Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Certificados de Aforro e o FMI

fernandosousa

Recommended Posts

FMI quer subsídio de Natal pago em títulos do Tesouro

Eu gostava de saber é como é que os jornalistas sabem isso tudo, se os senhores do FMI continuam a não dar entrevistas nem a fazer comentários... Eles já disseram várias vezes que só falam no fim e que respondem a todas as perguntas dos jornalistas só nessa altura. Até lá é tudo pura especulação (e sinceramente, não precisamos mais disso nos dias que correm).

Por exemplo, agora da parte da tarde já anda a circular a notícia do desmentido:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/governo-fmi-austeridade-troika-subsidios/1248947-1730.html

Afinal em que ficamos? Porque é que na notícia que circulava hoje de manhã não era logo apresentado como contraponto a opinião do Governo (que não vale grande coisa nos dias que correm, mas que dá outro tom à notícia). Porque é que os jornalistas apresentam como "notícia" algo sem citar fontes nem procurar o contraditório. Isso não vai contra a ética jornalística?  >:(

"O DE sabe..." E como é que sabe? Quem disse? Ainda por cima sabe que eles admitem essa possibilidade... o que é bem diferente de querer essa possibilidade como aparece no título. Tudo para vender mais jornais.

Sinceramente, até acredito que possam vir a pagar subsídio de Natal em títulos de dívida (não seria a primeira vez). Mas até aparecer claramente que foi o senhor X ou Y que o disse, não acredito numa palavra do que leio nos jornais nos dias que correm...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mesmo que paguem os subsídios em títulos do tesouro é possível o resgate imediato ou é obrigatório manter lá o capital durante algum tempo? É que se for possível o resgate imediato acaba por ser um tiro no pé, porque muitas pessoas necessitam do dinheiro e não vão deixá-lo lá. Contudo acredito que algumas pessoas o irão deixar a render se isso acontecer mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

salvo erro os CTs e os CAs têm um período de alguns meses antes de se poder pedir o resgate.

Se for em Bilhetes do Tesouro ou Obrigações, como defendia o outro artigo que indiquei, acho que ainda era mais um tiro no pé, porque as pessoas dificilmente os iam conseguir vender no mercado secundário a preço de custo - quem tivesse necessidades de dinheiro ia vendê-los, fosse a que preço fosse, e ficar ainda mais pobre... só ia servir para enriquecer os que tivessem dinheiro disponível para comprar esses títulos a preço mais barato...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    José Ribeiro

Mesmo que paguem os subsídios em títulos do tesouro é possível o resgate imediato ou é obrigatório manter lá o capital durante algum tempo? É que se for possível o resgate imediato acaba por ser um tiro no pé, porque muitas pessoas necessitam do dinheiro e não vão deixá-lo lá. Contudo acredito que algumas pessoas o irão deixar a render se isso acontecer mesmo.

Parece-me que era pura especulação. Na realidade o subsídio de Natal e o de Férias vai ser "consumido" pelos impostos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante jcab007

Boas,

Tenho um grande investimento em certificados de aforro da série B, se bem me lembro, subscrita em 1996.

Eu perguntei à IGCP o que acontece aos meus certificados, caso aconteça algo a Portugal e a resposta foi esta:

No seguimento do seu contacto, comunicamos que o cenário proposto por V.Exª. não se enquadra, de forma alguma, em qualquer hipótese actualmente em estudo pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

Confirmamos que nos termos do nº 15 da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/2010, “ Garantir que as condições de remuneração dos CT vigentes à data da respectiva subscrição não podem ser alteradas em sentido desfavorável ao aforrador durante o prazo de 10 anos contado a partir da data de subscrição das respectivas unidades.”

Deste modo, informamos que os Produtos da Dívida Pública, entre os quais se situam os Certificados do Tesouro, gozam da Segurança e Garantia da República Portuguesa.

Naturalmente a opção de investimento nesta ou noutra aplicação financeira pertence obviamente sempre ao próprio investidor.

Não percebo esta resposta:

Os meus certificados foram subscritos há mais de 10 anos.

Então o que está escrito no email de cima não se deverá aplicar ao meu caso. Digo eu...não ?

Em caso de reestruturação, como é que seremos afectados a nível de certificados de aforro ?

Penso que a única coisa que acontecerá será o congelamento do resgate durante um certo periodo:

Da última vez que o FMI esteve em Portugal, em 1983, o 13º mês dos funcionários públicos foi pago através de certificados de Aforro e o seu resgate congelado por alguns meses.

Ou poderá haver perda de capital ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A resposta que te deram foi relativa a Certificados do Tesouro (CT), daí a referência aos 10 anos.

Mais uma resposta pro forma do IGCP. A verdade é que eles não te sabem dizer o que poderá realmente acontecer.

Os 2 últimos parágrafos dizem tudo e nada ao mesmo tempo. O teu investimento tem a garantia da República Portuguesa. No entanto, a opção de o manter ou resgatar cabe a ti.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites