que se pretende neste tópico.

Se comparas o valor que o estado emprestou ao BCP e BPI podes igualmente comparar o valor que estes bancos têm de dívida pública portuguesa em carteira. É natural existir um ajustamento dos bancos em alturas de recessão da economia.

Partilho a opinião que o Montepio é um banco fraco, não é seguro e ser associado não oferece mais vantagens apenas uma ilusão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é seguro em que aspecto?

Por seguro queria dizer "confiável", experimente deixar de ser associado e depois conte-nos o seu relato. Eu conheço inúmeros e este fórum igualmente vários.

Eu próprio já contei o que se passou. Portanto encerrei conta e não quero ouvir falar mais do Montepio, muito mau mesmo!

Citando ainda o Tiago "E se acham que o Montepio é seguro... enganam-se: tem uma das mais altas taxas de transformação depósitos/créditos da banca portuguesa e o Core Tier 1 ronda os 10%, isto, e atenção, na CEMG. "

Além de que os resultados recentes mostram uma redução drástica dos lucros, veremos nos próximos tempos como corre.

O Presidente da Junta também já referiu alguns aspectos e bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Não podemos generalizar, cada caso é um caso.....Sou cliente do Montepio (Não sou associado) e pelos menos da agência onde tenho conta, não tenho qualquer razão de queixa.

Por esta razão ouvir dizer que o Montepio é isto ou aquilo não passa de opiniões de experiências mal sucedidas e que não devem ser interpretadas como sendo regra geral.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Valorização relativa a 2011

Modalidades atuariais com taxa técnica de 3% - melhorias de benefícios = 1%

Modalidades de capitalização - rendibilidade global (engloba a respetiva taxa anual garantida) = 3,25%

Valorização relativa a 2012

Modalidades atuariais com taxa técnica de 3% - melhorias de benefícios = 0,5%

Modalidades de capitalização - rendibilidade global (engloba a respetiva taxa anual garantida) = 3,25%

Produto com taxas acima destes valores referenciados (4%, 4,75%, 6%...) não tiveram qualquer melhoria acrescida!...

Era interessante elaborar uma tabela onde se pudesse "ver" a evolução das valorizações atríbuidas ao longo dos últimos 10, 15 ou 20 anos!...

Alguêm pode adicionar dados anteriores a estes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Não podemos generalizar, cada caso é um caso.....Sou cliente do Montepio (Não sou associado) e pelos menos da agência onde tenho conta, não tenho qualquer razão de queixa.

Por esta razão ouvir dizer que o Montepio é isto ou aquilo não passa de opiniões de experiências mal sucedidas e que não devem ser interpretadas como sendo regra geral.

Cumprimentos

Concordo que cada caso é um caso. Contudo a maioria das pessoas não percebe minimamente as características de um determinado produto, logo, não estão insatisfeitas simplesmente porque não sabem.

Imagina ainda a quantidade de pessoas que não calculam os juros a que têm direito receber no final do prazo, e que apenas confiam no valor depositado? Nestes casos é igual aparecer X ou Y.

Tens neste tópico diversos relatos de erros no cálculo. Portanto para quem não sabe é igual.

No meu caso a experiência não foi pior porque depressa me apercebi como funcionavam, bastaram 4/5 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo que cada caso é um caso. A maioria das pessoas não percebe minimamente as características de um determinado produto, logo, não estão insatisfeitas porque simplesmente não sabem.

Imagina ainda a quantidade de pessoas que não calculam os juros a que têm direito receber no final do prazo, e que apenas confiam no valor depositado? Nestes casos é igual aparecer X ou Y. Tens neste tópico diversos relatos de erros no cálculo. Portanto para quem não sabe é igual, logo, não estão descontentes.

No meu caso a experiência não foi pior porque depressa me apercebi como funcionavam, bastaram 4/5 meses.

Neste banco há determinados produtos cujo capital investido não é do conhecimento do investidor (cliente). Pode ter acesso à conta por via online, mas a informação obtida é a mesma. Apenas é possível saber o montante da conta à ordem. Para os outros produtos (investimentos), necessita de se dirigir a um balcão...  :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por seguro queria dizer "confiável", experimente deixar de ser associado e depois conte-nos o seu relato. Eu conheço inúmeros e este fórum igualmente vários.

Eu próprio já contei o que se passou. Portanto encerrei conta e não quero ouvir falar mais do Montepio, muito mau mesmo!

Citando ainda o Tiago "E se acham que o Montepio é seguro... enganam-se: tem uma das mais altas taxas de transformação depósitos/créditos da banca portuguesa e o Core Tier 1 ronda os 10%, isto, e atenção, na CEMG. "

Além de que os resultados recentes mostram uma redução drástica dos lucros, veremos nos próximos tempos como corre.

Também não sou associada e para já, não tenho razões de queixa.

Faço cálculos, já sei que as taxas não são as melhores mas dentro dos bancos ditos convencionais, não são das piores...

Vejo a CGD, o Millenium e até o BES com taxas piores...

Na CGD chegaram a oferecer-me 1,05% TANB em DP's...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É falso que tenha uma das mais altas taxas de transformação depósitos/créditos. Mais: por exemplo o BES, entre outros, só conseguiram recuar para os 120% pedidos até ao final de 2014 (?), depois do Montepio!

120% é o pedido pela EBA/Banco Portugal. Se gostaria que fosse menos que 100%? Claro.

Core Tier 1 de 10%, cumpre com os requisitos do Banco de Portugal (que por sua vez está está a cumprir com o pedido pela autoridade bancária europeia - EBA). Comparar este valor com outros bancos e dizer que o montepio está mal, esquecendo os brutais aumentos de capital que levaram parece-me injusto...e até roça o ridículo.

É óbvio que como cliente com depósitos gostaria que fosse 50% (ou mais). Mas também percebo, que gerir um um banco de retalho com um core tier 1 elevado é muito difícil..implica ter grandes fluxos de passivo (depósitos de clientes e afins) e menos fluxos de activo (créditos a clientes e afins..). Implica também uma estrutura muito pequena para os fluxos acima mencionados. É por essa razão que o BEST, Banco Carregosa e BiG têm grandes níveis de Core Tier 1: 15%, 20% e 30% respectivamente.

Resumindo: A Caixa Económica Montepio Geral (o Banco) tem cumprindo com tudo o que o Banco Portugal/EBA tem pedido e sem grande aparato. Nem grandes aumentos de capital - o último que vi foi um da associação mutualista em 2012 de 50 milhões de euros. Por isso não estou a ver onde estão os problemas do Montepio.  Já em bancos com reforços de capital de milhares de milhões de euros dos contribuintes e que mesmo assim continuam a dar centenas de milhões de euros de prejuízo é que são um exemplo a seguir? Comparar redução de lucros com entidades que dão centenas de milhões de prejuízos é outra coisa que acho inacreditável.

Eu acho que o único problema que pode afectar o Montepio é o mesmo que afectará todos os outros bancos em Portugal: haircut à divída portuguesa.

P.S: Se alguém tem valores ou informações que eu desconheça que diga sem reservas. É que até agora ainda só vi "acho que.." "acredito" "é isto ou aquilo". Eu gosto mais de números. É mais objectivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo que cada caso é um caso. Contudo a maioria das pessoas não percebe minimamente as características de um determinado produto, logo, não estão insatisfeitas simplesmente porque não sabem.

Imagina ainda a quantidade de pessoas que não calculam os juros a que têm direito receber no final do prazo, e que apenas confiam no valor depositado? Nestes casos é igual aparecer X ou Y.

Tens neste tópico diversos relatos de erros no cálculo. Portanto para quem não sabe é igual.

Boas,

Continuo a afirmar que cada caso é um caso. Sou da área financeira e sei fazer bem as contas dos juros, e nisso o Montepio nunca falhou (ao contrário do que já aconteceu com o Barclays por exemplo). Concordo que não é dos Bancos com melhores taxas e produtos, mas não é dos piores nem amador como aqui já foi referido.

Quanto ao facto de existirem produtos que não aparecem no Homebanking (julgo que sejam apenas os produtos mutualistas para associados), segundo tenho conhecimento é possível a qualquer momento ter a posição em qualquer balcão e todos os anos é enviado um extracto detalhado em papel.

Cardoso, não conheço o seu caso em particular, mas erros e chatices acontecem em todos os bancos. Antes de abrir conta no Barclays pensei que este era dos bancos mais profissionais do mercado, e como si, apercebi-me 4/5 meses depois que não era bem assim.......

Quanto aos produtos com características mais especificas, cada um de nós tem de fazer o trabalho de casa e ler e interpretar bem as FIN ou os prospectos antes de subscrever os mesmos.

Tenho conta em 5 Bancos, e no meu caso particular o Montepio é dos que tem o melhor atendimento (pelo menos a minha gestora de conta é muito disponível e diligente), inclusive melhor que o Barclays, onde tenho uma quantia muito superior e o atendimento parece que é sempre em cima do joelho.....

Tenho estas intervenções porque não concordo nem revejo o Montepio nas afirmações que aqui são proferidas.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Sou assídua leitora deste blog há já algum tempo e não costumo participar muito mas alguns comentários recentes sobre o banco Montepio têm-me feito alguma espécie, daí esta intervenção.

Concordo com tudo o que foi dito pelos caros rakmoz e ASB.

Não me parece, de todo, que o Montepio seja assim tão mau como o querem pintar. Diria até que está bastante acima da média. É perfeito? Não! Mas nenhum será, andam todos à procura do mesmo e não é de certeza que nós tenhamos muitos lucros!!

Sou cliente há cerca de 5/6 anos. Actualmente sou associada mas não o fui logo de início.

Como associada pago os famosos 2€/mês. Sendo associada e tendo algum envolvimento com o banco consigo não pagar cartões de débito (meu e do meu marido, 2º titular das contas), não pagar transferências no homebanking de forma ilimitada e ter ainda acesso a algumas regalias que só não uso porque não quero (tenho a Solução Montepio Consigo, quem quiser consultar as restantes condições pode fazê-lo no site do banco).

Quanto aos cartões de crédito igualmente não pago semestralidades porque lhes dou uso mais do que suficiente para ficar isenta (750€/semestre isenta a semestralidade - estamos a falar de 125€/mês o que me parece bastante aceitável). O facto de ter estes cartões de crédito permite-me ter acesso a uma espécie de mini seguro de saúde do qual destaco a possibilidade de chamar médico a casa a qualquer hora e dia por apenas 15€. Devo dizer que já usei este serviço várias vezes para todos os elementos da familia e estou satisfeita com o mesmo.

Possuo aplicações em DP, obrigações e produtos mutualistas e em qualquer dos casos consigo, no homebanking, saber exactamente os valores aplicados em qualquer umas das aplicações e as respectivas datas de vencimento.

Quanto aos valores dos juros nunca falharam nem um cêntimo nas contas e, ao contrário de alguns bancos com os quais trabalho, pagam os juros no exacto dia de vencimento mesmo que calhe em dia não útil (não passa para o dia útil seguinte).

A minha gestora de conta não sendo brilhante é bastante acessível, preocupada e eficiente. Só teve uma vez um deslize a dar uma informação errada sobre um produto mas corrigiu a tempo. E sempre conseguiu resolver todos os problemas (pequenos) que já tivemos com o banco e sempre a nosso favor.

Para terminar: será o Montepio o melhor banco do mercado, com as melhores taxas e condições? Não será com certeza mas também está muito longe de ser o pior e sobretudo muito longe de ser considerado um banco pouco seguro ou pouco confiável.

E nem vou perder tempo a falar do lado mutualista, que alguns aqui têm criticado, que faz muito mais por muitos do que se calhar fazem outras associações que se dizem tão caridosas e que tantos defendem (depois de vez em quando lá aparece uma notícia a dizer que "alguém" fez desaparecer uns tostões para o seu próprio bolso)!!!

A titulo de curiosidade, para além do Montepio sou cliente dos bancos Activo, Best, Privat e Finantia e já deixei de ser da CGD e do Santander.

Cumprimentos e bons investimentos a todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rakmoz,

Gosto bastante dos teus comentários e não comentando tudo porque não é isso que se pretende neste tópico.

Se comparas o valor que o estado emprestou ao BCP e BPI podes igualmente comparar o valor que estes bancos têm de dívida pública portuguesa em carteira. É natural existir um ajustamento dos bancos em alturas de recessão da economia.

Partilho a opinião que o Montepio é um banco fraco, não é seguro e ser associado não oferece mais vantagens apenas uma ilusão.

Com base em que análise/indicadores é que o Montepio é destacadamente melhor que o BES/BPI/BCP e até CGD?

Apesar do estado ter emprestado dinheiro ao BPI/BCP, os valores que estes tem em carteira de dívida pública é muito superior, pelo menos no caso do BCP que conheço, e salvo erro, anda pelos 5,5 mil milhões ;)

Quanto ao BPI até começou a pagar os CoCo´s antecipadamente!

-ASB

Boas,

Tocaste num ponto fundamental és da área financeira!

Eu sei que cada caso é um caso, aliás já tive complicações noutro banco, a diferença foi a forma drástica de tratamento. As informações após deixar de ser associado foram completamente diferentes! Todos os sistemas (balcão, phone24 e provedoria do cliente) se contradisseram, chegando mesmo ao ridículo do balcão contradizer a informação no site.

Fui especificamente abrir conta no Montepio devido à plataforma montepio trader, e ninguém do balcão me soube dar informações, alegando que era algo recente. Tanto era recente que a minha conta foi aberta como sendo poupança mesmo após eu ter mencionado diversas vezes o motivo - investimento em activos financeiros, resultado desta escolha? Não pude naquele dia aderir à plataforma montepio trader! Antes a senhora do balcão tinha dito que a "escolha" (poupança) não iria interferir, viu-se! A história é longa, com muitos episódios caricatos, eu próprio assisti a um no balcão.

Azar com o balcão? Provavelmente, mas a partir do momento em que a provedoria do cliente e phone24 (que considero de qualidade) se contradisseram...está tudo dito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

O Montepio nunca foi verdadeiramente um banco, é sim uma associação mutualista e esta detem uma caixa económica para servir os seus clientes. Na minha opinião ficam a milhas dum banco muito mais abrangente e profissional como os grandes bancos ou mesmo os pequenos como o BIG ou BEST ou mesmo crédito agrícola

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui especificamente abrir conta no Montepio devido à plataforma montepio trader, e ninguém do balcão me soube dar informações, alegando que era algo recente. Tanto era recente que a minha conta foi aberta como sendo poupança mesmo após eu ter mencionado diversas vezes o motivo - investimento em activos financeiros, resultado desta escolha? Não pude naquele dia aderir à plataforma montepio trader!

Cardoso24

tentando evitar fazer qualquer juízo de valor, mas se os argumentos que usa "contra" o montepio, forem tão bem fundamentados como a escolha que fez, ao utilizar o montepio, para "investimento em activos financeiros", nomeadamente atravez da plataforma montepio Trader......

uma simples análise ao precário praticados pelo montepio, nessa plataforma, e comparar com outras "instituições" que usam a mesma plataforma (o fornecedor é a sexo bank), e verá que são "ligeiramente" mais caras, e sem qualquer interesse.

Neste assunto especifico (montepio Trader e respectivos preçários), alinho nas criticas, não compreendendo o que pretendem/pretendiam os "criativos" do banco.

quanto ao resto, cada caso é realmente caso,... mas com a maioria, não concordo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Cardoso24

tentando evitar fazer qualquer juízo de valor, mas se os argumentos que usa "contra" o montepio, forem tão bem fundamentados como a escolha que fez, ao utilizar o montepio, para "investimento em activos financeiros", nomeadamente atravez da plataforma montepio Trader......

uma simples análise ao precário praticados pelo montepio, nessa plataforma, e comparar com outras "instituições" que usam a mesma plataforma (o fornecedor é a sexo bank), e verá que são "ligeiramente" mais caras, e sem qualquer interesse.

Neste assunto especifico (montepio Trader e respectivos preçários), alinho nas criticas, não compreendendo o que pretendem/pretendiam os "criativos" do banco.

quanto ao resto, cada caso é realmente caso,... mas com a maioria, não concordo.

Considera, portanto o MOntepio um banco comercial puro tal como os demais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Considera, portanto o MOntepio um banco comercial puro tal como os demais?

Presidente

eu não considero nada, ou melhor,  sei o que pretendo do montepio e também tenho uma ideia mais ou menos fundamentada do que ele me pode dar.

Como já lhe disse anteriormente (e se calhar não leu) comparar um banco como montepio, com as suas peculiaridades (como outros também as terão), com bancos específicos de investimento, para dizer que o montepio nao presta para investimento, ou ir buscar o maior banco português, para dizer que o montepio é pequeno, e mais algumas comparações semelhantes, É, na minha opinião, uma forma muito pouco imparcial de fazer comparações.... se é isso mesmo que se pretende.

Se o montepio está a querer mudar, ou ir para zonas "onde não têm pé", concordo que sim, um bom exemplo é plataforma montepio Trader, que tenho as minhas duvidas a quem se destina... (pelo preçário, ...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Visitante nao é so comparar com bancos de investimento nem com grandes bancos. O próprio crédito agrícola presta um melhor serviço tem produtos mais competitivos, um preçário mais em conta e um homebanking por exemplo sempre com transferencias interbancárias isentas! Para além de ter bastantes mais agências que o Montepio.

Presidente

eu não considero nada, ou melhor,  sei o que pretendo do montepio e também tenho uma ideia mais ou menos fundamentada do que ele me pode dar.

Como já lhe disse anteriormente (e se calhar não leu) comparar um banco como montepio, com as suas peculiaridades (como outros também as terão), com bancos específicos de investimento, para dizer que o montepio nao presta para investimento, ou ir buscar o maior banco português, para dizer que o montepio é pequeno, e mais algumas comparações semelhantes, É, na minha opinião, uma forma muito pouco imparcial de fazer comparações.... se é isso mesmo que se pretende.

Se o montepio está a querer mudar, ou ir para zonas "onde não têm pé", concordo que sim, um bom exemplo é plataforma montepio Trader, que tenho as minhas duvidas a quem se destina... (pelo preçário, ...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não sou associada e para já, não tenho razões de queixa.

Faço cálculos, já sei que as taxas não são as melhores mas dentro dos bancos ditos convencionais, não são das piores...

Vejo a CGD, o Millenium e até o BES com taxas piores...

Na CGD chegaram a oferecer-me 1,05% TANB em DP's...

A CGD não é conhecida pelas melhores taxas do mercado relativamente aos depósitos a prazo!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com base em que análise/indicadores é que o Montepio é destacadamente melhor que o BES/BPI/BCP e até CGD?

Apesar do estado ter emprestado dinheiro ao BPI/BCP, os valores que estes tem em carteira de dívida pública é muito superior, pelo menos no caso do BCP que conheço, e salvo erro, anda pelos 5,5 mil milhões ;)

Quanto ao BPI até começou a pagar os CoCo´s antecipadamente!

O que eu julgo é que o Montepio é um banco conservador, de média dimensão, e que está a aguentar melhor o efeito desta crise económica/soberana comparativamente com outros bancos. Por essa razão é que muitas pessoas confiam neste banco. Enquanto os relatórios de contas/outros dados não revelarem nada de preocupante, eu continuarei a confiar plenamente.

Quanto à quesão da divída não percebo o que pretendes dizer - "...mas eles têm muito divída portuguesa". Isso é susposto servir de justificação para algo? Para mim justifica o facto de serem bancos mal geridos. Qualquer pessoa/instituição que perceba minimamente de dívida soberana, sabe que um país há 40 anos a gastar mais do que ganha, e 130% do PIB em dívida pública é um péssimo activo. Logo a teres dívida de um país deste tipo deve ser pouca e com maturidades curtas e mesmo assim numa perspectiva de alto risco (risco de default leia-se..).

Com isto não estou a dizer que o Montepio é um banco exemplar neste aspecto. Pelo contrário...como quase toda a banca portuguesa julgo estar demasiado exposto a divída portuguesa. No entanto e posso estar errado, mas a maturidade média da exposição do Montepio são menos de 4 anos (3,6 ?). O que é positivo (dentro do aspecto negativo de estar exposto a Portugal).

BCP e Banif são dois bancos em muito mau estado por terem sido mal geridos (na minha modesta e provavelmente errada opinião), logo são a todos os níveis incomparavelmente inferiores ao Montepio. Rácios de 2011/2012 - em breve veremos os de 2013, aumentos de capital sucessivos, exposição a países que são péssimos activos - ex.: Grécia, Portugal, atrasos no pagamento do dinheiro emprestado, planos de restruturação impostos que implicarão cortes no pessoal e balcões - logo prevísivel diminuição na qualidade do serviço de retalho, acções a cotar na ordem dos poucos cêntimos, prejuízos no último semestre de centenas de milhões de euros (que já acumulam com outros semestres recentes), enfim.. podíamos ficar aqui o dia todo. Será que todos neste fórum têm noção de que um banco que vale 1 cêntimo por acção é tecnicamente uma empresa falida? Será que todos aqui têm noção que o BCP que hoje vale 10 cêntimos por acção já teve acções a valer 6 euros? Será que compreendem o conceito de algo perder 60 vezes o seu valor inicial?

O BPI de facto tem devolvido os CoCo's antes de tempo, e isso é um ponto positivo e de valor para o banco. Mas não apaga o facto de ter necessitado de um empréstimo gigantesco do estado/troika. A remuneração dos DP por exemplo é claramente inferior à do Montepio. (Exemplo: DP Net BPI 3 meses = 0,7% TANB; DP Net Montepio 3 meses = 1,75%).

Não sendo um banco tão fraco como o BCP e Banif, não é propriamente um banco de excelência. Será que todos aqui no fórum sabem que a rendibilidade média anual da acção BPI é de 1,1%? Sabem o que isso significa na perspectiva de um accionista? Sabem por exemplo que o PSI GERAL tem retornado 7,7% para o mesmo período? Têm noção de que ter o dinheiro num depósito a prazo médio em Portugal gera mais capital que acções do BPI?

CGD recuso-me a comentar. Bancos com dinheiro de contribuintes é uma coisa muito socialista/soviética que eu prefiro não comentar.

O BES é um mundo que eu não tenho capacidade para descrever, prefiro deixar para pessoas com mais conhecimentos. No entanto e resumidamente têm um ponto que eu dei muito valor: quando chegou a crise, não pediram emprestado ao estado, mas sim resolveram a situação com os accionistas e emitindo divída. Que é como eu defendo que as coisas devem ser feitas. Chegaram por si mesmos a um rácio core tier 1 de 10,4%. Curiosamente um rácio praticamente igual ao do Montepio. O que me preocupa são as provisões e os resultados líquidos no último semestre. Mas penso que a médio prazo voltarão aos bons resultados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu julgo é que o Montepio é um banco conservador, de média dimensão, e que está a aguentar melhor o efeito desta crise económica/soberana comparativamente com outros bancos. Por essa razão é que muitas pessoas confiam neste banco. Enquanto os relatórios de contas/outros dados não revelarem nada de preocupante, eu continuarei a confiar plenamente.

O Montepio está mais para pequena dimensão do que para média dimensão, verdade se diga... Um banco com cerca de 500.000 clientes, cujas listas para as eleições nem sempre são grande coisa, com o nível de cultura financeira que os seus profissionais exibem, não pode em meu ver ser sequer considerado um banco de média dimensão.

A aguentar melhor o efeito da crise da dívida soberana? Com menos dívida portuguesa que outros bancos e com maturidade mais reduzida, difícil seria não estar a aguentar melhor e não ter mais potencial para suportar os efeitos nefastos da crise. Mas atenção, não estou a referir a crise toda, estou a referir a da dívida soberana. Nesse campo há uma efetiva vantagem que reconheço ao Montepio.

Quanto à quesão da divída não percebo o que pretendes dizer - "...mas eles têm muito divída portuguesa". Isso é susposto servir de justificação para algo? Para mim justifica o facto de serem bancos mal geridos. Qualquer pessoa/instituição que perceba minimamente de dívida soberana, sabe que um país há 40 anos a gastar mais do que ganha, e 130% do PIB em dívida pública é um péssimo activo. Logo a teres dívida de um país deste tipo deve ser pouca e com maturidades curtas e mesmo assim numa perspectiva de alto risco (risco de default leia-se..). 

Bancos mal geridos? Só para teres uma ideia, até 2010/2011 acreditava-se que o Estado era um investimento mais que seguro, um ativo com pouco risco para os bancos em tempos em que todos os ativos estavam postos em causa ao nível da sua segurança (queda de 50% em 2008 anyone?). Nessa altura, mas também a partir de 2006, foi só comprar dívida portuguesa. Claro que depois a crise shiftou de tema, passando de ser uma crise económico-financeira para ser uma crise das dívidas soberanas e Portugal foi apanhado na curva, assim como muitos dos bancos.

A meu ver mais preocupante que a dívida pública só mesmo a dívida privada. Que rondava 3x o valor do PIB em 2012 (número que lanço de cor, não sei o valor exato). E é nisto que, aí sim, penso que se deve culpar alguns bancos. Nomeadamente bancos como o BCP, BES e Santander, mas também financeiras como a Cofidis, Credial, Cetelem.

Em 2005/2006 era em doses industriais a publicidade para crédito que aparecia na TV, com a Cofidis e o BCP a serem as entidades que mais publicidade faziam. O crédito estava muito facilitado e as taxas de juro eram estupidamente altas. E concedeu-se muito crédito, inclusivamente muito crédito duvidoso, bem como se fizeram negócios arriscados (emprestar mais que o valor da casa para a equipar na esperança de valorizar é um exemplo, comprar ações do próprio banco com crédito é outro, e ainda outro são aqueles cartões de crédito que até a mim, com 11 anos, chegaram a aparecer na caixa do correio sem os pedir e já pré-aprovados ou mesmo aprovados).

Concordo parcialmente com a tua perspetiva sobre a dívida pública: altero apenas para que, enquanto o país esteja sob ajuda externa e sem perdões de dívida, penso que é um ativo seguro e que nesse período, se houver histórico de as coisas correrem bem na nova situação, não dará problemas. Atenta no "se houver histórico": a Grécia não se pode dizer que tenha tido bom histórico nem antes nem agora, por exemplo...

BCP e Banif são dois bancos em muito mau estado por terem sido mal geridos (na minha modesta e provavelmente errada opinião), logo são a todos os níveis incomparavelmente inferiores ao Montepio.

É uma lógica muito simplista que empregaste aqui... Foram mal geridos = são muito inferiores ao Montepio? E a vertente da oferta bancária e da qualidade do serviço prestado, ou seja, a vertente do serviço ao cliente, onde fica?

Atenção, não estou a discordar de ti, porque sou da mesma opinião que tu e acho que qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que houve gestão algo fraca nestes bancos para terem chegado onde chegaram. Simplesmente acho que de um ponto não se pode seguir necessariamente outro e não se pode generalizar dessa forma.

Rácios de 2011/2012 - em breve veremos os de 2013, aumentos de capital sucessivos, exposição a países que são péssimos activos - ex.: Grécia, Portugal, atrasos no pagamento do dinheiro emprestado, planos de restruturação impostos que implicarão cortes no pessoal e balcões - logo prevísivel diminuição na qualidade do serviço de retalho, acções a cotar na ordem dos poucos cêntimos, prejuízos no último semestre de centenas de milhões de euros (que já acumulam com outros semestres recentes), enfim.. podíamos ficar aqui o dia todo. Será que todos neste fórum têm noção de que um banco que vale 1 cêntimo por acção é tecnicamente uma empresa falida? Será que todos aqui têm noção que o BCP que hoje vale 10 cêntimos por acção já teve acções a valer 6 euros? Será que compreendem o conceito de algo perder 60 vezes o seu valor inicial?

Bem visto sem dúvida.

O BPI de facto tem devolvido os CoCo's antes de tempo, e isso é um ponto positivo e de valor para o banco. Mas não apaga o facto de ter necessitado de um empréstimo gigantesco do estado/troika. A remuneração dos DP por exemplo é claramente inferior à do Montepio. Não sendo um banco tão fraco como o BCP e Banif, não é propriamente um banco de excelência. Será que todos aqui no fórum sabem que a rendibilidade média anual da acção BPI é de 1,1%? Sabem o que isso significa na perspectiva de um accionista? Sabem por exemplo que o PSI GERAL tem retornado 7,7% para o mesmo período? Têm noção de que ter o dinheiro num depósito a prazo médio em Portugal gera mais capital que acções do BPI?

Necessitou desse empréstimo... mas tinha dívida pública em bons níveis dela, portanto até está equilibrado a meu ver.

Quanto à remuneração do DP, não só não concordo como mostro: os DPs do BPI podem chegar a 3,050% TANB (EUR) ou 3,700% TANB (USD) - são os Depósitos Especiais - o que me parece muito bem mesmo. Nesse campo o Montepio está curiosamente a remunerar bastante menos e desta vez nem o facto de terem poupanças para associados os salva garantidamente, pelo menos às últimas taxas praticadas.

Nesse campo acho sinceramente bem mais grave que não mencionem que o Montepio Poupança Complementar é um produto muito limitado em termos de movimentação, por exemplo, na publicidade que fizeram.

Face à tendência geral do país e face à tendência geral da banca até é muito bom que ainda tenham ganho valor nas ações. Podem ter subido apenas 1,1% mas pelo menos não desceram.

CGD recuso-me a comentar. Bancos com dinheiro de contribuintes é uma coisa muito socialista/soviética que eu prefiro não comentar.

A CGD ganha essencialmente por estar à vontade para cumprir rácios e obrigações sem se chatear muito: é o maior banco nacional, tem muitos e muitos ativos e tem uma oferta que é boa em qualidade. Ainda bem que temos banco público, porque normalmente, no mercado, o setor público equilibra as coisas no setor privado face à oferta que uns e outros disponibilizam.

O BES é um mundo que eu não tenho capacidade para descrever, prefiro deixar para pessoas com mais conhecimentos. No entanto e resumidamente têm um ponto que eu dei muito valor: quando chegou a crise, não pediram emprestado ao estado, mas sim resolveram a situação com os accionistas e emitindo divída. Que é como eu defendo que as coisas devem ser feitas. Chegaram por si mesmos a um rácio core tier 1 de 10,4%. Curiosamente um rácio praticamente igual ao do Montepio. O que me preocupa são as provisões e os resultados líquidos no último semestre. Mas penso que a médio prazo voltarão aos bons resultados.

Já foi dito, quanto ao BES, que têm a pior gestão bancária portuguesa (creio que foi o Cardoso24 a dizê-lo). Preferiram andar longe do Estado e isso viu-se nas contas. E a situação está a começar a ficar preocupante para o BES...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A CGD não é conhecida pelas melhores taxas do mercado relativamente aos depósitos a prazo!...

ABCD

Bem sei que nessas alturas se tivesse estado "atenta" (só comecei a ser atenta a estas "coisas financeiras" mais tarde) tinha conseguido taxas de 5,5% e 6% e se calhar 6,5% mas cheguei a ter uma simples poupança aforro na CGD a 4,76%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24

Vistant1

Respeito a tua opinião porém não posso deixar de fazer um reparo. A plataforma do montepio trader tem uma enorme variedade de produtos financeiros que não encontrei noutras, acresce ainda que para os montantes com os quais "trabalho" considero acessível.

Acrescento ainda que para os instrumentos para os quais procurava uma plataforma não vi oferta/preço acessíveis excepto nas americanas :)

Portanto os argumentos que uso "contra" o Montepio não se devem à plataforma montepio trader, que considero bastante boa. Os argumentos são de ordem financeira (indicadores financeiros do banco), e de ética em todo o segmento (procuradoria, balcão e phone24), todos se contradisseram nas informações que me deram após ter deixado de ser associado, de quem é a culpa? Banco de Portugal ou a instituição responsável pela supervisão do Montepio.

Ainda gostaria de uma comparação associado vs não associado e vs outro banco para montantes até 5.000€ por exemplo, em como compensa ser associado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico