Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Abrir conta fora de Portugal

Pedro Pais

Recommended Posts

Visitante mrivereto

Estou a escrever desde a Espanha. Mesmo a minha experiência pode ajudar a alguém. O meu caso é o contrário, isto é ... eu sou espanhol, moro em Espanha e queria abrir uma conta num banco português. E o consegui.

É preciso que o banco permita a apertura de contas para "nao residentes" (entenda-se nao residente "fiscal". Quer dizer que o cliente paga o IRPS em outro país distinto do qual o Banco opera. Há acordos entre países da zona euro.

O que é que foi preciso preencher e mandar para o Banco en Portugal ?:

- Cópia selada pelo consulado português em Espanha do meu cartao de cidadao espanhol.

- Comprovativo original de ser residente fiscal em Espanha, emitido pelas autoridades espanholas.

- Comprovativo original de ser empregado e ter ofício, rendimentos de trabalho.

- Comprovativo de morada pela câmara municipal da minha cidade.

Tudo foi em correio para Portugal e agora tenho uma conta con NIB português sem comisoes nem taxas já que é movimentada pela internet.

Como tenho um cartao mastercard asociado eu posso dispor do meu dinheiro em caixas multibanco, visa, mastercard, etc da uniao europeia.

Acho que pode ajudar.

Cumprimentos.

Asiun,

Qual o Banco em Portugal, você abriu a conta particular "não residente"? Agradeço seu comentário.

Com os melhores cumprimentos,

mrivereto

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 112
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• MiguLuso

12

• ruicarlov

8

• Cardoso24

7

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Hoje em dia com as facilidades que existe permitidas pela internet, é muito acessível para qualquer pessoa colocar o dinheiro a ser gerido por 8 entidades diferentes, divididos por 3 bolsas de valores

Banco BIG.

Os levantamentos em ATM nao pagam comisoes na zona Euro.

Eu levanto dinheiro da minha conta portuguesa na Espanha, em qualquer entidade, sem taxas.

Caso levantar com o meu cartao de banco espanhol, entao pago comisoes ... é dificil de acreditar mas é certo.

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Olá. Em Espanha há três redes de caixas ATM: Servired, 4B e Red6000.

Os bancos têm aderido uma destas redes, onde o utente pode usar o seu cartão independentemente da entidade emisora.

Nesta altura os clientes dos 'bancos' e 'caixas de aforro' sofrem comissões caso de fazer levantamentos em ATM localizados em outros bancos, seja qual for a rede que presta o serviço.

Pode servir como exemplo:

Entidade onde o utente é titular de conta bancaria: "La Caixa"

Rede que oferece o serviço: Servired

Levantamentos em caixas Servired La Caixa: 0 comissões.

Levantamentos em caixas Servired outras entidades: 0,90 euros mínimo.

Levantamentos em caixas não servired: 3 euros mínimo.

Levantamentos zona euro for de Espanha: ?.

O retirado é retirado de imediato da conta ... a comissão também.

O engraçado do assunto é que eu posso fazer levantamentos em qualquer ATM, seja qual for a rede escolhida, com o meu cartão Multibanco emitido pelo Banco BIG, em Espanha, e não pago comissão. O dinheiro é retirado da conta portuguesa caso o levantamento foi em caixas servired. Há alguns dia operei numa caixa Red6000 e foi retirado 4 dias depois. Quanto a 4B não tenho experiência como eles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boas, eu tenho conta aberta em Espanha, no meu caso fui obrigado a abrir uma, quando me foi exigido ter uma conta Espanhola, como era cliente de dois bancos pertencentes a grupos Espanhois, nomeadamente o Satander Totta e o banco Popular falei com esses bancos, mas me disseram que apesar de pertencerem ao mesmo grupo, eram independentes, por isso tive mesmo de ir a Espanha, na altura eu nao me podia movimentar e foi o meu patrão que abriu, e por coincidencia ou não, ele abriu no Banco de Galicia que pertence ao Banco Popular Espanhol, atualmente faço transferencias de um para o outro sem problemas, mas ja me disseram que é melhor fazer um deposito a prazo lá, pois nao paga imposto sobre os juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Amigo Davide queria lhe pedir alguma informação se possivel: tendo conta no popolar em Portugal não tem validade em Espanha? é preciso ir lá e abrir outra? outra questão  ,existe aí na Espanha bancos sem custos como aqui em Portugal (tipo best.big,ou invest).

outra questão é possivel fazer transferencias por net entre Portugal e Espanha sem problemas?

Cumprimentos e obgrigado pela atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, apesar de pertencer ao mesmo grupo, são algo independentes, é caso como um pai e um filho, o Banco Popular Espanhol é o unico acionista do Banco Popular Portugal, sim apesar de ser possivel pedir num balcão em Portugal, por exemplo uma transferencia, terás sempre que ter uma conta em Espanha, sim é possivel fazer transferencias pela net, muito façil e mais barato que ao balcão, no geral os bancos são quase iguais mas em paises diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante kluber

Boas. No caso de desvalorização do euro devido à provável saída da Grécia do Euro. Não compensará ter uma conta aberta num país como a Suíça ? Imaginemos que temos 5000€ e a moeda desvaloriza para metade. Se.tivemos esse dinheiro num país com moeda diferente compensará. Correcto? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O euro cair para metade?  :o

O dracma é que cairia para metade e até menos.

É claro que não seria nada bom para o euro,  mas uma desvalorização dessas não me parece provável.

E além disso é tudo relativo. Uma moeda pode cair em relação a uma referência mas não a outra.

Por exemplo, se nós saíssemos de euro, era muito mau pois teríamos de importar muita coisa em euros, sendo que o escudo estaria desvalorizado face ao euro.

O euro perder valor face ao dólar aumenta o custo da importação da América, mas não implica necessariamente uma queda igual ao resto do mundo.

Mas pronto, alguém que seja mais entendido em mercados cambias que me corrija

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Investidora Principiante

Por coincidência também ando a pesquisar contas no estrangeiro.

Pelo que percebo, os bancos em qq país (mesmo dentro da UE) reservam-se o direito de negar a abertura de conta a quem eles entenderem. Há bancos que exigem que se seja residente, outros que se tenha um nº de contribuinte (ou o equivalente) no país, outros que se faça a abertura presencialmente, etc. Não há uma regra uniforme.

Nas minhas pesquisas ontem encontrei um site de uma empresa alemã que o que faz é abrir contas na Suíça para quem quiser. Estranhíssimo!

http://www.swiss-privacy.com

Os suíços não exigem nada para abrir conta, só que se meta lá o dinheiro!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O euro cair para metade?  :o

O dracma é que cairia para metade e até menos.

É claro que não seria nada bom para o euro,  mas uma desvalorização dessas não me parece provável.

E além disso é tudo relativo. Uma moeda pode cair em relação a uma referência mas não a outra.

Por exemplo, se nós saíssemos de euro, era muito mau pois teríamos de importar muita coisa em euros, sendo que o escudo estaria desvalorizado face ao euro.

O euro perder valor face ao dólar aumenta o custo da importação da América, mas não implica necessariamente uma queda igual ao resto do mundo.

Mas pronto, alguém que seja mais entendido em mercados cambias que me corrija

Se o Euro podia ou não sofrer com a saída da grécia, isso não se sabe.(Iria depender do mercado) Por um lado poderia provocar nos mercados um "alívio" e nesse caso a cotação não iria ressentir-se. Por outro, podia desvalorizar se os mercados acreditassem que o risco de contágio a mais países era uma realidade ou se acreditassem no fim da moeda única.

Se Portugal saísse do Euro seria bom para as exportações (mais baratas) mas as importações (muito caras) o que seria terrível, uma vez que Portugal não é auto-suficiente o que levaria a uma balança comercial muito negativa, ou seja, iríamos recuar muitos anos levando a uma crise enorme!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante yadayada

Posso acrescentar que quase todos os bancos estrangeiros aceitam se houver muitos €€ envolvidos. Provavelmente mais do que a maior parte de nós tem.

Para o cidadão comum (leia-se, mais pelintra) é muito mais complicado.

Pelo que vi o Barclays (UK) permite abrir conta a partir de £4000 (ou equivalente noutra moeda), e a partir de £10000 sem custos de manutenção. Pode ser aberta em libras, euros ou dolares.

É a "international bank account", normalmente usada por "ex-pats" (emigrantes / reformados ingles fora do país), ou outros não residentes. Pode ser sediada nas ilhas do canal (offshore), gibraltar ou londres (on-shore).

Pelo que vi, os documentos que eles pedem são exactamente os mesmos que cá para abrir conta. A certificação das fotocopias dos documentos pode ser o mais chato, a não ser que prefiram apanhar uma low-cost, visitar londres e abrir a conta em pessoa. :P

Em termos de impostos, têm impresso para pedir isenção do fisco britanico (como somos não residentes), mas depois é preciso fazer o pagamento ao nosso fisco. Aliás, qualquer que seja o sitio que esteja sediada, offshore ou onshore, dizem muito explicitamente que vão SEMPRE dar os dados das mais valias ao fisco correspondente. Ficando o cliente com a responsabilidade de regularizar a situação.

Regra geral os bancos britanicos têm todos este tipo de produto, com mais ou menos variações, é uma questão de pesquisar.

Mas regra geral as taxas para dos depósitos a prazo (savings) são miseráveis, abaixo dos 1%. Quem tem medo de uma saida do euro com desvalorização da moeda, essas taxas são um mal menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 6 months later...

este tópico tem estado parado... mas creio que vale a pena registar o que se vai sabendo. Apesar do Barclays Portugal ser independente do Barclays de UK, ajuda na reunião da documentação necessária e sua validação para abertura de conta no Barclays UK. Pode ser interessante. Fiz esta pergunta no Barclays (como "proteger-me") Esta resposta foi uma sugestão, outra é abrir uma conta no Barclays PT, em moeda estrangeira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

este tópico tem estado parado... mas creio que vale a pena registar o que se vai sabendo. Apesar do Barclays Portugal ser independente do Barclays de UK, ajuda na reunião da documentação necessária e sua validação para abertura de conta no Barclays UK. Pode ser interessante. Fiz esta pergunta no Barclays (como "proteger-me") Esta resposta foi uma sugestão, outra é abrir uma conta no Barclays PT, em moeda estrangeira.

Obrigado pela informação. Contudo em relação à parte a bold, não sei se isso funciona de forma tão fácil. Num caso parecido ao da Argentina dúvido que o estado Português não congelasse estas contas, e não "obrigasse" a uma conversão para a nova moeda. Se isto é constitucional acredito que não, mas numa situação de alerta nacional deve valer "quase tudo".

Alguém entendido na matéria se pudesse comentar a parte a bold, seria bastante útil! Não acredito que baste abrir conta num banco estrangeiro a operar em Portugal, e decidir por moeda estrangeira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Manuel Pereira

Em termos de impostos, têm impresso para pedir isenção do fisco britanico (como somos não residentes), mas depois é preciso fazer o pagamento ao nosso fisco. Aliás, qualquer que seja o sitio que esteja sediada, offshore ou onshore, dizem muito explicitamente que vão SEMPRE dar os dados das mais valias ao fisco correspondente. Ficando o cliente com a responsabilidade de regularizar a situação.

Isto significa que o contribuinte português terá de optar, obrigatoriamente, pelo englobamento dessas mais-valias na sua declaração de rendimentos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Optar obrigatoriamente por uma coisa não faz sentido  :P

São rendimentos que têm de ser declarados. Não ficam metidos no mesmo saco que os rendimentos sujeitos a taxa liberatória em Portugal. Mas para falar com franqueza, não sei que taxa lhe aplicam nem como a aplicam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Conheço Cabo Verde (a banca é dominada por CGD, BES, BANIF, Montepio,....) e concordo contigo quanto à facilidade de abrir conta e conseguir taxas de 6%, no entanto não sei se o consegues fazer à distância, a moeda não é o euro (embora tenha um câmbio fixo com o euro), as transferências não são SEPA e a circulação de capitais não é livre.....

Não me parece que seja por aí....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hungria . pertence a UE

www.quaestor.hu

se abrirem uma conta TBSZ a 5 anos imposto 0

contra - cambio, intervalo a 5 anos 270 - 300

tem um fundo de garantia

investir em fundos de renda fixa com 10%

tem que falar ingles

Na net traduzir a página para português e ficam com uma ideia

Link para a publicação