Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Poupar Energia

Rui Clemente

Recommended Posts

E não é preciso fazer nenhuma adaptação no caso de uma GU10, é so tirar e pôr?

As adaptações são exactamente as mesmas que no caso da transição de lâmpadas incandescentes para economizadoras - nenhumas :D

Quando muito é preciso confirmar se a lâmpada se dá bem com aqueles interruptores que regulam a intensidade luminosa, caso seja esse o caso; e confirmar a tensão que a lâmpada suporta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez, até porque, no caso do hall, é sobretudo uma luz de presença que se precisa, sendo um local de passagem.

Podes sempre comprar 2 para fazer a experiência e já vês... se gostares compras o resto.

Dá a sensação é que é luz branca, tipo a luz da cozinha... nem toda a gente gosta.

Para a cozinha e casa-de-banho prefiro a luz branca, por isso acho que vou experimentar comprar duas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então? Alguém já chegou a experimentar os tais focos de LED?

NA 6a feira andei num elevador que tinha 4 focos de 18 LED's de cor branca e achei que os 4 focos davam pouquissima iluminação... e o elevador era pequeno, devia ser cerca de 1m2...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    • 2 weeks later...
    Visitante Michael Collins

Passo a transcrever uma "breve" da revista Proteste de Fevereiro.

Dieta na conta da luz:

A sua carteira ganha se escolher a potência mais adequada ao seu tipo de consumo. Para tal, verifique os aparelhos que, realmente, liga em silmutâneo em casa. No sítio da Deco (www.deco.proteste.pt), encontra dois simuladores: um ajuda a calcular a potência que precisa e outro a saber se lhe compensa a tarifa bi-horária ou tri-horária.

Estas permitem poupar se mudar os seus hábitos, utilizanso os aparelhos que consomem mais electricidade nas horas de vazio. No mínimo, precisa de 32 kWh por mês para aquele período. Pode fazê-lo, ligando a máquina de lavar poupa ou loiça no horário indicado todos os dias. Se usar máquina de secar e termoacumulador, evite a tarifa simples.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Boa noite.

Este é um assunto que me interessa deveras, porque, vivendo sozinha, nunca pago de electricidade menos do que 60€, o que muito me espanta, sobretudo quando oiço conhecidos queixarem-se de que pagaram muito, sendo sempre o valor inferior ao meu e sendo de considerar que vivem com mais pessoas.

Ora eu não tenho máquina de secar roupa, tenho tarifa bi-horária, procuro, por isso, programar as máquinas da roupa e da loiça para as horas de vazio, nunca uso água quente na lavagem da roupa, uso a máquina de lavar loiça muito raramente, todos os electrodomésticos que possuo são de classe A+ e A++, passo pouca roupa a ferro, porque a máquina de lavar trata bem as peças e, assim que as retiro do estendal, dobro e aliso manualmente tudo o que é possível. As lâmpadas são económicas (na grande maioria focos de 11w) e, embora a casa seja muito grande, como vivo sozinha, praticamente só acendo a luz no quarto, na cozinha e no escritório e nunca em simultâneo (sou muito cuidadosa quanto a isso). Desligo as tomada dos televisores e os aparelhos da Tvcabo sempre que não os quero usar, ou seja, só os ligo à luz quando quero ver tv, o que apenas acontece, no máximo, durante 2h por dia.

Estas são as atitudes que considero serem do mais económico possível. Agora vou enumerar o que, não sendo nada de extraordinário, pode justificar aqueles gastos: tenho placa de indução (sempre ouvi dizer que consome bastante), embora a use pouco, porque almoço no trabalho e para o jantar cozinho apenas duas ou três vezes por semana, porque o que faço de uma vez dá para várias. Tenho também forno eléctrico, mas o que disse a propósito de cozinhar pouco aplica-se igualmente ao forno. Em dois anos, usei a pirólise duas vezes, só para experimentar. Tenho dois portões eléctricos (uso-os, salvo raras excepções, apenas para sair de manhã e voltar ao fim do dia). Tenho um sistema termodinâmico de aquecimento de águas sanitárias (Termobrasa), cujas características pressupõem um consumo máximo de 7€/mês. Deixo o computador (portátil) ligado durante horas consecutivas por, devido a motivos profissionais, ter de estar constantemente online. A tua isto acresce uma potência contratada de 13,8 kw (= 20,34€/mês - preçários da EDA, Electricidade dos Açores), por me ter sido dito que, devido aos electrodomésticos que tenho, nomeadamente a placa de indução, uma potência inferior não seria suficiente.

Alguém me sabe dizer o que está mal aqui?

Sei que o texto já vai longo, mas queria acrescentar mais uma coisa: entre 60 a 70€ é o que pago de Abril a Outubro, mais ou menos. Nos meses de Inverno (e aqui nos Açores não faz tanto frio como aí), pago à volta de 200€ por ter um sistema de aquecimento central designado por aerotérmico. Vou citar as características do produto que constam do folheto:

"Os sistemas aerotérmicos Sunproject baseiam-se na utilização conjunta de uma unidade interior e de um grupo exterior que capta do ar ambiente 75% das necessidades energéticas para a climatização de uma habitação. (...) A energia captada pela unidade exterior é transmitida à unidade interior que por sua vez a utiliza, ..., para alimentar as unidades de climatização (radiadores, ...). (...) Desta forma, estes sistemas consomem apenas, em média, 25% da energia que fornecem, proporcionando assim enormes poupanças energéticas, graças à utilização da mais avançada tecnologia inverter. Comparativamente com as soluções convencionais, os custos mensais associados aos sistemas aerotérmicos Sunproject chegam a ser seis vezes inferiores, conseguindo-se assim enormes poupanças anuais que se traduzirão numa rápida amortização do investimento" (o investimento foi de cerca de 10000 euros).

Ou isto é uma grande treta ou, quando comparam com os sistemas convencionais, querem dizer que se com este sistema pago 200 euros, com os outros pagaria seis vezes mais :S

Conhecem alguém que tenha um sistema destes e que note tamanha diferença na factura da luz quando o põe em funcionamento?

O referido folheto informa ainda que este sistema tem um consumo anual de 310 euros, mas eu pago pouco menos do que isso por mês, quando o ligo... Já contactei o distribuidor em Portugal que considerou tratar-se de um gasto excessivo, mas não me soube apontar uma razão e muito menos uma solução. Sou friorenta, vivo sozinha e a casa é grande. Não queria deixar de usar este conforto, sobretudo depois do investimento que foi feito... De acrescentar que o sistema possui um comando onde inserimos a temperatura que desejamos para a habitação e que no Inverno passado pus 18º (quando o normal é 21º), precisamente para o sistema se ligar menos vezes.

Desculpem o abuso na extensão do texto, mas queria caracterizar da melhor maneira possível o meu comportamento no que ao consumo de energia eléctrica diz respeito, a ver se alguém me consegue explicar o que se passa.

Muito obrigada,

Carla.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens ideia de quantos KWatts / ano gastas ?

No meu caso nós somos dois / 5 dias por semana, em vivenda de r/c e 1º andar. Ao fim de semana temos mais pessoas em casa (com cozinha, tv, computador, etc) sempre.

Tenho portão eléctrico na garagem. Utilizo gás para cozinhar e aquecer águas. Tenho lâmpadas económicas em toda a casa. Utilizo durante o inverno aquecimento eléctrico de alto rendimento (ou seja, económico), de fabrico espanhol-Astúrias e do qual a minha cara-metade abusa bastante pois acha-se friorenta. Utilizamos as máquinas de lavar roupa e loiça sempre durante os horários económicos.

Tenho EDP - Conta Certa .

O meu consumo anual (2009, p.ex.) foi de 8.324 KWatts (35% em horário económico e 65% em horário normal) e a minha factura final foi de 1.098,59 euros. Paguei Conta-Certa de 80 euros/mês + acerto final de 218,59 no final do ano, ou seja no final paguei 91,55 euros/mês em 2009

Aquilo que eu faria no teu caso seria em 1º lugar tentar controlar consumos, ou seja saber com exactidão quanto gastas através de leituras mensais do contador em dia certo. Depois tentaria isolar consumos: p.ex. se dizes que usas o aquecimento faz uma leitura antes e depois de o ligares e tenta contabilizar quanto gastaste com ele, isso é uma operação fácil e por vezes os consumos não condizem com o do catálogo... aliás se fizeres leituras mensais imediatamente ficarás a saber quanto gastas a mais nos meses de inverno ao ligares o aquecimento, p.ex.: eu tive essa experiência com o secador de roupa, pois só o ligamos nos meses de chuva e a alteração de consumo é imediata e quantificável, vê-se logo a diferença em KW e é significativa.

Se fizeres isto ao fim de uns meses irás ter uma ideia "matemática" de onde é que vêm os teus consumos e só depois disso é que poderás eventualmente alterar os teus hábitos ou os aparelhos que usas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As lâmpadas são económicas (na grande maioria focos de 11w) e, embora a casa seja muito grande, como vivo sozinha, praticamente só acendo a luz no quarto, na cozinha e no escritório e nunca em simultâneo (sou muito cuidadosa quanto a isso)

Pois, mas quantos focos de cada vez? Iluminação por focos não é das mais baratas. Mas só por si isso não justificaria esses preços, sobretudo se só costumas ter uma divisão iluminada.

tenho placa de indução (sempre ouvi dizer que consome bastante)

Por acaso, o fogão a indução é do mais económico que pode haver. A gastar menos na conta da luz só os fogões a gás mas paga-se a mais na conta do gás e parece que mesmo assim ainda se paga mais que nos de indução.

Tenho dois portões eléctricos (uso-os, salvo raras excepções, apenas para sair de manhã e voltar ao fim do dia).
    O meu pai instalou um portão eléctrico há coisa de um ano ou dois e diz que notou logo uma diferença no consumo. Este sim, é capaz de ser um grande glutão. A mim faz-me uma certa confusão porque aquilo funciona durante pouco tempo...

Deixo o computador (portátil) ligado durante horas consecutivas por, devido a motivos profissionais, ter de estar constantemente online.
    A menos que o portátil seja muito antigo, isto não devia ter um impacto demasiado significativo. Eu não tenho por hábito fazê-lo, mas já cheguei a deixar o meu ligado quase um mês, numa altura em que andava a sacar umas séries e não notei diferenças por aí além (embora se calhar tenha diminuído o meu consumo de televisão nesse mês, admito-o).

Sei que o texto já vai longo, mas queria acrescentar mais uma coisa: entre 60 a 70€ é o que pago de Abril a Outubro, mais ou menos. Nos meses de Inverno (e aqui nos Açores não faz tanto frio como aí), pago à volta de 200€ por ter um sistema de aquecimento central designado por aerotérmico.

Pois, o aquecimento é o eterno problema :P E o aquecimento eléctrico pior ainda...

Não conheço o sistema, mas um dos problemas mais frequentes é o facto das pessoas regularem os aparelhos para temperaturas mais altas do que realmente precisam. Muita gente regula para 20º porque é um número redondo e uma temperatura agradável e depois chega a casa e tira a roupa toda para ficar só de t-shirt. Muitas vezes menos 2º ou 3º continuam confortáveis e dão uma diferença jeitosa no consumo...

De acrescentar que o sistema possui um comando onde inserimos a temperatura que desejamos para a habitação e que no Inverno passado pus 18º (quando o normal é 21º), precisamente para o sistema se ligar menos vezes.

E notaste diferença no consumo? Ou ficaste à mesma nos 200€?

Portanto, depois de não te ter ajudado a chegar a grandes conclusões, concordo com o carlos2008, interessa mais saber o consumo em KW do que em euros, pois estes podem depender do plano tarifário (não sei se o da EDA é igual ao da EDP - o IVA é mais baixo nos Açores, mas por outro lado a percentagem de energia que provém de fontes renováveis é muito maior, é possível que fique mais cara).

A título de exemplo, lá em casa moro eu e mais outra pessoa (digamos uma pessoa e meia pois só eu lá estou todos os dias) e o consumo neste último ano foi de 1945KW (840 em vazio e 1105 fora). Por um lado a água aquece a gás, mas por outro tenho a casa cheia de focos e o meu fogão (que trabalha todos os dias ou quase) é a focos de halogéneo, consome muito mais que o teu.

Sugestão para descobrires de onde vem o teu consumo - desliga tudo, mesmo o frigorífico (podes usar os disjuntores do quadro geral) e confirmar que o consumo é nulo (nunca se sabe, podem estar a roubar-te energia). Depois vai ligando a casa aos poucos (começa pelo frigorífico para não se estragar a comida ;)) faz como disse o carlos aguarda um pouco para conseguires apurar qual é o consumo respectivo. Vai repetindo à medida que ligas as coisas. Aos poucos irás percebendo quais são os principais culpados.

De cada vez que ligares um electrodoméstico novo dos mais potentes (fogão, forno, etc), tira um minuto ou dois para consultar o contador antes e depois de o ligares e tentar ver a diferença. Vais ter um mês muito chato, mas depois de teres os números do teu lado, é muito mais fácil analisares o que deve ser cortado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outra coisa que podes experimentar - reduzir a potência contratada, pelo menos quando chegar a Primavera e não precisares de tanto por causa do aquecimento. Não sei como é na EDA, mas salvo erro na EDP isso não tem custos.

Mas podes experimentar fazê-lo agora também, muitas vezes as sugestões dadas pelos funcionários são mais no sentido de aguentar tudo, não quer dizer que precises efectivamente de tanto. Se o disjuntor disparar uma vez por outra, pode até servir como aviso de que se tem muitas coisas ligadas que se calhar não precisavam de estar todas a trabalhar ao mesmo tempo...Mas claro, se os disparos começarem a ser frequentes, é sinal que precisas mesmo disso tudo e nessa altura mandas repor a potência que tens actualmente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá.

Obrigada a todos os que tiveram paciência para ler tudo o que escrevi.

Vou tentar responder às perguntas que me colocaram:

1 - Entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010, consumi 10480 kw, 44% nas horas de vazio e 56% fora do vazio (é muito não é? Reforço que durante todo este período vivi sozinha).

2 - Fiz uma média, que resultou num consumo mensal de 112€, sendo que a média dos meses em que não usei o aquecimento foi de 50€ e dos outros meses 175€.

3 - Em relação ao número de focos de 11 w, tenho 3 no escritório mais um candeeiro com uma lâmpada de 5w; no quarto 3 focos daqueles e um candeeiro de mesinha-de-cabeceira de 7w (na maioria das vezes, apenas este está ligado); na cozinha não tenho focos, mas dois candeeiros com lâmpadas de 35w.

4- Quando reduzi a temperatura ambiente a exigir do sistema de aquecimento para 18º, senti uma ligeira redução no consumo. Mas a diferença não foi significativa, daí continuar a queixar-me.

5- O preçário da EDA é 0,0740€ para o período de vazio e 0,1382€ para o restante período. O IVA aplicado é a 4%. Não sei dizer se é mais caro ou mais barato do que no continente.

6- Eu comunico as leituras no dia 10 de cada mês (salvo as raras situações em que me esqueço de o fazer).

O próximo passo será certificar-me de que não me estão a roubar energia, desligando o quadro e monitorizando o contador. Em seguida vou experimentar reduzir a potência contratada e, posteriormente, reclamar novamente para a empresa que comercializa os sistemas de aquecimento (quer de águas sanitárias quer do aquecimento central). Qualquer outra sugestão que tenham para me fazer será bem-vinda.

Bom fim-de-semana.

Carla

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou tentar responder às perguntas que me colocaram:

1 - Entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010, consumi 10480 kw, 44% nas horas de vazio e 56% fora do vazio (é muito não é? Reforço que durante todo este período vivi sozinha).

[glow=red,2,300]Sozinha a gastar esses valores? É muito!...[/glow]

2 - Fiz uma média, que resultou num consumo mensal de 112€, sendo que a média dos meses em que não usei o aquecimento foi de 50€ e dos outros meses 175€.

[glow=red,2,300]O seu aquecimento é a electricidade? [/glow]

3 - Em relação ao número de focos de 11 w, tenho 3 no escritório mais um candeeiro com uma lâmpada de 5w; no quarto 3 focos daqueles e um candeeiro de mesinha-de-cabeceira de 7w (na maioria das vezes, apenas este está ligado); na cozinha não tenho focos, mas dois candeeiros com lâmpadas de 35w.

4- Quando reduzi a temperatura ambiente a exigir do sistema de aquecimento para 18º, senti uma ligeira redução no consumo. Mas a diferença não foi significativa, daí continuar a queixar-me.

5- O preçário da EDA é 0,0740€ para o período de vazio e 0,1382€ para o restante período. O IVA aplicado é a 4%. Não sei dizer se é mais caro ou mais barato do que no continente.

6- Eu comunico as leituras no dia 10 de cada mês (salvo as raras situações em que me esqueço de o fazer).

O próximo passo será certificar-me de que não me estão a roubar energia, desligando o quadro e monitorizando o contador. Em seguida vou [glow=red,2,300]experimentar reduzir a potência contratada[/glow] e, posteriormente, reclamar novamente para a empresa que comercializa os sistemas de aquecimento (quer de águas sanitárias quer do aquecimento central). Qualquer outra sugestão que tenham para me fazer será bem-vinda.

O aquecimento central, se for a gasóleo, não tem razão para ter esses valores tão elevados!...

Pode aderir à conta certa, mas se esses valores se mantiverem, no final do ano, a factura será pesada!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

JRibeiro,

o meu último post é a resposta a questões que me colocaram a propósito dum post anterior, muito extenso. Lá estão as respostas a todas as perguntas que fez. E sim, é muita energia gasta. Daí a minha preocupação.

Bom fim-de-semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depreendo então pela sua resposta que o aquecimento central é eléctrico e as demais parafrenálias para aquecer águas sanitárias, também!...

Faz-me lembrar aquele protocolo que a EDP (cá no Continente) estabeleceu com uma empresa de "aquecedores" (não me recordo do nome exacto pois já lá vão uns anitos, mas já cá foi discutido!...) que permitiam uma poupança na factura da electricidade na ordem dos 60%. Pois bem, na altura decidi pedir a visita de um técnico para avaliar o número de aparelhos que a casa deveria levar para a poder manter a uma temperatura agradável. O técnico entrou na sala e a primeira coisa que fez foi procurar saber quantos tomadas havia. Mesmo sem lhe dizer espreitou em todas as paredes e viu que havia 3. Disse logo que era pouco e que a sala necessitava de 4 pelo menos. Um aparelho em cada parede!...

Com o meu espanto, pois um aquecedor a óleo aquece a sala toda, perguntei-lhe se não era excessivo 4 aparelhos só na sala? Ao que me respondeu para eu me preparar para o barulho inicial e ao cheiro que cada um dos aparelhos deitava com o seu funcionamento!...

Concluindo, recebi um orçamento (não me recordo do valor, mas que era excessivo, era!...  :-X) e foi para a reciclagem. Aderi à tarifa bi-horária e tenho cuidado com as horas a que dou uso aos diferentes aparelhos lá de casa. Normalmente, até tenho um papelinho na porta do frigorifico para não me esquecer das horas de Verão e das horas de Inverno!...  ;)

Relativamente à tarifa contratada, todos os funcionários da EDP aconselham potências acima de 6,9 kVA. Ora, como não há nenhum técnico que explique porque motivo há-de ser essa a potência contratada, porque não diminuir a potência? No continente, a migração de potências é gratuita e pode-se inferir se poderemos poupar alguns euros por mês. Se de facto começar a haver muitas quedas de tensão, ai sim, convém aumentar a potência, pois por cada queda o contador deve "andar" um kW valentes na conta final do mês.

Relativamente ao investimento de 10000€ que fez (recentemente?), não pode ser revertivel para aquecimento central a gasóleo? O aquecimento das águas sanitárias, não pode ser revertível para paineis solares?

Parece-me que aquilo que ai tem, é a causa dos valores que anda a pagar a mais nos meses frios!...

Continuação de um bom fim de semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O sistema que tenho faz agora dois anos. É este: http://www.airmat-iberica.com/airmat.html

Não me parece que seja possível convertê-lo num sistema a gasóleo.

Relativamente ao aquecimento das águas sanitárias, diz a empresa que comercializa (não sei se também produz) que tem um funcionamento similar ao de um frigorífico, pelo que não ultrapassa os 7€ mensais de consumo... Falo disto: http://www.termobrasa.com/.

Quanto à potência contratada, lembro-me perfeitamente de a questão ter sido colocada por causa da placa de indução. O meu ex-marido, que trabalha na área da electrotecnia, é que salientou a necessidade de contratarmos uma potência tão elevada devido a alguma característica da placa de indução (penso que tinha a ver com o facto de ser trifásica, mas tenho medo de estar a dizer alguma asneira). Foi isto que criou em mim a ideia de que as placas de indução consomem demasiado, ideia que já foi desmentida aqui e em pesquisas que fiz depois disso. De qualquer forma, vou experimentar reduzir a potência.

Obrigada pelas sugestões.

Carla

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites