Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

• Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

Onde vieram esses 108? Na minha tabela de excell tem os 107,58 e não 108 como colocaram nos meus valores.

RCosta85

se ler a minha resposta com cuidado (e analisar a imagem), vai perceber que os dados dentro da "caixa"da direita, foram retirados de uma resposta sua, dada mais atras, salvo algum erro que possa existir da minha leitura e posterior escrita na minha tabela (com referi). Também pode ter havido um erro seu a copiar os valores aqui para o tópico.

Assumindo que coloquei bem os dados que refere, a soma desses totaliza os tais 108,02. quando na realidade o total (como refere ter recebido) deveria ser os 107,58, indicado a vermelho por baixo com o "label" ?TOTAL?

Se reparar no quadro da esquerda, pode ver o calculo detalhado do fluxo dos juros brutos, impostos e juros líquidos para cada mes, e onde nos totais, podemos verificar o total de juro liquido de 107,58, como supostamente era de esperar - que é o valor que afirma ter recebido.

A azul do lado direito, encontra a diferenca entre o Juro Liquido calculado e o valor indicado no extracto (copiado do que afirmou, e onde poderei ter cometido o tal erro de copia...), e onde se ve diferenças mínimas, excepto no mes de Março de 2013 - que é e julgo estar o erro de "digitação"!!!

ABCD(e RCosta85 continuação)

eu coloquei a data que percebi, pelos vários tópicos, ser a data do inicio do deposito, pode haver algum erro... mas  do que consegui perceber dos vários tópicos, havia informacao de inicio e fim, que so totalizavam 11 meses, logo "adaptei" as datas no sentido de ficar correcto, no meu entender.... o que estiver errado é favor indicar... ainda assim, o valor obtido (107.58€) era o referido como o juro real obtido.

ABCD

na simulação da YARA, penso que existe um erro, na questão dos juros no produto a 4% (serão 3 meses de produto, certo?)

julgo que valor utilizado será 10.000 €, mas depois na comparação entre as duas soluções , julgo que percebo que a ideia era manter 3500€ no produto actual (montepio) e passar 6500 € para esse produto de 4%, totalizando os 10.000€  que a YARA possui nesta aplicação.

novamente, li tudo muito cruzado, e posso ter perdido alguma informação.

YARA

não querendo colocar "mais areia na engrenagem", vou tentar colocar aqui uma simulação onde pode perceber melhor o que o ABCD está a sugerir-lhe, bem como qual a taxa que deverá "obter" num novo produto após o termino desse dos 4% (3 meses, certo?) para no final, obter pelo menos o mesmo resultado do que obtém se deixar estar tudo como está.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

YARA

assumindo um capital de 10.000 € no produto do montepio, um produto do best de 4% para 3 meses, e uma possivel movimentação de capital de 6.500 € para o produto do best:

o que o ABCD queria dizer, e alterando um pouco a forma de apresentar, encontra-se na imagem em baixo:

mantendo tudo como está (cenário "actual") tem o quadro de cima, onde pode ver o fluxo dos juros ao longo dos periodos - pode ver o valor já obtido no primeiro, e que já lhe "caiu" na conta ordem.

seguindo a hipotese de manter 3.500 € no produto do Montepio e passar os 6.500 € para o produto do Best (cenário "solução A" e "Solução B", observa o mesmo fluxo dos juros, nos quadros de baixo.

Pode observar para cada quadro, o total de juros liquidos que vai obter durante o periodo do produto (a amarelo) e o capital total final que terá no fim (a verde)

obviamente que no cenário "solução", terá que fazer a soma dos dois produtos, para comparar com o "actual".

Para ser totalmente correcto, esta comparação só pode ser feita com os valores que conheçe (taxas de juro actuais, e acordadas a quando do inicio do deposito) - logo, só pode comparar os dois cenários até ao fim do proximo trimestre, porque apos isso, como o produto do Best termina (e é impossivel saber quais as taxas de juro no futuro), e foi isso que o ABCD calculou. Embora considere que existe ali um pequeno no calculo.

Mas considerando o cenário "actual" como referencia, e defenindo o valor total obtido (juro liquido) como referência, é possivel "procurar" qual o valor minimo da taxa de juro, que deverá ter o "novo" produto onde irá colocar os 6.500 € que "saem" do depoisito de 3 meses do Best.

O valor que se obtem, nessa condição deverá ser de 3,1% !!

Ou seja, assumindo, que faz essa alocação de capital/produtos, quando terminar o deposito de 3 meses do Best, se colocar os 6.500 € num produto que tenha uma taxa superior a 3,1 % entao a solução foi mais vantajosa. Se a taxa for menor, a solução alem de mais trabalhosa, foi também menos vantajosa (financeiramente).

A questão é, como vão estar as ofertas das taas de juro nessa altura.

PS: esta-se a assumir que não existe re-investimento dos juros obtidos

post-16296-14412396646098_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

YARA

assumindo um capital de 10.000 € no produto do montepio, um produto do best de 4% para 3 meses, e uma possivel movimentação de capital de 6.500 € para o produto do best:

o que o ABCD queria dizer, e alterando um pouco a forma de apresentar, encontra-se na imagem em baixo:

mantendo tudo como está (cenário "actual") tem o quadro de cima, onde pode ver o fluxo dos juros ao longo dos periodos - pode ver o valor já obtido no primeiro, e que já lhe "caiu" na conta ordem.

seguindo a hipotese de manter 3.500 € no produto do Montepio e passar os 6.500 € para o produto do Best (cenário "solução A" e "Solução B", observa o mesmo fluxo dos juros, nos quadros de baixo.

Pode observar para cada quadro, o total de juros liquidos que vai obter durante o periodo do produto (a amarelo) e o capital total final que terá no fim (a verde)

obviamente que no cenário "solução", terá que fazer a soma dos dois produtos, para comparar com o "actual".

Para ser totalmente correcto, esta comparação só pode ser feita com os valores que conheçe (taxas de juro actuais, e acordadas a quando do inicio do deposito) - logo, só pode comparar os dois cenários até ao fim do proximo trimestre, porque apos isso, como o produto do Best termina (e é impossivel saber quais as taxas de juro no futuro), e foi isso que o ABCD calculou. Embora considere que existe ali um pequeno no calculo.

Mas considerando o cenário "actual" como referencia, e defenindo o valor total obtido (juro liquido) como referência, é possivel "procurar" qual o valor minimo da taxa de juro, que deverá ter o "novo" produto onde irá colocar os 6.500 € que "saem" do depoisito de 3 meses do Best.

Ou seja, assumindo, que faz essa alocação de capital/produtos, quando terminar o deposito de 3 meses do Best, se colocar os 6.500 € num produto que tenha uma taxa superior a 3,1 % entao a solução foi mais vantajosa. Se a taxa for menor, a solução alem de mais trabalhosa, foi também menos vantajosa (financeiramente).

Isto já está a ficar muito complicado....

A solução B deverá conter um investimento de 10000€ (6500€ a mobilizar parcialmente do produto do Montepio mais 3500€ de outras poupanças e/ou contas à ordem).

Foi para isso que elaborei os cálculos que apresentei. Sendo certo que a decisão final, de deixar como está ou de avançar para outras rentabilidades, é sempre da investidora!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RCosta85

se ler a minha resposta com cuidado (e analisar a imagem), vai perceber que os dados dentro da "caixa"da direita, foram retirados de uma resposta sua, dada mais atras, salvo algum erro que possa existir da minha leitura e posterior escrita na minha tabela (com referi). Também pode ter havido um erro seu a copiar os valores aqui para o tópico.

Assumindo que coloquei bem os dados que refere, a soma desses totaliza os tais 108,02. quando na realidade o total (como refere ter recebido) deveria ser os 107,58, indicado a vermelho por baixo com o "label" ?TOTAL?

Se reparar no quadro da esquerda, pode ver o calculo detalhado do fluxo dos juros brutos, impostos e juros líquidos para cada mes, e onde nos totais, podemos verificar o total de juro liquido de 107,58, como supostamente era de esperar - que é o valor que afirma ter recebido.

A azul do lado direito, encontra a diferenca entre o Juro Liquido calculado e o valor indicado no extracto (copiado do que afirmou, e onde poderei ter cometido o tal erro de copia...), e onde se ve diferenças mínimas, excepto no mes de Março de 2013 - que é e julgo estar o erro de "digitação"!!!

ABCD(e RCosta85 continuação)

1. eu coloquei a data que percebi, pelos vários tópicos, ser a data do inicio do deposito, pode haver algum erro... mas  do que consegui perceber dos vários tópicos, havia informacao de inicio e fim, que so totalizavam 11 meses, logo "adaptei" as datas no sentido de ficar correcto, no meu entender.... o que estiver errado é favor indicar... ainda assim, o valor obtido (107.58€) era o referido como o juro real obtido.

novamente, li tudo muito cruzado, e posso ter perdido alguma informação.

1. A data de inicio é a que referi. Concordo que a ser verdade que a data de conclusão seja a referida por RCosta85, ficamos com 11 meses... Será que haverá por aqui algum lapso na passagem de dados?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A solução B deverá conter um investimento de 10000€ (6500€ a mobilizar parcialmente do produto do Montepio mais 3500€ de outras poupanças e/ou contas à ordem).

Ok, culpa minha :)

fiquei com a ideia/percebi que o capital em discussão eram apenas 10.000 € - que estavam actualmente no DP do montepio - e a questão era entre manter como está, ou redistribuir pelos dois produtos ("solução A + B")

independentemente da decisão da Investidora, ou de pura e simplesmente se ter pegado no exemplo dela, acho que é mais um exemplo daquilo que se discutia no outro tópico acerca da duração dos DP versus taxa de juro aplicada  :)

para o cenário de 10.000 €, o novo produto terá que ter uma taxa de 3,1% mínimo para ser equivalente ;)

PS: queria sugerir que quando se faça o "citar" , se edite de forma a apenas incluir as porções que tem interesse para a reposta que se apresenta :)  o citar a citação da citação, começa a ficar complicado de acompanhar :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

YARA

Agradeço as contas que fez, para me elucidar e ajudar a decidir mas de facto, NADA me garante que no final arranjarei taxa de 3,10% para esses 6500€ com juros trimestrais e de forma mobilizavel já que tenho o resto dos meus investimentos em modo imobilizável durante 1 ano e não queria colocar mais neste "modo"...

Tenho mesmo de pensar...

Ou simplesmente fazer como o/a ABCD sugeriu, colocar o saldo da conta á ordem e mais uns trocos a render durante 3 meses e ao fim voltar a mobilizar para a conta a ordem..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. A data de inicio é a que referi. Concordo que a ser verdade que a data de conclusão seja a referida por RCosta85, ficamos com 11 meses... Será que haverá por aqui algum lapso na passagem de dados?

Tanto nos meus cálculos como nos do Visitante estão 12 meses!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tanto nos meus cálculos como nos do Visitante estão 12 meses!

Certo, mas eu efetuei os cálculos a partir de Agosto como deixou indicado neste tópico, dai obter a diferença final de 0,06€. Agora, sabendo que o produto começou em Julho, as contas já batem certo (107,58€), se bem que nalguns meses haja diferenças entre o que afirma ter recebido e o que deveria ter recebido (de acordo com os cálculos efetuados). Dai ter dito na mensagem anterior que talvez tenha havido algum erro na passagem/escrita de dados para este tópico!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

presidente:

e em Outubro (ou será Novembro ? ) vai descer para os 1% - depois de ja ter descido recentemente de 1,5 para os 1,25% actuais

em alternativa (hoje estive a fazer alguns cálculos nisso mesmo) tem um DP a prazo a um ano, com juros mensais, com 1,2% logo no primeiro mes, pode ser a solução alternativa - não permite é reforços....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ando a tentar fazer uma aplicação que pague o juro mensal e o Montepio tem uma mas paga míseros 1.25% e sendo associado ou seja paga-se mais de quotas do que se recebe de juros!

Isso era se te tornasses associado apenas para subscrever esse DP. Seria tão desprovido de inteligência como a tua própria afirmação. Eu pago quotas de associado e entre juros de DP, e produtos mutualistas, descontos, cartão repsol, recebo dezenas de vezes o que invisto. Que já agora são 2€.

Aliás no final do ano, podemos comparar em % o retorno que tem um associado Montepio em todas as aplicações, comparativamente a qualquer cliente/accionista de outro banco em Portugal. Seria um exercício interessante.

Informa-te antes de debitares coisas sem qualidade nenhuma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ando a tentar fazer uma aplicação que pague o juro mensal e o Montepio tem uma mas paga míseros 1.25% e sendo associado ou seja paga-se mais de quotas do que se recebe de juros!

presidente:

e em Outubro (ou será Novembro ? ) vai descer para os 1% - depois de ja ter descido recentemente de 1,5 para os 1,25% actuais

em alternativa (hoje estive a fazer alguns cálculos nisso mesmo) tem um DP a prazo a um ano, com juros mensais, com 1,2% logo no primeiro mes, pode ser a solução alternativa - não permite é reforços....

Solução: Invista 446,10€ no produto capital certo (tem até ao final deste mês para o fazer) e receberá ao fim de 5 anos o suficiente para pagar quotas de 1€ pelo mesmo prazo. Caso pague quotas de 2€, invista o dobro. Se quiser ganhar algum, invista o triplo. Para prevenir eventuais alterações na taxa, invista o quadruplo!...  :laugh: Sorry!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABCD

compreendo a ironia, mas aqui a questão é mais de gestão diária/semanal/mensal da liquidez  8)

no capital certo é capaz de ficar um pouco "preso" .... e quem viu as taxas das series do ano passado, não olha para as actuais.  ::)

o "tesouraria" tem andado por baixo, e até o melhor da categoria, está quase a gerar um "panic sell"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

compreendo a ironia, mas aqui a questão é mais de gestão diária/semanal/mensal da liquidez  8)

no capital certo é capaz de ficar um pouco "preso" .... e quem viu as taxas das series do ano passado, não olha para as actuais.  ::)

o "tesouraria" tem andado por baixo, e até o melhor da categoria, está quase a gerar um "panic sell"

Não percebo onde está a ironia... Feitas as contas para aquele montante e se as taxas forem as esperadas, recebe o equivalente a 5 anos de quotas a 1€. Caso as quotas sejam de 2€, deverá investir o dobro. Caso queira receber algo mais deverá investir o triplo. E para prevenir o se referido anteriormente deverá investir o quadruplo. Bem sei que são 5 "longos" anos, mas com a descida generalizada das taxas de juro pelos depósitos a prazo, este produto até me parece adequado para pagar as quotas e receber mais algum para extras!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Isso era se te tornasses associado apenas para subscrever esse DP. Seria tão desprovido de inteligência como a tua própria afirmação. Eu pago quotas de associado e entre juros de DP, e produtos mutualistas, descontos, cartão repsol, recebo dezenas de vezes o que invisto. Que já agora são 2€.

Aliás no final do ano, podemos comparar em % o retorno que tem um associado Montepio em todas as aplicações, comparativamente a qualquer cliente/accionista de outro banco em Portugal. Seria um exercício interessante.

Informa-te antes de debitares coisas sem qualidade nenhuma.

Rakmoz, só podes ser cromo! Isto para não te dizer que fazes afirmações irracionais.

Amigo, uma pessoa sem ser associado Montepio ou seja sem pagar 2€ por mês tem melhores taxas em bancos como no ActivoBank, pode ter gasóleo tão ou mais barato que os clientes associados.

Devias ter um filtro antes de abrires a boca!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rakmoz, só podes ser cromo! Isto para não te dizer que fazes afirmações irracionais.

Amigo, uma pessoa sem ser associado Montepio ou seja sem pagar 2€ por mês tem melhores taxas em bancos como no ActivoBank, pode ter gasóleo tão ou mais barato que os clientes associados.

Devias ter um filtro antes de abrires a boca!

Irracionais? Tu é que tás farto de tentar denegrir a imagem do montepio com base em argumentos cuidadosamente seleccionados... És comercial de outro banco? Em vez de debitares coisas sem qualidade, mostra ao fórum como é que alguém noutro banco consegue ter taxas de retorno no capital investido, superiores ao de um associado do montepio. Não te esqueças de incluir os melhores produtos do montepio e desse outro banco. Não aqueles cuidadosamente seleccionados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Irracionais? Tu é que tás farto de tentar denegrir a imagem do montepio com base em argumentos cuidadosamente seleccionados... És comercial de outro banco? Em vez de debitares coisas sem qualidade, mostra ao fórum como é que alguém noutro banco consegue ter taxas de retorno no capital investido, superiores ao de um associado do montepio. Não te esqueças de incluir os melhores produtos do montepio e desse outro banco. Não aqueles cuidadosamente seleccionados.

Eu por exemplo, de todos os bancos que vi, o Montepio (mesmo para associados) era o que oferecia taxas inferiores. Até o Banco popular que se teria de pagar 2e mês na conta Jovem para estar isento de Taxas de manutenção, que basicamente era o mesmo que ser associado montepio, oferecia taxas superiores ao Montepio associado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por exemplo, de todos os bancos que vi, o Montepio (mesmo para associados) era o que oferecia taxas inferiores. Até o Banco popular que se teria de pagar 2e mês na conta Jovem para estar isento de Taxas de manutenção, que basicamente era o mesmo que ser associado montepio, oferecia taxas superiores ao Montepio associado.

Não vou aqui defender o Montepio, porque não é isso que pretendo. O que gostaria de ver é comparações a longo prazo entre o retorno do capital investido entre bancos.

Neste momento tenho aplicações da Associação Mutualista, geridos pela Caixa Económica, que no prazo definido irá dar-me 4,75% TANB + divisões de resultados (subscrito em 09.2012). Tenho outro de 12.2012 que me dará creio que 4,3% TANB + divisões de resultados. Tudo será taxado no fim do prazo a 4/5 da taxa liberatória que estiver na altura - por ser aplicação com mais de 5 anos. Ou seja, considerando a actual, serei taxado a 22,4%.

Montepio Poupança Complementar é movimentável a qualquer altura, extremamente flexível e que, neste momento, me dá 3,25%/ano.

O que me parece é que a Caixa Económica Montepio Geral, neste momento tem muitas reduzidas necessidades de capital o que levou à decisão de descer muito as taxas nos depósitos. Mas os depósitos da Associação, esses continuam com taxas competitivas:

Montepio Capital Certo 2013-2018 - TANB Média 3,15% + Divisão resultados

O facto da Caixa Económica necessitar de pouco capital, até pode ser bom, se for visto numa perspectiva de segurança do banco, e dos depósitos. O relatório de contas de 2013 logo dirá como estão as coisas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é tudo taxas BRUTAS, as líquidas aposto que são mais inferiores a muitos outros, para não falar que são investimentos a 5 anos, e hoje em dia são poucos, muito poucos, os dispostos a ter dinheiro retido durante tanto tempo.

E tem de fazer as contas também às cotas que paga ao longo de 5 anos, em 5 anos vai pagar 120e de cota de associado Montepio, retirando isso aos juros que ganha nesses 5 anos, compensa o que por exemplo ganharia num outro banco a 5 anos?

E o Montepio, tal como muitos outros bancos, têm vindo a diminuir as taxas de remuneração. Não quer dizer necessáriamente que não necessitem de capital, simplesmente nesta conjuntura torna-se mais difícil suportar essas taxas e manter os lucros. Assim retêm mais capital, mas também começam a perder muito para outros bancos com melhores taxas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é tudo taxas BRUTAS, as líquidas aposto que são mais inferiores a muitos outros

RCosta85

não percebi esta sua frase, pode explicar?

neste tipo de produto, a diferença entre a taxa Bruta e Liquida não é apenas a taxa liberatória (que neste momento está em 28%)  ?

este valor não é igual para todos os produtos onde ela se aplique, logo a proporção entre taxas brutas e liquidas é igual - para produtos com a mesma taxa aplicável...

no caso do produto apresentado, por ter uma "maturidade"de 5 anos e um dia, já obtem o "beneficio fiscal" com uma taxa de 22,4% (como o rakmoz referiu) o que na pratica, faz com que a taxa liquida "real" seja um pouco superior...

acrescentar também que os juros sao capitalizados - uma grande quantidade de DP a prazo, os juros são colocados na  conta, não capitalizam.... 

no geral, considero um bom produto para investimento a longo prazo.... quem investe em obrigacoes (por exemplo, "sofre dos mesmos males" e sem alguns dos "benefícios" - para taxas equivalentes, leia-se.

outros bancos tambem tem produtos semelhantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Montepio Capital Certo 2013-2018 - TANB Média 3,15% + Divisão resultados

para ilustrar este produto, aqui fica a imagem (já estava noutro tópico)

actualmente as taxas desceram um pouco, em relação ao que foi o ano passado....

index.php?action=dlattach;topic=9306.0;attach=672

Mas isso são tudo previsões certo? Não estou a ver o Montepio a dar 5%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas isso são tudo previsões certo? Não estou a ver o Montepio a dar 5%

Estas taxas, são apresentadas nas FIN dos produtos, disponíveis no site (ou numa pesquisa no Google, pelas series mais antigas...), logo são as efectivas do produto. Tal como a taxa de 4,5% ou 4% de um qualquer DP de um qualquer banco...

a questão da distribuição de resultados, como o rakmoz referiu, e que também pode ser lido na ficha/pagina do produto, não é considerado na imagem, porque é variável, e esse sim (tal como a taxa liberatória), são apenas previsões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é tudo taxas BRUTAS, as líquidas aposto que são mais inferiores a muitos outros, para não falar que são investimentos a 5 anos, e hoje em dia são poucos, muito poucos, os dispostos a ter dinheiro retido durante tanto tempo.

E tem de fazer as contas também às cotas que paga ao longo de 5 anos, em 5 anos vai pagar 120e de cota de associado Montepio, retirando isso aos juros que ganha nesses 5 anos, compensa o que por exemplo ganharia num outro banco a 5 anos?

E o Montepio, tal como muitos outros bancos, têm vindo a diminuir as taxas de remuneração. Não quer dizer necessáriamente que não necessitem de capital, simplesmente nesta conjuntura torna-se mais difícil suportar essas taxas e manter os lucros. Assim retêm mais capital, mas também começam a perder muito para outros bancos com melhores taxas.

Estás a fazer o que o presidente da junta já fez. Seleccionar os argumentos e os seus fundamentos. "Aposto que" ... "Acho..." Não são argumentos.

Os 2 EUR é a quota da Associação Mutualista. Como qualquer quota de qualquer associação, clube, sociedade, etc. dá-te uma série de direitos/deveres e regalias/obrigações.

Tratando-se de uma associação de carácter social e bancário, os 2 EUR que pagas por mês serve para muita coisa, de maneira que não poderá ser internalizado de forma exclusiva nas aplicações financeiras que tens.

A quota da associação mutualista será cara/barata consoante a utilização que dês dos direitos/regalias que possuis. Obviamente que quanto mais utilizares o cartão de associado para usufruir descontos na rede lojas + cartão repsol + aplicações financeiras, mais diluído estará o custo de seres associado.

Para além dos benefícios que tu a título individual irás usufruir, tens de ter em conta que a associação mutualista Montepio, também utiliza o dinheiro das tuas quotas para ajudar pessoas e entidades. Ora embora este benefício não possa ser financeiramente quantificável, dá-me uma enorme satisfação pessoal saber que contribuo e participo na ajuda a pessoas com problemas/necessidades a ter uma vida mais digna.

PS: Pago 5 EUR/mês a uma associação desportiva para beneficiar de acesso a um espaço que tem praia, duche, campos para praticar múltiplos desportos, descontos em mergulho, sauna, segurança, tranquilidade, wi-fi gratuito. É caro ou barato? Depende.. no mês de Agosto fartei-me de lá ir e saiu muito muito barato. Setembro? Caríssimo. Já vamos a 19 e ainda não meti lá os pés uma vez que fosse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico