Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Despesas com ordens profissionais - declaração IRS

Visitante Florentina

Recommended Posts

Visitante Florentina

Boa tarde.

Venho solicitar um pequeno esclarecimento, se me puderem ajudar. Estava a ler o guia do IRS 2010 e fiquei com a sensação de que as despesas com ordens profissionais só são dedutíveis no IRS no caso de rendimentos de categoria A ou de categoria B desde que com contabilidade organizada. Alguém me sabe confirmar se estas despesas são dedutíveis para trabalhadores independentes sem contabilidade organizada?

Parece-me ridículo que não sejam dedutíveis dado que sem as "contas em dia" na Ordem, tanto me é impossível a mim exercer, como a um trabalhador dependente. Ou esta é mais uma situação em que o trabalhador a recibo verde sai prejudicado?

Obrigada, desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é uma questão de sair prejudicado - muito pelo contrário.

Para trabalhador sem contabilidade organizada considera-se que 35% (80% no caso das vendas) dos seus rendimentos são custos com a atividade (quotizações sindicais incluídas, mas também matéria prima, segurança social, etc).

Se os seus custos forem de apenas 10%, por exemplo, sai altamente beneficiado. Se tiver mais custos do que isso, então tem a hipótese de mudar para contabilidade organizada, para poder deduzir os reais custos da sua atividade.

O fisco aceita que uma atividade pode ter custos superiores a 65% dos rendimentos mas exige que nesse caso exista uma contabilidade organizada para depois mais facilmente poder fiscalizar essas situações. O trabalhador não é prejudicado (pois pode escolher) e não há tantos abusos sobre as finanças...

Único senão - depois de escolhido o modelo (contabilidade organizada ou regime simplificado) tem de se manter nele por 3 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante latrum

São no anexo B, mesmo que metido sem rendimentos, só para cumprir a obrigação declarativa.

Boa tarde.

Venho solicitar um pequeno esclarecimento, se me puderem ajudar. Estava a ler o guia do IRS 2010 e fiquei com a sensação de que as despesas com ordens profissionais só são dedutíveis no IRS no caso de rendimentos de categoria A ou de categoria B desde que com contabilidade organizada. Alguém me sabe confirmar se estas despesas são dedutíveis para trabalhadores independentes sem contabilidade organizada?

Parece-me ridículo que não sejam dedutíveis dado que sem as "contas em dia" na Ordem, tanto me é impossível a mim exercer, como a um trabalhador dependente. Ou esta é mais uma situação em que o trabalhador a recibo verde sai prejudicado?

Obrigada, desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites