Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

Já vem é tarde pois arrisco a dizer que é o único banco a cobrar por esse serviço!

É das tais coisas que provam que este banco parou no tempo!

Eu acho que não parou, não totalmente. Pelo contrário: em alguns aspetos está à frente de toda a banca atual. Por exemplo, no serviço Montepio Trader, que é o único que existe na banca dita tradicional. O único mais ou menos comparável é o Banif Trader mas só suporta ações e ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,3k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

exatamente, pior só o rei Montepio 1€

Mas com uma solução global do Montepio até fica isento... Quem for associado e ficar com a solução Montepio Consigo fica com 4€/mês debitados da conta (2€/mês da quota de associado, 2€/mês da solução em si) e fica com transferências isentas bem como o seguro Montepio Check-In...

Se for a Montepio Valor são 6€/mês, mas acresce o facto de ter custódia de títulos isenta.

De qualquer forma, para isentar qualquer solução é sempre preciso também um salário de 500-1500€ domiciliado ou 5.000-10.000€ lá + ser associado (24€/ano) + seguro de proteção (15-30€/ano)... paga-se sempre um X anual, nunca se fica totalmente isento de despesas. E a acrescer a isso nem sequer isentam o cartão de crédito (exceto a 1ª anuidade)...

Fica caro ser cliente do Montepio. Face à diversidade de serviços, proximidade e qualidade, pode compensar. Mas é uma análise que cada um terá de fazer. Uma coisa é certa: em muitos aspetos, é um banco para os mais abastados ou para os que ambicionam tal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Peço desculpa o duplo post.

O Montepio já tem crédito liquidez! O Montepio ON Liquidez tem um spread de 6% mais Euribor a 3 meses, com prazo de reembolso de 6 a 96 meses. Nada mau face ao que há no mercado neste momento, e mais em conta que, por exemplo, o BES.

Também passaram a ter uma série de instrumentos em termos de linhas de crédito e contas correntes:

» a Conta Empréstimo, com spread de 5,5% a 14,0% mais Euribor a 1, 3, 6 ou 12 meses e prazo até 1 ano;

» a Conta Corrente, com a mesma condição de taxa + Euribor mas prazo até 6 meses.

» o Crédito ao Investimento, com spread de 7,0% a 16,0% mais Euribor a 3 ou 6 meses e prazo mediante análise.

Indico também que a conta Montepio Trader é uma conta margem, ou seja, será possível triplicar o valor total disponível com uma linha de financiamento que será 2x o valor habitual - como é aliás habitual em todas as contas margem disponíveis - se bem que ainda tenho de confirmar esta informação. No Montepio Trader não há lugar a custódia de títulos, sendo apenas aplicável às operações feitas pelas demais plataformas do Montepio.

Quanto ao spread aplicado não faço a mínima ideia qual destas 3 condições acima referidas se aplica, mas também vou confirmar e assim que possível atualizarei este post em conformidade.

Pode ser um banco que é efetivamente mais caro, mas traz boas vantagens associadas para um banco tradicional. Neste momento está a dar dez a zero a todos em variedade de produtos e serviços...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se recebeu a mais não é problema.

Mas acrescento a informação dos 26,5% de retenção que existiu em 2012. Só não me recordo do mês em que ocorreu a mudança.

Não considerei essa taxa dos 26,5%. Pelo que pesquisei, ocorreu de Setembro a Dezembro de 2012.

Vou introduzir esta alteração e ver a diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com a alteração da taxa de retenção e considerando que determinados meses têm 31 dias, outros 30 dias e um tem 28 dias, agora, obtenho uma diferença de 0,14€ a favor de RCosta85?!...

Vou verificar a fórmula usada com mais vagar e depois comunico!...  :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas pessoal. Sou associado do Montepio já vai fazer 16 anos. Mas não é para isso que estou a escrever. Hoje fui lá eu todo contente com os USD que tenho para os colocar numa conta em USD e meter a render que quietos estavam-me a meter comichão. Qual o meu espanto quando ao início, relembro, eu tinha os USD comigo, queriam comprar moeda estrangeira a uma taxa de câmbio e depois depositar na minha conta. Uma operação que ficava numa perda para mim de cerca de $330. Fiz barulho, agarrei nas notas e vim embora. Passado uma hora ligaram-me a dizer que tinham descoberto outra forma de fazer isso. Ficava somente pela quantia de 13,80€. Mas que m**da é esta? Pagar para depositar do meu próprio dinheiro numa conta minha? Anda tudo doido? Na CGD, ponho lá USD, tiro de lá USD, sem qualquer comichão ou nada parecido. Só tenho pena de na CGD não fazer nada com eles, senão ficavam lá quietos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas pessoal. Sou associado do Montepio já vai fazer 16 anos. Mas não é para isso que estou a escrever. Hoje fui lá eu todo contente com os USD que tenho para os colocar numa conta em USD e meter a render que quietos estavam-me a meter comichão. Qual o meu espanto quando ao início, relembro, eu tinha os USD comigo, queriam comprar moeda estrangeira a uma taxa de câmbio e depois depositar na minha conta. Uma operação que ficava numa perda para mim de cerca de $330. Fiz barulho, agarrei nas notas e vim embora. Passado uma hora ligaram-me a dizer que tinham descoberto outra forma de fazer isso. Ficava somente pela quantia de 13,80€. Mas que m**da é esta? Pagar para depositar do meu próprio dinheiro numa conta minha? Anda tudo doido? Na CGD, ponho lá USD, tiro de lá USD, sem qualquer comichão ou nada parecido. Só tenho pena de na CGD não fazer nada com eles, senão ficavam lá quietos...

Tem outros bancos com contas que permite abrir em USD, o Montepio cobra por tudo e mais alguma coisa!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual o montante?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Montepio já parece o Millennium, onde se paga para não pagar  ;D

O Montepio é o Millennium, está exatamente igual. A única diferença é que no Millennium pagas mais por mês a partir dos 23 anos que no Montepio, mas é só...

... para mal dos meus pecados são os dois bancos mais próximos que posso equacionar a par com a CGD porque universidade... vida vida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As transferências interbancárias urgentes que são disponibilizadas pelo serviço24 com a caderneta entre as 8h30 e as 12h30 têm custos?

Essas transferências estao disponiveis na conta para onde transferimos em quanto tempo, alguém sabe?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As transferências interbancárias urgentes que são disponibilizadas pelo serviço24 com a caderneta entre as 8h30 e as 12h30 têm custos?

Essas transferências estao disponiveis na conta para onde transferimos em quanto tempo, alguém sabe?

Segundo sei todas as transferências interbancárias urgentes têm custo em todos os bancos, embora dependa do canal esse custo ser maior ou menor.

Ainda segundo aquilo que tenho conhecimento, o tempo de operação ronda os 10 minutos.

Os custos costumam ser altos (12+€)... se tiver pressa e a outra parte tiver uma estação dos CTT à mão ou possa lá ir, faça um vale postal urgente por lá. Custa 8 euros e pouco e pode fazer com valores até 2500€ por cada vale. Em poucos minutos a outra parte recebe o valor, e ainda beneficia do horário alargado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo sei todas as transferências interbancárias urgentes têm custo em todos os bancos, embora dependa do canal esse custo ser maior ou menor.

Ainda segundo aquilo que tenho conhecimento, o tempo de operação ronda os 10 minutos.

Os custos costumam ser altos (12+€)... se tiver pressa e a outra parte tiver uma estação dos CTT à mão ou possa lá ir, faça um vale postal urgente por lá. Custa 8 euros e pouco e pode fazer com valores até 2500€ por cada vale. Em poucos minutos a outra parte recebe o valor, e ainda beneficia do horário alargado.

Já resolvi, obrigado.

Realmente informei-me, eram cerca de 12/13€ pela transferência e só podia transferir ate 2500€.

Para valores superiores teria de pedir aumento do valor diário.

De qualquer forma, já resolvi...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com a alteração da taxa de retenção e considerando que determinados meses têm 31 dias, outros 30 dias e um tem 28 dias, agora, obtenho uma diferença de 0,14€ a favor de RCosta85?!...

Vou verificar a fórmula usada com mais vagar e depois comunico!...  :laugh:

[table]    [tr] [td]

03-08-2012

[/td] [td]

31

[/td] [td]

-

[/td][td][/td] [td]

7,27 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-09-2012

[/td] [td]

30

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

6,89 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-10-2012

[/td] [td]

31

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

7,91 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-11-2012

[/td] [td]

30

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

7,66 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-12-2012

[/td] [td]

31

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

8,70 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-01-2013

[/td] [td]

31

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

8,53 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-02-2013

[/td] [td]

28

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

8,40 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-03-2013

[/td] [td]

31

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

9,30 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-04-2013

[/td] [td]

30

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

9,75 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-05-2013

[/td] [td]

31

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td][td]

10,08 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-06-2013

[/td] [td]

30

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td][td]

10,50 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

03-07-2013

[/td] [td]

31

[/td] [td]

-

[/td] [td][/td] [td]

12,40 €

[/td] [/tr] [tr] [td]

Total

[/td] [td][/td] [td][/td] [td][/td] [td]

107,38 €

[/td] [/tr] [/table]

Como recebeu 107,58€, a diferença relativamente aos cálculos que efetuei é de 0,20€ a favor RCosta85.

Será possível alguêm confirmar os cálculos?

OBS.: As taxas no decorrer do ano foram as seguintes:

[table]  [tr] [td]TANB

[/td] [td]TANL

[/td] [/tr] [tr] [td]2,25%[/td][/tr][/table] 1,688%[/t][/t]  [table][tr] [td]2,25%[/td][/tr][/table] 1,688%[/t]  [table][tr] [td]2,50%[/td][/tr][/table] 1,875%[/t]  [table][tr] [td]2,50%[/td][/tr][/table] 1,875%[/t]  [table][tr] [td]2,75%[/td][/tr][/table] 2,063%[/t]  [table][tr] [td]2,75%[/td][/tr][/table] 2,063%[/t]  [table][tr] [td]3,00%[/td][/tr][/table] 2,250%[/t]  [table][tr] [td]3,00%[/td][/tr][/table] 2,250%[/t]  [table][tr] [td]3,25%[/td][/tr][/table] 2,438%[/t]  [table][tr] [td]3,25%[/td][/tr][/table] 2,438%[/t]  [table][tr] [td]3,50%[/td][/tr][/table] 2,625%[/t]  [table][tr] [td]4,00%[/td][/tr][/table] 3,000%[/t] 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente, não sei que raio de contas fez o montepio, muitos arredondamentos!

Tenho um DP no Montepio a 2 anos com taxa de 3,25% (média para os 2 anos)...

Valerá a pena manter ou pelo que estou a ver pelos arredondamentos que voces fizeram e contas, mais vale por noutro local?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Valerá a pena manter ou pelo que estou a ver pelos arredondamentos que voces fizeram e contas, mais vale por noutro local?

Eu nunca faço cálculos pelas Taxa média.

Aqui neste caso o pagamento era mensal, e como há meses com mais ou menos dias, e taxas diferentes dá muitos arredondamentos, ou pa cima ou para baixo.

Depende de como o seu esteja, se é pagamento anual, mensal, trimestral, semestral ou só no final do prazo.

Mas atenção que se resgatar pode estar penalizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deduzo que seja algo do tipo Aforro Prémio com taxas crescentes de três em três meses o que perfaz os tais 3,25% de taxa "bruta". Em termos líquidos anda na casa dos 2,438% (ou 2,44% apenas com duas casa decimais).

Se tiver curiosidade em saber o que efetivamente já ganhou ( e irá ganhar) disponha, que alguêm faz-lhe as contas. Depois podemos sempre comparar entre o que devia ser, o que foi e tentar descobrir o porquê!...  ;)

Agora se o fizer ao balcão pode ter sorte de ser bem atendida/esclarecida (Caso raro. O que constato é que a maioria se limita a abanar a cabeça perante a argumentação usada) ou não.

Mas, cada caso é um caso. Por exemplo, recentemente decidi ir fazer um levantamento ao balcão. Não tinha ninguêm e fui logo atendido. Uma operação simples, como esta, que no multibanco da entrada demoraria algo como 1 minuto acabou por durar mais de 10 min porque o funcionário muito diligentemente, tipo "rafeiro", se pôs a "ver" o historial das minhas contas. Volta e meia perguntava-lhe se ia emitir o talão para assinar e ele "acordava" estremunhando por o ter incomodado. Depois, de assinar fiquei a aguardar pelo dinheiro e ele a contemplar, talvez deliciado, o seu ecrân. Quando finalmente vi o dinheiro vim-me embora mas com a sensação de um "voyerismo" incrivel. Já não se pode pedir uma informação. Eles vão logo à conta e põem-se a dissertar de acordo com o montante que encontram...  :-X :-X :-X :-X :-X :blank: :-X :-X :-X :-X :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nunca faço cálculos pelas Taxa média.

Aqui neste caso o pagamento era mensal, e como há meses com mais ou menos dias, e taxas diferentes dá muitos arredondamentos, ou pa cima ou para baixo.

Depende de como o seu esteja, se é pagamento anual, mensal, trimestral, semestral ou só no final do prazo.

Mas atenção que se resgatar pode estar penalizado.

Penalizada? Não me parece que vá ser se resgatar antes do tempo... se for nos prazos porque é trimestral...

Começou a 13 de Junho, quando é o fim do 1º trimestre? 13 de Setembro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deduzo que seja algo do tipo Aforro Prémio com taxas crescentes de três em três meses o que perfaz os tais 3,25% de taxa "bruta". Em termos líquidos anda na casa dos 2,438% (ou 2,44% apenas com duas casa decimais).

Se tiver curiosidade em saber o que efetivamente já ganhou ( e irá ganhar) disponha, que alguêm faz-lhe as contas. Depois podemos sempre comparar entre o que devia ser, o que foi e tentar descobrir o porquê!...  ;)

Agora se o fizer ao balcão pode ter sorte de ser bem atendida/esclarecida (Caso raro. O que constato é que a maioria se limita a abanar a cabeça perante a argumentação usada) ou não.

Mas, cada caso é um caso. Por exemplo, recentemente decidi ir fazer um levantamento ao balcão. Não tinha ninguêm e fui logo atendido. Uma operação simples, como esta, que no multibanco da entrada demoraria algo como 1 minuto acabou por durar mais de 10 min porque o funcionário muito diligentemente, tipo "rafeiro", se pôs a "ver" o historial das minhas contas. Volta e meia perguntava-lhe se ia emitir o talão para assinar e ele "acordava" estremunhando por o ter incomodado. Depois, de assinar fiquei a aguardar pelo dinheiro e ele a contemplar, talvez deliciado, o seu ecrân. Quando finalmente vi o dinheiro vim-me embora mas com a sensação de um "voyerismo" incrivel. Já não se pode pedir uma informação. Eles vão logo à conta e põem-se a dissertar de acordo com o montante que encontram...  :-X :-X :-X :-X :-X :blank: :-X :-X :-X :-X :-X

ABCD

Acertou, é tipo Aforro Prémio com taxas crescentes de três em três meses o que perfaz os tais 3,25% de taxa "bruta".

Começou a 13 de Junho e as taxas dos trimestres são estas:

1º trimestre: 2,20% / 1,584%

2º trimestre: 2,35% / 1,692%

3º trimestre: 2,50% / 1,800%

4º trimestre: 2,75% / 1,980%

Se tive la 10.000€ desde dia 13 de Junho, para levantar 7500€ no final do 1º trimestre e deixar lá 2500€ para nao ter despesas de manutenção de conta, ganho quanto?

Quando devo dar ordem de mobilização dos 7500€? Acaba dia 13/9?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penalizada? Não me parece que vá ser se resgatar antes do tempo... se for nos prazos porque é trimestral...

Começou a 13 de Junho, quando é o fim do 1º trimestre? 13 de Setembro?

A ser penalizada será nos juros se, e só se, levantar antes do final do semestre. As datas devem acompanhar a FIN mas pode estar atenta à conta à ordem. Assim que os juros "cairem" na conta à ordem, então pode dar instruções de mobilização do capital que pretende!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Pedro Pais unpinned this tópico